O príncipe

O príncipe Maquiavel

Resenhas - O príncipe

Estante Filosófica 19/06/2020

O grande homem e uma tragédia.
Nicolau Maquiavel foi um homem do século XVI que escreveu O Príncipe. Esse livro foi criado com o intuíto de servir como uma espécie de guia de conduta para o novo príncipe, Lorenzo II de Médici. Com isso, entregando essa obra como presente, Maquiavel zelou pela tentativa de voltar ao seu antigo cargo de alta posição na Chancelaria de Florença. Mas, infelizmente, ele acabou morrendo pobre em sua pequena vila do interior.

Essa obra é muito polêmica e até mesmo o termo maquiavélico tem aspécto negativo. Isso se deu por diversas interpretações errôneas sobre as questões escritas no livro. A própria Igreja condenou a sua leitura como pecado. Enfim, foi por sorte que conseguimos ter acesso a leitura de uma obra datada por volta de 1500.

Ao meu ver, esse livro trouxe para a população uma melhor visão acerca das atituides dos governantes, e não só para o príncipe as formas de lidar com diversas situações. Assim, essa obra foi revolucionária por sua pesquisa acerca das questões históricas e de como Maquiavel buscou as falhas de outros para encontrar o caminho da plenitude.

A sua leitura é um pouco densa, com palavras rebuscadas e expressões antigas. Entretanto, foi um livro que deveras me agradou, com um toque de clássico, recomendado para todos os tipos de leitores.