Quando Tudo Ruir

Quando Tudo Ruir Lola Salgado

Resenhas - Quando Tudo Ruir

MariChalamet 18/08/2020

Emocionante e apaixonante
Tem muito gatilho sim, mas são assuntos extremamente importantes que antes eu não tinha a menor noção, como o abuso sexual e como criamos tantas barreiras para poder tentar nem que seja o mínimo, mostrar a todos que estamos alheios a dor. Esse livro me deixou dilacerada e pensativa,realmente muito necessário. Martin e Alana contem comigo pra tudo!!!
(Você é o Sol. Eu sou só a Lua. A luz que a Lua reflete é a do Sol. Ela brilha a noite e tudo mais..., mas a verdade é que sem o Sol a gente nem veria nada. Ia ser um breu total.)

Alessandratss 11/08/2020

Infelizmente, uma decepção...
[Gatilhos: automutilação, abuso sexual e tentativa de suicídio]

O livro conta a história de Alana e Martin, dois jovens que veem um no outro a ajuda para enfrentar os problemas que estão passando.

Mesmo não sendo muito fã de romance, assim que vi a sinopse fiquei encantada e pressenti que seria uma boa leitura, fiquei ainda mais feliz por ser de autora brasileira.

Demorou um bocado de tempo para sentir empatia pelos personagens. Por mais que me emocionasse com suas histórias, não conseguia me importar realmente com eles e sim com a situação em que se encontravam.

É meio difícil julgar eles pelas suas personalidades e a relação com seus problemas pessoais já que eu nunca vivi nada igual, mas posso dizer que foi muito difícil engolir a Alana. Achei ela uma garota muito fútil, que não enxergava o como era privilegiada.

Tive que me esforçar muito para não pular seus capítulos. Logo no começo, quando a autora descreveu ela como uma garota padronizada, meus olhos reviraram.

Os capítulos do Martin eram interessantes, quando não citavam Alana. Quando vi que a autora iria abordar "aquilo" na trama dele, me senti bem mal. Ver sua dor piorar mais e mais, era paralisante. Só continuei a ler o livro por ele. Queria muito saber se Martin seria feliz um dia.

Logo no início a autora deu um pulo no tempo que foi desnecessário, o livro já é enorme, ela poderia muito bem descrever aquele momento dos personagens de maneira rápida sem pular seis meses.

Agora sobre a escrita, parece que a autora forçou muito algo rebuscado e poético, cheio de detalhes e enrolação, porém era tanto arrastamento que me deixava entediada. O livro te faz saturar a palavra quebrado/quebrada também.

Em muitos momentos parecia que a autora ficava voltando pra falar do mesmo assunto, mesmo que tudo já estivesse esclarecido. O livro também falha muito nos diálogos (quase inexistentes!), quando tem é artificial e forçado.

Tem um erro bobo que me deixou com toc a história toda. Foi o fato da autora descrever que o Martin viu a Alana pela primeira vez numa padaria, depois mudou pra uma cafeteria pra por fim voltar para uma padaria de novo.

Ah não posso esquecer dessa, comecei a ficar irritada com a repetição da frase "Soltei o ar dos pulmões". Decidi contar então o quanto era falada, e foram nove vezes em apenas quatro capítulos...

O final foi muito pesado e intenso, depois de certo momento, não conseguia largar o livro. Foi uma cena perfeitamente bem escrita, fez meu coração disparar de tanto medo pelo o que poderia acontecer.

Me senti mal por não gostar do livro, depois de ver em "Nota da Autora" que Lola se inspirou em algo que já passou para escrever esse livro, fiquei péssima. Espero conseguir ler futuramente (e gostar) de outros livros dela.
Stitcha 11/08/2021minha estante
Terminei agora e me sinto assim.

Anna 10/08/2020

Dilacerado.
É assim que meu coração tá. Esse livro acabou comigo, A-C-A-B-O-U. Na verdade eu tô tentando escrever alguma coisa já tem um tempo, e não consigo me expressar direito, só o que consigo pensar é em como esse livro é lindo, triste e muito instrutivo (ainda mais quando você lê a nota da Lola, que aliás partiu meu coração). O Martin roubou o livro todo pra mim, é tão triste ver o que acontece com ele, porque é uma coisa que acontece de verdade, e ele foi tão real nos seus sentimentos, o medo e o pavor, que me vi arrancando (literalmente) os cabelos de desespero. Acho que nunca chorei tanto em livro, nunca amei tanto um personagem, nunca me doeu tanto ler um livro.
Esse livro é importante, ele é necessário, e sou muito grata a Lola por ele, com certeza meu livro nacional favorito.
Por favor, leia esse livro.

05/08/2020

O livro é bom, mas a forma como foi escrito deixou a desejar. Primeiro que o e-book tem muitos erros de ortografia e isso é algo que me irrita profundamente. Depois acho que faltou desenvolver um pouco mais a personalidade dos personagens, como alguém já comentou aqui, todos tem as mesmas manias (e isso se repete um pouco em outros livros da autora). A história em si tem muito potencial, uma história triste e forte, com muitas lições, mas acho que poderia ter se desenvolvido de uma forma melhor.

Lyne 20/07/2020

Alana vê seu destino promissor como modelo ruir quando sofre um acidente e tem uma perna amputada. Depois de passar um ano afastada do colégio, focada na recuperação e adaptação com a prótese, ela precisa concluir o ensino médio e encarar a escola onde estudou a vida toda, enquanto tenta descobrir um novo sonho. Lá, acaba conhecendo Martin, o novo aluno misterioso e rebelde que não leva nada a sério. Ele também passou o último ano em casa, após ter visto a vida ruir mais uma vez. Obrigado a lidar com as agressões do padrasto e a negligência da mãe, ele tenta, a todo custo, encontrar um motivo para continuar vivo, mesmo quando parece cada vez mais difícil.
Aos poucos, os dois se aproximam e se ajudam mutuamente a enfrentar os problemas que estão passando. E descobrem que, mesmo quando tudo sai do controle, sempre há a possibilidade de traçar novos caminhos para a felicidade.

Camily.Cristini 11/07/2020

GRATIDÃO
Boa noite, querido leitor!
Acabei de devorar esse livro, virei a madrugada lendo e quando, finalmente, terminei, já era meia noite do outro dia! Tenho tantas coisas para falar para vocês, que nem sei por onde começar. Primeiro, antes de tudo, já tive contato com a autora Colleen Hoover, famosa por abordar temas complicados, como por exemplo: o relacionamento abusivo. Portanto, comecei a leitura já sabendo que deveria ficar com a mente aberta, já que, meses atrás, levei um tapa na cara do livro "É assim que acaba" da autora que falei anteriormente, mas porque levei um tapa, ou melhor, uma livrada na cara? Simplesmente porque cai, de cabeça e alma, em um relacionamento abusivo junto com a protagonista que, por mais irônico que seja, jurou que nunca seria como a mãe, que nunca passaria pelos mesmos abusos que presencio a vida toda na casa dos pais. A autora me enganou direitinho, sério, pois, como a protagonista, eu também julgava a mãe dela, por não ter sido forte o suficiente para dar um fim naquele relacionamento. Mas enfim, vamos para o livro que realmente interessa!
Como disse antes, entrei no livro com a mente aberta, disse que não iria julgar, nem nada assim, e tentaria, de fato, me colocar no lugar dos personagens e tentar compreender o lado deles. Que furada, meu amigo, me peguei fazendo a mesma coisa que fiz no livro que comentei com vocês. Me peguei julgando os protagonista, os pais deles, os alunos babacas e por ai vai. Contudo, em legitima defesa, eu me corrigi logo de cara e tentei entender melhor a situação, mas me achando uma hipócrita, claro. Quem sou eu pra julgar os outros?
Aprendi muito com esse livro. As vezes a gente deseja o mal para a outra pessoa, ou simplesmente debocha dela e de seu sofrimento, não entendendo que, mano, é desumano e totalmente desrespeitoso, pois não estamos na pele dela para saber o que esta realmente acontecendo. Por fora ela pode mostrar uma máscara de indiferença ou aquele "vai ficar tudo bem", porém, em contra partida, pode estar toda ferrada por dentro e pedindo, mesmo que silenciosamente, por ajuda.
Eu sei que é foda quem esta de fora compreender ou, até mesmo, notar, porque eu mesma era como a antiga Alana (protagonista desse livro), vivendo em seu próprio mundinho, se preocupando apenas com ela mesma, perdida em seus próprios problemas, sem nem notar que, ao seu redor, poderia ter alguém sofrendo horrores e precisando urgente de ajuda, como por exemplo: o Martin (também protagonista da estória).
Refletindo, lembrei de um menino da minha escola, ele tinha cicatrizes nas mãos, assim como o Martin, e era óbvio que ele se cortava, mas, mesmo assim, eu não fiz nada, nunca nem troquei uma palavra com ele. E, olha, vou confessar, nunca tinha parado para pensar nele antes desse livro, não com esses novos olhos e mente, pois estava realmente perdida em meus problemas. Acho que fui egoísta, egoísta por ignorar, fingir não ver. Slá, quem sabe um simples bom dia, ou um sorriso, mesmo que fosse pouco, fizesse a diferença naquela montanha russa de problemas que ele deveria estar passando? Ninguém se mutila sem nem uma explicação. O livro bate muito na tecla sobre esse assunto em questão.
Mas enfim, a mensagem que quero repassar é: nunca, mais NUNCA, julgue ninguém, nem deseje o mal para uma pessoa. Pare de olhar pro seu próprio umbigo e olhe ao seu redor, talvez você consiga captar o que antes estava oculto de baixo de um capuz escuro. E, acima de tudo, agradeça, porque por mais que você tenha problemas e, as vezes, achar que o mundo vai desmoronar por causa deles; tem gente vivendo muito pior, na verdade, "pior" nem chega perto para descrever o que elas podem estar passando. Então, quando tudo ruir, lembre-se: você tem um corpo perfeito, tem uma família que te ama e pais que te apoiam e que fazem de tudo para te ver sorrir e, acima de tudo, você tem Deus na sua vida....Aquele Deus que expressa um amor incondicional, aquele que te dá força e uma paz que é capaz de preencher todos os buracos escuros e sombrios do seu coração.
Essa foi a mensagem que o livro passou para mim, talvez ele te passe outra ou você compreenda de uma maneira diferente, cada pessoa é de um jeito e tem suas próprias crenças. Eu apenas estou compartilhando com vocês minha experiência com esse livro show de bola e como ele mudou a minha mente em relação aos assuntos abordados no decorrer da estória.
Att:
De uma pessoa que no dia que resolveu tirar a própria vida; ouviu uma voz em sua cabeça dizendo:
-Não faça isso!
Então o dia que estava marcado para a sua morte, se tornou o dia que conheceu Jesus.
;)

Viviane.Silva 01/07/2020

Gostei
História forte mas também muito linda, romântica e com casal muito fofo

Thainá 20/06/2020

MEU DEUS!!!
Comecei esse livro porque li outros dois da autora e simplesmente amei os casais que ela criou, mas esse livro é tão mais que isso.
A Alana de irritou no começo? Sim. Tive que buscar toda a minha empatia para entender como ela escolheu lidar com os sentimentos, mas conforme a história se desenvolve me vi apaixonada por ela.
Sofri o livro todo com as coisas que aconteceram com o Martin, queria entrar no livro e tirar o sofrimento dele. Já li uma quantidade razoável de personagem depressivos mas nenhum deles consegui me fazer entender a dor como o Martin conseguiu, eu sentia o desespero dele sair das páginas e chegar em mim a ponto de me sentir sufocada pelo sofrimento dele e completamente impotente por não conseguir fazer nada para aliviar todos os sentimentos ruins que ele tinha. Várias vezes ao longo da leitura eu me peguei orgulhosa das barreiras que ele conseguia ultrapassar.
Fazia muito tempo que não me sentia completamente viciada por uma leitura, todos os momentos que eu não estava lendo eu estava pensando nos personagens.
Esse foi um daqueles livros que quando eu acabei me senti muito grata por ter começado a história.
O livro definitivamente entrou para a lista de favoritos da vida!!

Maiara.Santos 03/06/2020

Só queria encontrar palavras para descrever este livro, mas nenhuma seria suficiente para descrever a grandeza dessa história e a importância dos assuntos abordados neste livro. Se você não leu então leia, não vai se arrepender.

annnnnnnnnnnnna 27/05/2020

vou ter q fazer resenha de tds os livros q eu li esse ano pro desafio valer kkkkk q ódiooo
ok vamo la
n é nossa q perfeito uau mas sla gostei é isso fim

Pri 27/05/2020

Muito enriquecedor...
Saio dessa leitura melhor do que entrei, o livro é forte, sufocante às vezes e senti a dor do Martin e da Alana tantas vezes que a alternativa foi chorar...

Ao mesmo tempo o livro é sobre esperança, sobre a diferença que podemos fazer na vida de uma pessoa com um sorriso ou uma conversa ou um abraço.

O livro é intenso e lindo, retrata a adolescência vivida da forma mais difícil e a superação que todos merecemos ter sem ser brega do tipo que do nada tudo fica bem, não é assim no livro e não é assim na vida real!

Sem dúvidas vai entrar na lista dos favoritos da vida com direito a releituras de tempos em tempos pois tenho certeza que a cada releitura tirarei um novo aprendizado!

Priscila 23/05/2020

Gostei bastante da história e dos personagens. Vale a pena ler ;)

Larissa / @olhares_sonhadores 07/05/2020

Quando Tudo Ruir - Lola Salgado
Alana é uma modelo que sonha em ser a nova Gisele Bündchen, desde pequena ela consegue tudo o que quer. Quando vai tirar férias com a família, sofre um acidente de carro ao colocar suas malas no porta-malas, então sente tudo ruir, pois perde uma das pernas. Acreditando que nunca mais poderá ser modelo. Sua família e o novo aluno, Martin, ajudará ela a passar por seus medos e inseguranças. O jovem Martin, é o personagem que a gente sente mais, parece que sentimos a dor intensa dele, sofremos com ele e não vemos a hora de alguém o ajudá-lo. Martin é um garoto que sofre abuso, na sua própria casa e sua mãe não enxerga. Logo de início, ele esta saindo de uma clínica, depois de tentar se matar. No desenrolar da história, Alana e Martin se conhecem na escola, ele à protege quando fazem bullyng com ela por causa da perna. Depois disso eles se tornam mais próximos e assim se relacionam. Martin vê cada vez mais seu mundo ruir e só quer que alguém repare no pedido de socorro dele. Não vou contar mais pra não ter spoiler.
O livro é bem intenso e forte, principalmente o que Martin passa e sente é triste demais. Gostei bastante da história e a mensagem que fica é SUA VIDA IMPORTA!! TODA VIDA IMPORTA!! Essa história pode conter gatilhos. Abuso sexual, agressão física, suicídio e depressão são alguns dos temas abordados.

Leinara| @nara.readings 03/05/2020

#magicresenha || Quando Tudo Ruir ||#ClubeSonhandocomLivros
Toda vez que penso nesse livro, eu fico procurando palavras para descrever e somente incrível, não representaria ele da forma como merece. Eu li esse livro com o coração apertado e ao mesmo tempo transbordando de amor, e que livro gente! ?
Ele é o tipo de livro que você quer que todo mundo leia, mas nem todos podem lê-lo por conta dos gatilhos. Abuso sexual, agressão física, suicídio e depressão são alguns dos temas abordados. Então cuidado, logo no início tem um aviso. Mas para aqueles que puderem ler, vai fundo porque esse livro é... perfeito? Eu poderia dizer que sim! ?
?"O mundo era um lugar hostil para pessoas diferentes."?
Alana teve sua vida arruinada depois de uma acidente que a fez perder a perna, seu sonho de ser uma modelo foi por águas abaixo, vivendo em luto profundo, ela não é mais a mesma e agora precisa encarar a escola para terminar o ensino médio depois de passar um ano em casa, e tentar construir um novo sonho, e é lá que ela encontrará Martin, um garoto novo e misterioso.?
Martin também passou um ano em casa mas a vida dele não foi arruinada apenas uma vez, mas sempre que ele é violentado pelo o padrasto e a mãe que o negligência, ele tenta, a todo o custo encontrar um motivo para viver.?
O modo como eles se ajudam e o amor que cresceu nesses dois é muito incrível!?
??
Toda vez que um capítulo era narrado pelo Martin, eu sentia uma angústia horrível dentro de mim, e Alana, nossa, nunca saberemos a dor sem ter passado por ela. ?
Quando Tudo Ruir traz a mensagem de que não estamos sozinhos, você não está sozinho, a sempre há uma luz em meio a escuridão. Lutar por você mesmo, se amar e deixar ser amado são coisas que todos devem fazer, você merece mais.?
Lola Salgado fez um trabalho e tanto nesse livro, escrita maravilhosa, ah! Leiam os agradecimentos.?
?"Ninguém aguenta ficar segurando tanta coisa, como a porcaria de uma panela de pressão, até explodir."?
Leiam esse livro, sério! ?
?Atendem-se aos gatilhos.?
#themagicofbooks_ #ClubeSonhandocomLivros #depresao #suicídio #amor #quandotudoruir #lolasalgado

Elane.Magre 27/04/2020

Eu acho que o Martin e Alana deveriam ter livros separados, achei drama demais para um livro só.