Quando Tudo Ruir

Quando Tudo Ruir Lola Salgado

Resenhas - Quando Tudo Ruir

Alessandratss 11/08/2020

Infelizmente, uma decepção...
[Gatilhos: automutilação, abuso sexual e tentativa de suicídio]

O livro conta a história de Alana e Martin, dois jovens que veem um no outro a ajuda para enfrentar os problemas que estão passando.

Mesmo não sendo muito fã de romance, assim que vi a sinopse fiquei encantada e pressenti que seria uma boa leitura, fiquei ainda mais feliz por ser de autora brasileira.

Demorou um bocado de tempo para sentir empatia pelos personagens. Por mais que me emocionasse com suas histórias, não conseguia me importar realmente com eles e sim com a situação em que se encontravam.

É meio difícil julgar eles pelas suas personalidades e a relação com seus problemas pessoais já que eu nunca vivi nada igual, mas posso dizer que foi muito difícil engolir a Alana. Achei ela uma garota muito fútil, que não enxergava o como era privilegiada.

Tive que me esforçar muito para não pular seus capítulos. Logo no começo, quando a autora descreveu ela como uma garota padronizada, meus olhos reviraram.

Os capítulos do Martin eram interessantes, quando não citavam Alana. Quando vi que a autora iria abordar "aquilo" na trama dele, me senti bem mal. Ver sua dor piorar mais e mais, era paralisante. Só continuei a ler o livro por ele. Queria muito saber se Martin seria feliz um dia.

Logo no início a autora deu um pulo no tempo que foi desnecessário, o livro já é enorme, ela poderia muito bem descrever aquele momento dos personagens de maneira rápida sem pular seis meses.

Agora sobre a escrita, parece que a autora forçou muito algo rebuscado e poético, cheio de detalhes e enrolação, porém era tanto arrastamento que me deixava entediada. O livro te faz saturar a palavra quebrado/quebrada também.

Em muitos momentos parecia que a autora ficava voltando pra falar do mesmo assunto, mesmo que tudo já estivesse esclarecido. O livro também falha muito nos diálogos (quase inexistentes!), quando tem é artificial e forçado.

Tem um erro bobo que me deixou com toc a história toda. Foi o fato da autora descrever que o Martin viu a Alana pela primeira vez numa padaria, depois mudou pra uma cafeteria pra por fim voltar para uma padaria de novo.

Ah não posso esquecer dessa, comecei a ficar irritada com a repetição da frase "Soltei o ar dos pulmões". Decidi contar então o quanto era falada, e foram nove vezes em apenas quatro capítulos...

O final foi muito pesado e intenso, depois de certo momento, não conseguia largar o livro. Foi uma cena perfeitamente bem escrita, fez meu coração disparar de tanto medo pelo o que poderia acontecer.

Me senti mal por não gostar do livro, depois de ver em "Nota da Autora" que Lola se inspirou em algo que já passou para escrever esse livro, fiquei péssima. Espero conseguir ler futuramente (e gostar) de outros livros dela.
Stitcha 11/08/2021minha estante
Terminei agora e me sinto assim.

Maiara.Santos 03/06/2020

Só queria encontrar palavras para descrever este livro, mas nenhuma seria suficiente para descrever a grandeza dessa história e a importância dos assuntos abordados neste livro. Se você não leu então leia, não vai se arrepender.

Thalita134 28/09/2021

Lembre-se, sua vida importa muito. Você nunca está sozinho. Você é forte. Você é amado(a). E você consegue!

azrielvoir 06/09/2021

Sinceramente eu não esperava me sentir tão obrigada a escrever essa resenha, mas depois de ler outras que detonam esse livro me sinto na obrigação de defender algo que me tocou tanto.

Me senti acolhida pela escrita da Lola, de verdade, não tenho ideia de como descrever como amo cada palavrinha que ela escreve. Não consigo entender o porquê de estarem reclamando da escrita poética que ela aderiu a esse livro, é bem óbvio que seria assim, o assunto que o livro aborda não é algo leve, e julgando pelas notas da própria Lola qualquer um perceberia que isso foi a maneira que ela achou certa de contar. Eu respeito total a decisão da autora de ter colocado certas cenas, são difíceis de ler, óbvio, não tenho como negar. Mas achei uma decisão coerente, ela conseguiu transmitir a mensagem sem dizer com todas as palavras. A construção dos personagens, da dor deles, do romance entre eles, TUDO, e foi perfeito na minha opinião.

Eu necessito criticar a opinião das pessoas sobre os personagens. Nada deixou a desejar, eu me recuso a concordar e a entender quem realmente concorda sobre a Alana ser fútil, cara, ela perdeu a perna, literalmente uma parte do corpo, alguém que trabalhava com a própria imagem, como alguém pode concordar que a dor dela é exagerada demais? O Martin sofreu um enorme trauma, a vida dele rodava em torno disso, obviamente seria repetitivo se ele nunca mudou de ambiente. Só se torna cansativo se esse não for o seu estilo de leitura, é pra se emocionar, não é uma leitura leve.

É nítido como a autora se dedicou, deu tudo de si e o resultado não podia ser melhor.
anaana11 06/09/2021minha estante
eu chorei tanto lendo esse livro

azrielvoir 06/09/2021minha estante
sim, eu tbm

alexia 16/04/2020

Tinha tudo pra ser um ótimo livro, mas o jeito como ele foi escrito acabou estragando toda a beleza da história.
Muitos erros de digitação e escrita muito igual e chata!
A personagem principal insuportável, gente meu deus como alguém aguenta essa menina mimada e mimizenta?
O Martin é um amorzinho, uma pena que o livro não é apenas sobre ele.

Paula Zawatski | @paulazawatski 02/05/2021

BELAMENTE DEVASTADOR!
Lola, mais uma vez, nos entrega um romance extremamente bem escrito,
com uma narrativa muito envolvente, que faz que, por mais que sofremos, amamos cada linha que lemos.
O livro conta a história de dois jovens marcados por traumas físicos e psicológicos, que apesar de serem completamente diferentes, quando se encontram, encontram também sentido para continuar. Temos Alana, que quando está pronta para ser a próxima Gisele, vê seus planos serem literalmente amputados; e Martin, o misterioso novo aluno da escola, que quando está em casa vive no verdadeiro inferno.
É um livro profundo, com partes muito dolorosas, é uma imensidão de sentimentos e emoções que se torna impossível não ficar tocado com a história. É incrível ver o amadurecimento e aceitação da Alana,
ao mesmo tempo que a história mostra o quão necessário é discutir os temas do livro, o abuso, a depressão, a acessibilidade.

!!! Alerta de gatilhos do romance: depressão, suicídio,
violência física, sexual e psicológica, pedofilia, bullying, negligência familiar!!!

kazzucrux 29/04/2021

Incrível
Eu chorei muito lendo esse livro. Ele pode ser pesado mas é necessário. Possui gatilhos como abuso sexual, auto- mutilação e suicídio. Esse livro é perfeito sério

Souza221 04/06/2021

Amei
Encontrei de forma bem aleatória no kindle, gostei da capa e sinopse, então resolvi ler.

E acabei me apaixonando pela história.

Em cada momento que via os persongens sofrendo, meu coração doía, e eu só podia torcer para que tudo se resolvesse e os dois finalmente pudessem ser felizes.

Quando chegou nos capítulos finais... Nossa! Quase tive uma síncope de tanto desespero que passei.

Chorei muito, mas valeu a pena.

Me apaixonei tanto pela escrita da autora que já procurei outros livros dela para ler.

Geisa Kauana 21/10/2019

A felicidade era viciante.
O único motivo de não ter dado 5 estrelas, foi a escrita desse livro, que me incomodou um pouco. Partes enroladas, arrastadas, erros de digitação, termos repetitivos, muitos detalhes desnecessários, e pouquíssimos diálogos.

Dito isso...
Todas as 4 estrelas são para o Martin. (Só por ele, finalizei essa leitura)

Comecei o livro não suportando a Alana, que só sabia reclamar, encher o saco de todo mundo e não enxergava as coisas boas em sua volta; enquanto Martin sim, tinha problemas reais!
Mas ao decorrer da história, Alana amadureceu um pouco, e passou a ver que o mundo não girava em torno dela! E fiquei muito feliz com a evolução da personagem.
Quanto ao Martin... ninguém deveria passar por tudo que ele passou.
A cada linha, minha vontade era abraçar ele, dar amor e carinho, e nunca mais soltar.
Ahhhh como eu amei ele.
Acho que nunca vou esquecer essa personagem.
Doeu tanto ver tudo o que aconteceu com ele, mas meu coração também ficou quentinho com tudo de bom que surgiu.
MARTIN, SUA VIDA IMPORTA!!!

Vanessa.Papalardo 10/08/2021

Me destruiu de todas as formas
Um livro extremamente profundo, que já inicia com um acontecimento trágico e triste. A forma como a autora desenvolve os personagens no decorrer da história faz com que o leitor se conecte cada vez mais.
Este livro mexeu muito comigo e me fez olhar com outros olhos para problemas que eu não tinha noção nenhuma de sua proporção.

Stitcha 11/08/2021

Uma Tati para os Martins do mundo...
A história é bem triste e tem gatilhos muito pesados, eu entendo que assuntos delicados são difíceis de tratar, mas achei uma leitura extremamente cansativa, tinha muita repetição de determinadas coisas e depois de um tempo eu tava: já entendi!!! E não consegui ver evolução, aí no final aconteceu tudo de uma vez. Gostei bastante da Tati. Acho que a história tem muito potencial e chorei em uma cena, mas pra mim foi cansativo ler, apesar de gostar desse tipo de livro.
Enfim, deve ter sido doloroso pra autora escrever tudo isso e foi interessante poder entender mais sobre essas pessoas. ?

Kyrie.Sparda 02/04/2021

Quero mais!
Gente eu amei tanto esse livro, passei o dia todo lendo ele que to com uma ressaca literária absurda. Se alguém souber algum outro livro que segue essa mesma premissa de casal inocente se apaixonando em meio ao caos, por favor, me indiquem, estou desesperada.

MariChalamet 18/08/2020

Emocionante e apaixonante
Tem muito gatilho sim, mas são assuntos extremamente importantes que antes eu não tinha a menor noção, como o abuso sexual e como criamos tantas barreiras para poder tentar nem que seja o mínimo, mostrar a todos que estamos alheios a dor. Esse livro me deixou dilacerada e pensativa,realmente muito necessário. Martin e Alana contem comigo pra tudo!!!
(Você é o Sol. Eu sou só a Lua. A luz que a Lua reflete é a do Sol. Ela brilha a noite e tudo mais..., mas a verdade é que sem o Sol a gente nem veria nada. Ia ser um breu total.)

Pri 27/05/2020

Muito enriquecedor...
Saio dessa leitura melhor do que entrei, o livro é forte, sufocante às vezes e senti a dor do Martin e da Alana tantas vezes que a alternativa foi chorar...

Ao mesmo tempo o livro é sobre esperança, sobre a diferença que podemos fazer na vida de uma pessoa com um sorriso ou uma conversa ou um abraço.

O livro é intenso e lindo, retrata a adolescência vivida da forma mais difícil e a superação que todos merecemos ter sem ser brega do tipo que do nada tudo fica bem, não é assim no livro e não é assim na vida real!

Sem dúvidas vai entrar na lista dos favoritos da vida com direito a releituras de tempos em tempos pois tenho certeza que a cada releitura tirarei um novo aprendizado!

Karina 27/02/2021

Chorei igual desgraçada, vou precisar de terapia. 5 ?+??
Esse livro foi sofrido de ler de muitas formas. É um livro pesado, mas ao mesmo tempo simples. Tem gatilhos de suicídio, depressão, violência doméstica, automutilação, abuso e bullying. (Coisas que eu tenho problema, mas fui em frente e segui lendo porque por incrível que pareça mesmo me trazendo lembranças horríveis, me deu também uma ansiedade e paz que hoje eu tenho cicatrizes, mas fui superando assim como os personagens.
Martin e Alana são dois adolescentes quebrados, que não tem nada em comum a não ser a dor.
Alana é uma garota que desde sempre soube que seria modelo, e ela seguia esse sonho até sofrer um acidente e ter que lidar com sua nova condição de deficiência ficando sem sua perna e tendo que usar prótese.
Martin é o típico (?) garoto bad boy, (roupas pretas, cabelo jogado na frente do olho, bebe e fuma, é revoltado, mas passa por tanto, mas tanto problema que mascara isso). Martin é molestado pelo padrasto desde criança, além de ser espancado constantemente, e para piorar sua mãe vê tudo, mas simplesmente não faz nada, após uma tentativa de suicídio ele volta de sua internação e tenta lidar com o caos dentro de si, a volta para a escola, e em como ele está sozinho.
Alana sempre autoconfiante, se vê num limbo quando é o motivo de bullying entre seus "amigos" da escola por conta de sua nova condição.
Dois adolescentes diferentes, mas também tão iguais, se encontram, se relacionam virando amigos e até mais... se apoiando vendo que apesar de sua dor eles são importantes pra 🤬 #$%!& . E mesmo que pareça que não, são amados.
Eu amei muito esse livro, ele me lembrou meu passado, meu presente e espero que um dia o final feliz seja meu futuro.