O Quinze

O Quinze Rachel de Queiroz

Resenhas -

Neidinhap 06/12/2023

Só quem viveu a seca é que sabe o sofrimento...
É um livro para ser lido em um dia.. muito rápido, porém são cenas tão cruas e trágicas que precisei parar para pensar..
Uma história que fala de um casal, Conceição e Vicente que nutri um sentimento de afeto e amizade um pelo o outro, mas falta diálogo...
Tem Chico Bento e sua família que passam por muita tristeza e luta...
Enfim um livro que por muitos momentos deixa o coração apertado e os olhos úmidos...
Mas que merece releitura..

Bianca 20/09/2023

Eu amo o Quinze de Rachel de Queiroz porque moro no Maciço de Baturité, no Ceará , e o livro perpassa a região onde moro e frequento diariamente devido a facilidade (Acarape, Aracoiaba e Baturité) , também gosto do fato dela retratar a seca de forma sincera, sem exageros que todos morriam de fome e não tinham onde cair morto, a realidade é diferente para todos em todas as situações. Enquanto Conceição , como professora, tem a cidade grande como refúgio para levar sua mãe, há os retirantes que não tem dinheiro para passagem e vão a pé , fazendo uma viagem de vários dias repletos de desafios.

Maria Clara 24/06/2023

Surreal.
É meu primeiro clássico e devo dizer que eu amei. A linguagem regional não me incomodou nenhum um pouco e eu entendia tudo o que os personagens dizia, acho que por ser nordestina e viver no interior mesmo não sendo cearense tenha contribuído.

Li esse livro por recomendação mais uma vez da minha professora de geografia que emprestou-me esta obra para eu ler no recesso junino.

A realidade retratada sem a romantização da seca, a linguagem simples e direta faz com que vivemos as emoções, sentimentos e as experiências dos personagens. A incrível maturidade de Rachel Queiroz em seus 19 anos quando escrevia esse clássico é magistral.

Clary 07/06/2023

??
Livro que faz você ficar tão triste pois no passado outras pessoas passaram por aquelas situações desumanas

Emilly 24/10/2022

Ótimo de ler
Foi uma leitura melhor do que eu esperava. É bem fluida e retrata muito a realidade e a dificuldade da seca. Foi triste ver os personagens passando por tantos momentos duros. Momentos esses que precisaram tomar decisões difíceis para continuar sobrevivendo. Além disso, tiveram que abandonar outros sonhos para seguirem na esperança de algo melhor.
Foi triste, foi duro, foi real.
Definitivamente um livro necessário.
Ainda estou querendo saber o que aconteceu depois, com a família do Chico, com o Pedro, com a Conceição e com o Vicente.

urchon 27/08/2022

Considerando a tão pouca idade da autora ao escrever "O Quinze", chega a ser surpreendente a maestria com a qual desenvolve a trama. Rachel de Queiroz toma seu tempo, não se acalorando com termos líricos e mostrando a seca de forma pura, tornando-a humana e viva ao se entrelaçar na vida das personagens de variadas formas, conectando suas tramas particulares.

Justamente ao possuir mais de um núcleo, a narrativa mostra diversas faces da escassez das chuvas, desde a posição mais "confortável" de Conceição, observando as condições precárias daqueles a sua volta ? e também trazendo questões sobre a complexidade de ser uma mulher ?, até a miséria extrema de Chico Bento e sua família, expondo o mais doloroso aspecto da seca através das pobreza, fome e morte, tudo em torno de uma vulnerabilidade angustiante.

Ao avançar na leitura fica cada vez mais explícita a razão da tamanha influência causada pela obra e sua fama até os dias atuais. "O Quinze" é atemporal e não-espacial, atravessando as fronteiras do Ceará e de seu século.

eula.paulaa 26/08/2022

Li para fins didáticos
Apesar de não gostar de ler por obrigação, essa leitura realmente me cativou. Gostei muito da escrita de Rachel e da forma como ela retrata o sertão nordestino. Passagens e paisagens muito bem retratadas. O parte que mais gostei do livro foram as gírias nordestinas presentes neles e um glossário no final, é muito interessante aprender mais e mais essas gírias. A autora foi muito fiel a linguagem nordestina.
Gostei muito do desenvolvimento da história de Conceição, da forma como ela se torna independente, quebrando os padrões da época. Porém, não romance só romance, Rachel faz com que o leitor sinta aquela tristeza por Chico Bento.

Gostei muito do livro, recomendo!

Zileide.Brito 26/07/2022

Super Indico!
Meu Deus. Gostei muito! Acredito que achei um novo grande interesse: a seca. Depois que li "Vidas Secas" de Graciliano Ramos foi só eu bater o olho na sinopse de "O Quinze" que levei pra casa e li em dois tempos. Rachel de Queiroz foi/é muito grande. Uma das maiores!

dormiodiatodo 01/02/2022

POR QUE EU DEMOREI TANTO TEMPO PRA CONHECER ESSA MULHER
Que livro INCRÍVEL. Que surpresa gostosa que eu tive lendo esse livro e conhecendo a escrita da rachel. Sou suspeita de falar porque amo muito tudo sobre o nordeste, mas meu deus, poucas vezes na vida li uma história tão gostosa assim. Amei a Conceição e me identifiquei com ela. Principalmente na parte que ela fala sobre viver só. Achei a escrita da rachel parecida com a do Zé lins, acho que por isso também que fiquei tão vidrada. Enfim,
Uma sensação muito gostosa ler esse livro. Apesar do pesares.

Hidalberto 04/06/2021

Sou muito suspeito em falar sobre esse livro, pois sou apaixonado por obras ambientadas no sertão nordestino. Mas "O quinze" é um caso especial. Este livro narra os acontecimentos da seca de 1915, que quando pequeno ouvia minha bisavó (Mª Ribeiro) falar. "O povo de antigamente dizia que foi uma das secas mais duras daquela época". Sem falar também que o ano de 1915 foi o ano de seu nascimento.

Feito a introdução vamos as considerações sobre minha leitura. Existe um romance na história, só que ele não é atração principal. Na verdade a viagem de Chico Bento e sua família de Quixadá a Fortaleza é o "prato principal". Não que o romance de Vicente e Conceição fosse desnecessário, mas que o sofrimento, a peleja, a fome, a animalização das personagens são tão bem narradas que somos introduzidos aquele sofrimento.

Havia hora que sentia fome, calor, medo, solidão, desespero só de ler aquelas páginas. O sofrimento é tão bem exposto que fica aquela dúvida se realmente era necessário narrar assim. Na verdade era (é) preciso narrar e contar o que se vê. Esse é o papel da Literatura.

Camillys 21/05/2021

Da pra sentir a dor dos retirantes com a fome e a seca, não só nessa obra, mas todas as modernistas que eu li até agora. Leitura foi rápida e fácil

Francisco240 25/02/2021

Assustadoramente realístico
Uma história realmente comovente. Nunca tenha ouvido falar na história da seca no ceará, a história em questão é mais dolorosa que se pensa.
Hoje pela manhã comentei um pouco da história com minha avó. Ela me contou que algumas pessoas que passaram pelo Maranhão, segundo alguns parentes e conhecidos seus lhe falaram, foi de que alguns deles cometiam canibalismo com os próprios filhos ou amigos. Não quis acreditar nisso porém cheguei haverá um certo ela me contou que algumas pessoas que passaram pelo maranhão vírgula segundo alguns parentes de conhecer os seus me falaram rego foi de que alguns deles cometeram canibalismo com os próprios filhos ou amigos ponto não quis acreditar nisso porém cheguei a ver a um certo um certo trecho que confirmava a história de minha avó.
Triste e muito perturbador creio que seria a definição mais exata parece a história.

Barbara1444 04/06/2020

Emocionante
Um livro que todo brasileiro deveria ler. Uma leitura envolvente e que me deixou emocionada e consternada diante da realidade descrita.

Karol.Costa 27/08/2019

O quinze
Fala de um romance e da seca que se passa no sertão...