Circe

Circe Madeline Miller

Resenhas - Circe

argni 01/02/2024

Poderosa
?Be witness now to the power of Circe, witch of Aiaia.?

Tão bom quanto A canção de Aquiles. Eu adoro mitologia grega, e é muito divertido ler como a Madeline resolveu desenvolver cada história, dar um novo ponto de vista para narrativas que já foram contadas e recontadas por tantas pessoas, mas com toque especial dela.
Circe é uma personagem que eu não conhecia muito, ela fica escondida dentro do conto de outros heróis, e foi legal ver ela protagonizando a própria história. Ela se supera, se reinventa e enfrenta tudo e todos pra defender o que ela acredita. Não tem medo de fazer o que for preciso.
Ela cresce e se mostra muito maior do que aqueles que a menosprezaram, pisaram e se aproveitaram dela. Linda e incrível, mais poderosa do que nunca. Feiticeira de Aiaia.

Recomendo!!

lourdinha 23/07/2023

Gratificante
Queria iniciar a resenha, debatendo que esse foi o primeiro livro que li completamente em inglês, sendo esse um ponto muito positivo não apenas para enriquecer o meu vocabulário, mas para demonstrar como é uma história envolvente que faz com que você deseja prosseguir com a sua leitura, mas havendo a barreira da língua estrangeira

agora, sobre a história, simplesmente FANTÁSTICA, eu não sabia o que esperar em momento algum, principalmente o final, já que, por ser um reconto de histórias mitológicas, não sabia como a autora iria desenvolver, mas foi divino (rsrsrsrs)

a circe nos mostra ironicamente como a humanidade funciona, a fragilidade do ser, mas também sobre como tomar as rédeas da própria vida para si sem mudar essencial quem é ou se envergonhar

outro ponto da história muito interessante, é óbvio a aparição de personagens mitológicos durante a vida da personagem e na forma mais crua que se podia ter com muito erros e imperfeições. os deuses aqui não são luxuosos e desejáveis, apenas o pior do mundo com imortalidade

no livro, vemos o debate de questões muito importantes por um olhar fictício e ?mitológico?, porém pertinente, como a maternidade, o poder da mulher, o amor simples, mas o mais importante, a graça pela vida e pelo amadurecimento

Leela 04/03/2023

Foi tudo
Esqueci completamente da existência do Skoob, li esse e A canção de Aquiles, chorei horrores, entrei em depressão e falei pra todo mundo q ia embora do Brasil. Amei o livro provavelmente vou ler de novo qnd terminar a terapia.
(edit agr um pouco mais séria)
Não vou dizer q recomendaria esse livro pra todo mundo pq n acho q todo mundo q ler ele vai gostar. Se vc n curte livros mais parados, q tem mais foco na introspecção do personagem, provavelmente Circe n vai ser legal pra vc e tudo bem. Mas se é isso q vc gosta, Circe faz uma coisa impressionante que é expôr sentimentos difíceis de descrever, mas ao mesmo tempo fáceis de reconhecer em nós mesmos, mesmo q vc não tenha uma experiência de vida parecida com a da personagem (igual n da pra ser né). É um livro que fala sobre se descobrir, mudar, perceber quem foi e quem quer realmente ser.

Maria 16/01/2022

Vale o hype
A narrativa é muito imersiva, inclusive foi a principal característica que gostei. No início fiquei meio relutante por conta de outras resenhas mas o livro fluiu muito bem.

Mica 01/09/2021

"That is one thing gods and mortals share. When we are young, we think ourselves the first to have each feeling in the world."

Review on @reading.with.mica

fergarciafleury 25/07/2021

Um romance que demonstra de forma pouco interessante sobre o amadurecimento de Circe ao longo de sua imortalidade: de uma jovem deusa impressionada por pouco para uma feiticeira poderosa mãe de um fedelho mimado. A amizade com Penélope foi bizarra, perdendo só pelo romance com o filho desta. Esperava mais.

Ilmar 17/06/2020

Recomendo
Só não foi 5 estrelas porque acaba. Muita nostalgia relembrando os mitos por essa visão.

@retratodaleitora 27/08/2019

“The truth is, men make terrible pigs.”

Eu não sou uma leitura muito empolgada quando o assunto é releituras, e mitologia grega nunca foi meu ponto fraco... até agora. Madeline Miller já tinha me conquistado com o incrível conto Galatea, e estava mais que na hora de me aventurar em um de seus romances. E vamos combinar que Circe está fazendo um grande barulho nas plataformas literárias! Lançado em 2018, esse foi um dos livros que mais me chamaram atenção, mesmo tendo tudo que eu geralmente passo longe ele conseguiu me deixar super curiosa. E ainda bem que o li. Foi uma experiência maravilhosa, apesar dos altos e baixos da narrativa que, no final, perde um pouco da força em minha opinião.

Aqui conhecemos Circe, uma das filhas de Helios (deus do sol). Ela, que não nasceu com todo o glamour de sua mãe Perse, filha de Oceanus e Tethys, muito menos a força de seu pai... A força e o poder de Circe se revelariam depois, quando ela conhece um mortal por quem se apaixona; o poder de Circe, desconhecido até para ela, é capaz de transformar rivais em monstros, homens em porcos e plantas em venenos e feitiços imbatíveis. Ela, que passa a eternidade exilada na ilha de Aiaia após graves infrações, imprime seu nome neste livro como personagem importante na história dos grandes deuses, ela mesma como protagonista, finalmente.

Mesmo não conhecendo tanto de mitologia grega eu entendo e defendo quando autores se propõem dar protagonismo a personalidades femininas que, na literatura geral, não tiveram seus feitos reconhecidos com a mesma frequência e intensidade que os homens. É o caso de Circe, Galatea e tantas outras. Como eu escrevi ali no começo, o livro tem altos e baixos. A primeira metade foi quase perfeita, já a segunda foi um pouquinho repetitiva e lenta, além de a protagonista ter se transformado completamente em pouquíssimas páginas e do surgimento repentino de um romance que não teve espaço algum para se desenvolver. Apesar dessas baixas na história, ainda é uma leitura extremamente válida, interessante e tão repleta de acontecimentos que, ao final, fica a sensação de que li toda uma trilogia de calhamaços, não um livro de quase quatrocentas páginas.

site: https://www.instagram.com/p/B1qrLQ9DHAw/

Amanda 08/05/2019

Terrivelmente belo
Circe é uma garota estranha. Não parece ser poderosa como seu pai, Hélio, e nem exuberante como sua mãe, a ninfa Perseis.
Deslocada entre os deuses e rechaçada pela própria família, ela busca companhia no mundo dos homens, onde descobre habilidade para feitiçaria.
Sentindo-se ameaçado, Zeus decide banir Circe a uma ilha deserta, onde ela vai aprimorar suas habilidades e cruzar com famosas criaturas da mitologia grega.

Circe não foi apenas uma agradável surpresa que me fez devorar 200 paginas em uma noite. Também foi uma história de ensinamentos, de dor, e principalmente sobre força e evolução feminina em diversos níveis.
É uma história que mesmo nos momentos pacatos, não se torna entediante, e que apresenta situações tensas com fluidez e delicadeza, algo que pouquíssimos autores conseguem fazer.
Desde o começo fica notável a habilidade da Madeline em criar esses momentos e também personagens complexos. Tudo isso resultou em uma das narrativas mais cativantes e belas que conheci nos últimos tempos.

Não esperem uma fantasia com lutas intensas ou um plot twist de fazer o coração saltar pela boca. Circe é sobre uma garota que mesmo exposta ao enorme ego dos deuses, se descobre humana tanto nas qualidades quanto defeitos, e o principal foco do livro é essa jornada de auto conhecimento dela.

O livro vai apresentar diversas criaturas populares da mitologia, como: Minotauro, Ulisses, Medeia, entre outros, e todos se mesclam perfeitamente com a história da feiticeira sem roubar o seu protagonismo.

Circe é um dos livros mais belos que li, e índico para todos que apreciam mitologia grega, e queiram se aventurar em uma releitura original.