Ichigo-ichie

Ichigo-ichie Francesc Miralles

Resenhas - Ichigo-ichie

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Deise.Maria 24/07/2023

Viva o presente pois ele não se repetirá ichigo ichie!!!
Eu amo a arte japonesa e suas filosofias de vida , são sempre carregadas de simplicidade e voltada para melhorar a qualidade de vida.
E essa não é diferente Ichigo ichie é uma filosofia japonesa adotada por Yamanoue Soji em 1588 , essa prática era usada em cerimonias de chás onde o anfitrião deveria ser tratado da melhora maneira possível pois seria encontro que não iria se repetir. Tendo isso em mente os autores deste livro recorreram a analisar e viver essa filosofia nos tempos atuais , trazendo diversas lições e conselhos de como usar esse termo para nos tornar mais conscientes do tempo presente e desfrutarmos melhor não só do que está em nossa volta mas tanbem das pessoas .Essa arte milenar japonesa nos ensina como pisar mais no freio de nossa vida atarefada, de acalmar uma mente inquieta e melhorar a qualidade de conexão com nossos relacionamentos.
É uma leitura bastante proveitosa , o livro é dividido em 3 partes e em todas elas vc encontrará dicas de como colocar o ichigo ichie prática, valorizando assim cada segundo do seu presente.

Juliano Giusti 26/06/2023

A vida é aqui e agora
Muito interessante, vários trechos que nos fazem refletir sobre vivermos no presente, buscar não se deixar levar ao passado ou se preocupar demais com o futuro.
Vale a leitura.

Davi.Paiva 25/06/2023

Li vivendo o presente
Link Amazon: https://amzn.to/3qYgY8a

Mais um livro que conheci pelo efeito dominó de ler lido "Ikigai".

Diferente de "Ganbatte", outro livro que li antes, eu jamais tinha ouvido falar da ideologia "Ichigo-Ichie", que em uma tradução poderia ser interpretado como "viva o presente" ou "aproveite o aqui e agora".

Mas depois que conheci, achei muito interessante.

E mesmo os autores não sendo japoneses, os mesmos apreciam muito a cultura nipônica e mostram como o povo aplica o Ichigo-Ichie em momentos especiais. Além disso, há alguns relatos como pessoas ocidentais realizam eventos que se tornam únicos pelo roteiro e também porque seus participantes aproveitam cada momento presente.

Para finalizar, ainda há uma série de recomendações para se aproveitar o momento presente, que vão desde uma simples meditação até a forma de se organizar um evento em casal ou em grupo.

Recomendo!

BlancBunny 27/05/2023

Viva o presente
Viva o presente, viva existindo e viva celebrando, deixe o passado para trás e deixe o futuro para o amanhã, que nada roube o seu presente e a experiência incrível que você pode ter se apenas abrir seus olhos e ouvidos para o aqui e agora, afinal, nenhum rio corre duas vezes no mesmo lugar, e nenhuma experiência se repetirá da mesma maneira. Ichigo-ichie!

TataTargaryen 18/05/2023

Maravilhoso ??
Ensinamentos leves e profundos ao mesmo tempo para buscar um estilo de vida mais significativo. Uma excelente leitura.

Darlene17 08/04/2023

Ichigo ichie é colocar nossa atenção e intenção no que estamos fazendo no momento presente.

Por exemplo, neste momento eu escrevo esta resenha e você do outro lado a lê, ou seja, estamos partilhando do mesmo instante juntos, este instante nunca mais se repetirá ou se revelará para nós da mesmo maneira, é um momento único.

carol_lp 28/03/2023

Ichigo-Ichie
O livro explica e te ajuda a tornar cada instante em um momento precioso. Ele trouxe inúmeras referências e exemplos para exemplificar essa arte, desde Steve Jobs até a tradição japonesa da cerimônia do chá.

Hillary36 19/03/2023

Leitura obrigatória
Minha psicóloga me indicou ler esse livro por uma queixa minha que não conseguia aproveitar o momento presente de viagens.
Esse livro é divino pra isso. Ter consciência da vida e do tempo.

Joy 17/03/2023

Atenção plena e apreciação do momento
Este livro reúne ideias do budismo, meditação zazen e mindfulness, além de fazer várias referências a termos japoneses que induzem a um determinado ensinamento.

Achei bastante interessante, os autores trabalham bem o tema e contextualizam com vários outros assuntos que não fazem parte da cultura ocidental, assim como também com elementos do nosso cotidiano.

Único ponto que me incomodou foi o uso excessivo de termos em japonês, ainda que pertinentes ao contexto. Senti como se estivesse aprendendo o idioma obrigada kkkkkk mas é um detalhe que dá pra relevar diante do conhecimento transmitido.

Luh 19/02/2023

Devemos aproveitar cada momento como se fosse unico. É um resumo do que é Ichigo Ichie.

O livro nos tras um pouco desse conceito e como conseguir chegar mais próximo de aproveitar o agora, por ele ser único.

Deza 28/01/2023

Comentário.
Uma leitura leve, acessível, profunda e reflexiva. Gostei muito desse livro e vou praticar tais ensinamentos.

Jessica 14/01/2023

Viva o momento
Livro traz com leveza a importante da atenção plena em todos os nossos sentidos, no ouvir, no sentir, no olhar.. Compartilha um estilo de vida escasso hoje em dia, que é viver no momento presente.
É gostoso de ler.

Jaqueline343 20/11/2022

O livro explica o conceito de ichigo-ichie e suas raízes na filosofia e cultura japonesa, paravem seguida dar algumas orientações de como aplica-lo na sua vida .
No livro eles sugerem como transformar momentos já rotineiros da sua vida(como um café com amigos) em encontros bem aproveitados, dando dicas de como treinar por exemplo, seu olhar e sua escuta para de verdade ver e ouvir o mundo e as pessoas ao seu redor.
"Quanto mais conscientes fomos da raridade e do valor da vida, melhor saberemos como vive-lo."

Michelle Lopes 01/11/2022

O livro fala sobre a importância da atenção plena, de vivenciar as experiências, criar conexões, despertar os sentidos, valorizar os momentos... É simples, mas uma mensagem importante, que não custa reforçar!

Leitura leve e rápida.

"A atenção plena nos permitirá experimentar com os cinco sentidos o que estiver acontecendo. Nenhum momento será memorável se não prestarmos atenção nele, se não estivermos plenamente presentes."

Celina 07/10/2022

vou pôr em prática todos os pontos que achei importante nesse livro: atenção plena, viver o momento presente tendo em mente que ele é único, "o que aconteceria se..." para pensar em outras alternativas, e etc.
gostei de lê-lo, sinto que foi um livro ideal e específico para o meu momento atual. não pode ser só coincidência kkkkkkk

1 | 2 | 3 | 4 | 5