A monarquia constitucional e a contribuição de José Bonifácio de Andrada e Silva Arsenio Eduardo Corrêa

Resenhas - A monarquia constitucional e a contribuição de José Bonifácio de Andrada e Silva

LAEL 18/10/2020

Complemento importante para o conhecimento histórico da monarquia brasileira
Gostei da leitura. O autor faz uma abordagem cronológica, desde as guerras religiosas na Europa até a organização monárquica do Império do Brasil. Confesso que, ao buscar pela obra, minha expectativa era encontrar mais informações sobre Jose Bonifácio do que realmente encontrei. O autor faz uma boa análise das formas de governo na Europa, especialmente da Inglaterra, e verifica suas influências sobre a política do Brasil imperial. Meu único lamento é que ele se prende muito á essa análise, e não faz (ao meu ver) uma abordagem ampla sobre Bonifácio, como a expectativa que o título da obra gera. Contudo, não deixa de ser um bom complemento para estudos sobre o período colonial e pós-independência.