Impérios

Impérios Jane Burbank...

Resenhas - Impérios

NicholasJade 31/03/2024

Uma perspectiva histórica das relações internacionais
A proposta do livro Impérios é observar, através da história, como comportamentos imperialistas de distintas regiões do mundo e de diversas organizações sociais moldaram as relações na arena internacional.
Apesar de possuir uma proposta de ruptura com Vestfalia e os moldes clássicos de Estado-Nação como fator fundacional para a disciplina de Relações Internacionais, o livro não tem uma proposta decolonial ou de ruptura com a narrativa eurocentrica.
A proposta foi enriquecedora, mas a crítica deixou a desejar em sua posição.
Para fins além da faculdade, o livro é um recurso interessante para se estudar novas modalidades imperiais para a construção e organização de mundos ? seja na ficção ou não. O que me é bastante agregador como escritor.
Um bom livro, mas que poderia ser melhor.

dnascif 04/10/2023

Muito completo, trata do assunto com riqueza de detalhes e ajuda a entender questões atuais sobre a relação entre alguns países

Jessé 25/07/2023

Se dedique...
? Não vou mentir, o livro é bom sim, mas por se tratar de um estudo histórico dos impérios a leitura é bem densa. Junte isso ao fato do livro ser grande, pode fazer você demorar pra terminar.
? Mas o jeito que ele traz luz sobre alguns temas, em especial sobre os impérios europeus principalmente nos últimos capítulos, me fez mudar a forma de vê-los.
? É uma leitura excelente e um estudo fantástico que vale a pena para quem quer se aprofundar no assunto.

Hildeberto 17/07/2022

Abrangente
"Impérios", de Jane Burbank e Fred Cooper, aborda a história de alguns impérios selecionados - Romano, Chinês, Islâmico, Bizantino, Europeu Ocidental, Mongol, Russo, etc. -, essenciais para a construção do presente.

Nesse sentido, os autores partem de uma perspectiva conceitual interessante: propõe repensar as relações de poder em termos de impérios ao invés de nações.

Ótima leitura para ampliar os conhecimentos históricos.

Lucas.Batista 18/09/2020

Obra Monumental.
Excepcional leitura, que já figura como uma das melhores do ano.
O paralelo traçado pelos autores, entre causas de ascensão e derrocada dos mais diversos Impérios ao redor do mundo, é absolutamente interessante.
Livro de linguagem direta, como todo bom livro de história, e com argumentos e conclusões sólidas.
Recomendo fortemente.
Um ponto que sempre gosto de ressaltar como negativo, nesses lançamentos do Selo CRÍTICA, são as escolhas popularescas dos títulos. A versão original seria algo como "impérios na história do mundo", mas eles sempre tem de colocar "uma nova visão" e blá blá... o mesmo se repete no "Silk road". Enfim, apenas chatice minha hehe.
Douglas 30/03/2021minha estante
Excelente resenha ?

Lucas.Batista 01/04/2021minha estante
Muito obrigado! ;)

Daniel263 14/05/2020

Um excelente livro de história
26º livro lido em 2020.

Esse colosso estava no meu radar desde seu lanc?amento aqui no Brasil - e foi uma das minhas melhores aquisic?o?es na Bienal do Rio!

Escrito por uma talentosa dupla de historiadores, a obra traz muitos mapas e textos bem objetivos. Ale?m disso, a estrutura do livro e? o?tima: de forma cronolo?gica, mostrando como o desenvolvimento dos impe?rios e das civilizac?o?es e? uma seque?ncia de escolhas entre erros e acertos.

Com mais 600 pa?ginas, esse colosso e? mais uma o?tima obra do selo/editora Cri?tica. Com muitos detalhes e informac?o?es interessantes, vale muito a pena se voce? gosta de histo?ria!
Douglas 30/03/2021minha estante
Excelente resenha ?