A Riqueza das Nações

A Riqueza das Nações Adam Smith

Resenhas - A Riqueza das Nações

Roberto 03/10/2009

ele foi o economista
Ler Riqueza das Nações de Adam Smith é voltar ao tempo, nos primordios da economia capitalista, quando ainda o capitalismo era um modo de produção muito jovem, porém já transformara a Inglarerra na maior potência econômica do mundo na época. Neste primeiro volume, pg. 567, encontramos nada menos que a famosa frase de Smith: "ao dirigir essa atividade de modo que sua produção tenha o maior valor possível, não pensa senão no próprio ganho, e neste, como em muitos outros casos, é levado por uma mão invisível a promover um fim que não era em absoluto, sua intencão promover". A partir desta frase e de muitos outros argumentos de Smith, construiu-se uma vasta teoria econômica a partir de David Ricardo, de caráter liberal e capitalista, que ainda hoje domina o pensamento econômico geral, apesar de muitas outras correntes de pensamento terem também influenciado significativamente governos e nações.

Leostuepp 03/04/2010

Mesmo não sendo economista
Em 1990, fui apresentado a esta monumental obra de Adam Smith.
Mesmo não sendo economista, senti-me tentado a ler a mesma, composta de dois volumes (a edição que li e tenho é a 2a, impressa em outubro de 1990).
Fiquei impressionado com o que li, pois temos de ter presente que a obra foi editada em Londres pela primeira vez em 1776.
Como diz o prefácio da edição portuguesa, indiscutivelmente "A Riqueza das Nações (Título completo: Inquérito sobre a Natureza e as causas da Riqueza das Nações)" é um clássico de relevante interesse histórico no campo do pensamento econômico, tratando-se de uma obra considerada pelos especialistas como "uma das grandes construções intelectuais da história moderna."
É uma obra que precisamos ler, para conseguirmos olhar no caminho da história, de que maneira a economia foi vista por pessoas que conseguiram mudar o rumo de muitas nações.

André 10/02/2018

Neil Degrasse Tyson
"Para entender que o capitalismo é uma economia de ganância, uma força da natureza dentro de si mesma"

Guilherme.Vieira 12/05/2017

Grande obra
Adam Smith consegue expor vasta teoria de maneira simples e de fácil entendimento. O livro que traz a base do funcionamento do mercado, relações entre indivíduos e do liberalismo econômico. É impossível ler qualquer outro autor que trata das ideias liberais e sem que ele se fundamente nas ideais de Smith.

Inlectus 04/07/2018

Magnífico.
Diferente de Carl Marx, este pensador sabia pensar, e teve uma uma boa vida, não morreu na miséria depois de mantar seus filhos de fome.
Sérgio 20/04/2019minha estante
"Por esta causa a proposta de qualquer lei nova ou regulação de comércio, que vem desta ordem, deve sempre ser atendida com grande precaução e não deve ser adotada senão depois de ter sido por muito tempo cuidadosamente examinada com a mais escrupulosa, e até com a mais suspicaz vigilância, pois vem de uma ordem de pessoas cujo interesse não é exatamente o do público, e que, no geral, tem interesse de enganá-lo e oprimí-lo, e por isso em muitas ocasiões assim o tem feito." (A Riqueza das Nações - Adam Smith)

Sérgio 20/04/2019minha estante
Adam Smith também sabia que capitalistas não se importam com o povo.

Boris 11/05/2015

Não abandonei por é ruim. Eu apenas li a introdução, pois só ela já me bastou aos meus objetivos.

Henrique 19/10/2017

Um clássico da economia
É essencial para qualquer economista e também para aqueles que nutrem simpatia pelas ciências econômicas. É simplesmente brilhante.