Clap When You Land

Clap When You Land Elizabeth Acevedo

Resenhas - Clap When You Land

Pedro 03/06/2020

Livro maravilhoso <3
Livro da mesma autora de Poeta X e como sempre, ela entrega um livro que você sai dele com esperança de viver a vida com um sorriso no rosto e agradecendo por todas as coisas que já te aconteceram, sendo elas boas ou ruins

A história em o seu ponta pé em novembro de 2001, quando o avião AA587 caiu no caminho para Santo Domingo, matando 265 pessoas. Nesse avião, 90% dos passageiros eram Dominicanos ou descendentes de Dominicanos. Esse marco foi uma tragédia horrível para a comunidade Dominicana. ⠀

Essa é a história de duas jovens garotas — Camino e Yahaira — uma delas é Dominicana e a outra é Americana, vivendo em Nova Iorque. Elas não se conhecem, nunca falaram uma com a outra e nem sabia da existência da outra até a queda desse avião. O pai de ambas estava abordo indo visitar a Camino. ⠀

As duas sofrem com a perda do pai de formas distintas, Camino que sente que agora sem o pai ninguém conseguirá protege-lá. Quando Yahaira aparece em sua vida, tudo muda, a sua perspectiva sobre o mundo e até mesmo sobre o seu pai. ⠀

Ambas descobrem que o pai não era aquela figura imaculada que elas haviam criado, mas que ele era bem mais complexo que isso, possuía defeitos, coisas que elas nunca haviam pensado antes — mesmo ele sendo um bom pai, talvez ele não tenha sido o melhor marido. Nesse livro, você o amadurecimento das duas garotas através da intensidade da perda repentina do pai e percebe através da dor, coisas começam a florecer. ⠀

É uma história linda que dá um quentinho no coração e esperança no luto. A jornada de ambas se descobrindo, amadurecendo e se aproximando, é lindo e sensível. Mesmo tocando em assuntos pesados, a autora consegue passar com maestria todos os sentimentos que as personagens estão sentindo. ⠀

*Para conferir mais resenhas é só seguir no Instagram @estantedopeu

site: instagram.com/estantedopeu

julia 08/08/2020

Resenha: Clap When You Land
Elizabeth Acevedo conseguiu mais uma vez me fazer chorar enquanto lia um de seus livros! Clap When You Land é uma história contado em versos livres e é tão linda e tocante. A narrativa principal trata do luto e a maneira como Acevedo traduziu aquelas emoções pesadas e complicadas para a página foi extremamente bem feita e me destruiu um pouco.

Camino e Yahaira, como personagens e narradoras, foram absolutamente maravilhosas. Cada uma delas veio de origens muito diferentes e tiveram que lidar não apenas com a dor compartilhada, mas também com o segredo que existe entre suas famílias. Foi tão fácil mergulhar em seus pontos de vista e o estilo dos versos fez muito para torná-las personagens únicas e distintas.

Achei o início do livro um pouco lento? Levei um tempo para me perder totalmente na história e nos pontos de vista de Camino e Yahaira. Eu sorri ao longo dos capítulos de Camino (qualquer menção a Vira Lata aqueceu meu coração), mas foi só quando o acidente de avião aconteceu que fiquei colada à história. Mesmo assim, foi uma leitura tão rápida e gostosa que terminei em dois dias.

Outro ponto que foi muito difícil para mim ler, mas isso por motivos pessoais, foi a agressão sexual. Se esse assunto é de alguma forma um gatilho para você, por favor, tenha cuidado ao ler o livro.

Clap When You Land é uma leitura obrigatória para quem procura histórias diversas e comoventes que tratam da família e do luto e que queira experimentar a poesia. A forma de verso livre é realmente acessível e Acevedo tem um jeito com as palavras que vai capturar seu coração.

Pam 03/02/2021

Uma escrita cativante e a forma poética de mostrar as dores e sofrimentos dos personagens faz com que o livro não seja pesado, mesmo com uma temática tão difícil.

sofs 30/06/2021

Clap When You Land
Muito bom ver o relacionamento das irmãs e como o relacionamento delas evolui durante o livro.As duas tem muito daddy issues que elas não conseguiram resolver muito no livro.O livro tratou de vários assuntos importantes mas também muito pesados como racismo,estupro e pobreza.Gostei muito do livro de adorei que ele foi feito em versos.

Nicole 22/07/2020

A Elizabeth Acevedo tem um dom de criar personagens e narrativas tão reais, cheias de camadas, de lados, de sentimentos conflitantes. Eu fiquei muito apaixonada por esse livro, ele me fez sofrer, ficar agoniada, triste, aliviada.
A construção das duas, de ver como o mesmo fato pode repercutir tão diferente entre duas pessoas ao longo de toda uma vida, que isso é o motivo delas tomarem decisões tão diferentes entre duas cosias, é muito bom e bem feito.
O audiobook dá uma outra bagagem na poesia, no jeito que elas entoam, cantam. Simplesmente perfeito!!!

Vini 16/05/2021

Clap when you land
Que livro lindo pessoal! Que história cativante e envolvente. Aos poucos você se percebe imerso na vida das duas protagonistas, querendo partilhar seus sentimentos, seus medos, suas lutas. Narrativa rápida e bem desenvolvida por Acevedo que nos mostra as relações envoltas ao luto, à família, ao medo, ao perdão?
Uma ótima escolha também para praticar o inglês. Com um vocabulário fácil, torna-se uma leitura deliciosa.
Recomendo!

Bia Alper 29/06/2020

Esse livro é tão incrível quanto os outros.
Eu gosto muito de como os personagens da Elizabeth existem em algum plao criado por ela, eles são palpáveis e o tempo todo eu me via querendo abraçar alguém ou chorar com alguém. Usar essa perspectiva de irmãs que não se conhecem e passam a se conhecer em uma situação tão drástica também é algo que eu só consigo ver a Elizabeth fazendo. Ela é intensa com as palavras como as suas personagens e as situações onde ela as coloca.

Como eu ouvi o audiobook e aqui existem duas personagens eu me perdi as vezes em quem era quem principalmente no início, mas depois fica claro não só pelo tom de voz e narrativa que são diferentes, mas pela a distinção de ambas em suas realidades e culturas.

Eu amo tanto a escrita da Elizabeth, a construção de personagem. Espero que logo eu possa ter seus livros aqui comigo para eu admirar e reler mil vezes.

Lea 04/05/2021

O melhor dos dois mundos
Duas irmãs de 16 anos se conhecem após a morte do pai decorrente da queda do avião. Esse livro conta sobre o após, como as decisões de um homem afetou a vida de tantas pessoas.

Camis 24/01/2021

e vamos de unpopular opinion
Sabe aquele livro que você passa o tempo todo que ta lendo tendo certeza que vai sofrer pra avaliar?

Clap When You Land conta a história de Camino Rios, dominicana, e Yahaira Rios, estadunidense, que não se conhecem e vivem vidas extremamente distantes e diferentes mas têm algo importante em comum: o sangue da família. E elas só descobrem essa conexão aos 16 anos de idade, após um trágico acidente e consequente morte daquele que as ligava - o pai de ambas.

A autora, Elizabeth Acevedo, é uma poeta, então o livro todo ser em prosa não deveria ser uma surpresa (mas foi para mim que caí de paraquedas e não sabia nada sobre ela HAHAHAH). Sobre isso, tive sentimentos divididos - não sei se gostei ou odiei o formato da narrativa totalmente em poema. Acho que pendi mais para o não gostar. As vezes, me parece que autores preferem escrever com essa estrutura só para trazer um pouco de dramaticidade à narração.

A história é interessantíssima e emocionante, mas parece que foi escrita em cima de uma tartaruga. Demora TANTO pra acontecer alguma coisa, sério. As coisas só começaram a acontecer de verdade quando passa da metade do livro (literalmente, eu prestei atenção nisso). A leitura, então, não é uniforme, parece que até o meio você se arrasta e a outra metade é um chute te apressando.

Por fim, o pior defeito para mim e que me fez sofrer para decidir a avaliação do livro (sempre tenho dó de avaliar muito baixo HAHHAH) é o estereótipo péssimo sobre a américa latina. Até quando isso, senhor?

Tratar o assunto etnia latina com autores estadunidenses é complicadíssimo. Eles têm visões absurdamente diferentes de nós quando se trata de raça e etnia. A autora, Elizabeth Acevedo, é descendente de dominicanos, porém é nascida e criada nos EUA. Então o questionamento é: até que ponto esse é o local de fala dela?

A vida da personagem principal que é nascida e criada na República Dominicana é uma chuva de estereótipos péssimos. Tudo sobre o país é retratado de forma horrível. Assédio, prostituição, turismo sexual, pobreza extrema, pobreza pobreza pobreza pobreza já mencionei pobreza? Tráfico sexual, pedofilia, POBREZA, gravidez infantil. A forma como retrata homens latinos é péssima e olha que não é do meu feitio defender homens. Não, juro que não estou exagerando. Ah, e o maior sonho de uma das personagens principais é se mudar pros EUA, porque lá é tão perfeito! American dream, né?
Não me importa se Acevedo é filha de latinos e ela passou férias na República Dominicana 3 vezes na vida, isso não dá total direito a ela de retratar a américa latina assim para o público estadunidense dela.
Eu não estou economizando no peso das palavras porque li resenhas na rede social literária ao lado (goodreads) e notei um padrão: latinos putos com os estereótipos e leitores de países de 1º amando o livro (imaginem o quanto rolei os olhos com isso). E li um comentário que resume meu desconforto com tudo isso: o livro é perfeitamente escrito para um público norte-americano.

enfim, agora com o meu término desse livro estou iniciando uma petição para proibir estadunidense de escrever sobre latinos ou américa latina, boa noite
Anny 07/04/2021minha estante
Obrigada pela resenha! Eu estava já sentindo que li errado por ter visto só comentários positivos sendo que fiquei incomodada com essas questões que você apontou durante o livro todo.

Natalia.Rossato 01/02/2021

N sei nem o que fizer, que livro doido e lindo ao mesmo tempo. Chorei, amei. A escrita é
maravilhosa e já quero ler todos da autora ?

Emilly 04/11/2020

Não me envolveu, mas...
Comecei a ler com uma expectativas altíssima porque amo a autora, mas infelizmente a leitura não foi o esperado... Mesmo assim, o livro não deixa de ser bom, porém é péssimo quando ele não é aquilo que já estava alinhado em seus pensamentos

ClAudia 27/11/2020

Emocionante
Clap when you land - Elizabeth Acevedo ⁣

Bonnier Childrens ⁣

400 páginas 2020⁣

4,5⭐⁣

•⁣

Camino e Yahaira vivem em países distantes, tem vidas e experiências muito diferentes, mas tem uma coisa em comum: Papi. Quando o avião saído de Nova Iorque cai a caminho da República Dominicana, as duas são forçadas a encarar os segredos do pai enquanto planejam seu funeral. ⁣

Como todos os livros da Elizabeth, essa é uma história de jovens garotas negras, Latinas e com uma narrativa poética. Ela aborda os relacionamentos familiares, cheios de dramas e como isso afeta as escolhas das protagonistas. Uma das coisas que mais gosto dos livros da Acevedo é o fato dela sempre trazer mulheres no centro da história. Mulheres fortes, que sonham, que lutam, que erram, que se ajudam e que não desistem. ⁣

Camino vive modestamente com a avó. Seu único luxo é a escola particular que o pai paga pra ela. Ela sonha em cursar medicina em Nova Iorque, tentando fugir da realidade triste de onde mora, onde as garotas da sua idade estão grávidas ou sendo usadas por turistas mal intencionados.⁣

Yahaira é uma enxadrista excelente, com futuro promissor nas competições. Quando descobre o segredo do pai ela fica tão desapontada que desiste do jogo que foi tão importante para eles.⁣

É uma história sobre perda e luto, mas também sobre perdão e esperança. Porque quando o avião pousa em segurança e você chega ao seu destino, você aplaude.

site: https://www.instagram.com/p/CFfHtu9j-jC/

Debs 13/12/2020

Clap When You Land conta a história de duas garotas, Camino e Yahaira. Uma vive na República Dominicana, a outra mora em Nova York, respectivamente. Até a queda do voo que causou a morte do pai que elas compartilhavam.

Diante de segredos e mentiras por parte dos dois lados da família, as garotas descobrem a existência uma da outra, enquanto tentam superar a perda do pai e outros abusos.

O livro é escrito em versos, e aborda temas diversos: luto, abuso sexual, autoconhecimento. Além disso, em vários momentos, o espanhol aparece na história, por ser a língua-mãe das personagens principais.

Francesca 18/01/2021

O livro é lindo. Emocionante. A história dessas duas irmãs, de como elas enfrentam o luto, cada uma a sua maneira, me comoveu imensamente