Seasons of the Storm

Seasons of the Storm Elle Cosimano

Resenhas - Seasons of the Storm

Kamui Leo 31/07/2023

"Em uma noite fria e fresca, Jack Sommers foi confrontado com uma escolha – viver para sempre de acordo com as antigas regras mágicas de Gaia, ou morrer.

Jack escolheu viver e, em troca, tornou-se um Inverno - uma encarnação física imortal da estação na Terra. Todos os anos, ele deve caçar a estação que vem antes dele. O verão mata a primavera. O outono mata o verão. O inverno mata o outono. E a primavera mata o inverno.

Jack e Fleur, um inverno e uma primavera, se apaixonam contra todas as probabilidades. Para ficarem juntos, eles terão que escapar do ciclo que os está separando. Mas seu criador não os deixará ir sem lutar."

Lala 29/09/2022

Ótima leitura
Não entendo a nota baixa aqui, já que é uma boa leitura. Não é perfeito, mas tem um belo charme.
A ideia da autora é bem legal e diferente do que qualquer coisa que já vi antes: cada estação é a personificação de uma pessoa controlada por Gaia e Cronos. Quando uma estação acaba, a próxima tem que matar a anterior pra que a sua comece. Só que não é tão simples assim, já que há regras que necessitam ser seguidas para que tenha um equilíbrio, só que algumas delas não fazem sentido.
A primavera, Fleur, e o inverno, Jack, se apaixonam, mas pelas regras, não podem ficar juntos. Toda a trama do livro gira em volta dos dois tentando mudar isso, mas com muito mais vigor do que estou parecendo soar. Com a ajuda das outras estações, vão descobrindo possibilidades novas e outras coisas que não estão soando bem.
O livro te prende bem, as lutas ainda mais. Fiquei chocada em ler essas partes, inclusive. São mais interessantes do que o resto da história em si. Não gostei do final e teve muita atitude do Jack que eu tive vontade de socar o kindle, bem desnecessário. Acho que ele podia ser bem mais desenvolvido no decorrer da história, principalmente como principal, mas tá bom.
Ansiosa pela continuação.

Jenni Pradera 02/08/2022

Depois que descobri que esse livro foi escrito pela mesma escritora do livro Finley Donavan, fiquei muito animada para mergulhar nesse romance. Achei a sinopse interessante e intrigante. Queria estudar sobre um personagem que aparece em seu livro (estou escrevendo um livro sobre um desses personagens e queria saber como a escritora o representou neste livro). Resumindo, as expectativas estavam altíssimas e mal podia esperar para ter o livro em mãos. Infelizmente esse é um daqueles casos em que o conceito soou super legal mas foi mal executado.

A estória teve um início interessante e não demorou muito para mergulhar neste mundo. Mas a medida que fui lendo, fiquei intrigada, depois fiquei entediada; a ficou estória confusa e só queria terminar.

O problema principal com este livro era que quase não houve a construção do mundo e a magia era quase ausente. A autora não teve tempo para explicar o que cada personagem poderia fazer em cada estação. Suas limitações e poderes. Se tivesse feito isso, teria acrescentado mais profundidade, detalhes e informações para o leitor entender o mundo.

Outro ponto que me incomodou foi com os personagens principais. Mesmo que vemos a evolução deles durante a estória, nada acontecei. Não temos informações a seu respeito. Não sabemos o passado, seus interesses, como eram. Não conectei com eles ou com o romance (o livro começa com o romance entre os dois e não é explicado como? quando? onde? Pareceu forçado e falso), era tão forte o amor entre eles no início do livro que não aguentei. Logo perdi o interesse e não tinha chegado nem na metade do livro.

O final deixou a desejar. O enredo foi beeemmm arrastado e não aconteceu muita coisa (só os últimos capítulos, que temos o desenrolar da estória, embora, não tenha me impressionado.)

Resumindo: Se querem ler um livro da mesma escritora e superior a este, recomendo a série "Finlay Donovan: Uma Escritora de Matar".

Lady Bridgerton 31/07/2021

romeu e julieta encontra jogos vorazes praticamente
amor impossivel com um joguinho de matar as estações me ganhou totalmente, so não dei 5 estrelas porque acho que não chegou nesse apice total, quem sabe numa releitura é bem possivel, é uma fantasia ya meio distopica até agora não entendi aonde esse livro se encaixa, so sei que amei muito muito, é um diferencial, um sabor novo que parece que eu provei lendo por mais que tenha me lembrado outras coisas, a construção de mundo eu achei maravilhosa, e bem redondinha, a autora explicou logo de cara e não achei muito complicado, os personagens são maravilhosos principalmente as 4 estações principais: julio,amber, fleur e jack. mas os ajudantes deles também são muito bons. fleur e jack os protagonistas assim muito impossivel não gostar, especialmente pela questão do amor deles ser proibido e tals você fica torcendo nas primeiras paginas, e ambos individualmente são bem legais e o jack tem bem aquele ar de heroi mas que não te deixa muito saturada, queria mais coisas do julio admito, ele chamou muita a minha atenção mas ne novamente as autoras não me servem de tudo, eu so fico imaginando se esse livro teria sido se tivesse o pov das 4 estações, como seria trabalhado, porque merecer esses povs, eles merecem, enfim não sei o que a elle ta aguardando pra sequencia porque esse livro aqui termina bem fechadinho, to até com medo mas to ansiosa pra ler

airles 23/05/2021

Muito bom!!!!
Eu comecei esse livro sem ler a sinopse só sabia que eram sobre as estações do ano e amei. É uma fantasia YA então não tem nada explícito.

Não sei se é considerado uma distopia (sou meio confusa com isso) mas esse ?mundo? é um lugar onde existe uma pessoa pra cada estação em cada cidade e elas se matam (sim literalmente. com perseguição e pontos pra um ranking tipo um jogos vorazes). Quando eles morrem eles voltam pra o Observatório que é o prédio com dormitórios que eles ficam nos meses antes de serem soltos no mundo de volta pra estação acontecer. No primeiro capítulo a gente conhece o protagonista da história Jack um inverno (o prólogo é com ele também mas não dá pra entender nada kkk) que tá sendo morto pela Fleur uma primavera e a gente percebe pelas entrelinhas que eles são meio que apaixonados e tal, mas existem regras severas que proíbem isso já que eles precisam se matar todo ano e tal e também é impossível porque no observatório cada estação fica separada tipo inverno só com inferno e etc. E aí a história começa a se desenrolar, o jack começa a perceber umas coisas e etc que podem ajudar ele e a fleur a ficarem juntos.

A história me lembrou um pouco jogos vorazes (mas bem pouco mesmo só a parte de rebelião e o modo como parece tudo um show)

Eu realmente gostei, os personagens são bem trabalhados, mesmo os secundários e tudo faz muito sentido e você percebe que o universo foi bem construído não tem ponta soltas, meu único adendo foi que precisei pausar a leitura porque tava agoniada porque nada dava certo nunca era desgraça o tempo todo kkk odesde o snow não odiava tanto um vilao assim ele tem a mesma energia de velho imundo, gostei muito e indico, é uma duologia e o final desse me deixou animada pro próximo.

airles 09/07/2021minha estante
eu tenho

Cella 07/12/2020

Seasons of Chaos, cadê você??
As fanarts me ganharam. Sim, vou começar a resenha dizendo isso, pois foram essas fanarts, perdidas pela minha timeline do twitter, que me levaram até "Seasons of the Storm", mas não só isso! O segundo ponto que importou muito para que eu decidisse iniciar essa leitura foi o fato de ser apaixonada por "A Origem dos Guardiões", assim, as coisas não poderiam ter acontecido de forma diferente: vi Jack e inverno associados, surtei, fui correndo ler (sofrendo por ser em inglês, porque pensem numa pessoa preguiçosa pra ler em outro idioma!).
Quatro estações. Imortalidade. Uma caçada. Jack Sommers é o inverno e, anualmente, ao final de sua estação, ele é morto por Fleur, a primavera, mas o que pode acontecer quando eles se vêem apaixonados e infelizes com aquele ciclo sem fim? Isso é um pouco do que "Seasons of the Storm" vem mostrar.
As personagens foram o ponto alto para mim, é difícil dizer qual me ganhou mais, e no geral eu achei os acontecimentos muito bons e a ideia bem construída (houve apenas uma cena da qual não gostei tanto, não sei se consegui entender o ponto dela mesmo com a certeza de existem pontas soltas para a continuação, mas a história rapidamente se recupera).
E gente, só vou dizer para vocês: OS TOMBOS VÊM. Eles vêm de várias formas, e só tornam tudo melhor.
Para mim, valeu muito a leitura, se você não gosta de coisas cheias de detalhes pode ser um risco, mas as pessoas deveriam dar uma chance para esse livro! E sim, acredito que ainda há muito o que precisamos descobrir sobre esse universo, por isso aguardo ansiosamente "Seasons of Chaos".

Yasmin675 22/09/2020

Meu mais novo favorito
Eu estava muito animada pra ler esse livro, mas muito mesmo. A premissa de um livro com a história de Jack Frost me pegou de jeito, e apesar de não ser exatamente o Jack Frost, Jack Sommers não me decepcionou. Desde que soube do lançamento eu sabia que seria o tipo de livro que iria me prender e fazer com que eu me apaixonasse pelos personagens e o conteúdo da história, e foi exatamente o que aconteceu. Porém, eu esperava um YA mediano e bem água-com-açúcar, e a autora me presenteou com uma fantasia estruturada com um sistema de magia diferente e coerente, além de personagens carismáticos e profundos.

Tudo começa com a mudança de estações. O ciclo muda de acordo com as mortes de cada season, a caçada se inicia e o predador tem a responsabilidade de matar sua presa e mandá-la de volta para o observatório, preservando o ciclo e dando seguimento a mais uma rodada. Cada morte lhe dá a oportunidade de subir no ranking e manter a sua sobrevivência. As coisas começam a dar errado quando Jack (Winter) e Fleur (Spring) se apaixonam e Fleur está próxima da linha de extermínio. Jack, ciente dos riscos, resolve juntar seus colegas e encontrar uma saída, uma chance de libertação do ciclo doentio de morte em que são forçados a viver. E assim, Jack, Fleur, Amber e Julio fogem (com seus handlers) e a jornada se inicia.

O ponto forte desse livro é o desenvolvimento de personagens, apesar de termos apenas dois pontos de vista, é muito perceptível o que a autora tenta entregar aqui (indo além dos 4 protagonistas, podemos destacar Chill, Poppy e Marie como exemplos disso). Jack é um protagonista interessante, tive dificuldade com ele no início pois pensei que ele ficaria sempre naquela visão que ele tinha, mas ele evolui (e muito) conforme o enredo vai se desenrolando.

Jack é um protagonista real, sabe o que quer e o que precisa para conseguir isso, e está disposto a fazer sacrifício para garantir a sobrevivência e o bem estar de todos com quem se importa. E, considerando sua história de origem, é muito bonito ver a evolução dele e sua construção como herói. Fleur também é interessante, pensei que ela ia ser apenas o love interest murcho, mas a narrativa estava mais focada nela do que eu pensava e Elle Cosimano constrói a personagem com maestria, direcionando seus pontos fortes (e fraquezas também) de modo que seja fácil identificar quem ela é (por essência e escolha).

Julio é a cereja do bolo, tem tudo para ser um grande favorito, engraçado, inteligente e carismático, pintado pra ser um rival do protagonista (e tinha tudo pra ser mesmo), o garoto Summer se apresenta como um toque de sutileza para o grupo. Geralmente, ele é quem dá uma acalmada nos nervos e no ritmo acelerado da narrativa, mas mesmo assim ele não serve só de muleta para a autora e tem muita profundidade (mais até do que eu esperava ver). Gostei da representatividade latina através do Julio, porém, queria que isso tivesse sido um pouco mais explorado. Amber é a única do quarteto que eu tinha quase certeza de que ia detestar, mas fico feliz em dizer que isso não aconteceu, ela é interessante e misteriosa, e gosto de como ela cresce como pessoa no andar da narrativa.

Mas nem tudo é perfeito, tenho apenas duas críticas a fazer. A primeira: falta de representatividade LGBT+. Não faço parte da comunidade mas estou habituada a encontrar personagens com essa característica e me decepcionou um pouco o fato de que não haviam, pelo menos não explicitamente, personagens LGBT+ na narrativa, quem sabe no livro 2 a autora nos dê um personagem abertamente LGBT+ de presente?

A segunda crítica é sobre o plot dos handlers. Tirar eles de cena por conveniência pro plot principal e depois trazer todos de volta como se nada de importante tivesse acontecido me pareceu muito preguiçoso, eu não gosto muito quando os autores usam personagens secundários de muleta pra resolução de problemas, mas estou disposta a deixar passar em prol da experiência do livro.

No mais, gostei de como o sistema de magia se estrutura. Chronos é um vilão interessante e apesar de ser um deus, se apresenta de uma forma bem humana dependendo do ponto de vista. Lyon é um personagem vital para a história, indo além da figura de mentor, mas como um verdadeiro agente participativo da história e com uma grande importância para o desenvolvimento do Jack. Achei Gaia um pouco apagada, eu esperava que ela fosse a vilã do livro mas as coisas caminharam de outra forma e fiquei feliz por isso.

É um livro hit or miss. Se você não estiver investido nos personagens, ele não vai funcionar tão bem assim pra você. No meu caso, eu consegui me apaixonar por todos (ou quase) e torcer por um desfecho feliz, o que contribuiu muito para a experiência positiva que tive. Se tornou um favorito e mal posso esperar para ler o livro seguinte.
alice 22/09/2020minha estante
vc sabe se já tem a tradução?

Yasmin675 22/09/2020minha estante
Até onde sei não tem tradução oficial e nem previsão de ser publicado aqui no br, eu li em inglês mesmo

alice 22/09/2020minha estante
ahh que pena, vou ter que aprender inglês KKKKKK

eli 20/09/2020

Faltou representatividade LGBTQ+ mas vale muito a pena!!
Quando você pensa em poderes de personagens de ficção, em geral mesmo, é muito habitual pensar nos quatro elementos, fogo/terra/água/vento; porém mesmo com esse detalhe tão regular, até batido de tanto usarem, o livro é sensacional e calma lá!!!! Os poderes não são bem assim.
Cada personagem que tem poderes é a incorporação física de uma das estações do ano, e como as estações giram em um ciclo, para serem balanceadas, cada - como são chamadas no livro - estação caça a que vem antes de si e a ordem natural do planeta é assim então estabelecida.
O livro conta sobre Jack, um Inverno, que se apaixona por Fleur, uma Primavera, todo ano ela deve caça-lo quando sua estação começa e a dele está para acabar. A estória se desenrola a partir do ponto em que Jack resolve tentar achar uma forma de quebrar esse ciclo brutal.
O enredo do livro é muito promissor, e é realmente muito bom e envolvente, nada perto de algo que eu já tenha visto antes.
A autora escreveu de um modo que o desenvolvimento ficou sensacional, não tem brechas para ?furos no roteiro? e é tudo conectado/interligado. Sério, conforme você pensa, tudo faz sentido e é tudo ?fechadinho?.
Acho que o único ponto em que eu tenho, não para reclamar, mas como uma crítica construtiva honesta, é que a autora deveria investir em representatividades LGBTQ+ pois no livro não há nenhuma, mesmo tendo diversos casais, em nenhum deles há essa representatividade.
Quanto à representatividade racial, eu acredito que tenha pois eu imaginava os personagens na minha cabeça com muita representatividade mesmo!!!! Porém olhando as fanarts - que são de ume artiste que eu já vi acusarem de whitewashing - eu acabei duvidando um pouco de mim e não conseguirei afirmar nada.
Em resumo, faltou com representatividade (sim eu to repetindo muito isso mas é a realidade) LGBTQ+ mas para mim o livro valeu MUITO a pena pelo desenvolvimento em relação à trama e eu recomendo super!!!!