Ideias para adiar o fim do mundo Ailton Krenak

Resenhas - Ideias para adiar o fim do mundo

@bookss505 25/04/2024

Gostei bastante desse livro. Na real não são ideias para adiar o fim do mundo, mas sim reflexões acerca de como a humanidade está caminhando para ele. O autor expressa ideias sobre preconceito, a farsa da sustentabilidade, o interesse do capitalismo em transformar todas as pessoas em consumidores, pois o consumidor que é bajulado não precisa refletir sobre sua existencia na terra.

Conhecemos um pouco tambem da cultura indigena, dos seus costumes e sua relação tão intriseca com a natureza.

Um livro com uma escrita simples, com mensagens escritas de maneira direta, com o intuito de gerar uma reflexão tão necessária sobre nossa estadia na terra e a relação que temos com ela.

TalesVR 23/04/2024

Viver não é útil
Há muito tempo não existe alguém que pense com a liberdade do que aprendemos a chamar de cientista. Acabaram os cientistas. Toda pessoa que seja capaz de trazer uma inovação nos processos que conhecemos é capturada pela máquina de fazer coisas, da mercadoria.

Antes de essa pessoa contribuir, em qualquer sentido, para abrir uma janela de respiro a essa nossa ansiedade de perder o seio da mãe, vem logo um aparato artificial para dar mais um tempo de canseira na gente. É como se todas as descobertas estivessem condicionadas e
nós desconfiássemos das descobertas, como se todas fossem trapaça. A gente
sabe que as descobertas no âmbito da ciência, as curas para tudo, são uma baba. Os laboratórios planejam com antecedência a publicação das descobertas em função dos mercados que eles próprios configuram para esses aparatos, com o único propósito de fazer a roda continuar a girar.

Matheus656 23/04/2024

Útil para o que eu procurava!

Essa frase resume bem minha experiência, eu procurei um livro para repertório de redação e encontrei um fácil de lê e entender, fácil de usar na redação, e de poucas páginas pra eu reler à véspera de redação.

Porém, analisando como leitor, li com pouco entusiasmo. Entendi o que o livro aborda, e como descendente de indígenas creio que as pautas do livro tem de ser mais discutidas, entretanto, como foi escrito não gostei.

jaii. 23/04/2024

Inspirador
?Por que tanto medo assim de uma queda se a gente não fez nada nas outras eras senão cair??
O livro é bem curtinho, senti como se ele tivesse falando comigo, deveriamos valorizar mais os nossos indígenas e o lugar onde vivemos.

David Copperfield 21/04/2024

Que quebra de expectativa avassaladora.
Realmente esperei vindo de um escritor indígena, possíveis soluções e práticas para retardar o processo de "sucatização" do nosso planeta, além das mais cheias de misticismo e ideal indígena.
Que basicamente instituem o diálogo entre o proceder das multinacionais e grandes empresas e o principal pensamento do livro, que a terra é nossa mãe e que devemos viver pra preservar o que é nosso.
Principalmente a ideia não se restringe ao povo indígena, mas é ampla e multifacetada com diversas filosofias com conservação do meio ambiente de diversos pensamentos, por exemplo o Cristão, que pela criação de Deus, o homem foi instituido, Coroa da criação, foi lhe dada a responsabilidade de cuidar da fauna e flora.
Acredito ser uma leitura envolvente pelo fato de ser um livro baseado em uma discussão em sala de aula, um palestrante e alunos interessados no tema que na cabeça do autor do livro, só havia o básico.

Isabsz 21/04/2024

Somos mesmo humanidade?
Ideias para adiar o fim do mundo é o primeiro livro que leio do imortal Ailton Krenak mas sem dúvida não vai ser o último. Foi muito fácil me conectar com as ideias de Krenak e ficar, contraditoriamente assustada e um pouco relaxada com estes ideais.

A obra parte de três ensaios a partir de uma pergunta simples e inquietante: sos mesmo humanidade? Krenak não poderia ser mais claro, sincero e honesto sobre o desastre do nosso tempo (também conhecido por antropoceno) e foi maravilhoso refletir numa tarde de domingo sobre como a noção de sobrevivência de nós -humanos, não humanos, natureza, universo - ganha um sentido cada vez mais antropológico.

Beatriz 20/04/2024

Sabedoria ancestral
É um livro curto, porém muito bonito e inspirador. A maneira como o autor escreve nos dá um choque de realidade mas não de uma maneira pessimista. Ele nos apresenta a perspectiva da sabedoria ancestral, das soluções pro que nem sabemos ainda que é um problema. Precisamos ouvir cada vez mais dessas vozes indígenas. É necessário e urgente.
Brilhante, recomendo!

Julia4889 19/04/2024

Ideias para adiar o fim do mundo
É um livro bom , importante e curtinho foi feito com base em uma palestra do próprio autor Ailton Alves Lacerda Krenak, líder indígena e brasileiro. Muito interessante suas falas, com bastante clareza.

Tiffany37 18/04/2024

IMPACTADA
Li esse livro para uma atividade da faculdade. Vim com grandes expectativas, até porque estava desejosa de ler literatura indígena. Porque sinceramente, já estava ficando cansada de ler sobre pessoas não indígenas falando sobre indígenas. Queria ouvir uma voz que representasse bem esse povo que sofreu tanto, e que ainda hoje é tão marginalizado, inferiorizado e muito excluído. É uma causa que não vemos as pessoas levantarem tanto a bandeira, uma causa sem muita visibilidade. O Ailton foi a voz que eu precisava ouvir no momento. Me fez repensar toda a minha vida e toda a construção de sociedade que temos. Tipo, como que podemos chamar de humanidade e civilização o que temos hoje? Basicamente estamos lutando para sobreviver, correndo contra o tempo, acabando com o planeta. Estamos vivendo numa modernidade construída de sangue e lágrimas. Todo mundo, independente ou não de setor acadêmico, deveria ler esse livro. Principalmente nós, brasileiros, povo colonizado e que ainda sofre da cegueira que o dominador nos deixou. Esse homem mais do que merece uma cadeira na ABL, ele merece um trono.

Bela232 17/04/2024

Conte mais uma história.
Li este livro em março, mas ainda o carrego comigo. Através de reflexões sobre a ideia plasmada de humanidade homogênea que nos é vendida há séculos, Ailton Krenak nos faz questionar a aceitação da desvalorização metafisica do mundo, onde o consumo tomou o lugar daquilo que antes costumava ser cidadania.
Além disso, também nos faz questionar essa condição social de submissão à visão eurocêntrica e colonizadora que continua se movendo e se transformando através do modelo de produção capitalista e, por consequência, da instigação ao consumo acima da possibilidade de se tornar humano.
Este foi o meu primeiro contato com as obras de Krenak e já o aprecio demais. Este livro é uma provocação sem igual.

"E a minha provocação sobre adiar o fim do mundo é exatamente sempre poder contar mais uma história. Se pudermos fazer isso, estaremos adiando o fim."

Gabriella756 15/04/2024

Ideias para adiar o fim do mundo
É um ótimo livro com reflexões muito interessantes sobre humanidade e natureza, só não dei 5 estrelas pois eu esperava que o livro tivesse mais relação com o nome dele " ideias para adiar o fim do mundo" e senti que não teve.

14/04/2024

Fala sobre cuidados que devemos se não dermos valor a natureza, pois é quwstaod e tempo que tudo pode se acabar.

spotify 13/04/2024

Sobre uma visão de mundo pela visão de outros
O livro é ótimo para quem não sabe muito e tem interesse em saber sobre povos originários, muito embora, o livro não aprofunde tanto em alguns assuntos é entendível pois Alton Krenak reescreveu sua palestra e pôs no livro, isso torna o livro também muito rápido de ser lido, é uma leitura rápida.

Recentemente o autor foi nomeado para a ABL e é de suma importância seu lugar lá, não avalia mais que 4 estrelas pois como falei, o livro é bem rápido e eu senti falta de aprofundamentos, mas é ótimo e importante!!! LEIAM!!!

Clebio 13/04/2024

Muito importante para entender o lado dos indígenas em uma perspectiva contada em palestra. Uma leitura rápida que em 1 dia você termina e se gostar dessa palestra em forma de livro, leia os outros livros dele.

Gabriele 12/04/2024

Krenak nos convida a refletir sobre a relação da humanidade com a natureza e a urgência de repensarmos nossos modos de vida e destrutivos padrões de consumo.