Ânsia eterna

Ânsia eterna Júlia Lopes de Almeida

Resenhas - Ânsia Eterna

Maria Amélia 21/03/2024

"Júlia Lopes de Almeida é considerada uma das mais expoentes prosadoras da "belle époque tropical". Teve uma carreira de escritora e jornalista de mais de 40 anos. Defendia a educação feminina, o divórcio e a abolição da escravatura. Dentre as temáticas abordadas em sua obra, temos o campo e a cidade, o cotidiano e os costumes, mas, em especial, a independência feminina.

Contemporânea de Machado de Assis, foi uma das idealizadoras da Academia Brasileira de Letras, mas não entrou no primeiro grupo, que não admitia mulheres, seguindo o modelo da academia francesa."

Lorena 16/03/2024

Do fúnebre às reflexões
Esta obra de Júlia Lopes de Almeida me surpreendeu. Não conhecia o lado contista da autora.
É um livro de contos com pitadas do que é fúnebre e acompanhado também de vários momentos para refletirmos sobre nossa existência. Ótimo livro. Recomendo

Tatiana Siqueira 22/02/2024

Um livro forte de umas das autoras mais vendidas e importantes do país na sua época, que ao mesmo tempo teve sua história apagada por ser mulher. Uma das idealizadoras da Academia Brasileira de Letras, da qual não pode fazer parte.

Layla.Ribeiro 17/02/2024

Para quem não conhece a autora, Júlia foi uma das principais escritoras do final do século XIX e início do século XX, muito elogiada pela crítica e também campeã de vendas. Foi a primeira juntamente com a sua irmã a escrever um livro infantil, além de ter sido uma das idealizadoras e fundadora da Academia Brasileira de Letras- ABL, mas por ser mulher não pode assumir a cadeira. Por algum motivo que desconheço ficou esquecida na literatura. Depois e conhecer seus principais romances que fizeram muito sucesso resolvi conhecer a Júlia contista, este livro é uma coletânea de seus contos publicado em 1903. São contos muito bem escrito, me surpreendeu que a autora não fica presa em apenas um gênero, há contos de suspense, drama, realismo, realismo fantástico e até de terror, Júlia também aborda nos seus contos temas como violência doméstica, amor materno, feminicídio, abuso de vulnerável e trabalho invisível do cuidado, assuntos que hoje são discutidos, porém não tanto por seus conterrâneos há mais de 110 anos atrás. Inicialmente eu pensava que tinha contos demais para essa coletânea e estava me cansando, posteriormente eu percebi que essa coletânea não é para ser lida em uma sentada como eu imaginava e sim por um bom tempo, portanto não recomendo pressa para ler esse livro, como eu fiz e atrapalhou a minha experiência, leia aos poucos apreciando a escrita maravilhosa dessa mulher e as reflexões que ela traz. Contos favoritos: ?O caso de Ruth?, ?As rosas?, ?A casa dos mortos? e ?A morte da velha?.
arthurzito 18/02/2024minha estante
Eu gostei muito desse livro também, quero ler outros dela

Layla.Ribeiro 18/02/2024minha estante
Recomendo ?A Falência?

Rafaela.Rezzadori 10/02/2024

Um livro de contos
É uma leitura tranquila, sem grandes dificuldades de vocabulário ou algo assim. É boa, mas não é incrível.

Camila.Felippio 07/02/2024

Q clássico
Uma coletânea de contos q são atemporais. Pensar q a Júlia escreveu essas histórias no final de 1890 eh inacreditável. Toda a temática q ela já retratava. Essas histórias deveriam fazer parte das nossas aulas de literatura, como são as histórias de vários escritores!

leiturasdabiaprado 30/01/2024

Júlia Lopes de Almeida nasceu no Rio de Janeiro em 1862, uma das idealizadoras da Academia Brasileira de Letras que não pôde pertencer aos seus quadros por ser mulher, mesmo sendo uma das mais expoentes provadores da "belle époque tropical".
Além de escritora era jornalista, defensora da educação feminina, do divórcio e da abolição da escravatura!
Uma mulher muito a frente do seu tempo!
Ânsia Eterna é um livro de contos, contos esses que mostram o pensamento de vanguarda de sua escritora, ela trata das dores femininas, mas já naquela época ela mostra a força da maternidade, trata de bullying, de evasão escolar... e ainda trás um quê de realismo fantástico! Uma mistura de dores reais, vanguarda e fantasia!
Vale a pena conferir os seus textos e tirar do apagamento do tempo essa grande autora!

Ana 31/12/2023

ESPETACULAR!!!!!
Julia Lopes De Almeida foi uma escritora e jornalista carioca. Nasceu em 1862 e morreu em 1934. É dona de uma vasta bibliografia entre romances, contos, crônicas, literatura infanto juvenil e até manuais de comportamento. Apesar de ser uma das idealizadoras da academia brasileira de letras, não pôde ocupar uma cadeira pelo simples fato de ser mulher. Seu marido acabou ocupando a cadeira em seu lugar.
Nesta antologia, Ânsia Eterna, publicada em 1903 e composta por 30 contos, Julia mostra sua extrema habilidade e versatilidade na escrita.
O primeiro conto que dá nome a antologia versa sobre um escritor que almeja escrever o livro da sua vida. E ao tentar explicar para um amigo a dificuldade que está passando para conseguir isso nos conta a sua estória de amor fracassada. Ele se apaixonou por uma moça sem nunca ter conversado com ela e descobre que ela não correspondia as suas expectativas de esposa. Essa temática da mulher que é idealizada como esposa, filha e mãe, que precisa se sacrificar pelos outros, assim como as violências físicas e psicológicas que a mulher sofre numa sociedade patriarcal do final do século XIX e início do século XX vai permear toda essa obra.
Os contos tem um clima gótico e sombrio, as narrativas são hipnotizantes e assustadoras e a maioria dos finais são chocantes, dolorosos e reflexivos.
O que a Júlia faz aqui é escancarar as opressões e injustiças que as mulheres sofrem mostrando como a dominação masculina impera no destino delas. Simplesmente ESPETACULAR!!!!

DéboraMP 11/06/2023

Ânsia eterna
O livro traz 30 contos com diversas temáticas. Cheguei até esta obra através do conto "Os porcos".

Meus favoritos foram: O caso de Ruth, Os porcos, Sob as estrelas, A caolha, A morte da velha e A neurose da cor.

Os contos são rápidos de ler, porém eles não são rasos. Muitos personagens me deixaram de queixo caído, em especial o doutor Seabra do conto In extremis, por sua frieza.

A maioria dos contos possui um alto poder de chocar o leitor, beirando o terror psicológico e trazendo situações cotidianas/ históricas bizarras e até possíveis de acontecerem. As histórias não tem finais felizes e muitas tem um desfecho imprevisível.

A autora foi maravilhosa. Apesar da época em que foram escritos, a linguagem utilizada é acessível e simples, sem muitos floreios, diferente do que acontece nas histórias de muitos autores clássicos da nossa literatura. Ela também me fez sentir muito sua capacidade de prender o leitor e encantar com histórias simples.

Os pontos negativos: não gostei de alguns contos, mas foram a minoria. Os grandes pontos fracos foram a formatação apertada e a letra pequena utilizada nesta edição. Também acho que a capa não faz jus a preciosidade dos textos da Júlia.

Uma dica sobre o ritmo de leitura: apesar de o livro e dos contos serem curtos, não recomendo a leitura de uma vez só, pois a grande maioria dos textos traz assuntos densos, que demandam certo tempo para processar.

Com certeza, futuramente, vou ler outras obras desta autora!

Vivian.Jensen 31/12/2022

Cadê a cadeira dela na ABL?
Julia Lopes de Almeida simplesmente entregou tudo nesse livro! O papel feminino na sociedade brasileira, racismo, a complexidade das relações familiares, honestamente ela merecia uma cadeira na ABL pena que na época mulheres não podiam ocupar cadeiras na ABL. Essa mulher foi uma genial da literatura, fico feliz que os vestibulares estão reconhecendo o talento desses escritores atualmente.

gustavo 13/12/2022

Ânsia eterna começou como uma leitura obrigatória de vestibular e terminou como uma ótima leitura. Os contos de Júlia prendem o leitor, que espera pelas reviravoltas, muitas vezes trágicas, algumas vezes tristes e poucas vezes felizes. A descrição típica do naturalismo serve para fomentar o ambiente de cada história e criar uma atmosfera de suspense, na qual você anseia pelo desfecho. Gostei bastante do livro e o recomendo, os contos são curtos e inteligentes e, dessa forma, a leitura torna-se rápida.

Júlia 03/12/2022

Foi uma leitura bem mais interessante do que imaginei. Os contos têm sempre um final surpreendente. A autora discute temas e faz críticas sobre a velhice, a ingratidão, as relações familiares, etc.

Lelle. 23/04/2022

Eu ameiii. Os contos te fazem pensar muitooo e têm cada plot q vc fica chocada. Mas os meus favoritos com ctz foram O Caso de Ruth, E os cisne?, Os porcos, As Rosas e O último raio de luz.

elisarazera 03/02/2022

03/02/2022

Tive que ler como leitura obrigatória e acabei gostando tanto que vale comentar. Os contos são curtos, mas isso de forma alguma interfere na interpretação ou na fluidez nas histórias. O melhor pra mim foi o Caso de Ruth.

Carol 20/01/2022

finalmente acabei! tava lendo pro vestiba? meu deus que livro chatinho (com todo respeito à Júlia Lopes, viu!) não curti, tem uns contos muito nada ver e como o livro foi escrito em 1903 a linguagem tb é chatinho?
ponto positivo: bacana pra aprender palavras novas
fica legal se for intercalando mas muito chato pra ler diretão :)