Will My Cat Eat My Eyeballs?

Will My Cat Eat My Eyeballs? Caitlin Doughty

Resenhas - Will My Cat Eat My Eyeballs?

Dedela :)) 31/01/2024

Que mimooooo
Amores eu amei DEMAIS!!!! Como pode essa diva abordar um assunto tão pesado - morte - de um jeito tão legal, interessante e até engraçado. Que mimo, amores!!!!!
BTW QUE ILUSTRAÇÕES BELÍSSIMAS MEU DEUS QUERIA TATUAR TODAS E VIRAR UM MURAL DE ILUSTRAÇÕES DA DIANNÉ RUZ.

Samuel Custódio 29/01/2024

Caitlin Doughty mostra como a morte não precisa ser tabu
"Will My Cat Eat My Eyeballs?: Big Questions from Tiny Mortals about death" ou "Verdades Além do Túmulo", título recebido em 2020 no Brasil ao sair pela editora Darkside Books, é um grande bate papo, em que Caitlin Doughty se propõe a responder perguntas inusitadas feitas por crianças em palestras que ela ministrou ao longo dos anos.

O livro é uma delícia, o que, a princípio, pode parecer estranho para quem não se sente confortável para conversar abertamente sobre morte. Mas a forma que o livro foi escrito, apresentando as perguntas feitas pelas crianças com a dissertação da autora logo abaixo é um formato que funciona e funciona muito, pois se uma coisa que Caitlin Doughty tem, é a habilidade de falar de forma tão descontraída, moderadamente divertida e informativa a respeito das curiosidades sobre a morte, sem deixar o tom ficar mórbido em nenhum momento.

"Will My Cat Eat My Eyeballs?", que, aliás, é uma das perguntas respondidas no livro e que eu adoraria que tivesse sido o titular lançado no Brasil, justamente pela sua casualidade de perguntar algo tão surpreendente e engraçado ao mesmo tempo por sua espontaneidade, é um livro leve que se propõe a informar e fazer o leitor entender que, por mais triste que a morte possa ser, ela não precisa ser nenhum bicho de sete cabeças, mas sim um momento da vida (ou melhor, do fim dela) que também merece ser conversada e tratada com naturalidade, até porque se tem algo que todos nós não podemos é fugir, é da morte.

Nick 23/01/2024

Muito informativo e leve
Caitlin sempre muito bem humorada, adorei o formato de responder as perguntas mais curiosas dos pequenos, achei bem divertido e informativo. Aprendi bastante de um assunto que é tabu pra muita gente.

Gabriela.Mascouto 04/01/2024

Here?s the deal: It?s normal to be curious about death. But as people grow up, they internalize this idea that wondering about death is ?morbid? or ?weird.?

cecilia 03/01/2024

espero que o fato dessa ter sido a minha primeira leitura do ano não afete meu 2024. mas muito divertido!! aprendi um montão de coisas, vou virar agente funerária.

Thamiris 04/07/2022

4/5 ★'s
Não vou mentir que eu gostei desse livro, MAS... (sempre há um mas né?!) queria que o mesmo fosse um pouquinho mais maduro. Tipo um 'nonfiction' mais adulto e não para um público jovem com um linguajar tão jovem ainda.
pedrO 06/07/2022minha estante
Tenta ler Smoke gets in your eyes, da mesma autora. Acho que se enquadra melhor e tem a mesma vibe desse!

Thamiris 07/07/2022minha estante
Oi Pedro, vou olhar sim. Obrigada pela recomendação :)

pedrO 03/04/2022

"Can we give grandma a viking funeral?"
Me diverti muito enquanto lia, mesmo sendo um livro infantil, que provavelmente foi o motivo maior da minha diversão.

As perguntas feitas pelas crianças são incríveis e eu nunca tinha pensado na maioria delas.

Muito bom pra passar o tempo e ler em várias partes sem pressa de terminar.

Stefany 03/09/2021

É um livro interessante, curioso mas quando comecei a ler nao sabia que era infantil, então, me surpreendi quando vi umas perguntas meio bobinhas que foram feitas por crianças, mas não é só desse tipo de perguntas que o livro é feito tem umas bastante diretas e surpreendentes! As respostas da autora foram sempre embasadas cientificamente. Aprendi temas muito interessantes como a semelhança da anatomia humana e os cheiro da sua decomposição com a da anatomia dos suínos, os estágios da decomposição e o que aconteceria se uma pessoa morresse em voo.

nathymjp 22/06/2021

Fiquei realmente muito surpresa com esse livro. Achei que seria mais um da categoria "curiosidades mórbidas", mas me enganei. A autoria traz muitas fontes e embasa muito bem as perguntas que norteiam os capítulos, justificando as respostas e aprofundando as questões de um jeito engraçado e bem didático.

Coruja 17/12/2020

Curiosamente, uma semana depois que terminei de ler Will My Cat Eat My Eyeballs?, saiu o anúncio de pré-venda da tradução, que cá no Brasil saiu com o título Verdades do Além-Túmulo. Li os dois livros anteriores da autora nas edições da Darkside - os excelentes Confissões do Crematório e Além da Eternidade - e concordo com a autora sobre como nossa sociedade moderna se afastou da morte como uma realidade da nossa existência, tornando-a mais neurótica e incapaz de realmente lidar com o luto.

Esse último livro é algo mais leve (a despeito do tema) que os títulos anteriores: aqui, Doughty responde perguntas sobre a morte feitas por crianças - perguntas tanto mais diretas quanto completamente inesperadas (como a que dá título a versão em inglês). São um total de trinta e cinco questões, respondidas com base em dados científicos, mas também com bastante humor e uma linguagem de fácil compreensão.

Aqui é possível aprender o que acontece quando alguém morre no meio de um voo (se seu voo estiver lotado e seu vizinho morrer do seu lado, grandes são as chances de você passar o resto da viagem ao lado do cadáver) - e também o que poderia ocorrer a um astronauta se ele morresse no espaço -, porque cadáveres mudam de cor ao longo do tempo, porque eles fazem barulhos, e uma miríade de outras perguntas que podem parecer macabras ou bizarras, mas que fazem muito sentido no grande esquema das coisas.

Importante pontuar que, embora as perguntas tenham sido feitas por crianças e adolescentes, e as respostas tenham sido também direcionadas para o entendimento delas, não há nada de pueril na forma como os fatos são apresentados. -, Will My Cat Eat My Eyeball é uma leitura muito divertida, mas também esclarecedora e, mais uma vez, traz a morte para o centro do debate. A morte é algo natural, inescapável e, se dolorosa para aqueles que ficam, não precisa necessariamente ser um tabu ou algo traumático (pelo menos, não quando é resultado de causas naturais).

site: https://owlsroof.blogspot.com/2020/12/mamae-quero-ser-perita-forense-quando.html

Rafael 23/07/2020

Bem divertido, gostei do senso de humor da autora lidando com perguntas mórbidas (óbvio) com respostas leves e mantendo um nível de respeito.
Algumas perguntas bem bobinhas, mas era de se esperar, afinal aparentemente são todas feitas por crianças.

Jessica Hellen 24/06/2020

Death doesn’t free you from performing your contractual obligations.
O livro foi escrito em formato de perguntas e respostas, sendo perguntas feitas por crianças à autora. Adorei as perguntas, o humor da autora é sensacional e ela explica de forma bem didática cada pergunta feita, é perceptível que muita pesquisa foi feita para responder as questões da melhor forma possível. Recomendo o livro!