Empire of the Vampire

Empire of the Vampire Jay Kristoff

Resenhas - Empire of the Vampire

Izadedo 20/07/2023

Desventuras em série
O livro é longo e lento, que em alguns momentos é bom ("ainda tem muita história pela frente, oba") e em outros você só quer que o personagem principal vá para o inferno logo.

Variando entre herói e anti-heroi, tendo como base as nossas próprias percepções do que é bom ou ruim, o livro tem algumas passagens boas para refletirmos sobre deus, pecado, lealdade.

Maldição o momento que comecei a ler sem saber que o segundo livro ainda não foi lançado.

Uma mistura entre Entrevista com Vampiro e Desventuras em série.
Izadedo 20/07/2023minha estante
Tô sofrendo pq não conheço ninguém que já tenha lido esse livro pra eu comentar sobre, então conversem comigo

Vitoria 08/02/2023

Depois desse livro, eu também sou prata...
Esse livro é tão imenso e me trouxe tantas emoções que eu não sei se sou mentalmente capaz de colocar tudo em apenas algumas palavras. Mas é notável que a jornada foi longa e intensa.

Gostei muito da opção de o próprio personagem estar narrando a história pra outro personagem e as vezes eu me pegava imaginando isso em uma série. Talvez o autor já escreveu pensando na adaptação. E ao pensar nesse aspecto, me veio a comparação com a série The Witcher, e eu acho que houveram muitas semelhanças.

O início do livro me pareceu um pouco arrastado e a escrita do Jay Kristoff estava "floreada demais", mas eu me acostumei com esse detalhe Minha questão maior foi com a demora pra acontecer o que tinha que acontecer. A impressão que eu tive era que a narrativa estava rodando, rodando e não saía do lugar.

Mas a última parte.... acho que valeu muito a pena essa espera pelo plot. Algumas coisas eram previsíveis, mas a aventura foi muito bem consturídas

E mais uma vez eu caio no conto do vigário do livro único e depois descubro que na verdade é uma SÉRIE.

Lirio azul 28/07/2022

Que JORNADA
Nao tenho críticas a esse livro, eu fiz muito bem de ler de pouco em pouco e anotar tudo que tava rolando e a linha temporal confusa pra poder entender tudo no final
Eh um livro maravilhoso que eu acho que ainda tem muito pra dar, o Jay sempre começa bem e termina melhor ainda
Acho que vão ser 5 livros
Tô animada pra saber mais

Vitorcfab 27/01/2022

Empire Of The Vampire
Obcecado por sua busca ao Santo Graal, o vampiro Gean François decide entrevistar um de seus prisioneiros, um homem chamado Gabriel, antigo membro de uma Ordem poderosa, responsável por exterminar os vampiros. Gabriel acaba por contar a história de sua vida, desde a infância, quando os humanos passaram a ser subjulgados pelos vampiros, até parte de sua vida adulta, quando finalmente encontrou o Graal.

O livro é uma deliciosa mistura de "O Nome Do Vento" com "Entrevista Com O Vampiro", juntando boa parte dos melhores elementos das duas obras, criando uma história nova, rica em construção de mundo, repleta personagens complexos, ação, reviravoltas e algumas reflexões religiosas.

O primeiro capítulo abre o livro deixando claro o tom que o autor adotará, propondo uma discussão sobre a não existência de um deus, bem como a famosa contradição entre a bondade e onipotência desse ser, como jamais poderia ser ambas as coisas ao mesmo tempo.

A história se passa em um universo fictício, mas boa parte dos elementos, como países, etnias, línguas e religião, são fortemente inspiradas nas existentes em nossa realidade, ainda que com algumas mudanças muito interessantes. A religião extremamente influente no mundo criado pelo autor, é claramente inspirada na religião cristã, tanto na mitologia quanto nos rituais. Temos inclusive, uma versão da história de Jesus (chamado de "Redentor"), o que torna muito previsível o real significado do Graal.

Gabriel nos narra a história de sua vida, mas constantemente teremos breves interrupções de François, com comentários mais analíticos e reflexivos, conjecturando como cada evento moldou parte da personalidade de Gabriel. Podemos ver grandes diferenças na personalidade de Gabriel entre o passado e o presente, sendo quase personagens diferentes, o que me deixou ainda mais empolgado para entender sua trajetória de vida. Durante as interrupções, teremos breves diálogos entre os dois, que revelam mais da personalidade deles, um mais grosseiro e raivoso, o outro mais delicado, sombrio e misterioso.

Por vezes, a narrativa pode ser não linear, dando alguns saltos temporais, e depois voltando para explicar o que ficou omitido anteriormente. Gostei muito desse aspecto, principalmente por manter constante durante o livro alguns personagens que só fizeram parte de um período da vida de Gabriel, já que esse primeiro livro abrange vários anos. E também salva uma das partes mais emocionantes para o final.

Poderemos acompanhar toda a evolução de Gabriel, da infância até a fase adulta, com focos narrativos e dramas específicos em cada período, como: A infância complicada, marcada por um pai violento e abusivo, mas cheio de amor por parte da mãe e das irmãs; o momento em que foi resgatado pela Ordem, e começou seu treinamento; Seus fracassos e glórias durante o período de treinamento; As amizades e paixões que conquistou, bem como algumas perdas; E a crescente perda da fé, decorrente não apenas das desgraças que ocorrem constantemente em sua vida, mas principalmente de seus questionamentos.

Existem mais temas e dramas abordados, mas spoilers não me permitem especificar. Mas preciso deixar claro, Gabriel é um personagem extremamente falho, quase um anti-herói, que não é extremamente bondoso e comete muitos erros. É um homem complexo, cheio de bondade e maldade dentro dele, e as vezes essas duas naturezas entram em conflitos, principalmente quando a vida parece tirar as poucas coisas boas que ele conquistou.

Ao longo dos anos, muitos personagens passaram pela vida do protagonista, o que faz o livro contar com um gigantesco elenco de personagens secundários. Muitos deles são complexos, tanto em personalidade quanto em trajetória de vida, além de serem personagens extremamente diferentes uns dos outros, dando ainda mais pluralidade à história, que se torna igualmente mais complexa e divertida. O conjunto de personagens foi com certeza um dos aspectos fundamentais para que esse livro se tornasse um favorito absoluto.

O autor não tem piedade de nossos corações. Ele fez questão de construir personagens maravilhosos, fez com que eu gostasse muito deles (tanto de forma individual quanto em grupo) para logo em seguida matá-los de formas cruéis e violentas. Algumas mortes ainda não superei.

Teremos muita diversidade nesse livro, como personagens negros e LGBTs com grande espaço e importância para a trama, além de personagens femininas extremamente fortes (de todas as maneiras possíveis) e diferentes umas das outras. Isso é o mínimo que esperamos, mas ainda é algo raro dentro desse gênero, então acho bom enaltecer.

Como essa sociedade é inspirada na nossa própria realidade, o autor ainda adiciona várias reflexões e discussões sobre machismo e LGBTFobia, que não são meros detalhes, mas sim dramas muito relevantes para o desenvolvimento de alguns personagens.

A mitologia se baseia principalmente nos vampiros clássicos (criaturas imortais, monstruosas, bebedores de sangue, que não podem sair ao sol, não podem entrar em casas sem serem convidados, etc), com seus poderes clássicos (força, velocidade, regeneração, etc). Porém, o autor faz alguns acréscimos, com cada linhagem de vampiro tendo poderes especiais muito interessantes, ainda que simples.

Teremos também a mitologia por traz da Ordem de caçadores de vampiros. São seres híbridos, filhos de vampiros com humanos, que herdaram alguns poderes, principalmente atributos físicos que lhes dão habilidades para matar. Também possuem marcas em seus corpos, tatuagens complexas feitas em tinta prateada que carregam magia, e quando ativadas, irradiam uma energia luminosa que os ajudam em combates contra os vampiros.

As cenas de ação são perfeitas, grandiosas, emocionantes e bem descritas, presentes em diversos momentos ao longo do livro. Destaque especial para o momento em que o grupo do protagonista deve lutar contra centenas de vampiros inferiores, em uma catedral abandonada.

A escrita é bela e muito atenta aos detalhes, construindo cenários, vestimentas e pormenores do mundo com elementos muito visuais, mas diluindo esses detalhes durante a narrativa, que intercala com bons diálogos, ação e desenvolvimento de personagens, mantendo a leitura dinâmica e rápida.

Durante a reta final, teremos dois grandes momentos que certamente foram os mais marcantes para mim. Em um desses momentos, veremos o pior dia da vida de Gabriel, o dia que definiu de vez a personalidade atual dele. É uma cena previsível, mas que não deixa de carregar um forte peso dramático, principalmente quando o leitor já está apegado ao protagonista, como era o meu caso.

O último grande momento do livro foi o mais surpreendente para mim, com direito a reviravoltas sensacionais, onde alguns personagens me surpreenderam muito, mudando completamente o rumo da história e a forma como eu os via. Suas atitudes eram de certa forma previsíveis, pois fazem muito sentido de acordo com a construção desses personagens, mas não consegui prever nada e me surpreendi de verdade.

--- Os Personagens ---

Gabriel é o protagonista, que está narrando a história de sua vida cheia de desventuras. É um personagem completamente diferente no tempo presente, comparado ao passado que está narrando, o que permite de imediato perceber que ele passará por muitas mudanças. No presente, é um homem corajoso, que não demonstra medo nem mesmo diante de um vampiro que o tem como prisioneiro, e que pode matá-lo a qualquer momento. Também parece um homem cheio de ódio, que detesta a própria vida. Em sua narrativa, podemos acompanhar a trajetória de vida, iniciando em sua infância violenta, marcada por um pai abusivo, que definiu boa parte de sua personalidade. É um personagem com muita profundidade, que compartilhará com o leitor diversos momentos de sua vida, seus relacionamentos, amizades, amores, perdas, decepção, e sua sua crescente perda de fé.

Gean François, o vampiro que aprisionou Gabriel e para quem o protagonista narra sua história. É um personagem misterioso, que fala de forma delicada e doce, ao mesmo tempo que é sombrio e assustador. Não sabemos muito sobre ele,  mas demonstra grandes habilidades analíticas, conseguindo dissecar a fundo a personalidade de Gabriel.

Família de Gabriel. Como já mencionado, pai era um homem extremamente violento, o que definiu boa parte da personalidade de Gabriel, bem como seus traumas. Entretanto, sua mãe e irmãs eram pessoas gentis e amorosas, que sempre representaram um apego ao lado mais humano e bondoso do protagonista. Não posso falar de cada uma delas de forma individual, por motivos de spoilers.

Fere Grayhand. Um híbrido como Gabriel, responsável por resgatar o protagonista e ser seu principal mestre na Ordem, quase como uma figura paterna. É um homem paciente e atencioso, que sabe ponderar quando é necessário ser bondoso ou incisivo. Ainda que seja muito sensato, coloca sempre suas obrigações acima das emoções, e é muito devoto à sua religião, fazendo dele um personagem que eu amei em muitos momentos e odiei em outros. Amo personagens assim, e Grayhand foi com certeza um dos meus favoritos desse livro.

Talon é outro dos treinadores de Gabriel. Um homem violento e bruto, mas muito poderoso e inteligente. Foi um personagem importante, mas que me deu muita raiva, em geral eu só queria mandar ele calar a boca.

Chloe é uma sacerdotisa que Gabriel conheceu na Ordem, e de quem foi amigo por muitos anos. É uma mulher focada, organizada e muito séria. É ela quem descobre o que realmente é o Santo Graal, bem como a forma de utilizá-lo para resolver os problemas. Se torna líder de um grupo de viajantes, com quem tem uma forte amizade.

Saoirse é uma das integrantes do grupo de Chloe. Uma mulher de 19 anos, alta, musculosa, confiante e extremamente habilidosa, mas com uma língua afiada que pode irritar algumas pessoas, e deixar outras admiradas (meu caso). Tem um relacionamento romântico com Dior.

Dior é outro integrante do grupo de Chloe. É um garoto pequeno e aparentemente frágil, de apenas 16 anos. Teve sua vida salva por Chloe, e tem por ela um forte sentimento de gratidão, amizade e admiração. Sempre foi uma pessoa solitária, mas passa a ver esse grupo como sua família. Devido algumas circunstâncias, se aproxima muito de Gabriel, por quem desenvolve um forte sentimento de pai e filho. Se torna um dos personagens mais importantes para a história, bem como um dos mais complexos e significativos, que mesmo com seu bom coração, é obrigado a passar por coisas terríveis, proporcionando um grande desenvolvimento. Também é portador de um segredo que pode mudar completamente o mundo em que vive, e tem uma reviravolta que eu não esperava, mas amei.

Astrid é outra sacerdotisa que Gabriel conhece na Ordem, e por quem se apaixonou. Uma mulher extremamente confiante, forte e com pensamentos rebeldes. É uma bastarda da realeza, mas por ter sido praticamente abandonada, cresceu se sentindo injustiçada, o que alimentou seu ódio e a tornou mais forte. Não tem a mente presa a dogmas religiosos e às definições de pecado, como a maioria dos personagens, sendo muitas vezes mais decidida e corajosa do que Gabriel, principalmente para contrariar as regras.

Aaron e Baptist, dois homens jurados da Ordem, mas que são apaixonados um pelo outro, e devem viver esse amor às escondidas, temendo por suas vidas caso sejam descobertos. Ainda que sua sexualidade seja condenada pela igreja, esses dois homens são muito religiosos, mas convictos de que o deus em quem crêem jamais os condenaria, e que os ama da forma que são. Gosto muito da amizade deles com Gabriel, amizade que se torna mais importante e significativa ao longo dos anos, quase como um amor de irmãos, ainda que tenham eventuais conflitos por conta das crenças religiosas. Ambos também são guerreiros extremamente habilidosos. Minha única ressalva é que gostaria ver mais de cada um deles de forma individual, como pessoas independentes, não apenas como um casal. Espero que tenhamos mais disso nos próximos livros.

Danton é um vampiro extremamente poderoso, cruel e violento, que logo se estabelece como uma das principais ameaças. Não é um personagem muito complexo, mas cumpre muito bem seu papel como ameaça, e tem personalidade e atitudes que tornam ele um daqueles personagens que eu amo odiar.

Liathe, uma misteriosa vampira mascarada, que aparece eventualmente em momentos importantes da história e parece ajudar Gabriel, mas não sabemos exatamente quem ela é ou de que lado está. Mais para o final, teremos essas respostas, respostas que deixaram a personagem ainda mais interessante. Quero muito ver o desenrolar de sua história no próximo livro.

Carol 11/01/2022

Uma leitura mais do que confortável
{#caentrelivros} Resenha: Empire of the vampire - Jay Kristoff

?"The world needs bad men, boy. We keep the monsters from the door."

?Em uma terra onde o sol já não brilha, os vampiros tomaram conta de todo o mundo e fincaram o seu império. É neste cenário que surge Gabriel de León, um silversaint, membro de uma irmandade dedicada a proteger a humanidade e a igreja dos famigerados vampiros; obrigado a contar sua história de vida e a trajetória da humanidade em se agarrar a última esperança: o santo Graal.

? Empire of the vampire, livro que possui mais de 730 páginas e diversas ilustrações belíssimas, traz vampiros em sua mais sanguinária versão. Criaturas corrompidas, poderosas e cruéis. Adorei essa desromantização dessas criaturas mitológicas. Também, devo dizer, que AMEI Gabriel de León que é um personagem dúbio, bem anti herói, sarcástico, impiedoso e cheio de cicatrizes. Também adorei como o autor abordou a dependência química ao longo da história, sendo uma faca de dois gumes. Como é o primeiro livro, ele foi enfático ao descrever o mundo, a mitologia e os contornos. Acredito que muitas das respostas que ficaram sem resposta sejam esclarecidas nos próximos livros. Além disso, este é um livro focado na história de vida de Gabriel. O final de cada batalha de cada aventura, já se sabe, em momento nenhum você teme pela vida do personagem, o que pode gerar opiniões controvérsias entre os leitores. No entanto, pra mim funcionou muito bem, de forma muito fluída, sem me deixar ansiosa em momento algum!

??Este não é um livro recomendado para leitores mais jovens. É um livro que exige maior maturidade na leitura, logo é indicado para adultos.

??Este livro já está em pré venda e será publicado aqui no Brasil pela plataforma21

Luiza Helena (@balaiodebabados) 17/11/2021

Originalmente postada em https://www.balaiodebabados.com.br/
Em Empire of the Vampire, Gabriel de Léon é o último guerreiro de uma ordem que luta contra os vampiros. Agora ele conta sua história, passando por seus anos de treinamento, um amor proibido, a perda de tudo e, o mais importante, uma arma que tem o poder de destruir o reinado dos vampiros, o Holy Grail.

Ao longo de 740 páginas, Gabriel narra sua história. O livro se divide em seis partes, alternando entre o Gabriel adolescente (cheio de ideais e esperança), o Gabriel adulto (perdido em seu sofrimento e desilusão) e o Gabriel narrador (que já aceitou seu destino).

Kristoff sempre acerta na criação de seu universo e aqui não foi diferente. Eu acompanhei o seu processo nos stories e ele se inspirou bastante em Castlevania e dá pra perceber a influência. A parte religiosa é bastante inspirada na cristã, inclusive a questão que envolve o Holy Grail.

A quantidade de páginas pode assustar, mas a história é bem fluída. Desde o começo você se vê envolvido nos acontecimentos da vida de Gabriel. Sua vida e personalidade foi bastante moldada pelas pessoas com quem conviveu, seja durante seu treinamento, seja depois em uma aventura que não esperava, assim como os acontecimentos em sua vida.

A edição é linda demais, e toda ilustrada em preto e branco. As ilustrações variam entre personagens, lugares e acontecimentos. Seus traços são bem marcantes e elas complementam a história magnificamente.

Não há muitos plot twists na história. Algumas coisas são bem previsíveis, mas três acontecimentos me deixaram bem de cara porque eu não esperava. O livro é bem introdutório e o final dele deixa vários ganchos para o segundo, que eu necessito para ontem pois preciso de respostas!!!!!

site: https://www.balaiodebabados.com.br/2021/11/resenha-736-empire-of-vampire.html
Rafa.Toma 04/01/2022minha estante
O romance q tem é bom ?

Luiza Helena (@balaiodebabados) 05/01/2022minha estante
É bacaninha mas não é o foco da história

Cih @cinthyan.leu 02/10/2021

O melhor de Jay Kristoff!!!
Uma dark fantasy digna do próprio gênero,+18 e com MUITOS GATILHOS!

Aqui sim tem uma obra que o autor fez jus ao dizer que ficou 10 anos escrevendo este!
Empire of the Vampire è um livro sangrento como um bom livro de vampiros deve ser,mas também nos serve uma boa dose de pensamento crítico quanto ao papel da religião em uma sociedade!
Nunca achei que veria o dia em que leria um livro do mister Kristoff em que ele defende a fé!

O recurso narrativo marcante aqui é do narrador ser em primeira pessoa e ainda assim te faz duvidar do narrador.
Gabriel conta a própria história com muito desprezo por si e pela própria história,e ainda assim você se pega questionando se ele está ciente da grandeza dos seus atos,ou se eles significam pouco pra ele poq ele já perdeu a fé em absolutamente tudo! Me lembrou muito o Kvothe de ?O Nome do Vento?,mas com muito mais traições,rs?

Gabriel é com certeza o melhor personagem do Jay Kristoff! O crescimento e desenvolvimento do Gabriel é palpável por toda a grandeza da sua loucura e sede por glória,mas também na capacidade de amar e em defender o que acredita! Sigo apaixonada por ele,mesmo quando ele mesmo já não consegue amar nada,nem a si mesmo?
Gabriel consegue nos ensinar a grandeza e a força das amizades de um jeito fofo que não se espera de um assassino de vampiros! ?My friends are the hill I die on.?

Astrid é a mulher perfeita e eu posso provar,hahahaha! Linda,sexy,desbocada e doida! Mas com mente afiada de inteligência! ?How does a man pray Gabriel?? is going to be my next tattoo phrase for sure!
Dior,no início não gostei muito desse personagem? mas no final da história me peguei no pulo e comecei a sentir maior simpatia! O plot desse personagem foi um dos poucos que me pegou de jeito,hahaha,pra bom leitor de Jay a gente já entra na leitura esperando plots a cada cinco páginas e muitas desgraças,então posso dizer que tô vacinada,mas o plot de Dior foi uma boa surpresa!
Espero que a história de Dior e Gabriel não caminhe pra direção de romance poq afinal um tem 16 anos e o outro 32 (is weird ok mister Kristoff?).

O meu coração foi arrancado do peito e pisado em cima com o final do livro,apesar de você passar o livro inteiro se preparando pra ele,rs? esse livro é tão minuciosamente escrito que qualquer coisa que falar em uma resenha é um spoiler,poq absolutamente tudo aqui tem algum significado pra história,não existe nada que foi escrito em vão nessa história? Espero no próximo livro conhecer mais sobre a linhagem do Gabriel,e de poq afetou até a Celene,sobre os poderes dele.

?Heart only bruised,never breaks.?
?????

Sarah Warman/ @travelholic_sarah 28/09/2021

Amazing.
Esse livro é maravilhoso. Que história, que escrita.
O livro é bem longo, mas é cheio de emoções e acontecimentos.
A história é bem dark, triste, aterrorizante, emocionante, apaixonante e com muitas tragédias e mortes. Não é um livro leve. Se você está procurando um livro fofinho, esse não é p vc.
O livro tem umas ilustrações em preto e branco que são simplesmente perfeitas.

Joao.Pedro 27/09/2021

Ask me not if God exist, but why he's such a prick.
O começo de uma nova história construída pelas mãos do nosso amado Jay Kristoff.
Aqui igualmente nas crônicas da quasinoite temos uma estória criada em volta de religião e Deus, "escola de assassinos" e romances proibidos, o que não é nada ruim kkkkk.
Uma leve inspiração nas crônicas do matador do rei eu diria, com o cronista escrevendo a história do nosso protagonista bad ass, gostoso e lindo, Gabriel De León.
Com um trabalho de desenvolvimento muito mais bem feito do que em as crônicas da quasinoite consigo perceber que com essa história Jay realmente quer deixar sua marca junto com os maiores livros de dark fantasy, e quem não gosta de vampiros que atire a primeira pedra kkkkk.
Giu. 27/09/2021minha estante
Nevernight 2.0?

Joao.Pedro 27/09/2021minha estante
kkkkkk, uma evolução eu diria.

Ana Corvere 09/11/2021minha estante
Ele vai para um ?escola? ser treinado, assim como a Mia foi ?

Joao.Pedro 09/11/2021minha estante
Vai

Ana Corvere 09/11/2021minha estante
Jay gosta de escrever esse tipo de plot KKKKKK
Essa parte se estende muito ?

Joao.Pedro 09/11/2021minha estante
Pior que não, é bem rápido e bem legal por uns motivos aí....

Ana Corvere 09/11/2021minha estante
Entendii ! Obrigada por esclarecer ?