Tempo de mágicos

Tempo de mágicos Wolfram Eilenberger




Resenhas - Tempo de mágicos


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Conrado 31/12/2020

“Tempo de mágicos” coloca o leitor no olho do furacão de uma das épocas mais conturbadas da história
“Tempo de mágicos” é uma obra escrita pelo jornalista, ensaísta e filósofo alemão Wolfram Eilenberger. A proposta do livro é reconstruir a biografia e o pensamento de quatro dos principais pensadores do século XX: Martin Heidegger, Ludwig Wittgenstein, Ernst Cassirer e Walter Benjamin.

O texto de Eilenberger se assemelha ao jornalismo literário e não se prende apenas aos jargões da área acadêmica. A leitura é envolvente e retrata a efervescência cultural da Europa no período pós-primeira guerra. Após o conflito que deixou milhões de mortos, o clima político era instável e os valores do continente estavam em crise.

O livro coloca o leitor em um lugar privilegiado para testemunhar o pensamento e a carreira de cada filósofo tomando forma diante de si.
comentários(0)comente



Mr. Matos 06/07/2020

FENOMENAL
Certamente é um dos livros mais interessantes venha para os interessados na filosofia do século XX, talvez com o tempo talvez se torne uma leitura fundamental sobre o tema.
O livro se trata de um ensaio que conta as histórias cruzadas de 4 magos da filosofia contemporânea, durante uma decada a partir do ano de 1919 até 1929 e de como esse momento histórico ímpar da história ocidental influência a construção do pensamento de figuras tão ilustres como Ludwig Wittgenstein, Ernst Cassirer, Martin Heidegger e Walter Benjamim. Em seus 8 capitulos, divididos em várias sessões a obra equilibra o relato biográfico ( embora não possa ser considerada uma obra de cunho biográfico em sentido estrito) embasada nas melhores fontes o que permitem uma reconstituição bastante fiel das personalidades estudadas quanto de seus respectivos contextos, um dos pontos altos do trabalho de Eilenberger é a exposição dos desenvolvimentos de alguns dos principais conceitos dos autores que embora tenham sobrevida teórica para além do recorte histórico abrangido pela obra todos os autores desenvolveram suas idéias básicas , seus respectivos métodos e problemas teóricos fundamentais durante a decada de 20.
O livro não necessariamente é uma obra para especialistas os conceitos são expostos de forma muito clara, e o autor não pretendia apresentar nenhum tese original sobre a interpretação de nenhum dos autores, no máximo aponta para algumas semelhanças em problemas investigados pelos mágicos que muitas vezem passam despercebidos por "especialistas". Sobre as diferenças entre os autores o livro demonstra que são figuras com histórias de vida radicalmente diversas cuja única semelhança é o dedicar a vida a resolução da questão fundamental sobre: "o que é o ser humano?" E fora isso foram diferentes em tudo.
A obra em si tem uma leitura bastante agradável e relativamente ágil pois, existem sessões biográficas, que são muito satisfatórias, intercaladas por sessões filosóficas que exigem uma cuidadosa leitura pois nenhum desses autores é de fácil assimilação. Outro ponto interessantíssimo da obra são algumas sessões que fazem como pequenas "mensoes honrosas" a algumas figuras históricas importantes para a história do pensamento humano Aby Waburg, Hannah Arendt, Gyorg Lukács, Edmund Husserl, Teddy Adorno, Gerson Scholen e outras figuras que são citadas por fazerem parte desse Caldeirão cultural que foi esse período histórico tão contraditório que antecedeu a barbárie Nazista. O belo ensaio de Eilenberger introduz o leitor no processo de escrita de algumas das mais fundamentais ( e desafiadoras) páginas escritas na história da filosofia sejam as precisas "investigações filosóficas" de Wittgenstein, os rigorosos três volumes de Cassirer sobre " A filosofia das formas simbólicas", a mística busca por redenção nas "Origens do drama barroco alemão" por Benjamim, ou pela simples pergunta sobre o que queremos dizer quando falamos que "algo é" a pergunta que esquecemos de fazer e o monumental " Ser e tempo" de Heidegger vem nos lembrar da nossa condição esquecida.
O legado da obra dos magos é a sua profunda contribuição para pensar a condição humana e para isso a obra tempo de mágicos é um excelente ponto de partida.
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR