Meu ano de descanso e relaxamento

Meu ano de descanso e relaxamento Ottessa Moshfegh

Resenhas - Meu ano de descanso e relaxamento

Rodrigo de Lorenzi 02/08/2019

O peso do cotidiano
4/5.0

Eu me identifiquei mais do que eu gostaria com a protagonista. A vida é cansativa e, às vezes, dá vontade de dormir por uma semana inteira. Imagina que delícia. Sem WhatsApp, sem Facebook, sem notícias desse governo maldito, sem as banalidades tão cansativas do dia a dia. Hibernar até que a gente se sinta descansado e possa recomeçar, olhar o mundo de outra forma.

Para a protagonista, mesmo ela sendo rica, bonita e não tendo que se preocupar com boletos, a vida não faz sentido. Nada faz sentido. Ela tem um namorado extremamente abusivo, uma amizade tóxica e uma psiquiatra péssima. Ela só quer dormir. Sem interrupções. Acordar apenas para necessidades básicas, se alienar do mundo por um ano.

A pergunta que fica é: existe alguma possibilidade de escapar da dor que é viver todos os dias? Existe algum dia em que nós vamos nos sentir bem, completamente bem, saciados e tranquilos? Como a gente enfrenta o cotidiano, desde levantar da cama até se importar com o outro?

Livro incrível e que termina de forma linda. Recomendadíssimo.
isabellamolkoli 04/08/2021minha estante
Vi seu tiktok e vou ler pela sua recomendação ! ?

Érica 24/11/2021minha estante
Li por conta do seu tiktok hahaahahah em nenhum momento eu quis parar de ler, mas quis meter uns tabefe nela

Jukapirama 16/02/2023minha estante
#spoiler ? comprei por indicação sua no tiktok porém não gostei do final.
Ela entrega uma resposta preocupante às suas perguntas. Sim, existe uma possibilidade.
A protagonista aparentemente conseguiu o que queria . Renasceu. Apenas dormindo, se dopando e deixando que sua dor virasse alvo de comércio.

bia rodrigues 27/02/2023minha estante
eu não vejo a hora dessa mulher dar uma guinada na vida, porém me identifiquei com ela mais do que gostaria

Ju Cockrane 03/05/2023minha estante
fiquei com vontade de ler por causa de você!!!!

Lubervian 09/07/2023minha estante
O que achou do final?

Isabele 19/07/2023minha estante
Me convenceu

Juliana 29/08/2023minha estante
Meus Deus! Tô chorando lendo uma resenha.

Isabella._. 14/02/2024

Personagens insuportáveis
A protagonista é uma pessoa extremamente desagradável, branca, magra, loira e privilegiada .
Brinca com a própria vida demonstra um descaso pela a mesma e uma tremenda falara de compaixão.

Me apaixonei por Reva, sinto que posso amar suas falhas diferentemente de sua amiga a qual não pude nutrir tanta empatia,

Uma obra sobre Não existir e existir simultaneamente sobre desprezo ottessa acertou em me chocar novamente

keyla 20/02/2022

esse livro não tem nada de hilário, talvez tenham algumas passagens em que a autora tenta, inutilmente, uma piadinha de humor negro. É uma história pouco interessante com personagens extremamente duvidosos e a principal é incrivelmente insuportável e fútil. juntando todas essas coisas sem desenvolvimento sai essa história inicialmente desconfortável chegando ao cansativo no decorrer da narrativa. Apesar de ser uma história crua de como funciona a cabeça perturbada, eu sinceramente esperava muito mais que uma mulher loira, magra e alta (assim como ela se descreve) olhando para o próprio umbigo.
Alan kleber 22/02/2022minha estante
Fizeram um paralelo desse livro com a pandemia. Achava que seria um livraço, mas foi propaganda enganosa.

keyla 22/02/2022minha estante
sem falar da tentativa falha em chocar com o final

LeonardoGS89 28/12/2023

Meu Ano de Relaxamento e descanso é um romance que desafia as expectativas do leitor, ao apresentar uma protagonista que decide se isolar do mundo e dormir por um ano inteiro, com a ajuda de uma psiquiatra duvidosa e de uma variedade de remédios. A narradora, que não tem nome, é uma jovem bonita, rica e bem-sucedida, mas que sofre de uma profunda depressão e de um vazio existencial. Ela não se importa com nada nem ninguém, nem mesmo com sua única amiga, Reva, que a visita frequentemente e que representa tudo o que ela despreza: a futilidade, a inveja, a insegurança, o consumismo. A narradora também mantém relações tóxicas com um homem (Trevor) que a trata mal e com um artista que usa seu sono como uma performance.
Descobrimos que ela perdeu os pais para o câncer e para o suicídio. Sua relação familiar era péssima. Ela está cansada de tudo e todos e só quer dormir. Por isso, passa os dias no sofá em meio a medicamentos receitados por uma psicanalista no mínimo suspeita, a fitas VHS assistidas repetidamente e ao sono conturbado.

O livro é narrado em primeira pessoa, com um tom sarcástico, irônico e mordaz, que revela a inteligência e a crítica da protagonista, mas também sua apatia e seu egoísmo. A autora explora temas como a alienação, a solidão, a morte, a arte, a identidade, o feminismo, a amizade e o amor, de uma forma original e provocativa. O livro também é ambientado no ano 2000, em Nova York, uma época de transição e de expectativas, que contrasta com a letargia da protagonista. O final do livro é impactante, ao relacionar o despertar da narradora com os atentados de 11 de setembro de 2001.

Meu Ano de Relaxamento e descanso é um livro que pode causar desconforto, indignação, riso, compaixão e reflexão, dependendo da perspectiva do leitor. É uma obra que questiona os valores e os padrões da sociedade contemporânea, e que propõe uma experiência radical de autoconhecimento e de renascimento. É um livro que não deixa ninguém indiferente.

tete 10/04/2022

Aparentemente o objetivo da autora era fazer o leitor dormir junto com a protagonista pq pelo amor de deus
analu 10/04/2022minha estante
KAKAKWKWKSJSKSKSK morri

ametista 11/04/2022minha estante
on point!

Bookster Pedro Pacifico 03/01/2020

Meu ano de descanso e relaxamento, de Ottessa Moshfegh
Nota 5/10 – Começar esse livro foi fácil, até porque tinha sido recomendado por dois leitores em quem confio muito. Mas a literatura não seria tão incrível se todo mundo tivesse a mesma opinião sobre determinado livro, não é mesmo? E, contrariando minhas expectativas, não tive uma experiência muito boa com essa leitura...

A premissa da narrativa de Moshfegh é bem atual e interessante: uma jovem e bem sucedida moradora de Nova York decide abrir mão de sua vida por um ano. Isso mesmo: a narradora quer ficar à base de fortíssimos remédios antidepressivos durante esse período, como se estivesse em um estado de hibernação. Os motivos para essa excêntrica decisão parecem até fazer sentido: cansou do mundo e das exigências que a sociedade faz para uma jovem dos anos 2000.

Na verdade, esse comportamento da personagem principal é uma crítica ácida ao padrão de busca por uma vida ideal e feliz, com um trabalho bem sucedido e com bons relacionamentos, mas que na verdade acaba se perdendo e sendo vítima de uma forte pressão social. É uma reflexão sobre as novas gerações e a frequente necessidade de recorrer aos medicamentos para conseguir se manter nesse ritmo.

O problema é que, na minha opinião, a autora acabou deixando essas reflexões muito em segundo plano – não sei se de forma proposital ou não -, focando muito no processo de tomar remédios e mais remédios. Com isso, a leitura ficou perdida e cansativa. Senti também falta de um maior aprofundamento na personagem e em seus questionamentos.... Os motivos para a decisão da personagem são apresentados no início, mas não foram desenvolvidos ao longo da obra. Por causa disso, os momentos de reflexão que as temáticas abordadas poderiam trazer ficaram muito escassos. Isso acabou até mesmo dificultando que eu sentisse uma maior empatia pela narradora. Os demais personagens, principalmente a amiga da narradora, são até melhor construídos, na minha opinião.

Por outro lado, os pontos positivos são a fluidez da escrita, as passagens repletas de um humor inteligente e a desconstrução de alguns estereótipos sobre saúde mental. •
Gatilho: depressão

site: https://www.instagram.com/book.ster/?hl=pt-br
GabriellaEstrela 30/07/2022minha estante
Meu deus exatamente a mesma opinião que eu tô tendo em 50% do livro! Ela perdeu demais a oportunidade de debater certos temas além de banalizar o uso de medicações pesadas como uma ?saída? dos seus problemas ?

bia 04/01/2023

Esse livro não é uma leitura pra qualquer um. Entendo perfeitamente todas as críticas negativas e as pessoas que não gostaram, mas, particularmente, eu gostei bastante.
A citação inicial reflete muito o contexto da história. Nem todo o dinheiro do mundo é capaz de solucionar os problemas da alma.
A protagonista do livro é totalmente problemática, antipática e doente, mas consegui reconhecer nela a dor que muitas vezes sentimos; não conseguir enxergar graça ou propósito na vida, não ser capaz de esquecer do passado, mas também impossibilitado de construir um futuro.
Muito bom.
Achei muito legal também o plot final, durante a leitura fiquei imaginando que pudesse acontecer, mas me surpreendi mesmo assim.

maria 01/03/2022

Meu Ano De Descanso E Relaxamento - Otessa Moshfegh
MINHA OPINIÃO:
eu literalmente acabei de terminar esse livro, e sinto que preciso fazer uma breve resenha.
sempre via esse livro no pinterest (acho que é um dos mais famosos do app), e por isso tinha vontade de ler. porém, achei um tanto quanto perturbador. se você tem transtorno alimentar, NÃO LEIA ESSE LIVRO. ele é um poço de gatilhos. a escrita da autora é perfeita, e a premissa também é muito boa (uma mulher que quer hibernar por um ano tomando remédios), mas acho que EU não deveria ter lido, e honestamente não recomendo a ninguém. tem muito gatilho, e acho que nossa saúde mental é mais importante que um livro. enfim, é isso.

Carolina165 20/11/2020

Leitura reflexiva e desconfortável
Aqui temos uma protagonista jovem, bonita e rica que sofre de um quadro severo de depressão.
O livro aborda temas como falta de ética na medicina, distúrbios psicológicos, solidão, relacionamentos tóxicos, negligência parental e depressão.
Eu esperava uma leitura mais leve, mas não foi o que encontrei.
Podemos considerar que o livro é uma crítica ácida à falta de ética na medicina e aos podres da sociedade em geral. A autora expõe tudo sem medo de causar desconforto. Na verdade a intenção é justamente essa. Nada é suavizado. É tudo descrito de maneira fria e crua.
É triste ver a protagonista chegar ao ponto que chegou.
O livro desperta reflexões profundas sobre vários assuntos, mas a maneira como foi escrito me causou muito mal estar. Muito mesmo. É preciso ter estômago. Por isso dei 2 estrelas.
Rita 20/11/2020minha estante
Nossa exatamente isso! Esse leitura foi uma rasteira precisei ficar parando várias vezes para "abrir o olho" sobre o jeito que a protagonista leva tudo naturalmente e com humor e o final foi uma grande chave de ouro. Um grande incômodo esse livro deixou mal soube racionalizar tudo.

Bryan.Caratti 21/11/2020minha estante
Caah, vc tem o PDF do Onze? ?

Carolina165 21/11/2020minha estante
Rita, achei o livro pesado, foi difícil ler. Pela capa eu esperava uma coisa mais leve e até cômica. Mas por outro lado, talvez seja bom que a autora não romantizou nenhum dos temas pesados aqui tratados; afinal fala de saúde mental. E o livro foi bem realista, por isso chocante. Mas não recomendaria esse livro pra quem não está bem. E ainda estou pensando nessa história, que loucura...!

Carolina165 21/11/2020minha estante
Oi Bryan, infelizmente não tenho Onze em pdf. Comprei na Amazon por um parceiro, Moinho do Livro, R$ 7,50 + 8,00 de frete, dá uma olhada lá ?

raquel braiani 06/07/2023

Um livro que eu não indicaria (mas que não é tão ruim assim)
A protagonista de ?meu ano de descanso e relaxamento? é uma pessoa loira, magra, bonita e rica. ela não tem problemas de autoestima. ela desconhece o que são problemas financeiros. ela SABE que está no topo. a não-nomeada personagem principal da trama, depois de muito andar por sua vida vazia de uma mulher órfã e bem sucedida da alta sociedade nova-iorquina, decide dormir por um ano com a ajuda de medicamentos controlados por uma psiquiatra. entre momentos da trama central, o leitor é apresentado às pequenas cenas secundárias da vida da personagem: seu passado, seu antigo trabalho, seu ex-namorado tóxico trevor, a amiga totalmente desvalorizada e menosprezada reva e o artista meia-boca xing pi. esse é o resumo mais válido da obra, porque tudo a partir disso vai tirar a (única) graça da leitura, que é justamente acompanhar a empreitada mórbida.

esse não é um livro para se fazer recomendação. é uma obra capaz de trazer uma visão deturpada sobre muitas circunstâncias se não for lido com a devida maturidade, envolvendo questões como o relacionamento com o tratamento psiquiátrico, efeitos dos remédios e outros. se você tem curiosidade e ¡mais de 18 anos!, explore EM UM BOM MOMENTO (com a cabeça fresca). eu li 40% do livro em 1 dia e depois a leitura se arrastou e ficou difícil de concluir, porque as cenas exigem bastante do foco integral do leitor. o final é medíocre. eu esperava uma centena de outras conclusões para a obra que seriam infinitamente mais engajantes (ou, pelo menos, algo para chocar o leitor - já que a história seguiu por esse caminho por uma boa parte da leitura), mas não. é um livro chato que me manteve envolvida. se esse livro fosse escrito pela aline bei, teríamos a atrocidade literária mais bonita de todas. não é o caso. achei razoável, bem mediano. tem boas filosofias de vida e frases para se refletir, um ponto positivo do livro. temos críticas sociais fortes também. me conectei (e me identifiquei) bastante com a who narradora da história, então não é tão terrível assim.

não acho que você devesse investir seu tempo lendo ?meu ano de descanso e relaxamento? se espera 1) algo grandioso ou 2) um final arrebatador. ou invista, ninguém vai te impedir.
Wacs 06/07/2023minha estante
Tô me amarrando pra terminar. Tô achando péssimo

raquel braiani 06/07/2023minha estante
arrastei demais tb!! e tava com a expectativa de ter um super plot twist no final. a cena mais impactante do final dá para prever durante a leitura msm! mas vai com garra ou abandona (que tá td bem tbm hahahahah)

Wacs 06/07/2023minha estante
Eu sou a pior pessoa pra abandonar livro pq a curiosidade n deixa kkkk eu fico querendo saber o fim

Juju 29/10/2023

Ela é o The Smiths pra mulheres
Essa mulher é uma idiota, acho que esse seria o título mais adequado pra ela "a idiota".Com uma fachada de esgotamento ela esconde a apatia por tudo e por todos e usa quem pode a seu benefício.A autora mirou na mulher coitada que todas se identificariam e acertou na top model enjoada e privilegiada que decide que quer parar a vida por um ano e PODE fazer isso com toda a glória que tem.Juro,traz uma ou duas reflexões,mas que pataquada! O final me fez enoja-la e perder o pingo de empatia que tinha por ela.Se você se identificou com ela vá pra terapia imediatamente, não tem nada pra se orgulhar nisso.
srtaflowerskind 29/10/2023minha estante
nem li o livro e já tinha essa percepção!

stephany :) 23/08/2023

Tenebroso de ruim. leitura cansativa, a escrita realmente é boa, porém não vale o tempo de ninguém.

a personagem é rasa, fútil e egoísta, a amiga dela também, enfim, duas superficiais.
Talita447 23/08/2023minha estante
Nossa, comecei a ler esse e tbm achei a mesmíssima coisa, até abandonei assim pq realmente n vale muito a pena.

stephany :) 23/08/2023minha estante
fez bem em abandonar, eu na verdade queria saber como seria o final, mas não valeu a pena

diennifercb 09/06/2022

Socos na cara e chute na costela
Então [suspiro profundo], nem sei por onde começar a resenhar esse livro. Não sei se eu amei ou se eu odiei, não sei se recomendo ou se não recomendo, estou apenas existindo e sustentando essa dualidade de opiniões sobre essa leitura. Com toda a certeza posso dizer que esse livro foi uma experiência literária, porque poucos foram os que, até hoje, me proporcionaram essa sensação. Eu senti uma apatia e um desgosto tão absurdos pela protagonista, mas, ao mesmo tempo, senti tanta empatia e me identifiquei com alguns pensamentos dela, que não sei definir ao certo os meus sentimentos durante a leitura. Tem gatilhos (EVERYWHERE!), quem for ler, é melhor tomar cuidado, porque não é um livro pra todo mundo, tem que ter bastante estômago, é uma história brutal. Não dei 5 estrelas porque esperava um final melhor, mas agora fico refletindo que esse livro não foi nada dentro do esperado, então talvez eu esteja com o juízo crítico equivocado. Eu certamente conseguiria redigir uma monografia analisando o enredo e os personagens. Por fim, vamos de terapia.

Carolina335 26/08/2023

Horrível
Que livro ruim, achei a ideia interessante mas o modo como a autora lidou com tudo foi tão irresponsável, senti um odio da protagonista mesmo sabendo que o que ela estava passando era horrível. o final é muito muito ruim, foi apressado e irresponsável.
heartsforreg 26/08/2023minha estante
Tava doída pra ler

Carolina335 26/08/2023minha estante
leia assim mesmo, vai que vc goste

lubeilke 05/11/2021

Meu ano de descanso e relaxamento, de Ottessa Moshfegh
Ottessa Moshfegh, em sua obra “Meu ano de descanso e relaxamento”, desenvolve uma narrativa de humor ácido com traços de melancolia, trazendo à luz questões que afligiam a sociedade nova iorquina pré-11 de setembro, e que condizem com nossa realidade atual.
A obra é narrada em primeira pessoa por uma protagonista inominada, que se autocaracterizava como uma mulher linda, rica e bem-sucedida. Não obstante, no decorrer da obra, são desnudadas suas angústias, como questões parentais mal resolvidas, uma amizade tóxica e um namorado abusivo. A protagonista não via mais sentido na vida, sendo consumida por um vazio existencial, e passando a se dopar com remédios para dormir, tomando o sono como um subterfugio para fugir de si e de sua realidade. Dessa forma, Ottessa Moshfegh problematiza a busca incessante pela vida ideal e as pressões sociais decorrentes desta.
No decorrer da leitura, senti falta de um aprofundamento sobre as reflexões da personagem, o que fez com que muitas vezes eu não conseguisse me sensibilizar com ela e seus comportamentos. Entretanto, gostei da narrativa, fluída e sarcástica, e que me permitiu refletir sobre diversas questões referentes a depressão, saúde mental, métodos de tratamento e posturas profissionais.