Cazuza

Cazuza Viriato Correa




Resenhas - Cazuza


53 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4


Daniel.Oliveira 01/10/2019

Bem infantil,mas a história ficou muito simples e não ganhou repercussão por conta disso acho.
História bem simples,e de acordo com o autor no próprio livro,história real.Senti algumas partes semelhantes com "As aventuras de Tom Sawyer"do americano Mark Twain,ou seja,quis seguir os modelos estrangeiros,e acabou na mesmice.
comentários(0)comente



A menina que ama ler 31/12/2017

Como uma história tão simples deixa marcas tao profundas?
comentários(0)comente



Raquel Lima 01/02/2009

Uma história de infância!
Viriato correa escreve um livro puro, tranquilo, como as ruas de terra de sua infância, as brincadeiras infantis,as brigas...
comentários(0)comente



Momentos da Fogui 16/10/2016

Momentos da Fogui
Leia a resenha no blog:

http://foguiii.blogspot.com.br/2015/07/cazuza-viriato-correa.html

site: http://foguiii.blogspot.com.br/2015/07/cazuza-viriato-correa.html
comentários(0)comente



z..... 30/06/2016

Opa! Que reencontro legal! Esse livro marcou também minha vida estudantil nos anos 80. Li a primeira vez no intervalo das aulas, quando aproveitava o horário para visitar a biblioteca ou sala de leituras. Escolha acertada, pois o livro trazia coisas que eu me identificava, gostava e, sobretudo, embalavam minha imaginação. Coisas do tipo: folclore, histórias bucólicas, aventuras de infância, superações e percepções de vida que realmente me inspiraram. Foi o que aconteceu com os capítulos "Que é Pátria" e "Que é o Brasil". Sem nenhuma média, digo que a mensagem ali expressa ficou incutida em minha visão de mundo. Não lembrava direito do livro, apenas em aspectos gerais, mas esses capítulos foram inesquecíveis e inspiradores. O texto é pueril, pode-se dizer patriota, com fundo moral e até ingênuo (para outros mais radicais e metidos a realistas, de mensagem ideologicamente manipulada para a garotada), mas fiquei com a explicação do professor no texto dimensionando a grandeza, riqueza e representatividade do país na ação valorosa de seu povo: a cultura, as boas disposições, história de lutas, realizações e objetivos benéficos. Guardei isso comigo. Engraçado que em outras passagens ele até contesta a letra do hino nacional, dizendo que existem lugares mais belos e locais de muita dificuldades no país, mas seu povo é capaz de fazer a diferença, claro, quando em um mesmo propósito em todas as esferas (palmas!).

O livro em si, num olhar atual, é defasado e talvez pouco atrativo para as gerações atuais. Ressalte-se que as histórias são ambientadas nos anos 30 e esse contexto era outro. Como falei, o livro tem princípios morais, de ideologia patriota e com uma ingenuidade que parece desconexa com nossa atualidade nomofóbica (que tem também outros valores e conquistas). Fico com a impressão que tudo caminha para uma cultura mais universal, só ver o que faz sucesso internacionalmente em cantos inimagináveis. Algo da cultura de raízes já não parece ter tanta atração, a não ser redefinido com as seduções modernas. Acho que esse paralelo, fruto de minha releitura, foi o que me levou a dar quatro estrelas. Impulso do homem moderno, reconhecendo arcaísmos, para não dizer que é uma leitura super legal e nossos atuais tenros leitores se decepcionarem. Mas no íntimo mesmo, pelo que me despertou e marcou, essa obra sempre terá as cinco estrelas em meu coração. Esse "Cazuza" realmente trouxe brilho inspirador a minha vida.
comentários(0)comente



Lorena Braga 01/01/2016

Amo
Esse livro foi minha infância. Eu gostava mto dele. Recomendo pra faixa etária de 10 anos
comentários(0)comente



Fogui 23/07/2015

Cazuza - Viriato Corrêa
Cazuza
Viriato Corrêa
Editora Nacional
1992

Cazuza é um garotinho do interior do Maranhão, que relata suas aventuras de menino. Narrando sua vida em família, entre parentes e amigos. Seu maior desejo é entrar na escola, mas quando isso acontece, ele se decepciona com rigor escolar, com o uso da palmatória e dos castigos.

Já no fim da vida escolar, num colégio interno, onde há uma variedade de aprendizados além das letras, Cazuza consegue perceber a dedicação e a importância dos professores ou mestres.

Ao lermos Cazuza podemos verificar as diferenças das épocas escolares. Hoje temos tecnologia e muitas distrações, muitos alunos não tem o mínimo interesse em estudar. E os professores são completamente desvalorizados...

Quer ler a resenha completa e muito mais, visite o blog Momentos da Fogui:

site: http://foguiii.blogspot.com.br/2015/07/cazuza-viriato-correa.html
comentários(0)comente



Camillor 07/07/2013

Infância
Cazuza é a infância em forma de livro. É muito interessante ver como viviam as crianças de antigamente. Um livro muito agradável e que merece ser relido... Inesquecível.
comentários(0)comente



Heron 14/04/2013

Esse livro conta sobre um menino que se chamava Cazuza, que morava numa cidadezinha no interior do maranhão. O personagem Cazuza conta sobre sua vida que começa num lugarejo, onde sua família morava. Ele fala sobre sua família, seus amigos, suas brincadeiras e sua vontade de ir para a escola. Essa vontade se realiza, mas não era nada como ele sonhava, pois a escola que ele imaginava era bonita, colorida, florida e com bons professores. Porém a escola que ele viu era com as paredes nuas, cor de barro, sem coisa alguma que lhe alegrasse a vista. Além disso, o professor era muito mau e batia nas crianças com uma palmatória. Passado algum tempo ele se muda para uma vila, onde a escola era diferente, era grande, colorida, cheia de cartazes e mapas nas paredes e as professoras eram legais. Gostei muito do livro porque conta estórias de crinças e o passado delas, com aventuras, as dificuldades que elas passavam na escola, as brincadeiras daquela época e as coisas que aconteciam onde moravam.
comentários(0)comente



Serivaldo 11/04/2013

Aventuras e ensinamentos
Cazuza – Viriatto Corrêa
Livro de leitura agradável, no qual o personagem Cazuza narra suas aventuras de menino. Destaca-se o período de estudante primário, vivendo primeiramente em um povoado no interior do Maranhão, depois numa vila e finalmente na capital do Estado. O personagem narra sua vida em família, parentes e amigos. Seu grande sonho de entrar na escola, suas aventuras com os colegas, as brincadeiras e apuros da infância.
O foco principal da narrativa é a vida escolar, destacando-se o rigor da escola no início do século XX, com uso da palmatória e dos castigos. A dedicação de professoras em outro momento e o colégio interno como local de aprendizado diversificado.
Ao longo do texto verifica-se uma literatura de formação do indivíduo, como ensinamentos sobre família, amizade, comportamento, obediência, respeito, higiene, saúde. Além disso, o livro aborda aspectos de uma educação moral e cívica, destacando-se temas como abolição, guerra, pátria, nação, o desenvolvimento do Brasil.
Ao lermos suas várias pequenas histórias, vemo-nos em outra época escolar, muito diferente da atual, longe de tecnologias e distrações, mas com grandes lições que nunca deverão deixar de existir, principalmente na educação de crianças e jovens.
comentários(0)comente



LuckBKs 13/12/2012

Uma autobiografia de infância
O livro narra às vivências do autor, Viriato Correa, quando esse ainda era um garoto. A estória se passa no século XIX, em um vilarejo maranhense. Viriato apresenta, com riqueza de detalhes, como era a realidade em que vivia e os desafios, aventuras e dificuldades que enfrentava.
É fascinante mergulhar no universo do autor e da época em que ele viveu. Ter uma noção da tamanha mudança que o país sofreu durante várias e várias décadas e de como a visão de mundo das crianças de hoje se transformou.
comentários(0)comente



Geniffer 18/05/2012

e o meu preferido ja li mais de 5 vezes como e bom voltar ao tempo da inocência
comentários(0)comente



Mestre 27/12/2011

Superação
Quando comecei a ler cazuza, imaginei que seria uma história de reinações infantis. Me surpreendi quando vi as historinhas de superação dos pequeninos personagens. Devo confessar que me emocionei em algumas partes!
comentários(0)comente



Sol Brasil 29/02/2012

O livro se passa no interior do Maranhão no final do século 19 e começo do século 20.
Cazuza é um menino muito pobre e pequeno que brincava muito com seus amigos da vila, participava das festas, dos folclores, vaquejadas.

Com o tempo ele fica com vontade de frequentar a escola. Mas quando começa a estudar, vê que não é nada daquilo que ele imaginava. Tem a palmatoria, o professor fica sempre com cara de bravo. E ele começa a perde o gosto de aprender.
Até que ele se muda para cidade, conhece outras pessoas por la. A escola é toda enfeitada as professoras são gentis e educadas. E por la mesmo ele já começa a ter interesse pelas meninas.

Por ultimo ele se muda para São Luiz e fica maravilhado com a civilização. Ele relata que estudou num internato que o professor Mestre João Câncio lhe marcou profundamente.

Vale a pena ler este livro. Desde o começo ele nos ensina coisas que nem damos importância. Nos mostra uma outra realidade. Recomendo Cazuza.

Meu blog: http://loveebookss.blogspot.com
comentários(0)comente



Marcelo 24/02/2010

AURORA DA MINHA VIDA
Pra quem curte esse estilo de livro, Cazuza é um prato cheio! Viriato Corrêa nos transporta às reminiscências de sua infância. É delicioso ver como viviam nossas crianças do início do século passado. Leitura envolvente, terna e inesquecível.
comentários(0)comente



53 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR