130 anos: Em busca da República

Alexandre de Moraes
Pedro Malan

Resenhas - 130 anos: Em busca da República

Jonas 30/01/2023

O livro aborda a história do Brasil a partir da proclamação da República, separando os capítulos por décadas, até o final de 2019, trazendo sempre o enfoque sob os prismas jurídico, econômico e social. Vale a pena a leitura para entender a política atualmente exercida no país.

Fernando 29/12/2021

Uma boa síntese
O livro consegue em pouco mais de 240 páginas apresentar um panorama interessante da história do Brasil, através de capítulos que abordam: a história, o direito e a economia de cada uma de suas décadas, desde a República.

Os diversos autores são personalidades reconhecidas em suas respectivas áreas e conseguem desenvolver muito bem seus temas.

Um livro para quem quer entender as raízes dos problemas brasileiros e refletir sobre as possíveis soluções.

Marcell 14/11/2021

É um livro bom gente. É a história do Brasil desde a proclamação da República em 1889 até o final de 2019. Cada capítulo é uma década desse ínterim, e cada década tem uma análise tridimensional do cenário nacional na época, feita em forma de artigo, do ponto de vista social, jurídico e econômico, nessa ordem, e cada um escrito por um expoente em sua área de estudo, não surpreende ter ganhado o prêmio Jabuti. É muito interessante, e para quem gosta de história é um prato cheio. Porém, talvez seja um tanto maçante. Os capítulos sem dúvida são curtos, mas não são de leitura rápida, alguns autores se enrolam em palavras difíceis (algumas nunca tinha nem ouvido falar), ou conseguem ser prolixos demais, em pouquíssimas páginas, o que não é tarefa fácil kkkk.
Enfim, não é um livro ruim, mas também não é uma leitura fácil. É para quem gosta do gênero, já tem alguma familiaridade, ou se interessa pela história do Brasil, senão, pode ser uma leitura um tanto enfadonha. Mas vale a pena dar uma chance, se surgir a possibilidade de leitura.

Rodrigo.Yugi 13/11/2021

Uma análise da República
Um livro que traz analises sobre o Brasil República e os diferentes contextos econômicos, sociais e legais.

Vini 24/07/2021

Necessário!
Sobre esse livro, senti vontade de abandonar algumas vezes, pela sua leitura voltada à pessoas com um vocabulário expansivo. Isso não foi um empecilho pra mim, porque a cada palavra que eu não sabia o significado, pesquisava, sendo assim, tive uma melhor compreensão do contexto.
Em sua narrativa dividida em três capítulos para cada década, podemos ver o Brasil sob o ponto de vista econômico, jurídico e político.
No geral o Brasil não precisa de inovação para se tornar um país desenvolvido, só precisa seguir o exemplo de tais países que têm um grande avanço constante nas pesquisas.

Guilherme 06/04/2021

Vale a pena!
O livro trata cada década da república quebrada em 3 seções: história, direito e economia, pra dizer em linhas gerais.

É uma proposta bem-sucedida, interessante e veloz de ler (mais do que um livro denso de História).

Tiarajú 05/02/2020

Bom para compreender o Brasil de hoje
O livro é muito bem editado, dividido em curtos capítulos em que cada década - de 1889 a 2019 - é analisada sob o aspecto jurídico, econômico e social.
Em alguns pontos é superficial, apenas citando o que ocorreu naqueles 10 anos. Porém, mesmo assim é importante leitura para compreender os dias atuais e ver que o Brasil não mudou tanto assim.