Contos

Contos Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - Contos

Laura 02/02/2023

Ótimo para iniciar as leituras de Machado!
Apesar de este já ser meu quarto contato com o mais notável autor nacional, desejaria muito que tivera sido o primeiro! Machado usa de palavras simples e sucintas para contar-nos histórias envolventes através destes pequenos contos. Dentre eles, A Cartomante é, sem dúvidas, o conto com a melhor trama e o melhor desnvolvimento. O Enfermeiro também me agradou muitíssimo e o diálogo de A Teoria do Medalhão me impressionou. No geral, Machado de Assis manteve para mim a mesma impressão: gênio, mestre das palavras, rei das alusões e alegorias, alguém que deveria estar nos best-sellers para sempre.

Nirvana 20/01/2023

Para quem está começando Machado
Se eu pudesse dar uma dica pra uma pessoa que diz que quer começar a ler Machado de Assis é: comece pelos contos!
A linguagem dos contos é menos rebuscada e as histórias são curtas, porém, muito boas.

RonaldosChagas 06/01/2023

Machado de Assis
A importância dos sebos e lojas de livros usados é imensa, sem elas livros como esse não estariam mais disponíveis para novos leitores, além de ser um ótimo compilado de contos de Machado, nos apresenta uma ótima biografia deste incrível escritor, com 25 página extras sobre a vida do escritor, e voltando a uma pequena polêmica que existe a um bom tempo na Internet se Machado de Assis deve ou não ser dado como leitura obrigatória na escola, digo que sim e não, Machado de Assis deve ser lido por todos é um leitor importantíssimo tanto pela sua obra como pela sua importância para o Brasil, mas também deve ser lido por quem tem a leitura como algo prazerosa e não por que vê que ler seus livros sejam apenas por obrigação, pela nota apenas.

Laura B. E. 02/01/2023

Perfeito
Com contos curtos de uma escrita fluída, Machado nos faz mergulhar nas histórias de cada personagem, que aliás, são todos muito complexos.
Retratando a sociedade em todas as suas angústias, necessidades e gana de viver, nos faz refletir sobre o que se passou na história do nosso país e o que, ainda hoje, é tão verídico como há 200 anos atrás.
A leitura exige um pouco mais de atenção, mas não deixa de ser prazerosa. Alguns contos me agradaram mais que outros, ainda assim, não poderia dizer que não gostei de algum, todos são bons, cada um com sua particularidade.
Recomendo fortemente a leitura à todos.

Isadoleleo 27/12/2022

Alguns contos não me agradaram muito, pelo fato de português ser ?diferente? kkkkk, mas o livro em si é bom, eu é que não tenho muita prática.

Luana 27/11/2022

Eu não tenho muito o que comentar, não é minha primeira vez lendo Machado de Assis, já tinha acompanhado a anos atrás a Capitu, inclusive muito bom livro....Capitu nunca traiu rs.

Voltando ao assunto, alguns contos não me agradaram, principalmente pq como é uma leitura que exige prestar atenção, por causa da fala ser um pouco mais complicada..eu não tinha essa atenção, se o conto no começo não me trás interesse eu fico mais perdida ainda.

Agora o último conto, SIM, o último me trouxe total interesse, inclusive me arrisco a dizer que é o melhor desse livro. Extremamente necessário para nossa sociedade, que continua bem atual nesse assunto de sobrevivência.

Thaina130 15/11/2022

Contos de Machado De Assis
Percebi pelos contos do Machado que nesse livro ele gosta muito de retratar assuntos bastantes sérios. Os contos são bem legais, são fáceis de ler (apenas alguns hahaha) e eles são bem curtos. Pretender ler mais obras dele.
Não gostei da capa, por mais que fosse um livro simples, a capa não combina, a capa não tem nem ligação com as histórias, com o livro e principalmente com o autor.
Outra coisa: eu não sabia que o Machado foi uns dos fundadores da Academia Brasileira de Letras ?

Sophia 27/10/2022

O melhor de Machado de Assis
Nos romances de Machado de Assis já percebemos seu talento para a escrita mas pessoalmente nos contos é que realmente seu trabalho se destaca, cada história única com seus finais sempre trágicos traz uma análise sobre a psicologia humana, com meus preferidos sendo "O Alienista" e "A Causa Secreta"

12/09/2022

contos
minha primeira experiência com o machado não foi tão boa assim, mas nesse livro aqui foi completamente diferente.
a grande maioria dos contos me arrastou de uma forma incrível, fluiu muito bem, todos eles são ótimos. a crítica, a ironia, a empatia, tudo tudo é muito bom.
um dos meus livros favoritos com certeza.

lucaismaia 05/09/2022

Machado de Assis só pode ser perfeito, né?! Que homem genial mds. Amoooo quando ele quebra a 4ª parede e conversa com o leitor. "Almas agradecidas", "'Cantiga de esponsais", "Longe dos olhos..." e "A cartomante" são meus contos preferidos. PERFEITO, PERFEITO! ?

Dai Solyom 02/09/2022

Interessante
Iniciei a leitura sem a menor expectativa, mas tive boas surpresas.

Achei o primeiro conto interessante, apesar de sentir a maldade inicial de um dos amigos.

O restante achei todos bem semelhantes, na premissa de sonhos, amor e casamento.

Porém não tem como questionar o estilo da época.

A Cartomante foi o ápice do livro, desde o início eu já imaginava o fim, e acabei acertando, porém não tornou a história menos interessante.

Beca 15/07/2022

Recomendo, hein?! Estou aproveitando a minha coleção de clássicos antes de trocar todos. Rs

Esse está em perfeito estado e ainda tem um suplemento de leitura!

Maria 10/07/2022

Contos de Machado de Assis
Li por conta da escola, e simplesmente AMEI. Depois que terminei eu já fiquei cm muita vontade de ler mais livros dele e comprei "Dom casmurro". Tem contos MUITO bons aqui. Recomendo super