Contos

Machado de Assis

Resenhas - Contos

Maria 09/07/2022

Passei a amar Machado
Eu sempre tentei ler (normalmente obrigada pela escola ou vestibular k) certos romances do Machado. Sempre muito difíceis de entender (aka eu me sentia analfabeta), prolongados e com muitas muitas interferências do narrador, o que me fazia perder o foco constantemente na história.
Pois bem, ao experimentar os contos machadianos, minha experiência foi completamente diferente!
Amei as histórias, principalmente, ?Longe dos Olhos?, ?A Cartomante? e ?Um apólogo?.
Foi devido a esse pequeno livro, que me apaixonei e já estou começando a dar uma chance aos romances novamente.
Indico a todos que possuem uma visão errada sobre o autor (acham chato, maçante e desinteressante).
Começar pelo básico ajuda muitooooo a entender o estilo da escrita e outras obras mais complexas.
Só assim é que a gente começa a perceber a genialidade do autor.
Da até pra sentir um orgulho de ter nascido no msm país do maior escritor de todos os tempos (e Camões que vá para o [*****])

tortajulia 19/06/2022

Adoro o Machado de Assis e estava muito interessada para ler os contos produzidos por ele. Acho muito envolvente a narrativa que ele conduz, trabalhando muito o lado psicológico dos personagens. O conto que mais gostei foi "O Espelho", seguido de "Pai contra Mãe" e "A Cartomante". Esse último me lembrou um pouco de "A hora da Estrela" da Clarice Lispector. Recomendo! Machado é completo na sua plenitude!!

"Minha solidão tomou proporções enormes. Nunca os dias foram mais compridos, nunca o sol abrasou aterra com uma obstinação mais cansativa. As horas batiam de século a século, no velho relógio da sala, cuja pêndula, tic-tac, tic-tac, feria-me a alma interior, como um piparote contínuo da eternidade."

Ro Ximenes 28/04/2022

Machado de Assis
Acho que se Machado de Assis escreve uma vírgula que fosse já seria o maior escritor brasileiro tamanha foi sua genealidade.
Não tem como escolher um conto, um personagem, um livro.
De Machado escolho a obra.

Sami43 15/04/2022

Machado de Assis e seus contos que intrigam, provocam, refletem e envolvem. Personagens que em poucam páginas provocam risadas, nojo, reconhecimento e, acima de tudo, surpresa.
Algo que amo na escrita são os absurdos. Fico chocada ao ler a audácia, a crítica. Prende o leitor de forma surreal.
A edição conta com:

A Cartomante
A relação de incredulidade em Camilo e ingenuidade em Rita formam dois opostos. Ao ir a uma cartomante, o futuro se prevê: porém, ao contrário do que se imagina, o leitor recebe muito mais do que apenas uma história de amor.

Uns braços
Inácio, de 15 anos, trabalha e vê braços maravilhosos. A primeira paixão alinhada com a falta de maldade faz o foco de sua paixão ficar confusa e restrita quanto a seus sentimentos.

Conto de escola
Garotos e a escola. Episódio de desrespeito do aluno (ou do professor?). Como as escolas devem ser, se não entediantes, frustrantes e repressoras? Ele só deseja a liberdade.

O alienista
Doutor Bacamarte abre uma clínica psiquiátrica. Quando seus métodos começam a acolher gente demais, a população se revolta ? mas como dizer não à ciência?

O espelho
Explicando a teoria de almas exteriores e interiores. O que somos? Um ser de espírito, porém um ser físico ao mesmo tempo. E podemos ser algo mutável além de nós mesmos.

Um homem célebre
A música acompanha a época. A época acompanha a música. E o músico se vê em tal dualidade, de forma que não faz nada além de se entregar a ambos.

A causa secreta
O homem que cura tem muito mais a esconder. E quando seu bizarro segredo é descoberto, seu amigo e sua mulher ficam assustados. Mas não sabem o que fazer. E a dor será vista.

Todos os contos são muito fluidos e proveitosos. Sabem aproveitar suas temáticas, e têm leitura prazerosa.
Quanto à edição, acho que os comentários não foram bem colocados. Recomendo ler "Várias Histórias" e os outros contos separadamente.

Bruninha 24/03/2022

As histórias do livro em si são boas e gosto também de algumas críticas que o Machado de Assis trouxe, porém pelo falo do português ser de época, tornou a leitura muito cansativa e demorada. Esse cara gosta de uma tragédia né?

Jessi 16/03/2022

Contista de primeira
Pouca gente sabe, mas machado era mais contista que de prosa, começou ele com contos nos jornais, na qual trabalhou, ele tem muitos contos, nas quais eu quero ler

Vivian.Bieberbach 16/12/2021

Nunca tinha lido um livro desse estilo, desses grandes escritores do passado. Gostei, apesar do vocabulário ser mais pesado, um português mais antigo, mas uma ótima forma de aprender novas palavras. Não gostei de todos os contos, mas gostei da obra em si.

wavenue. 11/12/2021

Apesar da data incerta, vale uma resenha.
Só de pegar o livro senti a nostalgia de quando eu li pela primeira vez. Tentei me arriscar a ler de novo, para ver se as sensações seriam as mesmas e o resultado foi positivo. Continua sendo, para mim, um livro leve e gostosinho de ler. E creio que ficará marcado por longos anos! :) Espero poder reler futuramente e ver se mudará algo!

Ju Ragni 07/10/2021

Relendo Machado de Assis
Reli esses 8 contos, depois de uma conversa com um amigo, que me provocou saudades de Machado de Assis. Meu preferido dessa seleção ainda é O ALIENISTA, mas o curtinho UM APÓLOGO traz uma reflexão talvez amarga, mas justa, que alguns mestres de certos políticos já devem ter feito a si mesmos quando contemplam um pupilo seu que se destaca não pelos motivos que lhe são caros...Enfim, não é preciso falar sobre a obra de Machado, só aproveitá-la...

Matheus 05/06/2021

Machado é ótimo, mas sempre fico meio apático, esperando algo mais. Talvez por ser de época, sei lá.

juju 24/05/2021

Esse livro é um compilado de contos do machado de assis, a maioria tem entre 4 a 7 páginas, a leitura não é simples por ser um clássico, mas também não é nada complicado, e alguns contos são bem legais. Um livro pra quem quer conhecer machado

Otoniel.Filho 20/05/2021

Contos Machado
O livro contém alguns contos, bem breves, mas incrivelmente bons, retratando a boa e velha literatura machadiana

Aline ig @escape.abacharel 05/05/2021

Esse livro é uma coletânea de contos do Machado e eu simplesmente amei! Não é a minha primeira vez lendo suas histórias. Já tinha lido Dom Casmurro e alguns contos que não estão presentes nesse livro, como: Casada e Viúva, Três Consequências, O que são as moças, Um Incêndio, Habilidoso, Quem conta um conto...

Os contos presentes nesse livro da Ciranda Cultural são: A Igreja do Diabo, A Carteira, O Empréstimo, A Desejada das Gentes, Uns braços, Suje-se Gordo, Ideias do Canário, Pai contra mãe, Missa do Galo, Conto da Escola.

O conto que mais gostei foi Ideias do Canário, que narra a história de um homem dedicado à ornitologia, um ramo da zoologia que envolve o estudo dos pássaros. Esse homem então se espanta quando um canário de repente lhe dirige a palavra. Estaria louco ou teria estudado tanto os bichos empenados que começava a compreendê-los? O conto de Machado de Assis põe questões existenciais no bico do pássaro. Na história, homem e canário, que viveu a vida inteira numa gaiola, discutem as muitas visões de mundo possíveis. Afinal, tudo depende de como se vê o mundo à sua volta.

Os contos são marcados pela nova fase machadiana, com suas características do período realista. Os temas abordados vão desde o adultério feminino, pedofilia, até a escravidão. O conto Pai contra mãe, por exemplo, apresenta uma forte crítica ao sistema escravocrata e aos instrumentos de tortura utilizados contra os escravos.

Muitos críticos dividem sua opinião acerca da obra de Machado. Para alguns, as melhores páginas de seus romances são contos, enquanto que para outros, os contos são ensaios que lançam situações e personagens que ele desenvolveria mais tarde nos seus romances. Por exemplo no conto Uns braços, há um personagem que nota e elogia os braços de uma mulher, assim como em um dado momento em Dom Casmurro os braços de Capitu também são elogiados de forma bastante similar.

Para mim, os contos são tão maravilhosos quanto os próprios romances!

Bru 27/04/2021

Escola
Como é para a escola, não tenho muito o que falar, mas como uma boa leitora de Machado de Assis, amei conhecer esses contos dele.

Camila.Dias 25/04/2021

Ler Machado de Assis é sempre uma ótima experiência
Esse é meu primeiro contato com os contos do autor, já tinha lido alguns romances.
Gostei dos contos de forma geral, alguns mais, outros menos, como é comum em coletâneas de contos.
É possível perceber a ironia do autor na maioria dos contos. Essa que é uma característica bastante presente em suas obras.
Os meus contos favoritos foram a Igreja do Diabo e Pai contra Mãe.
Recomendo a leitura, ainda mais para aqueles que querem conhecer mais da nossa literatura e da obra do nosso maior escritor.