Contos

Contos Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - Contos

Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Recomendo uma releitura do texto para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.

Gessy Lima 30/03/2018

Alma, ser ou não ser.
Este conto de Machado, conta a vida de Jacobina. Um homem que nasceu humilde e que cresceu na vida após uma nomeação da Guarda Nacional. Podemos ver ao decorrer da história varios pontos sendo levantado como por exemplo o ser versus o parecer. Como somos e como as pessoas nos vêm. Vida pública contra vida privada. Machado põe o espelho como se fosse nossa ?alma externa? ligada a riqueza e nosso status perante a sociedade. E podemos ver que a imagem que os outros fazem da gente é maior do que o que realmente somos.

Tassio.Ferreira 30/03/2018

Tassio2f
O Espelho de Machado de Assis trata-se da história de Jacobina, um homem que nunca expunha suas opiniões para seus amigos porque não queria discutir, um ato que entendia como uma herança no homem de um caráter bestial.

Carlos 2F 30/03/2018

Resenha (O Espelho)
Nesse conto,Machado de Assis expõe em “O Espelho” que a nossa “alma externa”, ligada ao status e prestígio social, à imagem que os outros fazem de nós, é muito mais importante do que a nossa “alma interna”, ou seja, a nossa real personalidade.

Carolina.Athais 30/03/2018

Esse conto e muito bom, pois monstrar essa alma exterior que existe na vida de jacobina.

Gusta 30/03/2018

O espelho
Pra mim um dos melhores,a teoria de Casmurro é,no minimo interessante.
Sua teoria consistia na defesa de que o homem tem duas almas: uma que olha de dentro para fora, e outra que olha de fora para dentro. A alma exterior pode ser um espírito, um fluido, um homem, muitos homens, um objeto, uma operação; enquanto a alma interior transmite a vida. Assim, as duas completam o ser.
O conto aborda principalmente a questão da identidade, da reestruturação da personalidade conforme as circunstâncias apresentadas.

Italo.Nery 30/03/2018

O conto mostra no seu decorrer que nós temos duas almas. O lado exterior que diz respeito ao seu status e o lado interior que diz respeito a sua personalidade. Vemos que no conto a parte exterior é bem mais valorizada do que a interior e isso nos faz refletir um pouco enquanto lemos um belo conto.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante

Excelente. Machado buscava inspiração nas ações cotidianas, na sociedade e procurava desmascarar as aparências e a superficialidade das atitudes.

Brenda.Dias 30/03/2018

O espelho
Um livro muito bom que relata a história de Jacobina de 25 anos, o livro é interessante pois Machado De Assis traz em conta nossa realidade que muitos prezam pela imagem exterior, a beleza, os bens materiais do ser humano do que a imagem interior que é o que realmente somos.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
): [...] ?O certo é que todas essas coisas, carinhos, atenções, obséquios, fizeram em mim uma transformação, que o natural sentimento da mocidade ajudou e completou. Imaginam, creio eu? [...] Então, na falta de outrem que confirmem nossa ?alma externa? utilizamos o espelho. É o espelho que testemunha aquilo que os outros reconhecem em nós, ou seja, a aparência. Somos o que somos ou o que aparentamos? Hoje muito mais do que ser, temos a necessidade de ter, somos valorizados e reconhecidos não pela alma interior, e sim, pela exterior.

Bruna Costa 2°C 30/03/2018

O espelho é um conto curto, porém objetivo, narrado na 3° pessoa, no qual tem como personagem principal Jacobina, que de tanto ligar e filtrar as opiniões alheias das pessoas sobre ele, acaba nem lembrando mais quem é o verdadeiro eu dele, com isso Machado de Assis diz que o homem tem duas almas.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Esboço de uma nova teoria da alma humana
Esse conto é fantástico! Discute a duplicidade de consciência existente entre o os outros concebem a nosso respeito e aquilo que realmente somos.

AkS 30/03/2018

Através de uma aguda análise do comportamento humano, Machado de Assis expõe no conto” que a nossa alma externa esta ligada ao status e prestígio social, à imagem que os outros fazem de nós, é muito mais importante do que a nossa alma interna, a nossa real personalidade.
Ana Paula Paim 03/04/2018minha estante

AkS 30/03/2018

Ana Paula Paim 03/04/2018minha estante

Ana G 30/03/2018

A história de jacobinda foi tocante, me fez refletir se realmente somos divididos em duas almas, se somos realmente corrompidos, e que as pessoas nos veem apenas da forma como elas desejam, superficialmente.
Orientação para leitura do paradidático Contos: Machado de Assis

Autor: Universia Brasil
Artigo disponível em: < http://noticias.universia.com.br/atualidade/noticia/2013/01/16/994389/como-ler-e-analisar-um-classico-da-literatura.html> Acesso em: 04 jan. 2018

COMO LER E ANALISAR UM CLÁSSICO DA LITERATURA

Você consegue analisar um texto literário? Confira dicas para fazer isso bem e aproveitar melhor a sua leitura

Ler uma obra literária é formidável. Os textos literários têm, em geral, o objetivo de emocionar o leitor, e para isso exploram a linguagem conotativa ou poética.

1. NÃO SE IRRITE COM FACILIDADE
A dica é ler com curiosidade e expectativas razoáveis. Não é importante entender cada palavra da obra. A literatura vai além dos vocabulários.

2. ESCOLHA A MELHOR EDIÇÃO
Busque a edição do livro que tenha uma boa introdução, ou seja, a mais fácil de entender. Boas introduções explicam o contexto histórico, os fatos mais importantes da obra, a vida do autor, a estrutura, o estilo e muito mais.

3. FAÇA ANOTAÇÕES
Fazer anotações ajuda muito, especialmente quando a obra tem muitos personagens (exemplo: O cortiço, de Aluizio Azevedo). Você pode simplesmente anotar as coisas que mais chamam a sua atenção. Outra dica é fazer um resumo ao final de cada capítulo. Alguns textos literários não têm uma narrativa linear. É o caso da poesia. Nem sempre há uma história com começo e fim.

4. IDENTIFIQUE OS TEMAS
Geralmente, há temas e subtemas. É preciso identificá-los.

5. ANALISE OS PERSONAGENS E O NARRADOR
Quem é o protagonista da obra? Às vezes, o autor dedica muito tempo a descrever os personagens. Além disso, é preciso determinar também quem é o narrador. Provavelmente, o narrador é um dos personagens, mas também pode ser apenas uma voz onipresente.

6. PRESTE ATENÇÃO EM COMO A HISTÓRIA É NARRADA
Não fique atento a descobrir apenas quem é o narrador da história. Tente entender também como essa história é narrada. Note se a narração é linear, ou seja, se conta os fatos em ordem cronológica.

7. PRESTE ATENÇÃO AO ESTILO DE LINGUAGEM
É uma linguagem coloquial ou formal? Existe alguma conexão entre o argumento e o estilo? Você deve notar, por exemplo, se há muita descrição ou uso de metáforas no texto.

8. CONSIDERE O CONTEXTO HISTÓRICO
É importante considerar a situação política, econômica e social em que a obra foi escrita, assim como os movimentos culturais vigentes da época.

9. COMPARE O TEXTO COM OUTROS DO MESMO AUTOR
Comparar o texto literário que está lendo com outros do mesmo autor ajuda a determinar se houve alguma evolução. Ajuda a entender se o texto se encaixa em algum movimento literário.

Ana Paula Paim 04/04/2018minha estante
Resumo

Stephanie.Barreto 30/03/2018

Achei que o livro tem muito a ver com o que vivemos hoje em dia. Ele nos mostra que muitas vezes esquecemos de quem realmente somos(nossa alma interior) por conta de opiniões alheia e pelo modo em que as pessoas lhe vêem. O que não deveria acontecer, pois, temos que ser quem realmente queremos e somos

Leticia.Lima 29/03/2018

O livro faz relação ao interior e ao exterior do personagem Jacobina ,após ganhar um grande espelho que era da família real Portuguesa, dispõem-se a se olhar sempre quando sentia solitário sem alguém para alimentar seu eu exterior . Fazemos referência com as pessoas da atualidade , que só vivem do status , sempre precisam de alguém para dizer o quanto ela é boa naquilo que faz ou o quanto é bonita comparada as outras .
Ana Paula Paim 08/04/2018minha estante
Orientação para leitura do paradidático Contos: Machado de Assis

Autor: Universia Brasil

COMO LER E ANALISAR UM CLÁSSICO DA LITERATURA

1. NÃO SE IRRITE COM FACILIDADE

2. ESCOLHA A MELHOR EDIÇÃO

3. FAÇA ANOTAÇÕES

4. IDENTIFIQUE OS TEMAS
Geralmente, há temas e subtemas. É preciso identificá-los.

5. ANALISE OS PERSONAGENS E O NARRADOR

6. PRESTE ATENÇÃO EM COMO A HISTÓRIA É NARRADA