Contos

Machado de Assis

Resenhas - Contos

Samuel.Xavier 14/04/2018

Interessante
No conto "Contos" o autor expõe a história da época a cerca do regionalismo romântico e da burguesia da época, nos quais demonstram ter seu valor á cerca da cultura Brasileira até os dias de hoje.

Duda Gonçalves 09/04/2018

Eduarda Gonçalves 2M
A obra "O Espelho'' começa com cinco homens em uma sala reunidos, mas só quatro deles discutem metafisica enquanto um ouve, no caso Jacobina, Ele era um homem inteligente apesar de nao gostar de debater, era capitalista e provinciano. Mas Jacobina deixou de ser so ouvinte da discursão e começou a narrar um fato de que acorreu em sua juventude , onde ele tinha vinte e cinco anos de idade. Ele conta que aos 25 anos foi nomeado Alferes da Guarda Nacional. por conta disso sua familia passou a elogia-lo e ase orgulhar dele. Sua Tia Marcolina o chama para o sítio onde ela morava e por conta do seu status de 'Sr.Alferes", ela lhe oferece um grande espelho . Que era da Familia Real Portuguesa e a melhor mobília da casa. No conto podemos analisar que Machado de Assis fala ´´ o espelho´´ que é a nossa alma externa, ligada ao status que colocam nas pessoas, e a imagens que os outros fazem de nos mesmo.
Grace 10/04/2018minha estante
ok

Brenda Rosa 05/04/2018

O ESPELHO
O modo do decorrer da história que se passa no conto “ O espelho” me faz refletir, cita muito do seu “eu” interior e exterior, dessa perda de alma e da maneira que os que estão ao seu redor nos afetam. Enfim, o conto fala sobre Jacobina, um rapaz humilde que nessa época ele era apenas ele, não chamava muita atenção nem tinha toda uma fama, mas depois de receber o cargo de Alferes ele passou a ser tudo que ele não era antes, ele passou ter status, passou até a ser chamado de Sr. Alferes, até que um dia uma tia (Marcolina) chama ele para ir à casa dela, apenas pelo status e lhes oferece um espelho e a melhor mobília da casa, que como dizia ela, era da Família Real Portuguesa. Tempos depois após voltar ao sitio, ele se encontrou sozinho, passou a refletir em frente ao espelho que ele já não era mais o mesmo de antes, ele via sua ama interior meio distorcida e que agora só existia a sua alma exterior, aquela que todos viam, por conta do título, após vestir sua farda, ele se viu de maneira nítida no espelho, aquele era seu eu de agora.

Grace 06/04/2018minha estante
OK

Joao.Pedro 02/04/2018

O espelho
Livro extremamente reflexivo, eu gostei muito dos detalhes que na minha opinião enriqueceram bastante o texto, a forma como Machado de assis descreveu foi filosoficamente cativante, ele descreveu o personagem Alferes tendo em mente milhares de pessoas que se perdem por conta da opinião dos outros o que traz uma verdadeira essência nesse conto.

Susan 02/04/2018

O Espelho
Esse foi particularmente o conto de Machado que mais me chamou atenção, ele conta a história de um homem chamado Jacobina e nele ele apresenta para seus amigos sua teoria e assim conta toda sua história. A configuração desse conto se afasta dos outros, tem uma teoria. Diferente dos outros ele não narra somente mais um romance ou uma história comum, ele te traz a reflexão, traz a oportunidade de se questionar.
Grace 04/04/2018minha estante
OK

Ari Rocha 01/04/2018

O espelho - Ariane Rocha 2ºM
O conto de Machado de Assis trás uma nova forma de se pensar sobre a alma.
Jacobina é um homem de origem humilde, tem 45 anos. Conseguiu subir na vida por conta de uma nomeação a um posto militar.
Reunido em uma casa no morro de Santa Teresa, Jacobina e alguns amigos discutem sobre a alma humana, o universo e outros assuntos. Ao decorrer Jacobina é mencionada para opinar sobre o assunto, ele conta um episódio de sua vida, que aos 25 anos, logo quando foi nomeado a essa promoção trouxe mudança significativa de status como paparicações de conhecidos.
Um dia sua tia Marcolina chama para ir até o sítio onde ela morava, por causa do status do sobrinho ela lhe oferece um espelho da Família Real Portuguesa e coloca no quarto destinado a Jacobina.
Certo dia sua tia precisa sair, deixando jacobina com os escravos que em seguida fogem e Jacobina viu-se sozinho no sítio e percebe que sem a farda não é ninguém. Percebendo que em um mundo de aparências a alma exterior é mais importante que uma alma interior.

Raissinha 01/04/2018

Algo dentro de nos
Sempre pensei da mesma forma que Jacobina pensa sobre as almas e foi que mais me interessou e me motivou a ler o conto

Levi.Augusto 01/04/2018

Interessante
Nos faz ficarmos confusos em relação ao espelho que as pessoas tem de nós

Guilherme.Pereira 31/03/2018

Resenha "O Espelho"
O Espelho é um conto de Machado de Assis em que o escritor traz profundas reflexões filosóficas ao leitor, apresentando uma nova visão sobre a alma humana. Através de uma aguda análise do comportamento humano, Machado de Assis expõe em “O Espelho” que a nossa “alma externa”, ligada ao status e prestígio social, à imagem que os outros fazem de nós, é muito mais importante do que a nossa “alma interna”, ou seja, a nossa real personalidade.
Ana Paula Paim 04/04/2018minha estante
Esse conto é fantástico! Discute a duplicidade de consciência existente entre o os outros concebem a nosso respeito e aquilo que realmente somos.

genicio 31/03/2018

O espelho
Existem capítulos que julguei bastante infantis, mas o autor tem muita facilidade de entreter o leitor e o prendê-lo ao livro. Por mais infantil que o conteúdo do livro seja, o jeito que o autor escreve disfarça essa "infantilidade", assim o livro se torna recomendável para todas as idades. No geral, gostei muito de ler O Menino no Espelho.

Raissa.Francine 31/03/2018

O espelho - 2F
O leitor deste conto toma contato com um ponto de vista bastante interessante, o de que os seres humanos possuem duas almas: uma interna (aquela que olha de dentro para fora, considerando tudo o que aprendemos a ser ao longo da vida) e outra externa (a que olha de fora para dentro, que pode mudar ao longo da vida. Ao longo da narrativa, Jacobina perceberá que sua alma externa, a de alferes, é mais incisiva do que imaginara.

Lorena.Goncalves 31/03/2018

O conto o espelho de Machado de assis trata-se de uma narrativa, que lança a ideia que o indivíduo esteja sujeito a duas "almas" um assunto bem intrigante ligado ao status e prestígio.

Herland.Augusto 31/03/2018

O Espelho é um conto de Machado de Assis que integra a obra Papeis Avulsos (1882). O escrito traz profundas reflexões filosóficas ao leitor, apresentando uma nova teoria metafísica sobre a alma humana.

João Vitor "Pi" 30/03/2018

No Conto O Espelho, Machado de Assis apresenta a teoria de que o homem tem duas almas " uma que olha de dentro pra fora, outra que olha de fora para dentro ". O Conto conta a história de Jacobina,Narrador e personagem Principal da historia. Ligada ao Status e prestígio social á imagem que outros fazem de nós.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante