Contos

Machado de Assis

Resenhas - Contos

Carolina 07/08/2020

Bendita pandemia!
O bom dessa pandemia é poder colocar os [vários] livros que estavam na fila de espera na lista de lidos. Acho que esse livro comprei em meados de 2013/14...
Mozinho 07/08/2020minha estante
Eu tenho esse livro, mas confesso que não consegui ler, tentei umas 3 páginas; E desisti já há alguns anos. Talvez eu tente desta vez ; )

Carolina 07/08/2020minha estante
Leia um conto por dia! Talvez assim dê certo pra vc :)))

Mozinho 07/08/2020minha estante
Obrigada, irei fazer isso ?

Juh 27/07/2020

Contos - Machado de Assis
Amei entrar em contato de novo com esse autor, ele é maravilhoso e os contos selecionados são ótimos

Catarine Heiter 10/07/2020

Esta edição de contos de Machado de Assis da editora Ática, traz nove contos completos do autor e uma parte de um conto (devidamente sinalizado); além da ‘vida e obra’ como leitura complementar. Os contos aqui apresentados não correspondem a apenas uma fase da carreira de escritor do autor e nem todos foram selecionados das famosas coletâneas existentes. Temos aqui um conto selecionado para a coletânea Histórias sem Data (Cantiga de esponsais), três contos da coletânea Várias Histórias (Conto de escola, Um apólogo e A cartomante) e dois contos da coletânea Páginas Recolhidas (O caso da vara e Missa do galo). Os demais são contos avulsos. Este conjunto proporciona ao leitor a experiência de percepção de várias características da escrita machadiana, sem perder o ritmo, e mescla, de forma equilibrada, contos mais compridos com outros muito curtos! Meus contos preferidos foram Conto de escola e A Cartomante. Já sou fã do autor e sou suspeita para falar, mas com certeza este livrinho aguçou a minha curiosidade pelos outros contos deste mestre.

A leitura deste livro foi motivada pelo Desafio DLL 2020, na categoria Livro de Contos

Sah Imperia 23/06/2020

Essa coletânea de contos do nosso mestre Machado de Assis é simplesmente maravilhosa.
Machado é completamente único em suas estórias,sua narrativa e em sua características de retratar a mesquinhez do ser humano com certo humor.O diferencial dessa coletânea é que ela é tão especial e singular que eu não vou esquecer de nenhum desses contos. Obviamente tem alguns melhores que outros ( "O Espelho" é o melhor,na minha opinião),mas todos tem o seu valor.
A narrativa do autor é muito reconfortante e é ótimo ler um conto por dia.É um privilégio pra mim ler esse exímio contador de estórias,já que a maioria dos jovens de 14 anos como eu não desejam ter contato com livros...É uma pena,eles são sabem o que estão perdendo
Com esse livro,entendi mais uma vez porque Machadinho de Assis é um dos maiores mestres da literatura brasileira e um dos meus atores favoritos,sendo,para sempre,imortal

Lucio 03/04/2020

Uma dias poucas coletâneas de contos do Machado de Assis que faltava eu ler. Os contos são curtos e bem escritos. Os destaques ficam para missa do galo e A cartomante.

RhD 29/03/2020

Contemplando clássicos da literatura nacional
Nesta coletânea de contos de Machado de Assis, proeminente escritor brasileiro, é possível ter um vislumbre de seu gênio literário e do humor satírico que lhe é característico. De longe, sua obra figura entre as melhores entre a literatura nacional - e quem sabe internacional. O conto que fecha a coletânea, O Alienista, é repleto de todas as características que lhe são próprias e demonstra sua desenvoltura para satirizar situações e assuntos polêmicos. Confesso que gostaria de tê-la lido muito mais cedo, já que este livro se encontrava na minha prateleira por alguns anos sem nunca ter sido tocado. Mas nunca é tarde para descobrir a magia e magnitude da literatura de nosso amado país.

Quinzinho 15/03/2020

Contos concisos e brilhantes como só Machado de Assis conseguiria nos apresentar. Muito divertidos e inteligentes, difícil parar de ler.

Nata 09/03/2020

A edição que eu tenho contém os contos:
- A igreja do diabo
- Ideias do canário
- Pai contra mãe
- Missa do galo
- Contos de escola
Os contos possuem uma narrativa que prende o leitor, que nos faz chorar com o desfecho de certos personagens e faz nos questionarmos pelas atitudes de outros. Nos mostra uma complexa e realista visão sobre a vida e as pessoas

Gabi 05/03/2020

Contos para se divertir
Tenho esse livro na estante há anos e finalmente li inteiro.
Indico a quem não tem muito tempo para ler, os contos são bem curtinhos e dão uma sensação de "quero mais", o que te leva sempre a ler o próximo hahahahahah
O último eu e a minha amiga lemos juntas, o que foi uma experiência muito legal, era igual um cinema. Conseguimos conversar sobre, trocar idéias, dar muita risada.
Contos para se divertir!!!!

Paulinha - @ladaminhaestante 25/02/2020

Contos da vida real
O livro traz contos do cotidiano, que podemos observar ser constante na atualidade, bem como era há mais de 100 anos.

Traições, amor não correspondido, dificuldades financeiras, roubos e julgamentos e assim vai.

Apesar de ser escrito há mais de um século a linguagem apresentada é de fácil entendimento e as histórias não são cansativas.

É uma leitura leve. Recomendo.

ritanog 09/02/2020

Simplesmente Machado
Uma coletânea onde o nosso incrível autor demonstra claramente suas maiores habilidades na prosa. Mesmo já tendo lido alguns antes, Machado é aquele tipo de autor que fica melhor a cada releitura.
Os primeiros contos da coletânea são os imprescindíveis de Machado. A Missa do Galo e A Cartomante são o cartão de entrada para o mundo do maior escritor brasileiro. Se você leitor, que nunca leu Machado de Assis, mas tem muito interesse, comece por estes contos. Prometo que não vão se arrepender.
Já os últimos contos ficam encarregados de serem os mais pesados emocionalmente. O caso da vara é um incrível e fiel retrato da sociedade do século XIX e, infelizmente, do século XXI também.
No mais, ler Machado é sempre viajar no tempo, mas emoções e nas ideias. É sempre uma grande aventura.

Naiara 04/07/2019

Contos curtos
Gosto do Machado de Assis, porém fui com muita sede ao pote, pois gosto de contos completos, mas o desse livro, os contos acabam na metade, e voce fica tipo ...... "Como assim?" O livro é composto por 10 contos, todos começa com uma História envolvente, porém em uma cena qualquer vem logo o ponto final, e o próximo conto, fiquei chateada com isso. A diagramação do livro também é horrível, letras minusculas do começo da página ao fim, nem borda as páginas tem.. Mas essa parte já é culpa da editora.
São contos antigos, onde amei como o autor descreveu os detalhes daquela época, mas pecou na parte de não fazer um conto completinho. Gostei de dois contos em especiais, que por acaso são os únicos que tem um final descente. Tirando esse detalhe, o livro é bom.

Blonde Venus 15/06/2019

Magistral sempre
Não tenho o que reclamar do Machado, simplesmente incrível e maravilhoso. Esse livro tem contos marcantes e com excelentes reflexões sobre a vida de modo geral.

Gu 30/05/2019

Leitura proveitosa
O livro busca apresentar alguns dos contos escritos por Machado. A leitura exige uma certa atenção e reflexão sobre os temas abordados, o meu conto favorito foi o da cartomante, o desfecho da história me surpreendeu!

Lívia 30/12/2018

Gostei muito
Gostei bastante desse livro. Em especial destaco os seguintes contos: O espelho; Um apólogo; Singular ocorrência; O Enfermeiro.