O cérebro no mundo digital

O cérebro no mundo digital Maryanne Wolf

Resenhas - O cérebro no mundo digital

MaryLi.1992 13/03/2024

O cérebro no mundo digital - Maryanne Wolf
Interessante a forma como a autora explica a influencia que as mídias digitais tem em nosso cérebro. Abordagem clara e didática. Dá pra tirar algumas dicas boas e fazer ajustes na rotina.

Lua 11/03/2024

Livro bom
O livro trás algumas reflexões sobre nosso padrão de leitura atual, sem muita profundidade, reflexão e falta de contemplação. Por outro lado, nos mostra alguns dados de como a leitura influencia a criança a ser um ?bom leitor?, e os perigos digitais na qualidade de nossa leitura.
Porém, sinto que faltaram alguns exemplos mais detalhados de como os aparelhos digitais agem em nosso cérebro e como isso influencia nossa leitura e cognição. É um livro mais poético e romantizado sobre a leitura e menos técnico e prático. O que não é ruim, mas foge da expectativa de quem começa a ler esse livro.

Roy 10/02/2024

Boa reflexão para os dias atuais!
Sem dúvida a autora busca nos mostrar os perigos do digital para nosso cérebro e principalmente para as crianças. O que será delas no futuro se não soubermos educá-las nesse mundo totalmente digital?

Mais livros com leituras profundas e menos telas com conteúdo superficial.

Ótima leitura!

Leticia Arenhart Canal 14/01/2024

Essencial para compreender a importância da leitura e os desafios que enfrentamos. Ideal para quem tem filhos.

Lucs 18/12/2023

Letramento infantil
Eu esperava que o livro fosse mais focado na questão das leituras curtas de redes sociais e as implicações que podem estar ocorrendo no nosso cérebro com essa mudança, mas boa parte do livro é dedicado ao letramento infantil que é a área dela e que sinceramente não me interessa.

Achei que ela iria mostrar estudos conclusivos na área mas ao invés disso ela traz mais interrogações do que respostas.

Há muitos pontos interessantíssimos e postei aqui no histórico de leitura. Foram tantas passagens dignas de nota, que não tive como compartilhar tudo.

Discordo de alguns pontos como a leitura digital, como o Kindle prejudica a leitura. O leitor pode até perder no sentido de dimensão física do que leu, dos parágrafos mas isso é irrelevante para o leitor maduro. Talvez para um leitor novo seja importante a fisicalidade das primeiras leituras mas para mim está perfeito.

Beatriz 17/12/2023

Para todos que gostam de livros
Em " O cérebro no mundo digital" vamos entender como funciona o cérebro no momento da leitura, todas a mudanças q ocorrem nele devido ao hábito de leitura e quais as mudanças q o uso da tecnologia tem imprimido sobre os leitores e seus possíveis efeitos na própria sociedade.

Esse livro é maravilhoso. A forma da escrita, como nos explica td a beleza da leitura, tanto na sua mecânica cerebral, quanto o desenvolvimento do indivíduo.
Além disso, a Maryanne traz mts passagens de livros maravilhosas, q não inspiram e encantam.
Quem gosta de livros vai adorar acompanhar td o acontece com si próprio enqto se deleita com uma boa leitura.

No entanto, este livro tbm é um alerta para todos nós q estamos expostos a tecnologia e aos seus possíveis efeitos sobre cada um e em toda a sociedade. E como cientista, ela tbm busca orientar em como fazer melhor uso das redes para que possamos evoluir, assim como, como combinar leitura e Internet na criação dos filhos.

Enfim, é a ciência combinada com amor.

Nathalia569 29/09/2023

Não queria que acabasse?
Certamente, o tipo de livro que você ler mas torce para não acabar de tão fascinante e agregador.

Incrível com os livros podem proporcionar essa sensação de se sentir um pouco mais inteligente.

Nunca tinha percebido o impacto da mudança que a leitura estar passando. Saímos do livro físico para o livro digital, e nem sentimos o peso da troca de ambientes.

Com o crescimento absurdo da internet, estamos perdendo a sensatez do pensamento profundo. De pensar e refletir sobre o que lemos.

Quem mais já está sofrendo por isso são as nossas crianças, imersas em seus tabletes, confiando que a vida é fácil.

Recomendo demais a leitura! Precisamos voltar a ler livros físicos!

Lanny 10/09/2023

A era digital?
?No curso da vida, tudo aquilo que lemos se soma a um acervo de conhecimentos que é a base de nossa capacidade de compreender e predizer tudo aquilo que lemos.?

A leitura desse livro nos leva a questionar em como será o intelecto das próximas gerações, sendo que esta, já está totalmente deficiente de conhecimentos básicos, primordial para o desenvolvimento da cognição neural.

O hábito de leitura profunda, aquela em que nos envolvemos e conectamos, nos tornam pessoas capazes de articular pensamentos críticos.

Este livro vale a pena ser lido e revisado de tempos em tempos, pois nos alerta sobre como estamos nos distanciando da literatura e tornando-nos pobres de pensamentos mais analíticos e pouco articulados.

Luiza 18/05/2023

O cérebro no mundo digital
Recomendação de uma professora de linguística numa aula que abordamos os multiletramentos no ensino. De fato, a recomendação não podia ser melhor. Aqui, vamos encontrar uma série de estudos que interessam muito para a atualidade. Como o cérebro processa as informações em diferentes meios? Como os nossos filhos serão inseridos no meio digital? Devemos ou não apresentá-los tão cedo? Esses são fatores presentes no livro que agregam e muito, principalmente para os pais e professores nessa nova Era que daqui uns dias já não será tão nova mais.

Bia 03/03/2023

Superou minhas expectativas
Recomendo a leitura para aqueles que querem ter um diálogo em formas de cartas com uma autora disposta a compartilhar sua visão tanto de cientista quando de leitora propriamente.
A parte científica não é tão pesada e conta com belas ilustrações.
A autora consegue aliar resultados científicos com literatura mundial, trazendo vários clássicos e alguns autores não tão conhecidos no Brasil. E ainda consegue despertar ainda mais o lado leitor da pessoa que está lendo.

Bruno.Felix 05/07/2022

A qualidade da leitura e o desenvolvimento humano
A era digital em que vivemos oferece possibilidades e desafios para a qualidade da nossa leitura. Se perdermos a nossa capacidade de ler um texto de forma profunda e crítica, perderemos também a habilidade de pensarmos de forma crítica.

O excesso de informações e estímulos visuais a quem somos expostos frequentemente, podem ser danosos para o nosso desenvolvimento cognitivo - principalmente para as crianças.

No entanto, a solução não é a extinção das mídias digitais, mas, sim, o uso delas de maneira adequada e equilibrada.

O ser humano tem em si a inclinação para o desenvolvimento. Contudo, devemos tomar cuidado para que as facilidades que buscamos hoje, não atrapalhem o desenvolvimento cognitivo da próxima geração.

Por isso, em seu livro, Maryanne Wolf fala sobre a beleza da leitura, o que acontece com o nosso cérebro enquanto lemos. Revela os benefícios de uma leitura profunda, e mostra também os riscos que ela corre ultimamente.

Ela também apresenta os perigos que as telas oferecem para as crianças, especialmente aqueles que têm menos de cinco anos de idade.

E, por fim, ele desmontra sua esperança que os livros e a leitura não perderam o seu lugar na vida das pessoas, mas, serão aprimorados assim como a humanidade se desenvolve.

San 26/03/2022

NÃO VOU RELER
Eu adorei o livro, foi muito bom, esclarecedor, me fez entender como funciona nosso cérebro com a leitura, a autora menciona pesquisas que relatam a importância da leitura profunda e da necessidade, principalmente, nos primeiros anos de vida de ler-se livros físicos. Porém, não abandonarei meu kindle, vou continuar lendo no digital e não tenho intenção de reler este livro.

Gusma 20/02/2022

Acho que meu maior vacilo foram as expectativas
Eu esperava algo diferente desse livro. Pensava que ele traria dados e estudos concretos, mas ele acaba trazendo mais as dúvidas e lacunas que ainda existem nesse ramo de pesquisa, que são muitas já que o estudo sobre comportamento diante a cultura digital só surgiu recentemente.

Discordo em partes sobre a leitura digital atrapalhar a lembrança das informações do livro em si, creio que tenha haver também, porém atrelado a hábitos de leitura (antes e depois da leitura) de cada leitor. Concordo com a ideia de que é necessário uma mudança na educação pra adicionar também o que ela chamou de "letramento digital", afinal usar a tecnologia pode ser benéfico e prejudicial e temos que garantir ao máximo que as próximas gerações extraiam o melhor possível. Contudo, dá pra notar que muitas vezes ela fala de um lugar de privilégio e que falta um pouco de consciência de classe e de recortes sociais.

Leo Barbosa 19/02/2022

Leitura mais que metalinguística
Ler é uma das maiores capacidades que o cérebro humano é capaz de desenvolver e nós desenvolvemos diversas habilidades através da leitura. Isso pode ser comprovado a partir da obra “O cérebro no muno digital – os desafios da leitura na nossa era”, de Maryanne Wolf. A autora, neurocientista é uma grande estudiosa do letramento das crianças. Nesse livro, fica evidente a sua preocupação em analisar os movimentos que fazemos ao ler um livro físico ou em suporte digital. É nítido que o estímulo é outro, principalmente nas redes sociais em que nossos olhos dão sacadas mais rápidas e tendemos a refletir menos sobre o conteúdo em tela, dificultando o acesso à leitura profunda. Quem são os “bons leitores” nesta época de rápidas mudanças? Maryanne é enfática ao dizer que não é contra a internet e outras mídias, mas que precisamos estar atentos às transformações que a imersão no mundo digital têm nos trazido, quais são os seus impactos e quais consequências negativas temos/teremos. Apresento alguns dos meus grifos:

- O futuro da linguagem está ligado não só aos esforços contínuos dos escritores por encontrar as palavras que nos guiarão até sua trabalhosa reflexão, mas também aos esforços contínuos dos leitores por responder, aplicando sua melhor reflexão àquilo que está sendo lido.

- Quando a linguagem e o pensamento se atrofiam, quando a complexidade
se esvai e tudo se torna cada vez mais o mesmo, corremos grandes riscos na
política da sociedade – vindos quer de extremistas de organizações políticas ou
religiosas ou, menos obviamente, de publicitários.

- Quando é alimentada, a linguagem humana proporciona o mais perfeito veículo para a criação de pensamentos não limitados, nunca antes imaginados, que por sua vez
fundamentam avanços em nossa inteligência coletiva. O inverso é também
verdadeiro, com implicações traiçoeiras para cada um de nós.

fundamentam avanços em nossa inteligência coletiva. O inverso é também
verdadeiro, com implicações traiçoeiras para cada um de nós

- Levitin afirma que as crianças podem acostumar-se tão cronicamente com
um fluxo contínuo de itens em competição por sua atenção, que seus cérebros
ficam, para todos os efeitos, encharcados em hormônios como o cortisol e a
adrenalina, os hormônios mais comumente associados à luta, à fuga e ao
estresse.
- [...] pessoas mais velhas que leem na tela podem estar fazendo um uso menor da memória de trabalho de que dispõem porque também processam o texto cada vez mais como se fosse um filme, que nunca tentariam lembrar da mesma maneira.

- [...] precisamos encarar o fato de que, ao sermos bombardeados por demasiadas
opções, nossa tendência pode ser confiar em informações que exigem pouco do
pensamento. É crescente o número de pessoas que se considera informada, sendo que a informação veio de fonte ligada a seu modo de pensar antes. E
então, embora estejamos aparentemente bem preparados, há cada vez menos
motivação para pensar mais profundamente, e muito menos experimentar
enfoques diferentes dos nossos. Pensamos saber o suficiente, esse estado mental
enganador que nos acalma, lançando-nos numa complacência cognitiva passiva
que inviabiliza mais reflexão e escancara a porta para que outros pensem por
nós.

- Se perdermos gradualmente a capacidade de examinar como pensamos, perderemos também a possibilidade de examinar serenamente o que pensam aqueles que nos
governariam. As maiores atrocidades do século XX exemplificam tragicamente o
que acontece quando uma sociedade deixa de examinar suas próprias ações e
cede seus poderes analíticos àqueles que lhe dizem como deve pensar e o que
deve temer.