O cérebro no mundo digital

O cérebro no mundo digital Maryanne Wolf

Resenhas - O cérebro no mundo digital

Leitor-gbn 18/01/2021

Uma provocação aos hábitos contemporâneos.
O mundo digital já faz parte de nós. Não podemos negar... Mas este livro nos faz refletir sobre como e por que devemos tomar consciência daquilo que nos envolve - e não sermos meros passageiros...

A autora define conceitos no campo da criação de conhecimento por meio de "circuitos de leitura", passeando calmamente conosco desde a fisiologia cerebral até a reflexão profunda e sua importância para a sociedade democrática.

Pedro Octaviano 01/02/2021

Melhor livro lido do ano até o momento. Uma obra extremamente atual e necessária para todos que têm filhos ou crianças em casa e temem o uso excessivo dos dispositivos eletrônicos por parte desses. Essencial, também, para todos que gostam de ler e refletir sobre suas leituras, criando um arcabouço teórico vasto sobre o mundo e ampliando sua capacidade de empatia.
Nessa obra, a autora cria um narrativa na forma de cartas direcionadas para o leitor, o que torna a leitura bem gostosa e íntima, cumprindo com um dos objetivos iniciais que Maryanne destaca no início do livro.
Repleto de frases e citações impactantes, foi uma leitura que me despertou diversos insights.
Indicadíssimo!

site: @descansandoavista

Lanny 10/09/2023

A era digital?
?No curso da vida, tudo aquilo que lemos se soma a um acervo de conhecimentos que é a base de nossa capacidade de compreender e predizer tudo aquilo que lemos.?

A leitura desse livro nos leva a questionar em como será o intelecto das próximas gerações, sendo que esta, já está totalmente deficiente de conhecimentos básicos, primordial para o desenvolvimento da cognição neural.

O hábito de leitura profunda, aquela em que nos envolvemos e conectamos, nos tornam pessoas capazes de articular pensamentos críticos.

Este livro vale a pena ser lido e revisado de tempos em tempos, pois nos alerta sobre como estamos nos distanciando da literatura e tornando-nos pobres de pensamentos mais analíticos e pouco articulados.

Debyh 15/11/2021

O Cérebro no Mundo Digital traz um tema que gosto sempre de saber mais: leitura e como isso funciona no nosso cérebro. Devo ter lido alguns livros sobre isso de leitura e escrita e fico sempre fascinada com o que encontro nesse tipo de leitura.
Neste livro a neurocientista Maryanne Wolf traz sua análise sobre a diferença e consequências da leitura digital nas nossas vidas, como esse tipo de leitura pode mudar o letramento das crianças e assim nos apresenta algumas ideias de juntar a leitura tradicional com a digital.
Resenha completa no link: https://euinsisto.com.br/o-cerebro-no-mundo-digital-maryanne-wolf/

site: https://euinsisto.com.br/o-cerebro-no-mundo-digital-maryanne-wolf/

Katia.Regina 27/04/2024

Muito interessante e preocupante!
Fiquei realmente impressionada com o que li nesse livro, coisas que percebemos no dia a dia, mas que são muito bem explicadas do porque aconteceram e os impactos que teremos no futuro da leitura expressa.

É inegável os benefícios da tecnologia, mas na mesma proporção, os problemas que trarão a essa geração que se rendeu a ela de forma sem limites e bom senso.

MaryLi.1992 13/03/2024

O cérebro no mundo digital - Maryanne Wolf
Interessante a forma como a autora explica a influencia que as mídias digitais tem em nosso cérebro. Abordagem clara e didática. Dá pra tirar algumas dicas boas e fazer ajustes na rotina.

Leticia Arenhart Canal 14/01/2024

Essencial para compreender a importância da leitura e os desafios que enfrentamos. Ideal para quem tem filhos.

Roy 10/02/2024

Boa reflexão para os dias atuais!
Sem dúvida a autora busca nos mostrar os perigos do digital para nosso cérebro e principalmente para as crianças. O que será delas no futuro se não soubermos educá-las nesse mundo totalmente digital?

Mais livros com leituras profundas e menos telas com conteúdo superficial.

Ótima leitura!

Roger Ruiz 15/11/2019

Transformador
Livro para ser lido e relido várias vezes. A autora e pesquisadora Maryanne Wolf traz muitas informações sobre o impacto da leitura em nossas vidas além de demonstrar preocupação com a leitura digital. Com certeza a partir deste livro, verei a leitura com outros olhos, capaz de modificar o futuro de uma pessoa.

samuelcarneiroh 17/10/2019

Há um certo equilíbrio na opinião sobre a leitura física e digital
O livro é escrito por uma pesquisadora neurocientista que aponta os benefícios da leitura, como forma positiva. Eu fiquei na metade do livro irritado, pois basicamente ela condenava o uso de leitura Digital, sendo que a leitura Digital é uma forma de acessibilidade para quem tem algum tipo de deficiência física ou visual, mas isso passou, ao ela ponderar no final do livro que livros digitais não são saudáveis para crianças, e que o correto é introduzir o livro físico como prática literária. Mas da pra perceber nitidamente que ela não gosta do Digital.

Bia 03/03/2023

Superou minhas expectativas
Recomendo a leitura para aqueles que querem ter um diálogo em formas de cartas com uma autora disposta a compartilhar sua visão tanto de cientista quando de leitora propriamente.
A parte científica não é tão pesada e conta com belas ilustrações.
A autora consegue aliar resultados científicos com literatura mundial, trazendo vários clássicos e alguns autores não tão conhecidos no Brasil. E ainda consegue despertar ainda mais o lado leitor da pessoa que está lendo.

Bruno.Felix 05/07/2022

A qualidade da leitura e o desenvolvimento humano
A era digital em que vivemos oferece possibilidades e desafios para a qualidade da nossa leitura. Se perdermos a nossa capacidade de ler um texto de forma profunda e crítica, perderemos também a habilidade de pensarmos de forma crítica.

O excesso de informações e estímulos visuais a quem somos expostos frequentemente, podem ser danosos para o nosso desenvolvimento cognitivo - principalmente para as crianças.

No entanto, a solução não é a extinção das mídias digitais, mas, sim, o uso delas de maneira adequada e equilibrada.

O ser humano tem em si a inclinação para o desenvolvimento. Contudo, devemos tomar cuidado para que as facilidades que buscamos hoje, não atrapalhem o desenvolvimento cognitivo da próxima geração.

Por isso, em seu livro, Maryanne Wolf fala sobre a beleza da leitura, o que acontece com o nosso cérebro enquanto lemos. Revela os benefícios de uma leitura profunda, e mostra também os riscos que ela corre ultimamente.

Ela também apresenta os perigos que as telas oferecem para as crianças, especialmente aqueles que têm menos de cinco anos de idade.

E, por fim, ele desmontra sua esperança que os livros e a leitura não perderam o seu lugar na vida das pessoas, mas, serão aprimorados assim como a humanidade se desenvolve.

beleza 02/03/2021

Neurociência
Adoro esse tema e gosto muito de ler sobre pesquisas feitas com as pessoas num tom casual, sem todas as estatísticas porque não sou especialista no assunto.
Pra quem tem interesse nas mudanças no cérebro por causa dos dispositivos digitais, acho ótimo

Paty 03/10/2020

Efeitos da revolução da mídia no nosso cérebro leitor.
Uma obra interessantíssima sobre a formação do circuito da leitura no nosso cérebro e como os diferentes tipos de leitura e de mídias (especialmente as digitais) afetam o desenvolvimento de nossas habilidades críticas e cognitivas. Apresenta argumentos e referências sobre variados pontos - úteis a pais, professores, contadores de história e formadores de leitores - abordando aspectos da leitura associados ao letramento, fake News e cidadania, por exemplo.

@guicouto13 02/06/2020

Excelente leitura
Leitura pertinente sobre um tema atual. Nos faz questionar a forma como lemos e o que lemos.