O Problema da Moral

O Problema da Moral Ernst Tugendhat

Resenhas - O Problema da Moral

TalesVR 24/05/2019

Moral x Contrato
Ernst Tugendhat segue a linha pragmática dos pensadores alemães, utilizando-se de números e fórmulas para exemplificar suas questões. Nessa conferência realizada na PUC-RS no ano de 2003 ele ataca algumas concepções de outros colegas alemães da moral ser um contrato. Isso não seria possível, visto que em um contrato A e B devem cumprir alguns requisitos para a sua satisfação mas não existe um conceito de ''bem comum''. Então, Tugendhat diz ser do próprio interesse humano individual o agir moral. Eu espero que as pessoas ajam de forma boa comigo, tenham compaixão; e eu também agirei assim.

Em um contexto onde a autoridade religiosa não possui mais espaço para guiar a ética e moral contemporânea, Tughendat contribui enormemente para os estudos dessa área nessa pequena, porém grandiosa, conferência. Auxiliado por conceitos de Schopenhauer ele basicamente responde a pergunta de uma criança: ''Por que eu devo agir moralmente?''. Bem comum, compaixão, sociedade moral, reciprocidade; são 33 páginas de brilhantismo do professor de Berlim.