Dom Casmurro Stephenie Meyer
Machado de Assis

Resenhas -

insta: @carol_books.carol_books 02/11/2023

Eu não tenho um pingo de dúvida, que capitu traiu sim, provas o nome do filho deles que era Escobar, e a aproximação dos dois pra mim sempre foi suspeita, e no dom casmurro em quadrinhos, mostra o Escobar, (filho da capitu e do bentinho) loiro, dos olhos claros, desculpa mais o bentinho era moreno, se aí não tem traição ent é bruxaria.

Maria16417 29/10/2023

Uma leitura para você passar dias remoendo(#naotraiumasdevia
Comecei esse livro porque li em uma aula de literatura a revista animada mostrando apenas os acontecimentos marcantes da história, e já bentinho parecia suspeito. Não vou negar, comecei esse livro já com um "lado" decidido e não me arrependi, quando você repassa o comportamento dos personagens quase dá pra montar uma personalidade completa deles que as vezes o livro não mostra tão claramente, o pequeno bentinho foi filho único de uma família rica, criado por uma mãe que sabia que em pouco tempo o perderia por uma promessa feita antes do garoto nascer, uma criança super protegida e criada com muitas regalias provavelmente (tanto pelo dinheiro da família quanto pelo sofrimento antecipado da mãe por saber que ia "perder" o filho único que veio depois da perda do primeiro), a pequena Capitu nunca teve regalias, filha de pais de classe média baixa, uma criança habituada a mentir para se safar de pequenos delitos, muito mais madura que bentinho demonstra ser, de personalidade e opniões fortes na infância, inteligente e astuta, caraterísticas que não eram tão bem vista em mulheres na época do livro, ambos formam um belo casal. Um ponto interessante é falar que depois que se casam tudo está bem, até o caráter de bentinho ser posto a prova em uma situação com a mulher de seu amigo, e a partir desse ponto ele passa a duvidar do caráter de Capitu cada vez mais. Nada vai me convencer dq isso foi algo além de bentinho espelhando o próprio caráter em Capitu, projetando nela os próprios pensamentos infiéis, algo como "espera, mas se eu senti isso, ela deve sentir também não é?", ele se mostra ainda ser no fundo um garotinho mimado que não quer ser contrariado depois de definir sua opinião a respeito de algo, sequer dando margem para pensar que esta errado, ou procurando explicações e provas concretas para provar seu ponto, apenas sua opinião é ouvida (além dq tive a impressão em certos momentos dele estar PROCURANDO motivos para sua insegurança, buscando fatos para se moldarem ao seu ponto de vista, não moldando seu ponto de vista aos fatos). Uma escrita impecável, que como magica te faz perder fatos e duvidar sem perceber em qual ponto, fica na sua cabeça por dias. (Ps: na minha opinião, não traiu, mas deveria depois de tudo, tipo aquele áudio " se eu soubesse que as pessoas iam me criticar por algo que eu nem fiz, eu teria ido lá e feito bem pior")

Estefannie.Genario 26/10/2023minha estante
Bentinho pra mim é um lunático paranoico, que perdeu seu grande amor encubado (escobar) e enlouqueceu de vez, não foi traído mas merecia

Bruna 21/10/2023

Dom Casmurro
Vamos por partes. Ha muito o que se refletir sobre este clássico que nem me sinto tentada a questionar se Capitu traiu ou não. O que se deve levar em conta é que lemos um livro baseado na visão de um dos personagens, logo teremos a sua tendência em jogo.
Cheguei a questionar onde estava o romance, mas ao seu fim, entendo que ele houve, de forma possessiva, controladora, cheia de ciúmes e teorias, características essas que se fazem presente desde o inicio da narrativa e o outro lado de forma devota e em seu fim questionada.
Vale a leitura, e vale refletir sobre o que lhe toca ao ler esta obra cheia de semelhanças com a realidade de muitos.

Heloah2 19/10/2023

A escrita de Dom casmurro é bem cansativa de se ler, demorei bastante para terminar esse livro abandonei várias vezes mas consegui terminar. A história é sim interessante o que deixa um pouco chato é a descrição de coisas desnecessárias que acaba tirando o foco da história e a escrita com palavras "difíceis" que acaba deixando algo muito cansativo também.

Luana 16/10/2023

Só li porque fui obrigada pela faculdade. Mass.. até que é legal. Assim, sair do José de Alencar e vir pro Machado foi muito melhor mil vezes. A escrita dele é muito boa. Principalmente a ironia e o sarcasmo. O ruim é que é complicado entender as milhares de referências que ele usa. Dá pra sentir que o homem é super cult. Mas agora falando sobre o livro em si é muito óbvio que o Bentinho é um lunático e que o único erro da Capitu foi ter se interessado por ele. Ela era uma praia pro caminhãozinho mixuruca dele. No final eu fiquei com pena do pobi do José Dias. E gente, pq que esse homem nojento não morreu ???? O coitado do Ezequiel não fez nada de errado e teve um fim tão trágico.

Janaina.Michele 16/10/2023

Dom Casmurro
Um livro que eu já queria muito ler de tanto ouvir o povo falar. Machado é simplesmente maravilhoso em sua escrita, e sempre finaliza com o ar de mistério. Capitu traiu ou não traiu Bentinho?

Camilly.Costa 15/10/2023

Outro clássico que todo leitor iniciante deveria ler pelo menos uma vez.
E se perguntar por um bom tempo, se traiu ou não traiu.

May 15/10/2023

Dom Casmurro
Só me arrependo de não ter lido esse livro antes.
Não consigo ter uma opinião formada, a partir de um único ponto de vista.
Fico triste por tudo que Bentinho e Capitu passaram.
Foi um romance lindo com um fim trágico.

Matheus656 14/10/2023

Dom Casmurro
Escrita incrível e bem detalhada, no meio do livro achei que a história demora um pouco para se desenvolver. Porém isso é bem necessário, pois o final, em meu ver foi total inesperado. Ainda fica aqla dúvida... Ela traiu ou não traiu?