Dom Casmurro

Machado de Assis

Resenhas -

Dayara.Silveira 24/04/2024

Traiu sim!
Não sei como existem dúvidas! Durante o livro inteiro Machado de Assis deixa claro que Capitu traiu Betinho e não levanta dúvidas quanto a isso.

Renata.Mieko 22/04/2024

Li esse livro na adolescência e tinha amado.

Nao sei se é por ser audiolivro ou por fases da vida, mas não me empolguei tanto como antes.

Mas sempre um clássico e um ótimo livro.

DAbora277 22/04/2024

Traiu ou não traiu?
Eu tenho uma opinião sobre o Bentinho e não é boa? mas o que preciso escrever aqui, é a genialidade de um escritor que faz com que essa incógnita ?traiu ou não traiu?? ainda divida opiniões 100 anos após sua publicação? eu realmente tiro o chapéu pra esse cara??

wcados 21/04/2024

Bentinho meu querido faz uma terapia faz. Não sei se a Capitu traiu ou não, ainda não tenho uma opinião formada, mas provavelmente sim, só que isso não faz o Bentinho deixar de ser um cara louco e muito inseguro.

Luiza 21/04/2024

Não dá para fugir dos clássicos...
Admito que li por obrigação escolar.

Não sei o quanto é importante dar um resumo desse livro, tendo em vista que é amplamente conhecido e quase todo mundo já sabe o enredo.
Logo, vou para minha opinião
Gostei do livro, complexo e talvez de livre interpretação, não te dá as respostas que você quer ler. Bentinho é um personagem bastante difícil e Capitu pareceu ganhar várias personalidades durante o livro, acho que é aí que se cria a dúvida "traiu ou não traiu?"
Se me perguntassem no começo do livro, eu diria que não, mas com o avanço (talvez por grande influência das paranoias de bentinho) o questionamento se instala na cabeça.
O que me pega muito é o fato de durante o livro todo ter acontecimentos que mostram o quanto capitu lida bem com a mentira, como ela sabe disfarçar situações complicadas, e obviamente a semelhança do filho com Escobar, que no final do livro parece assustadora.
Em contra partida, pode ser apenas o ciúme obsessivo e insegurança de Bentinho, que nos induz a pensar no ponto de vista dele, como eu queria ter a visão de Capitu das coisas!
Já tô me embaralhando sem chegar em lugar nenhum, enfim, acho que traiu.

isabela134 18/04/2024

Dom casmurro!!
Li esse livro por fins educativos, mas mesmo assim amei muito! Gostei bastante da escrita, apesar de ser clássica, não tive problemas para compreender!

Leandro676 17/04/2024

Puro suco de realismo
Uma das principais obras do realismo, publicado pela primeira vez em 1899, Dom Casmurro, de caráter memorialístico, é com certeza um dos melhores livros já escritos. Machado é um gênio,  não me canso de dizer isso.

Ambientado no Rio de Janeiro, século XIX, trata-se da vida de Bentinho e um possível triângulo amoroso. A princípio, impedido de amar Capitu em razão de uma promessa, Bentinho, no seminário, torna-se melhor amigo de Escobar. Quebrada a promessa, após a faculdade de direito, casa-se com Capitu.

Bentinho e Capitu têm um filho e o batizam de Ezequiel, em homenagem a Escobar (cujo primeiro nome é Ezequiel). Porém, Escobar acaba morrendo afogado e é a partir daí que Bentinho passa a desconfiar de uma possível traição (Capitu e Escobar).

Tentativa de suicídio, homicídio etc. fazem parte da história que, na minha opinião, é triste.

Antirromantismo e crítica à burguesia são algumas das características. É considerado romance monofônico e psicológico em razão da percepção intíma do narrador-personagem. E é incrível como Machado recorre ao fluxo de consciência; é um livro de memórias.

Ainda, a análise da psicologia das personagens é certeira. Alguns dos temas abordados são: adultério, corrupção humana, estilo de vida burguês, jogo de interesses, amizade, ciúmes etc.

Não é um livro difícil de ser lido, fiquei preso do início ao fim. É muito bom! É vida real. E sim, ela traiu...

Felipe1503 10/04/2024

Que livro booooommmm!
Junto com ?Senhora?, de José de Alencar, esse é o meu livro de literatura brasileira favorito. Até que enfim gostei muito de um romance escrito por Machado de Assis!
?[?] Não marquei a hora exata daquele gesto. Devia tê-la marcado; sinto a falta de uma nota escrita naquela mesma noite, e que eu poria aqui com os erros de ortografia que trouxesse, mas não traria nenhum, tal era a diferença entre o estudante e o adolescente. Conhecia as regras do escrever, sem suspeitar as do amar; tinha orgias de latim e era virgem de mulheres?. ???

?[?] Era um homem baixo e grosso, pernas e braços curtos, costas abauladas, donde lhe veio a alcunha de Tartaruga, que José Dias lhe pôs?. ??

yesum06 08/04/2024

Bentinho é um doido de galocha!
Gostei de ler este livro principalmente por causa da abordagem de minha professora! no começo eu estava acreditando nele(bentinho), só que depois percebi que ele estava me MANIPULANDO e fiquei muito puta!
Por alguns momentos da obra me vi concordando com o traste desse homem. Por fim, concluo que meu maior medo é ser como ele em uma relação amorosa.

Luan.Andrade 07/04/2024

Dom Casmurro
Primeiro livro de literatura Brasileira que li e confesso que me surpreendi! Tanto por ser tão atual em comparação com o tempo em que a obra foi escrita, quanto surpreendente em relação ao desenrolar da história, super indico!