Dom Casmurro

Machado de Assis

Resenhas -

Nicoly.sh 16/01/2024

Deveria trair
CAPITU TINHA QUE TRAIR MSM, AQUELE SEM CABEÇA, O IDIOTA DO BENTINHO, CERTEZA QUE A PRAGA TINHA ALGUM SENTIMENTO PELO MELHOR AMIGO, SÓ PODE!!

Maria19642 15/01/2024

"Vamos à História dos Subúrbios"
Um protagonista carismático, educado, inteligente e engraçado, o qual todos gostam. Esse perfil poderia se encaixar em qualquer outro personagem, mas não no Bentinho Santiago. Meu Senhor, que homem chato, arrogante, mesquinho, maluco da cabeça, esquisito e tantos outros adjetivos. Na maioria dos livros, eu fui gostando mais do protagonista com a continuidade da obra, nesse, eu fui me aborrecendo cada vez mais dele.
Embora, isso não signifique que o livro é chato. Pelo contrário, Machado de Assis me prendeu a uma trama tão rica e cheia de detalhes e mistérios que me fez continuar a narrativa, apesar do Bentinho. Na verdade, me deu um gosto maior para ter mais curiosidade sobre o fim dele.
Por falar sobre o fim das coisas, eu vou usar as palavras de Jó: “eu ouvia falar sobre você, mas não te conheci até agora.”, porque sim, eu acho que a maioria dos brasileiros sabe da história (pelo menos a grande polêmica dela), assim como eu sabia também, mas ler, de fato, ler as palavras que estão escritas aqui me atingiu de uma maneira diferente. É engraçado como essa obra mostra que não existem personagens passivos (e nem totalmente bons) em Machado de Assis, apenas personagens apassivados pelas circunstâncias.
Eu gostei muito da obra, que mostrou mais uma vez que nem todo clássico é chato, e recomendaria a qualquer leitor, incluindo adolescentes, que já tivesse um bom relacionamento com a leitura e estivesse disposto a ampliar o vocabulário, já que, como é um livro escrito dois séculos atrás, é necessário uma preparação linguística. (mas bem pouca)

Ah, e sobre a Capitu, eu fico com as palavras de Bentinho: “Capitu era Capitu, isto é, uma criatura mui particular, mais mulher do que eu era homem.”
Não, não traiu.

booksdalaus 15/01/2024

Dom Casmurro
Poucos romances examinam com tanta sutileza as artimanhas do ciúme como Dom Casmurro.
Publicado em 1899, o livro permanece ainda hoje como um dos mais fascinantes estudos da traição.
Aliás, como o leitor mais atento perceberá, são supostamente duas: a de Capitu, exposta pelo marido Bentinho, e a própria narrativa sobre como Bentinho modifica os fatos para corroborar suas suspeitas matrimoniais.
Tudo isso é narrado com graça e inteligência num romance que jamais parece esgotar suas possibilidades de leitura.
Críticos como Roberto Schwarz e Susan Sontag consideram a obra de Machado como um dos momentos mais altos da prosa ocidental do final do século XIX.

Geovanna518 15/01/2024

Eu amo a escrita desse trem, as vezes ela dá uma confundida na minha cabeça, mas eu gosto dela mesmo assim, da um toque muito bom para o livro. Dito isso: Eu acho que a Capitu não traiu o Bentinho.

Essa mulher amava muito aquele homem!!! Ele era doidinho e ela deixava de fazer algumas coisas, como ir à varanda, simplesmente para não deixar ele com ciúmes.
Eu não acho o Bentinho insuportável, como muitos acham, bom, eu não achava ele insuportável até um tempo depois do nascimento do Ezequiel, porque depois que esse menino nasceu, mais precisamente depois do capítulo ?a imitação de Ezequiel? ou alguma coisa assim, o Bentinho ficou chatíssimo!!!! É louco!! ELE PENSOU EM MATAR O EZEQUIEL CARA, MALUCO!

Um detalhe a mais aqui, gente, vocês não acham que o Bentinho tinha uma quedinha, mesmo que beeeem pequenininha, quase nada, pelo Escobar na época do Seminário não? Eu que sou doida?

Enfim, um livrão. Pretendo lê-lo de novo quando eu for mais inteligente, para conseguir pegar toda a genialidade dessa obra.

Willianee 12/01/2024

O mais incrível desse livro, é a forma como ele foi escrito, pois apesar de alguns terem certeza de algo, o livro, não deixa brecha alguma, e mesmo que algo aparentemente seja de certeza, nos lembramos que nada é totalmente verdade quando vemos a partir dos olhos de alguém.

E sinceramente, o melhor do livro é isso. O fato dele ser indecifrável. Tenho certeza que irei morrer com a dúvida.
A verdade é que se Capitu traiu ou não Bentinho, nunca saberemos.

Uma verdadeira obra de arte!

vick 11/01/2024

DENIAL IS A RIVER IN EGYPT, YOUR HUSBAND IS GAY!
Sinceramente adoro Dom Casmurro, uma ótima obra do realismo brasileiro. irei defender até a morte que Capitu NÃO traiu Bentinho, ele era extremamente tóxico e adoidado da cabeça porque claramente nutria um amor platônico pelo Escobar, acredito que esse ciúmes doentio não era pela Capitu, e sim pelo seu melhor amigo.

Gabi 11/01/2024

Um clássico muito bom, mas pouco confiável

Ser uma história narrada em 1° pessoa torna a percepção de todos os acontecimentos muito limitada, de modo que não se pode confiar plenamente no que Bentinho percebe, já que ele não tem conhecimento do que se passa na mente dos demais personagens.

No geral é muito interessante, mas ainda penso que Bentinho é muito controverso, uma verdadeira incógnita na história.

Viny 09/01/2024

Capitu lenda bentinho lêndea
Amo aquele trecho q o bentinho fala "capitu graduated from the university of servington with a major in motherology studies and a minor in cuntology. she was born, she lived, she served cunt, then she died"

Clara França 08/01/2024

Eu decidi ler esse livro por conta de uma imensa curiosidade despertada acerca da pergunta "traiu ou não traiu?", pois, muitas pessoas afirmavam que houve ou não traição, então decidi tirar minhas próprias conclusões! Vamos lá...
Bentinho era extremamente paranóico, ciumento, mimado e possessivo. Lembram do episódio das cocadas? E os ciúmes do mar? Ele era insuportável. E mais, vamos lembrar quem narrou toda a história: Bentinho! Ele contou a visão dele sobre tudo. Sabemos que ele era problemático, mas depois que ele cismou que foi traído, piorou! Em tudo ele via a sombra dos chifres de 🤬 #$%!& que ele mesmo pôs em sua própria cabeça.
Não vamos esquecer também que a própria Capitu uma vez se mostrou incomodada com o jeito de Ezequiel (os olhos e os pés, se não me engano), que ela comparou com o de Escobar. Vocês acham mesmo que ela ia cometer tal deslize? Doa a quem doer, mas não houve traição! Capitu não traiu, mas deveria, pra o querido Dom Casmurro deixar de ser tão paranóico!

lxcasbrito0 06/01/2024

Bento Santiago 🤬 #$%!& ?
Confesso que guardei Dom Casmurro por tempos com honras e apreços por se tratar de presente e recomendação do meu amor. Iniciei a leitura com expectativas e opiniões alheias.
O primeiro elogio é sem duvidas para a metalinguagem posta por nosso Otelo. Me surpreendeu mais que memorias póstumas, o alienista, helena e Quincas Borba. Os capítulos se confundem em determinados momentos, escritos do passado para o presente e sendo interrompidos sempre que o bento lembra de algo ou simplesmente reflete na situação solitária em que se encontra. (não tenho pena, nos capítulos finais ele afirma que o próprio se colocou nesse estado, procurando quase nunca os amigos e pouco saindo de casa.) Eu amo o realismo Brasileiro; reflexões, analises psicológicas e casos que poderiam acontecer em nossa rua.
De todos os personagens, destaco José Dias, o agregado. Autor da marcante frase: olhos de obliqua e dissimulada. Fiel a família até o final dos dias. Fiel a bento até o final dos dias.
Depois de ler e analisar com todo amadorismo de um leitor iniciante penso numa resposta que não pode ser provada por completo, mas é o que se passa na minha cabeça. Ideias malucas? Talvez.
Não sou idiota, sei que qualquer livro narrado em primeira pessoa não é digno de total confiança. Ainda mais por alguém velho que atende por Dom Casmurro e sem brechas ou espaços de explicações ou versões dos fatos pelos o outros envolvidos. Temos o excesso de ciúmes, tentativa de assassinato e um fato que me intrigou: ele preparou o suicídio, foi impedido pelas graças do “filho” e mudou de ideia optando por envenenar o garoto, qual ele já não olhava na cara. Nos últimos minutos desistiu, guardou a xicara e disse ao garoto: você não é meu filho. Entende? a questão é que dentro dessa loucura, temos alguns pontos que devem ser levados em consideração. Vejamos abaixo.
Bentinho é infértil. Dois anos tentando engravidar capitolina e sem sucesso. Consultas médicas sem resultados e sem filhos. Ele comenta com Escobar seus desesperos e tristezas, demonstra afeto pela filha dele com Sancha e tempos depois Capitu aparece grávida.
Bento em um dos capítulos comenta sobre um dia que foi sozinho ao teatro. Capitu, sua mulher diz que não iria nesse dia, não se sentia bem e preferia ficar em casa e que ele fosse sozinho. Ele vai, se sente entediado sem ela e volta pra casa mais cedo. Quando entra em casa se depara com Escobar nos corredores, Capitu com saúde e os dois sem explicações.
A viagem para Europa me deixou umas perguntas. Seria uma fuga para evitar problemas e conversas? Ezequiel andava com as aparências de Escobar, no jeito e no falar. Uma mudança evitaria as suspeitas?
Enfim, tem uma outra coisa que eu sempre observei muito antes de ler Dom Casmurro. A dualidade posta por todos. Inclusive na pagina 198 dessa edição barata da Principis tem um título: tome notas. E última frase é: “E você o que acha? Capitu é a mulher adúltera ou foi vítima do ciúme doentio do seu marido?”. O mundo em dois D. Deus e Diabo. Eu acredito que sim, Capitu teve um casinho com Escobar e Bentinho continua sendo o maior exemplo de como um homem não deve ser. Capitu traiu, mas foi uma ótima mãe e uma esposa digna. Bentinho até desejou Sancha. Não teve coragem de trair, mas foi um péssimo esposo, péssimo pai, péssimo filho.
Irei ler Dom Casmurro mais algumas vezes e ver quais opiniões eu tenho ao longo da vida.
Se tenho certeza de alguma coisa, é que todas essas dúvidas foram premeditadas por nosso Assis. Ele é um gênio. Dom Casmurro são pregos batidos sem pontas viradas.
Minha nota: 10/10
Hillary22 07/01/2024minha estante
Tuas observações são ótimas, você sempre liga todos os pontos, nada passa despercebido.

Marie_ 06/01/2024

Esse livro é simplesmente INCRÍVEL

Abriu minha mente para os clássicos, e no final, a questão se traiu ou não, vira a parte mais irrelevante do livro

Mas em minha humilde opinião como advogada de Capitu no teatro: NÃO TRAIU NADAA

E bentinho era gay, beijooss

Lucas 05/01/2024

A vida do cara é uma novela das 7
É só intriga desconfiança tragédia m0rte pensamentos ruins misericórdia bentinho relaxa um pouco fiao

phpeterparker 04/01/2024

"Retórica dos namorados"
Machado carrega na obra seu incrível talento literário, narrada por Bentinho a estória está movida a sentimentos e pensamentos intensos "ameaçando envolver-me, puxar-me e tragar-me" como a ressaca do mar. É realmente um patrimônio literário, a linguagem apresenta certo grau de complexidade...