Dom Casmurro

Dom Casmurro Stephenie Meyer
Machado de Assis

Resenhas -

Tati 03/01/2024

Acredito que Capitu não tenha traido Bentinho.
Apesar do livro ser bem sugestivo sobre a possível traição de Capitu, acredito que não houve traição de sua parte. A percepção que tive mediante a narração de Bentinho – é a de que, ele é bastante ciumento, volátil, e até um pouco maluco; tendo em vista que em diversos momentos ele tem alguns pensamentos inapropriados, como, o momento em que ele pensa e até almeja mesmo que remotamente que sua mãe morra para que ele se livre do sacerdócio. O momento em que ele pensa e descreve como se Sancha estivesse interessada nele, e logo após em seu escritório fica refletindo sobre a dualidade desses pensamentos, principalmente depois do jeito que ela se portou no velório de seu marido. Os momentos em que ele começa a demonstrar os ciúmes de Capitu em relação a Escobar sobre o possível envolvimento de ambos, sem uma descrição concreta sobre os fatos que possa ter acontecido entre eles, simplesmente por alguns pensamentos soltos, em que ele começa a ligar diversas lembranças desordenadas, e que nos deixa sem entender, por se tratar de uma narração em que ele emprega a sua versão sobre algumas alusões que se passam em sua cabeça.

Levando em consideração que em um dos capítulos é referenciado uma pintura da esposa do conhecido de Bentinho que se parece muito com Capitu, e que no final da história o próprio Bento, em sua narração recorda desta citação, mesmo nos momentos de alternância entre a convicção e a dúvida sobre a paternidade de Ezequiel. Diante dessa passagem tive a impressão de que Machado quis demonstrar, que o fato da aparência de Ezequiel não deveria ser analisado como uma prova concreta da traição de Capitu.

Um outro ponto que me chamou a atenção é que José Dias e prima Justina, também tinham uma boa observação sobre o enredo entre Capitu e Bentinho, e emitiam diversas opiniões sobre suas observações e em nenhum momento emitiram a opinião sobre a aparência de Ezequiel, o que me deixa com uma pulga atrás da orelha, se Ezequiel tinha realmente toda essa aparência com Escobar e nenhuma com Bentinho, ou seria somente o extremo ciúme de Bentinho que o fez enxergar toda essa aparência. Outro ponto que me atentei é o de que Ezequiel tinha mania de imitar as pessoas e isso pode ter moldado um pouco o seu jeito de agir quando criança, o que pode ter ajudado na imaginação de Bento.

No mais, para mim Capitu aparentou ser uma boa pessoa por cuidar e se dedicar sempre às pessoas ao seu redor; o fato de ter cumprido o juramento e esperado por Bentinho, mesmo com a incerteza se seria possível viver o amor deles quando ele estava destinado ao sacerdócio; por sempre demonstrar carinho e amor ao Bento; não ser ligada ao extremo aos bens materiais, como, em um momento de volatilidade em que ele inventa a desculpa e diz a ela que estava com um problema financeiro, para não ter que explicar seu ciúme; ela fala que então eles devem vender todas as suas joias e bens pessoais e se mudarem para um lugar menor e mais barato, e quem sabe depois reconquistarem suas posses. A meu ver para ela o imprescindível sempre foi o amor e o bom relacionamento deles. Mas o nível de ciúme exacerbado de Bentinho o deixou louco e muito imaginativo para que perdesse tudo o que tinha e terminasse em uma vida solitária.

E para mim o que pude extrair de maior aprendizado é que a obra narra diversas nuances psicológicas e comportamentais que devem ser observados e moldados para que não aconteçam na realidade, que saibamos observar para não ser Bentinhos na vida de outras pessoas, e para que possamos enxergar se houver algum Bento em nossas vidas.

ceci 02/01/2024

CAPITU NAO TRAIU BENTINHO!!
Hoje eu terminei um clássico da literatura brasileira: Dom Casmurro. A história é bem legal, não é enrolada e é divertida.
Eu analisei a situação de Capitu, Bentinho e Escobar e realmente acho que Capitu nao traiu, e bentinho que deixou o ciúmes tomar conta das emoções dele. Desde o início do livro ele já se mostrava uma pessoa muito apaixonada mas extremamente ciumenta. Acredito que com o decorrer dos anos ele foi ficando cada vez vai fissurado pela história que criou na cabeça dele que chegou em um momento que ele nao sabia mais saber oq era verdade e oq ele tinha inventado!
De fato, existem algumas coisas que nos fazem questionar se houve uma traição, como o filho deles ser a cara do amigo. Mas mesmo com isso, nao acho que Capitu foi infiel, ela sempre demonstrou muito cainho e amor por Bentinho, quando ela parou de demonstrar isso foi quando ele ficou maluco e nao tinha mais noção doq fazia

Stefany.Balbino 31/12/2023

Dom casmurro
Este ano estava numa vibe de ler mais livros clássicos por pura curiosidade e sem cobrança.

Resolvi ler Machado de Assis. Ao todo acredito que li três obras, e finalmente entendi a grandiosidade do autor. Talvez ler Machado de Assis seja um evento canônico de todo o leitor brasileiro haha

Achei interessante, mas não amei com todo mundo.

Eu tinha uma ideia totalmente diferente do livro de tanto que as pessoas levantavam o questionamento se Bentinho traiu ou não Capitu, mas na real o livro nem é sobre isso.
Tem tantos fatos e esse assunto não é um motivador para ler a obra.

Enfim ainda quero continuar lendo clássicos. Sempre me surpreendo com as leituras. E adoro essa sensação!

Eduardo Trotsky 30/12/2023

Capitu é realmente uma personagem construída pra provocar dúvida nas ações e julgamentos de quem tá lendo e acreditando em Bentinho.
Dito isso, que ritmo bom que a estória tem, né?

Nina 29/12/2023

Já li o livro há algum tempo, e quero relê-lo novamente. Pra mim, Machado de Assis transcende à época atual: a reflexão sobre Capitu, uma mulher claramente à frente de seu tempo, diz para além de uma anamnese precisa do livro, mas sim muito sobre os valores do próprio leitor.

Capitu não trai Bentinho: as desconfianças de Bentinho são um tanto machistas. A desconfiança da traição nada mais é do que um reflexo sobre si mesmo, já que durante o livro descrevê-se olhares maliciosos do próprio Bentinho sobre outras mulheres. Como diz um professor querido: " Machado de Assis é psicanalista mesmo antes de Freud"

Henrique767 29/12/2023

A frente do seu tempo
Diria que Machado de Assis está à frente do seu tempo ao retratar tais elementos, e personagens tão singulares como os protagonistas, mas dizer que Bentinho precisa de um psicólogo já basta.

ViviGreg. 28/12/2023

Eu adoro ler clássicos brasileiros conhecidos e entender as tantas referências feitas a essas obras. Gostei muito dessa leitura, adorei a personalidade tão única e realista de cada personagem (isso é uma das coisas que mais me encanta nos livros clássicos aqui do BR) e finalmente entendi essa dúvida que todo mundo tem de "Capitu traiu Bentinho mesmo?". (Eu acho que sim kkk)
Raquel1211 28/12/2023minha estante
Eu acho que não traiu, viu!! Bentinho é muito esquizo vey

Renata 28/12/2023minha estante
Eu acho ele louco, precisa tomar ansiolitico pra parar de imaginar coisas.
Mas o Assis foi gênio aqui como o Peter Blatty em O Exorcista, fazendo o leitor se equilibrar numa linha tão tênue que nunca vamos poder dar uma resposta com 100% de certeza sobre o que aconteceu.?
Enfim...livros maravilhosos

Mari Oliveira 28/12/2023minha estante
Tô enrolando pra ele esse

Léo 28/12/2023minha estante
Eu acho que não, a história é toda pelo ponto de vista dele.

ViviGreg. 29/12/2023minha estante
Eu achei ela muito sonsa e volátil na narrativa td, n transpareceu confiança em momento nenhum, mas realmente, a história é pelo ponto de vista dele né

skuser02844 28/12/2023

Não sei dizer
Na real não saberia dizer se traiu ou não, mesmo inclinada a achar que não quando comecei. Bentinho era sim bem ciumento, muitas vezes sem um motivo, mas as vezes ele tinha. Capitu não era nem de longe santa, sabia como Bento pensava e o manipulava, achando graça nisso tudo. Escobar também deu uns pés atrás em alguns momentos e sua mulher também. Além de que a amizade bem íntima de Bento e Escobar deixa dúvidas de que era só amizade.
Não acho que Bento começou a suspeitar de Capitu quando reparou nos olhos de Ezequiel, mas quando ela guardou o dinheiro. Na minha opinião tanto Bento como Capitu eram ciumentos, porém acho que ela traiu sim e usou da facilidade de manipular para fingir que não, pra mim quem não trai admite que não o fez, Capitu nunca fez isso, só deixou no ar, porém não tenho certeza que o Ezequiel era filho do outro. Mas, também, não dá pra confiar totalmente em Bento, que era meio surtado. No fim quem saiu perdendo foi Ezequiel com a separação e a exclusão do pai.

Raiane197 26/12/2023

A trama desperta interesse e uma leitura muito rica em seu vocabulário, mas também achei a linguagem excessivamente subjetiva e o autor filosofa muito.

nicolezwski 26/12/2023

Achei que ia ser uma leitura difícil de entender por ser antiga, mas é fácil e rápida. A história me prendeu bastante e é muito interessante. Fica um suspense por ter sido contado pelo personagem, na visão dele, então tem que tentar ter uma visão neutra para não ser manipulado. Recomendo muito.

Maria/Hortência 26/12/2023

Foi difícil de entreter nas primeiras páginas, mas como não gosto de começar a ler e parar, persisti? o que foi ótimo! Porque começou a ser uma leitura ótima. Gostei muito desse clássico da literatura. E a pergunta ?de milhões? que repercute à cerca desse clássico? ?Capitu traiu ou não traiu?!? Na minha opinião: Não traiu!
Só leiam!!!!

Thé 26/12/2023

Um homem 🤬 #$%!& é um homem revoltado, Capitu botou chifre nele com o amigo dele pra ele largar de ser otario, se tivesse continuado como padre nada disso teria acontecido. Me senti lendo uma fanfic, Machado de Assis apocalíptico pra contar fofoca, amei.

_kauanacomk 25/12/2023

Obsessivo, louco ou uma vítima de um amor condenável?
Começo dizendo que esta será uma resenha do meu ponto de vista e que o livro é aberto a diversas interpretações.

A maior dúvida existente nessa obra é se Capitu traiu ou não Bentinho com seu amigo de coração Escobar. Do meu ponto de vista, não há traição alguma e vou explicar os meus argumentos.
1- Bentinho desde criança demonstrou sinais claros de seu ciúme obsessivo por Capitu, o que se tornou ainda pior com o passar dos anos, diversas passagens do livro mostram como a mente do Bentinho funcionava de maneira a enxergar maldade em tudo, sendo mais discretas quando menor. Porém aqui eu digo que Capitu também não era totalmente santa quando criança, ela sabia os sentimentos que provocava em Bentinho e usava disso para manipulá-lo, como por exemplo a passagem da ida de Bentinho ao seminário, ela sabia o que dizer e como dizer, porém com o passar dos anos e principalmente após o casamento Capitu não foi nada menos que uma excelente esposa, apoiava o marido e lhe deu a maior de suas dádivas, o filho tão aguardado.
2 - Que a relação de Bentinho com Escobar era próxima todos sabemos, a dúvida que tenho é o quão próximo eles eram? Já que existem diversas passagens que trazem uma amizade muito profunda entre ambos, porém há muitas delas em que o narrador trás observações muito específicas sobre o amigo, coisas que um homem (ainda mais naquela época) não notaria em outros homens, como em suas palavras no capítulo LXXI: "Realmente era interessante de rosto, a boca fina e chocarreira, o nariz curvo e delgado" ou no capítulo CVII: "Escobar também se me fez mais apegado ao coração. As nossas visitas foram-se tornando mais próximas e as nossas conversações mais íntimas.". A questão é que diversas e digo DIVERSAS passagens confirmam a profundidade dessa amizade e aqui vai a minha opinião sobre o protagonista do livro, Bentinho sofreu um trauma tão grande com a morte repentina do amigo, o qual era tão apegado e tão amado por ele, que passou a vê-lo no próprio filho, visto que Ezequiel quando menor fazia imitações de pessoas próximas e uma vez foi pego pelo pai imitando o amigo Escobar, não seria difícil para uma mente já deturpada pelo ciúme associar acontecimentos e fazer deles uma certeza.
3 - E aqui eu lanço mais uma dúvida, TODOS do círculo social do Bentinho conheciam o Escobar e posteriormente Ezequiel, TODOS tinham noção de como eram as personalidades de ambos, porém somente o Bentinho conseguiu associar o rosto do menino a Escobar? Somente ele percebeu como o garoto ficava cada vez mais parecido com o falecido? Ou será que tudo isso foi uma realidade criada pela sua própria mente? Bentinho não queria aceitar a morte daquele que tanto amou e que considerara como seu único verdadeiro amigo?
4 - Capitu não foi a personagem mais inocente que existiu, mas na minha opinião ela nunca traiu o seu marido, apenas foi vítima de um ciúme desvairado que se somou a uma perca avassaladora que foi capaz de mexer com a cabeça de Bentinho.
5 - Para finalizar e embasar o que eu disse acima, trago uma passagem do capítulo C, onde Bentinho diz ouvir a voz de uma "fada invisível" que desceu e lhe disse que ele seria feliz, no que José Dias o responde questionando o porque de ele pensar que não seria feliz, e descobrimos que na verdade Bentinho estava falando sozinho. Aqui fica claro que sua mente já não estava tão certa quanto deveria. Além do mais no capítulo LIX onde o narrador diz: "Não, não, a minha memória não é boa. Ao contrário, é comparada a alguém que tivesse vivido por hospedarias, sem guardar delas nem caras nem nomes, e somente raras circunstâncias." Deveríamos acreditar então em tudo que Bentinho diz?
Jaqueline636 30/12/2023minha estante
Os seus pontos são bastantes interessantes. Também não acredito que ela o tenha traído, a justificativa dele para tal coisa é bem vaga e superficial, nada concreto em que se posso de fato confirmar que Capitu o tenha traído.