Dom Casmurro

Dom Casmurro Stephenie Meyer
Machado de Assis

Resenhas -

vbitazi 02/02/2021

Engraçado como um livro muda conforme você cresce. Me lembro na adolescência ler esse livro e não absorver toda profundidade nele. Nós últimos anos me apeguei muito a obra do Machado de Assis, acho ele um gênio, mas dom casmurro era algo que fui deixando de lado, talvez por lembrar de mim jovem achando uma chatice esse livro. Bom ficou bem claro que vale muito a pena revisitar velhos livros com novos olhos.

Ahh e pra mim Capitu não traiu Bentinho, ele que era um obsessivo, desequilibrado ciumento. Capitu amava ele e tentou muitas vezes passar por cima da obsessão de Bentinho. Infelizmente ainda vemos muito homens loucos que vem a mulher como uma posse e que qualquer coisa é um risco para tomarem a posse deles.
Eduarda 08/07/2022minha estante
meus amigos, que livro!

Yasmin 14/01/2023minha estante
Sim

Samily.CorrAa 09/09/2023minha estante
Exatamente, um livro maravilhoso que vai muito além do que a famosa pergunta do "traiu ou não traiu?"

Ju 09/12/2023minha estante
Estou finalizando 2023 com essa releitura. Essa obra é inigualável.

Nathallyn 05/02/2024

Dom Casmuro
Eu tinha esquecido completamente que li esse livro para uma prova do colégio. E lembro como achei essa leitura difícil, nossa KKKKKK
Eu achei esse livro bem interessante por você ficar sempre na dúvida de se a capitu traiu ou não traiu, que para mim ela traiu, porque ela deu muitos sinais KKKKKK
Agora ele ter ficado tão amargo por conta disso, bem sem noção. Fazer o que fez com o ?filho? dele foi bem triste?
Deveria ter virado padre como a mãe dele queria KKKKK
Isso é o que eu mais lembro do livro e super aconselho a leitura dele, mesmo sendo bem complexa!
Tadeu Jr. 05/02/2024minha estante
Discordo. Bentinho era uma mala sem alça, Capitu uma flor (com espinhos). Concordo q deveria ter virado padre, kkkkk

Nowhere¿ 11/02/2022minha estante
Sou do time "não traiu" tbm, Bentinho que era doido

Flavia.Malek 11/02/2022minha estante
Adoooooooro, concordo plenamente

Mayara Maria Paulino Delmiro 11/02/2022minha estante
Concordo plenamente

Stéfi 11/02/2022minha estante
Concordo contigo.eu fiquei brava com o fim, pois não houve posicionamento de Capitu.

keyla 11/02/2022minha estante
por que 3 estrelas?

deisi 11/02/2022minha estante
falou pouco, mas disse tudo!!

ViviGreg. 28/12/2023

Eu adoro ler clássicos brasileiros conhecidos e entender as tantas referências feitas a essas obras. Gostei muito dessa leitura, adorei a personalidade tão única e realista de cada personagem (isso é uma das coisas que mais me encanta nos livros clássicos aqui do BR) e finalmente entendi essa dúvida que todo mundo tem de "Capitu traiu Bentinho mesmo?". (Eu acho que sim kkk)
Raquel1211 28/12/2023minha estante
Eu acho que não traiu, viu!! Bentinho é muito esquizo vey

Renata 28/12/2023minha estante
Eu acho ele louco, precisa tomar ansiolitico pra parar de imaginar coisas.
Mas o Assis foi gênio aqui como o Peter Blatty em O Exorcista, fazendo o leitor se equilibrar numa linha tão tênue que nunca vamos poder dar uma resposta com 100% de certeza sobre o que aconteceu.?
Enfim...livros maravilhosos

Mari Oliveira 28/12/2023minha estante
Tô enrolando pra ele esse

Léo 28/12/2023minha estante
Eu acho que não, a história é toda pelo ponto de vista dele.

ViviGreg. 29/12/2023minha estante
Eu achei ela muito sonsa e volátil na narrativa td, n transpareceu confiança em momento nenhum, mas realmente, a história é pelo ponto de vista dele né

Vini 15/11/2021

Traiu mesmo?
Li o livro para fazer um trabalho para a escola e confesso que estava com preguiça e com medo de não gostar, ou não entender o livro por ser um clássico bem antigo.
Porém, gostei muito! A narrativa é envolvente, deixando o leitor curioso sobre o que vai acontecer com os personagens.
Sobre o tão famoso "traiu ou não traiu?", minha opinião: É bem difícil ter total certeza nessa caso, por ter que levar em conta muitos pontos como: O menino ser cara e corpo do Escobar. Até o jeito que ele age.
Em contra partida, tem o fato do livro ser narrado pelo Bentinho, que pode não ser tão confiável assim, alem do fato de que Bentinho era muito ciumento em relação a Capitu.
Resumindo: Capitu não traiu Bentinho com o Escobar, mas Escobar estava afim era do Bentinho.

Mandy 12/11/2022

Clássico Brasileiro.
Ok, eu estou aturdida porque não pensei que conseguiria terminar este livro um dia.
Não, não é porque é entediante ou ruim.
É porque a linguagem é uma na qual eu não estou acostumada! Nunca consegui ler livros assim, com uma linguagem análoga aos de Jane Austen.
Porém, sobre o livro; MEUS AMORES!!!!!!
o livro é bom demais, retrata a vida do bentinho, o seu "amor" por capitu e os problemas tudo.
é meio confuso, porém dá pra discernir.
eu recomendo muito, isso é patrimônio nosso, salienta imensamente a cultura brasileira no século XIX, onde infelizmente ainda havia escravidão e povos extremamente ortodoxos.
leiam, apenas leiam.

? spoiler ?

ela traiu ou não? o fi é de qm? kkkkkkkkkkk
eu acho que há um amor encubado aí....
RalphLiar 12/11/2022minha estante
É um dos clássicos que nunca li, apenas sei algumas partes por causa da época da escola.

Mandy 17/11/2022minha estante
Eu confesso que li por causa de toda influência escolar sobre esse livro, queria ver o que é que ele tinha, o que apresentava sobre os nossos ancestrais brasileiros, confesso que gostei e não foi tão complicado! ?

Marina 09/06/2022

Talvez alguns autores sejam melhores compreendidos quando lidos em determinadas idades.

Machado de Assis era leitura obrigatória na escola e, no meu primeiro contato, achei um saco: difícil de entender suas palavras arcaicas e ruim de analisar pois não tinha nunca uma aventura ou um mistério policial; na minha visão, uma leitora adolescente que tinha como livro preferido "A Moreninha", "Memórias Póstumas de Brás Cubas" era um livro extremamente entediante, sem carisma e esquecível. "Dom Casmurro", então, era um "nunca nem li" quando me perguntavam.

Hoje, depois de alguns anos, de algum amadurecimento e de um interesse pelo comportamento humano que quase me leva a estudar psicologia (quem sabe?), me vi diante de um livro poderosíssimo e que me intrigou como nenhum outro jamais fizera. Um dos maiores clássicos da Literatura Brasileira estava bem nas minhas mãos e eu não apenas podia reconhecê-lo, como passei a refletir profundamente sobre a mente de Bento Santiago, o Dom Casmurro, e sobre a genialidade do maior autor brasileiro. (Inclusive, esta resenha foi começada por pelo menos 3 vezes e salva como rascunho pois eu simplesmente não sabia como começá-la. Acho que finalmente desempaquei.)

Bento Santiago é Dom Casmurro, apelido que lhe foi dado, segundo ele, por sua cara fechada; mas, se consultarmos o dicionário - o que ele diz ao leitor para não fazer -, teremos a descrição de "indivíduo teimoso, obstinado, cabeçudo; fechado em si mesmo". Bom guardar essa informação para acompanhar a história.
Ao final de sua vida, morando em uma casa que foi construída como uma réplica da casa onde cresceu com sua mãe, Bento decide que, antes de começar a escrever suas "Histórias de Subúrbio", contará sobre sua própria vida.

Homem velho que vive só e que convive com memórias de seu próprio passado, Casmurro é cheio de reflexões para explicar seus sentimentos, como a seguinte passagem: "Se só me faltassem os outros, vá; um homem consola-se mais ou menos das pessoas que perde; mas falto eu mesmo, e esta lacuna é tudo." E em meio a conclusões e explicações, tece sua própria versão sobre sua história de amor com Maria Capitolina, a Capitu, que fora seu primeiro e único amor.

Mas, além da trama e do famoso questionamento - que pode até soar machista na nossa compreensão atual - sobre a infidelidade de Capitu, a vida de Bentinho é contada em detalhes pelo autor. A riqueza do texto que, em alguns momentos, me fez parar e anotar alguns trechos que não quis esquecer, foi o que tornou a minha leitura ainda mais especial.

Em meio à complexidade do pensamento de Bentinho, Capitu, pra mim, se tornou uma personagem secundária, que me faz pensar que pouco importa o "traiu ou não traiu?" quando temos o próprio Bento Santiago para analisar, que, aliás, é o único narrador e conta a sua versão dos fatos sem dar o direito de réplica a sua amada. Pensar sobre Capitu só é possível se levarmos isso em conta.

Talvez o próprio machismo nos tenha feito pensar mais em Capitu do que em Bentinho; talvez sejam apenas os olhos de ressaca, de cigana oblíqua e dissimulada; ou, talvez, em Capitu esteja a solução para o mistério; talvez.

Eu me dou a missão de ler novamente para chegar a uma conclusão (ou não), e recomendo a leitura para quem ainda não conhece essa história tão rica e bem escrita.

Se você tem uma opinião, conte nos comentários! A maior discussão da literatura brasileira não só pode, como deve ser sempre continuada.

site: https://correiolunar.blogspot.com/2022/06/resenha-dom-casmurro.html
Tulio.bandeira 09/06/2022minha estante
Que opinião ??

Marina 25/08/2022minha estante
Obrigada!

Sabrina.Almeidas 25/05/2020

Após Lee novamente essa obra percebo como a nossa fase pode influenciar em uma leitura.
Li a muitos anos e gostei do contexto mas achei cansativo demais e agora muito mais maduro no mundo literário amei cada parte e percebi muitas informações nas citações que antes era incapaz de compreender.

França7 31/03/2023

Traiu sim?
Que obra prima nrml, perfeito do começo ao fim, o nivel de detalhes com que ele narra os seus sentimentos e relações interpessoais é perfeito, o livro é sobre isso, afinal.
Na minha opinião capitu traiu sim?
Weuller.Alves 31/03/2023minha estante
Quem queria ter ficado com o Escobar era o Bentinho ksksk

França7 31/03/2023minha estante
KKKKKKKK sim, 2 fofos

Anna 26/06/2022

É...
Bem, era meio previsto que eu não ia curtir muito. Sei que a obra tem seus méritos e sua importância porém, ela não foi feita para agradar à todos. Ela tem seus pontos fortes mais que se mostram cansativas á medida que a história avança. E por fim a grande opinião, Capitu traiu ou não Bentinho. Em minha humilde opinião (mesmo que ninguém tenha perguntado) ela não traiu, bentinho era apenas um velho infeliz que não tinha nada para fazer.

elywithane 20/10/2021

"Entretanto, vida diferente não quer dizer vida pior"
Confesso que demorei mais do que o esperado na leitura, mas não significa que eu não gostei.
De fato, foi uma leitura emocionante, engraçada, e que te faz queimar todos os neurônios.???

O enigma de "Capitu traiu ou não?" é algo que eu passaria horas falando sobre, sério!!!
Athenna 20/10/2021minha estante
mas a pergunta que não quer calar: traiu ou não traiu?

elywithane 20/10/2021minha estante
acho que não traiu hein

Athenna 20/10/2021minha estante
poxaaa kkk

13marcioricardo 31/05/2022

Traiu sim.
Machado de Assis demonstra a sua arte e traz neste livro temas como a confiança, o ciúme, o adultério entre outros. Livro muito bem escrito, onde o autor tem algumas boas tiradas, diáloga com o leitor e exibe seus conhecimentos citando os gregos, a bíblia, Shakespeare e outros.

O que eu não gostei neste livro foi a parte do meio, qualquer coisa entre a página 50 e a 160, pura encher linguiça. Parece que o autor não sabia o que dizer foi escrevendo por escrever. Se fosse só Machado tudo bem, mas eu acontece na maioria dos romances e não tenho paciência.

Quanto à pergunta de um milhão de dólares que aparece em todos os grupos de literatura... De um lado temos um narrador que não é confiável e que até tem a alcunha de Dom Casmurro. E é a versão dele que estamos a conhecer.. Bentinho é ciumento e comete um deslize, mas se arrepende e o emenda, segundo ele.

Do outro lado temos Capitu com seus olhos de cigana oblíqua e dissimulada... E são os olhos que a vão trair. E não são os olhos o espelho da alma ? Mas os olhos podem enganar. Então, porque um casal apaixonado demora dois anos pra obter algo que se consegue em cinco minutos ? E depois desse filho não houve outro.

Mas ainda assim, tudo pode suceder. Mas como explicar que o filho é a cara do amigo ? Mais uma vez os olhos, tem os olhos do amigo. Os jeitos e trejeitos ainda se podiam justificar por convívio e imitação, mas as características físicas ?

E a reação de Capitu que não foi suficientemente convincente quando confrontada ou nos anos posteriores ? Ter um pouco de ciúme é normal, é até saudável quando se gosta.

Achei que fosse pelo menos mais equilibrado, haja vista a grande maioria das pessoas defende que Capitu não traiu. De fato, não existem muitas razões pra dizer que o fez, mas as que existem são fortes demais.

Dizem tbm que Bentinho era apaixonado no Escobar. Não me parece, admirava-o enquanto figura e era um desses sujeitos que fica lambendo o chão que o outro pisa. Mais provável é o amigo ter ficado também com a mãe, além da esposa.

Capitu traiu sim.
Clara1924 31/05/2022minha estante
como assim???? não traiu não
todo o livro é contado pelo ponto de vista de Bentinho, óbvio que iria ter todos os argumentos do que ele acha, além de moldar toda a realidade pra o que ele quer ver
desde o começo deixa claro que Bentinho é influenciável e imaginativo, qualquer ideia que coloque na cabeça, ele vê aquilo e não aceita mais nenhuma alternativa

13marcioricardo 31/05/2022minha estante
É a minha opinião. Ele fala com o " filho " e vê a cara do amigo tanto quando ele é criança como quando ele já é um adolescente à beira de entrar na universidade. Uma coisa é o que se acha outra é o que se vê. Mais que isso só um teste de DNA kkk

Clara1924 31/05/2022minha estante
um teste de DNA resolveria muita coisa aqui kkkkkkkk
mas essa parte da aparência física é apenas o que ele vê também, o Ezequiel e Escobar podem ser loiros (faz tempo que li, não lembro dos detalhes kkkk) e Bentinho vai pensar "são idênticos, Capitu me traiu", como eu disse, ele sempre teve uma imaginação fértil e via o que queria/achava o que era melhor
enfim, respeito sua opinião (mas não muito, tive que defender Capitu na escola, sou traumatizada com isso até hj kkkkkk)

Artur 03/10/2022minha estante
A Capitu concorda que o filho é a cara do Escobar. Não fosse essa frase, eu ficaria convencido de que era coisa da cabeça do Bento. Traiu sim, infelizmente.

malu :) 19/07/2022

machado de assis simplesmente não requere uma resenha, perfeito q nem todos os outros livros que ele já fez

Julia123jjj 01/02/2021

Tentei e não deu
Eu queria ter gostado, até entrei na leitura coletiva do canal da Isabela (ler antes de morrer)
Mas não rolou, não consegui passar da página 100, aqueles capítulos do seminário então ZzzZz
Infelizmente ficarei de fora da discursão "traiu ou não traiu?"
Viviane.Martins 01/02/2021minha estante
Tentei novamente em 2019, li tudo, mas não consegui. Odiei o Bentinho com todas as minhas forças!!!

Angélica 01/02/2021minha estante
Só consegui ler esse livro em HQ e com a história reduzida kkkkkk e só pq eu queria muito ter uma opinião sobre "traiu ou não traiu?"

Julia123jjj 02/02/2021minha estante
Tenho em HQ aqui, já comprei pensando nisso. Porque romance hétero de época e ainda mais com muita religião no meio ZZzzZz

Maizena 01/05/2023

Muito além da traição
Muito além da hipótese da traição ? uma exposição das dualidades humanas.

Capitu e Bento Santiago, um casal predestinado desde a infância; a transformação de um amor juvenil; o casamento perfeito. Por fim, o tão esperado filho, extremamente parecido com o melhor amigo de Bentinho, Escobar. A grande pergunta que ultrapassou gerações: traiu ou não traiu?

Dom Casmurro foi uma das obras brasileiras que mais gerou debates e estudos. Machado de Assis teceu uma trama com provas e contraprovas detalhadas em cada parágrafo, com mensagens secretas escondidas nos pequenos detalhes, que te levam a uma busca sem fim pela resposta correta que até onde sabemos, não existe.

No entanto, o sucesso do livro não se fez apenas pela busca de respostas, mas sim pelo cuidado meticuloso do escritor em descrever todas as ambiguidades que espelham o pior e o melhor da humanidade. Afinal, algumas verdades podem se modificar dependendo do ponto de vista. A mesma história, dois (ou mais) lados.

Não, você não encontrará uma história com duas narrações, cada uma mostrando o lado de Capitu e Bentinho ? a dúvida se mantém nas entrelinhas de atos impensados, dos sentimentos repentinos e de pensamentos conflituosos e possivelmente paranoicos. Quantos de nós não nos identificamos com isso?

Ao buscar respostas de uma provável traição, o leitor encontra verdades doloridas sobre a formação do imaginário humano e sobre si mesmo.
Suelen.Barcellos 01/05/2023minha estante
Não importa quantas vezes eu leia, pra mim Bentinho sempre vai ser um louco ciumento e que imaginou tudo