Caminho São Josemaria Escrivá

Resenhas - Caminho

João Henrique 31/07/2011

Este livro marcou profundamente minha vida. Várias de suas considerações sei de cor. Vale a pena conhecer, mesmo quem não é católico.

Ruth167 17/06/2021

Mais prático impossível.
Separado por temas, com frases diretas e retas, é um "tapa" no rosto a cada capítulo. Sinceramente é maravilhoso, todo cristão deveria ler ele pelo menos uma vez!

pedelaranjalima 11/07/2021

Perfeito
Amo todos os livros de São José Maria Escrivá! Grande santo! Falta agora forja e sulco pra terminar a tríade

Lucas Felix 11/04/2021

A vida cristã cotidiana
Para conhecer, se conhecer e bem viver a vida cristã prática e cotidiana, seus desafios, suas necessidades, motivações e aspirações. Livro de cabeceira, que merece ser lido e relido com calma, ponto a ponto.

Elexandra.Amaral 28/06/2015

Pílulas de Sabedoria
Conhecido como "santo do cotidiano", São Josemaria Escrivá foi sempre direto em suas homilias. Tal característica mostra-se extremamente valiosa neste livro pequeno em tamanho, mas enorme em sabedoria. As palavras do santo são como as batidas da viúva à porta do juiz: incômodas, porém indispensáveis.

Ju 17/04/2021

Chacoalhão na Alma
Tal como a obra "A Imitação de Cristo" de Tomás de Kempis, a leitura de "Caminho" é regada de dizeres que mexem com nosso interior, positivamente. A diferença, no entanto, fica na simplicidade. São Josemaria Escrivá reservou os escritos em aforismos - linguagem sucinta, precisa e definitivamente certeira.

É leitura necessária para quem busca uma edificação do espírito e amadurecimento. Ainda que você não siga a religião católica, poderá desfrutar das meditações, de algum modo. A dica é que, por se tratar de aforismos, você pode ler um por dia. Mas quem gosta de ler em sequência, como eu, não perderá em nada da essência. Extremamente recomendado!

isabel_fmelo 03/09/2023

Caminho.
De calar não te arrependerás nunca; de falar, muitas vezes.

Fazei tudo por Amor. - Assim não há coisas pequenas: tudo é grande. - A perseverança nas pequenas coisas, por Amor, é heroísmo.

Um pequeno ato, feito por Amor, quanto não vale!

Queres de verdade ser santo? - Cumpre o pequeno dever de cada momento.

Débora 04/01/2023

é um livro de meditações cristãs com frases muito fortes. contém afirmações que poderiam ser ditas a qualquer pessoa, agindo como uma ferramenta fortalecedora de personalidade.

nele, o leitor se sente como uma criança a ser conduzida por um sábio e preparado tutor. o problema é que, em alguns momentos, e por mais sábio que ele seja, a autoridade desse tutor precisa ser questionada visto que ele também toca em temas "sensíveis".

com isso, as meditações do livro abrem espaço e fazem com que se entendam muitas críticas que a filosofia cristã recebeu ao longo dos séculos. de modo que dá a entender que não é uma filosofia para líderes, mas para ovelhas. o que até certo ponto é justificável visto que inúmeras passagens bíblicas fazem analogia ao rebanho e ao pastor, que isso faz parte da simbologia católica. mas até que ponto os fiéis devem ser obedientes às autoridades de dentro e fora da igreja?

existe uma linha tênue entre a importância moral da fé e o controle social que a igreja é capaz de exercer, visando o benefício de sabe-se lá quem. e, em algumas passagens, o josemaria sugere e estimula os leitores a adotarem um comportamento servil que ultrapassa os limites do que seria esperado para uma pessoa dotada de autonomia e capacidade de tomar boas decisões por si mesmo.

Priscila (@priafonsinha) 27/06/2017

Para ler sempre
São 999 pequenas mensagens que chegam diretamente ao coração. Separadas por temas como caridade, Igreja, Virgem Maria,... É uma verdadeira preciosidade este pequenino livro! Para ler com calma, meditar e sempre reler.

454 - Não julguei sem ouvir ambas as partes. - Mesmo as pessoas que se têm por piedosas esquecem muito facilmente está norma de prudência elementar.

642 - Discrição é...delicadeza. - Não sentes certa inquietação, um mal-estar íntimo, quando os assuntos - nobres e correntes - da tua família saem do calor do lar para a indiferença ou para a curiosidade da praça pública?

Franceline0 16/01/2021

Caminho- Josemaria Escrivá
“Que a tua vida não seja uma vida estéril. – Sê útil. – Deixa rastro. – Ilumina com o resplendor da tua fé e do teu amor.” Essa é apenas a primeira lição de um total de novecentos e noventa e nove pensamentos, da obra “Caminho”, de autoria de Josemaria Escrivá. O livro do sacerdote espanhol e fundador do Opus Dei, de certo não é um livro indicado apenas aos católicos, mas para todos que desejam meditar sobre dilemas próprios do cotidiano, da existência humana. No caminho encontramos temas tais como: propósito, caráter, vida interior, formação, caridade, fé, virtudes, vida de infância, perseverança e; claro temas mais amistosos àqueles que seguem a doutrina católica; a vontade de Deus, o apostolado, a igreja, a Virgem Maria, amor de Deus. É um livro que não se encerra quando termina, revisitá-lo parece quase uma premissa embutida e não dita.
Franceline Rodrigues- janeiro/2021
#Resenha 1

site: @soescrevohoje @fran.rodriguesilva

Ana Flávia 04/11/2021

Para crescer no apostolado
Um livro de frases e de fácil entendimento.
Frases para meditações e aprofundamentos espirituais.
Dividido em capítulos para tópicos como estudos, apostolados, Virgem Maria e muitos outros temas a ser meditados.

Eryka 01/05/2022

Pegadas
Um livro perfeito! Uma leitura virtuosa! Pegadas de um santo que soube discernir o seu chamado e não só viveu a sua missão, como também conduziu tantos outros.
Um livro pra quem deseja alimentar a fé, alimentar o desejo de servir a Deus. Pra todos aqueles que, de coração aberto, desejam aprender maia sobre o mistério de Deus.
Tudo que alma precisa para seguir seu chamado.

"960 Assim como o rumor do oceano se compõe do ruído de cada uma das ondas, assim a santidade do vosso apostolado se compõe das virtudes pessoais de cada um de vós."

''983 Começar é de todos; perseverar, de santos.''

Marcio 13/09/2022

Caminho
Obra mais famosa de São Josemaria Escrivá, Caminho rapidamente converteu-se num clássico da literatura espiritual, numa ?Imitação de Cristo dos tempos modernos?, como alguns o qualificaram.