E o Que Vem Depois?

E o Que Vem Depois? Márcio Cardoso Pacheco

Resenhas - E o Que Vem Depois?

Leonardo.Heffer 13/05/2020

Precisamos falar sobre esse conto
Este conto apresenta uma nova face do autor Márcio Pacheco. Com uma discussão filosófica e que pode gerar um debate existencialista, o autor apresenta a Jaqueline, uma jovem que, por seus motivos, decide cometer suicídio pulando da torre da igreja. Lá conhece Dennis. O encontro provoca questionamentos sobre as motivações e principalmente, o que vem depois?

Com um final que pode não agradar a todos, Márcio faz um recorte da realidade atual, onde a depressão já se tornou o mal do século. De acordo com a OMS , o Brasil lidera o número de casos de depressão na América Latina. São 6% da população, mais de 11 milhões de brasileiros, que se encontram nessa situação.

Em 2018, a OMS estimava um caso de suicídio no Brasil a cada 46 minutos. Uma pesquisa da Unifesp (universidade Federal de São Paulo) este ano aumentou o número de casos entre jovens. De acordo com o estudo, a taxa entre jovens entre 10 e 19 anos aumentou 24% nas seis maiores cidades brasileiras: Porto Alegre, Recife, Salvador, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro, enquanto cresceu 13% no interior do país. O aumento contrasta com a evolução dos índices de suicídios no resto do mundo, que caíram 17% no mesmo período.

Ante esses dados, este conto se torna relevante e o mais revelador do Márcio. Enquanto lia, percebia em seu texto que havia ali muito mais do que técnica de escrita, ou vontade de colocar uma história no papel, mas sim uma entrega de alma. E isso se revela na carta aberta que ele coloca após o conto.

E assim como Márcio colocou em seu texto, digo o mesmo. Se vc está passando por um momento difícil, saiba que vc importa para alguém. E vc muda a vida de mtos, mesmo que não saiba.

Nati - @_fantasticomundoliterario 17/12/2019

“- Sabe quando você sente que não cabe mais nesse mundo? É como se eu fosse uma placa de isopor num mundo de pedras. Sinto que precisa de pouco para me quebrar.”

ATENÇÃO: Esse conto possui gatilhos emocionais.

Jaqueline e Dennis se conhecem de uma forma inusitada. Na torre de uma igreja, os dois estão lá com um único propósito: De tirar a própria vida. Os dois sentam, expõe suas vidas pessoais, suas dores e os motivos para estarem tão infelizes. Com o passar do tempo, a conversa gera muitas reflexões para Jaqueline. Em especial sobre o que falta em sua vida. Mas o que vem depois desta conversa?

Confesso que chorei muito. Antes de publicar essa resenha, li o conto pela segunda vez. Então o desenrolar dos fatos não eram nenhuma surpresa pra mim. Mas ainda assim, chorei mais que a primeira vez. Fiquei pensando: Quantas Jaquelines e Dennis não existem no mundo que são negligenciadas pela família, pelos amigos? Que se sentem invisíveis diante do mundo que os cercam e gritam em vão por ajuda? Nessa história, o autor soube muito bem retratar a mente de alguém que está tão atormentado pelo sentimento de culpa, que não vê nenhuma saída a não ser simplesmente deixar de existir. Depressão não é frescura. Precisa de atenção, de tratamento médico e de cuidados. Mas, mais que tudo, existe algo que o Márcio expõe muito bem: É necessário criar um propósito de vida.

Encontre seu propósito. Seus sonhos, suas metas. Seja o que for... Pode estar em um curso que não fez e tem vontade, pode estar no seu dom de se expressar através de uma atividade manual, no desejo de conhecer outros lugares, em aprender um novo idioma. Mas, apenas dê uma segunda chance a sua vida. E caso você esteja lendo esta resenha e esteja passando por momentos difíceis, saiba que não está sozinho. Aqui você tem um ombro amigo. Me chame e vamos conversar, prometo ser uma boa ouvinte.

site: https://www.instagram.com/p/B2aE3bYju1y/

Fabio Pedreira 11/11/2019

Intenso
Jaqueline entra em uma igreja, seu pensamento está formado, decisão tomada, tudo pronto. Ela então sobe até a torre do local decidida a tirar sua própria vida. Afinal, nada mais importa, não existe mais nada que possa lhe dar alegria, ou vontade de viver, não existem amigos e muito menos familiares para dar suporte... nada.
O que tem e que ela não esperava era um outro garoto chamado Dennis também no topo da torre, o objetivo do rapaz? O mesmo que o dela. No que isso pode levar?
Os dois a princípio desconfiados, iniciam uma conversa sobre a vida, a morte e reflexões, uma delas inclusive é a que nomeia o conto: E o que vem depois? Já que essa é a grande questão, afinal, não sabemos o que vamos encontrar após a morte.
Em um mundo onde a depressão cresce a cada dia em números grandes, principalmente em adolescentes e crianças, o conto do Márcio é uma leitura obrigatória para qualquer um. Como ele mesmo diz em seu conto, não importa o quanto você ache que está sozinho no mundo, saiba que pelo menos para uma pessoa você já fez ou faz alguma diferença na vida.
Depressão não é frescura, não é falta de Deus no coração, não é algo que logo logo passa. É algo que dói, que causa um vazio e que faz você perder a vontade de tudo, inclusive de viver. Então, não espere o pior acontecer para pedir ajuda, procure ajuda especializada.
E para descobrir o que acontece no fim do conto, só você lendo. Inclusive a mensagem do autor no final.

Stephanie214 25/09/2019

Uma triste realidade
Sabemos o quanto a depressão é uma doença grave e aqui neste conto conhecemos Jacqueline que gosta de ir para o terraço de uma igreja no centro da cidade para ver a vista do alto. Ela acredita que vai ficar lá sozinha com seus pensamentos,quando percebe que tem um rapaz lá admirando a vista com um olhar triste.
Eles começam a conversar e percebem que de certa forma os dois estão passando por um momento difícil e pensamentos que os deprimem,mais com o desabafo que fazem e com a recém amizade acreditam que possam se apoiar e ter ajuda.
Um conto triste,tocante e bem real que mostra a realidade de quem sofre essa doença e como essas pessoas precisam ser notadas,ouvidas,amparadas e levadas a sério porque não tem nada pior do que alguém zombar da dor alheia só porque não entende o que o outro está passando.

Ana 24/09/2019

Aproveitando o Setembro Amarelo
Nesse conto, acompanhamos Jaqueline entrando em uma igreja, desde o ínicio algo não se encaixa, sua narrativa sobre a estrura, é contada sob uma ótica caótica e obliterada e quando finalmente ela chega ao topo da torre, se percebe sua real intenção, já que planejava que aquela visita fosse a última coisa que faria.

O que Jaqueline não esperava, é que naquele lugar, naquele horário ela tivesse companhia. Dennis, um jovem que também pretendia tirar a própria vida.

Ambos compartilham suas angústias, negligências, pressões e a incerteza de que a falta de um propósito faz da existência insuportável.

Dois jovens de realidades distintas, que abrem seus corações para sentirem a dor do outro, mais do que apenas empatia mas com o respeito e sensibilidade.

Esse encontro seria capaz de mudar o curso da decisões?

O desfecho dessa história convida ao leitor a avaliar sobre a sensibilidade das palavras, o poder da escuta e principalmente que a dor da gente ninguém sente.

Ps -> Ao final, o autor nos presenteia com um texto muito particular sobre a essência da história.

O que vem depois está disponível na Amazon.
Victor 24/09/2019minha estante
Lembra o livro "Por lugares incríveis" que gostei muito

Ana 25/09/2019minha estante
Jura? Quero muito ler esse !

Victor 25/09/2019minha estante
E aí? Já faz três horas que respondeu. Já começou a ler "Por lugares incríveis"? Kkkk

Ana 26/09/2019minha estante
Kkkk nossa nem tenho o livro AINDA! KK

angeskoober 19/09/2019

Muito triste.
Que conto triste! Como estamos no setembro amarelo, mês para conscientizar mais as pessoas sobre a depressão e o suicídio, a leitura desse conto veio na hora certa. O Márcio nos conta uma história baseada em um fato, como ele comentou com os parceiros literários.
O conto é bem ambientado e eu me senti ali, na pele dos personagens e naquela torre da igreja. Dava para visualizar tanto o cenário quanto as emoções de Jaqueline e Dennis. E ali nasceu uma amizade bonita e sensível, que me deixou emocionada. Não sou de chorar lendo livros, é algo bem difícil de acontecer, mas me emociono sim, à minha maneira, e esse conto eu achei bem forte, apesar de ser um conto curto e de leitura rápida e fluida.
O final me surpreendeu. Não direi mais nada senão é spoiler.
E depois do final, o Márcio nos traz uma mensagem importante, comentando sobre algumas pessoas famosas que ele admirava e que se suicidaram. E tivemos vários casos de suicídio de pessoas famosas nos últimos dois anos. Isso é triste demais, pois para uma pessoa acabar com a própria vida, a dor é muito grande. Sempre fico impactada quando vejo uma notícia assim.
Recentemente na minha cidade tiveram casos de suicídio e acho que as pessoas devem levar a sério a depressão, ansiedade, tantas doenças que temos agora em mais evidência, que podem causar tanta dor às pessoas que sofrem disso. É importante demais levar em conta o sofrimento das pessoas e ajudá-las a procurar tratamento.
Recomendo a leitura de mais esse conto do autor parceiro Márcio Pacheco, que sempre surpreende pela escrita e pelas mensagens que passa em suas histórias.

Dani 30/05/2019

Reflexivo
Márcio aborda a questão da depressão de forma leve neste conto. Embora a temática da depressão e do suicídio sejam densos aqui conseguimos vê-la colocada de maneira reflexiva, mesmo que não haja um "final feliz" (o que concordo com a colocação do autor).
O interessante é a nota final onde o autor expõe sua colocação e opinião sobre o assunto e vemos todo o cuidado que teve ao escrever esse assunto.