O Xangô de Baker Street

Resenhas - O Xangô de Baker Street

Fabi_Colaco 01/06/2021

O Xangô de Baker Street
O XANGÔ DE BAKER STREET

Esse foi um livro escrito por Jô Soares, lançado em 1995 e a história acontece durante o reinado de D. Pedro II, na cidade do Rio de Janeiro. O mistério que trouxe o famoso detetive inglês Sherlock Homes e seu parceiro Dr. Watson ao Brasil, foi muito bem descrito no início do livro e nos traz um certa nostalgia nos fazendo lembrar dos envolventes mistérios descritos por Sir Arthur Conan Doyle.
Dom Pedro deu a presente a Baronesa Maria Luíza, uma linda e jovem viúva e amiga pessoal do rei, o raríssimo violino Stradivarius o qual foi roubado misteriosamente e tal problema não estava sendo solucionado pelo inspetor Melo Pimenta e foi esse o motivo que levou Dom Pedro a solicitar a ajuda do Sherlock Homes. Porém o inspetor também estava muito envolvido com outros crimes que vinham assustando os moradores locais, jovens e lindas mulheres vinha sendo assassinadas e tinha sua orelha arrancada e sempre uma corda de algum instrumento era deixada amarrada aos pelos pubianos da vítima. O assassino era uma espécie de Jack, o Estripador tupiniquim que, em tese, não deixa rastros e mostrou ter uma inteligência estratégica muito superior à do britânico (o que nesta história não parece ser muito difícil?)
Ao chegar ao Brasil não foi difícil para ao detetive britânico ligar o roubo do violino as assassinatos, como também não foi difícil para ele se adaptar a uma cultura tão diferente da Inglaterra, especialmente por ele já ter aprendido a falar português em outra de suas aventuras.
Porém me decepcionou o fato do escritor focar mais em demonstrar como Sherlock, assim como muitos europeus que vieram e vem ao Brasil se deslumbram com as belezas naturais, o clima, a comida, a cultura e a beleza exótica das mulheres do que nas principais características do detetive como a observação, dedução lógica, percepção, e a sua profunda determinação em solucionar os casos, o que sempre foi profundamente exploradas nas aventuras que o fizeram tão famoso. Em alguns momentos eu diria até que essas características foram destorcidas e isso acontece também com o Dr. Watson que talvez pelo fato de não falar português e não conseguir ter tanta interação na história, se tornou uma figura caricata e ao mesmo tempo sem graça, desinteressada pelo caso na maior parte do tempo, mesmo com todo o esforço do Sherlock em traduzir tudo que acontecia, isso de me fazendo perguntar ?por que ele veio a Brasil??.
A trama ressuscita um Rio de Janeiro de fins do século XIX governado pela monarquia, envolvendo uma nobreza bajuladora e uma turma de boêmios cariocas.

Skylenty 14/05/2021

É um bom livro com uma estória que te prende. A parte chata para mim foi ter conhecido o filme antes do livro, assim eu já sabia quem era o assassino, mas mesmo assim foi uma boa experiência.
Não é o melhor título de Jô Soares, para mim este seria As esganadas.

Luiza.Cruz 10/05/2021

Sem pé nem cabeça..
Li por recomendação de uma pessoa muito querida, insisti na história até o fim porque esperava me surpreender com o final e ter um desfecho bom pelo menos, já que o livro inteiro achei bem arrastado.
Mas o final foi pior do que o começo, já estava irritada com o jeito que Sherlock Holmes estava no livro, nada a ver com o autêntico, escrita chata e desenrolar fraco, não gostei de jeito nenhum.

Sid 08/05/2021

Adorei essa versão do "Sherlock no Brasil". Onde há uma investigação de um violino desaparecido que tem relação com assassinatos brutais que estão acontecendo.

Ester 18/04/2021

Minha opinião sobre...
✨ Se o criador de Sherlock Holmes não o trouxe para o Brasil, coube a Jô Soares trazê-lo.
📚 Em “O Xangô de Baker Street”, o detetive inglês e seu fiel companheiro, John Watson são chamados por Dom Pedro II para conhecer o Brasil, mas propriamente o Rio de Janeiro, e desvendar o desaparecimento de um violino Stradivarius, seguido de algumas orelhas cortadas e os crimes do primeiro serial killer da história brasileira.

O livro pode ser classificado como um romance cômico-policial, pois, além das trapalhadas causadas pelo idioma, Holmes e Watson, interagem com personalidades importantes da época, tais como Olavo Bilac, Chiquinha Gonzaga, Paula Nei, o próprio Dom Pedro II e a famosa atriz francesa, Sarah Bernhardt.

Feijoada, vatapá, mulatas e cannabis sativa marcam os dias dos amigos investigadores em terras brasileiras, além é claro, da caipirinha.🙈🤣

📍Essa é de longe uma das minhas histórias preferidas da dupla. A comédia presente no livro é muito brasileira, e aqui temos um retrato de um Sherlock mais humano, mais homem, com desejos e paixões que não são típicos do personagem.

✨Os motivos que fizeram com que Conan Doyle não permitisse que Holmes conhecesse o Brasil são bem óbvios no livro, mas, para os leitores, rende uma boa aula de história brasileira, e uma comédia digna de sessão da tarde.😅

site: https://www.instagram.com/p/CNVr4UJrJ3L/

Carlos Padilha 12/04/2021

Outra obra muito divertida
Decidi ler O Xangô estimulado pelas boas risadas dadas com O Homem que matou Getúlio Vargas, saboreado há cerca de um mês. O prazer da leitura foi igualado, mas fico com uma ligeira preferência pelo primeiro.
Novamente, Jô nos presenteia com uma interessante e divertida mistura de figuras e eventos reais com situações e personagens hilários. Dentre essas, nenhuma supera a explicação da nomeação do Barão de Ibituaçu, resultado da bajulação ainda tão presente em nossa sociedade.,
Discordo das críticas apresentadas em outras resenhas sobre uma possível ridicularização de Sherlock Holmes. Primeiro, é impossível perder de vista que trata-se de uma paródia, em que tal descaracterização é perfeitamente válida. Segundo, Jô cria um personagem extremamente humano e, por isso, sujeito a erros e gafes que o perfeito (e por isso improvável...) detetive de Sir Conan Doyle jamais teria cometido.

Erick.Fernando 09/04/2021

Divertido
Me perdi durante algum tempo neste livro,que embora seja um sátira, funciona muito bem como um romance policial bem construído e bem escrito. Jô Soares equilibra bem o humor com a tensão,embora tenha algumas passagens que descaracterizaram demais o Sherlock Holmes, mesmo para uma sátira, ainda sim foi uma leitura muito divertida.

Bela 07/04/2021

Bacana
É legal, a história flui bem e afins, porém achei meio carente, sabe? Senti que teve muitos detalhes mas não muitos acontecimentos, esperava que tivesse uma investigação um lance mais "pá", mas é um bom livro, com referências da cultura brasileira. Jô conseguiu realçar bem nossa cultura.

Bruno Mancini 30/03/2021

Péssimo
Escrita, enredo, história. Colocar o maior personagem do gênero detetive como um bobão, sem noção. Nem mesmo com a existência de fatos históricos. E o que pior, comprei o livro físico.

Julia4515 28/03/2021

"É possível a um indivíduo ter um comportamento normal e ao mesmo tempo praticar essas aberrações?"
Totalmente ambientado no Brasil em 1886, o livro O Xangô de Baker Street é obra do escritor, apresentador de televisão e comediante Jô Soares. Quem conhece o famoso Jô sabe que seu dom natural para o palco é inegável, a comédia corre em suas veias como sangue vermelho. E não era de se estranhar que seus livros tivessem o mesmo toque cômico em cada frase.
Tendo como base a pesquisa e o detetive mais famoso do mundo, Sherlock Holmes.
Acompanhamos o Delegado Mello Pimenta em um de seus casos mais difíceis, só pelo fato de estarmos em meados do século XIX, em um Brasil dominado pela escravidão, sabemos que não será tarefa fácil para a polícia carioca.
O violino mais caro do mundo, o Stradivarius, desapareceu dos braços da Baronesa Maria Luiza, misteriosamente. Com a nomeação da diva francesa Sarah Bernhardt, Sherlock Holmes é convidado para o tribunal, para desgosto de Pimenta.
Para completar, um serial killer com os dedos de Jack, O Estripador, compete pela atenção do violino desaparecido. Cortando a vida de prostitutas e deixando as cordas do famoso instrumento em seus pelos púbicos, a investigação é desesperada.
Tudo com o tom mais engraçado que você poderia ter lido em um livro. Sherlock experimenta o poder da feijoada, dos vatapás e do dendê, tendo uma boa "indigestão" bem no meio da perseguição do suspeito.
É costume dos leitores ativos modernos considerar má a ficção nacional, principalmente devido ao incentivo quase único de clássicos como Senhora e Dom Casmurro.
The Baker Street Xangô não é um livro recente, mas tem uma linguagem fluida, fácil e com trama chiclete.
Além disso, contamos com diversas referências históricas da nossa cultura devido à ambientação apresentada por Jô Soares. É um exemplo de quem pesquisou muito e mergulhou de cabeça no Brasil colônia.
Indico essa preciosidade de nossa literatura por conter personagens de destaque internacional e nacional, com um toque brasileiro muito bem dado.
Temos representatividade, uma crítica social consistente, como o preconceito, que nos acompanha desde os primórdios da escravidão até hoje e, claro, uma investigação de primeira linha.
Tudo isso apimentado pelo avanço do movimento abolicionista, abalando as estruturas dos donos de escravos, que não querem perder sua "mão-de-obra" barata.
Adoro um bom crime para resolver e posso garantir que previsível é a última característica deste livro.

Michelle 28/03/2021

Gênio
Livro do meu amado e querido Jô Soares.
Leitura Nacional(não Gosto muito, apesar de saber que alguns são realmente interessante). Delícia de leitura do começo ao fim. Leitura que vale muito a pena.11

dudinha77 28/02/2021

Este livro é incrível! Tem vários momentos que vc fica presa nele e não consegue parar de ler. É um livro de suspense, muito bem escrito e o autor realmente sabe te prender na leitura. Achei super interessante o livro se passar aqui no RJ e achei mais interessante ainda o fato do autor incluir pessoas que realmente existiram.
Só acho estranho que o autor fez com que Sherlock Holmes (conhecido como um dos detetives mais tops) errasse suas suposições mas acho que isso da um toque engraçado ao livro. Realmente amei esse livro e gostaria muito de saber se existe um livro 2 ou algum tipo de continuação, eu gostaria muitoo de saber o que Solera fará na Inglaterra.
Carlos Padilha 12/04/2021minha estante
O que Solera fará na Inglaterra fica bem claro pelas manchetes dos jornais ingleses mostradas nas últimas páginas do livro.

mdudalivros 17/02/2021

Adorei essa leitura! Jô faz caricaturas de personagens históricos e literários de uma forma cômica, principalmente o famoso Sherlock Holmes. Marquei inúmeros trechos em que ri alto dos acontecimentos. A imersão no período imperial brasileiro é completa, desde os hábitos até a geografia do Rio de Janeiro. O desfecho me agradou bastante. Quero ler os outros livros do autor em breve.
Carlos Padilha 12/04/2021minha estante
"O Homem que matou Getúlio Vargas" segue a mesma linha satírica, com ambientação histórica, e, na minha opinião, é ainda melhor.