No Final, Morrem os Dois

No Final, Morrem os Dois Adam Silvera

Resenhas - No Final, Morrem os Dois

De Olivato - @olivatobooks 29/03/2020

No Final, Morrem os Dois
Este livro nos conta a história de dois jovens que receberam o aviso de “previsão-de-morte” dizendo que eles iam morrer naquele dia. Pode parecer meio confuso, mas nesse futuro, foi desenvolvida uma tecnologia que consegue prever o dia da morte de cada pessoa e uma empresa faz ligações sempre que dá meia-noite para avisar quem vai morrer durante aquele dia, dando a oportunidade da pessoa se despedir de quem gosta ou viver algo que sempre sonhou.

Um dos jovens se chama Mateo Torrez, ele vive com o pai – que está internado em coma – e nunca foi uma pessoa de muitos amigos, ele gosta mais de passar o tempo no seu quarto com seus livros ou jogos de videogame ou se divertindo com a sua melhor amiga. A ideia de que ele vai morrer naquele dia, faz com que pensamentos de tudo o que ele deixou de fazer comecem a parecer.

O outro jovem é o Rufus Emeterio que é bissexual e vive em um lar com outros jovens desde que sua família inteira morreu durante um acidente. Rufus não aceitou bem as zombarias do atual namorado de sua ex e recebeu a ligação da “previsão-de-morte” enquanto batia no garoto.

Os caminhos dos dois jovens se cruzam quando os dois entram em um aplicativo chamado “Último Amigo” para tentar conversar com outras pessoas. A ligação entre os dois surge automaticamente e eles resolvem passar esse ultimo dia juntos, vivendo intensamente cada segundo.

Eu não estava preparado para esse livro, você sabe desde o começo quando lê o título o que vai acontecer e nem assim consegue se preparar. O Adam escreve uma história que faz com que você entre na pele dos personagens e torça para que o sistema esteja errado, para que essa felicidade que eles encontraram um no outro dure mais do que algumas horas. Me diverti e chorei muito com esses jovens, o livro passa lições ótimas de amizade e aproveitar a vida.

🎬 O livro está sendo adaptado pela HBO

No Skoob, eu dei 5 estrelas e favoritei, é uma história que só de pensar, dá vontade de ler de novo.

site: https://www.instagram.com/p/B94TQA1ji2e/
Léo Soares 15/08/2020minha estante
Tô com muita vontade de ler esse livro. Mas não tem aqui no Brasil ainda.

POV 25/01/2022

os dois morrem no final
Adam Silveira já ganhou meu coração desde minha primeira leitura dele, "história é tudo que me deixou". admiro muito a sensibilidade que ele coloca na história e a forma que ele nos faz sentir essa conexão com os personagens.
mas esse livro em específico me fez sofrer e refletir muito. Acompanhar o último dia de mateo e rufus foi tão doloroso quanto gratificante. Amo livros que me passam a sensação me me apaixonar, de refletir sobre a forma que vivo, de me apegar aos personagens e viver como se eles realmente existissem (porque acredite: eles existem!!)

apenas dor. Mas vou pensar nesse livro pelo resto da minha vida, ele me afetou demais!!
Carolina.Belmont 25/01/2022minha estante
dps desse livro eu tive uma percepção diferente sobre a vida

Helena14395 12/04/2022

Ameiii
Amei a história, os personagens e o final.
Não cheguei a chorar pois sempre que sentia o choro a vir fazia uma pausa. Mas é perfeito

Okayalaniss 26/10/2022

Vivemos muita coisa hoje
Destaques da leitura!

"Para todos que precisam de um lembrete para fazer cada dia valer a pena"

"Vou partir antes mesmo de aprender a lidar com a minha mortalidade." p.19

"Certa vez, meu pai me contou que dizer adeus é "o impossível mais possível", porque você nunca quer dizê-lo, mas seria estupidez não o dizer quando se tem a oportunidade." p.73

"Às vezes a verdade é um segredo que você guarda de si mesmo porque viver uma mentira é mais fácil." p.129

" Pedir ajuda quando você precisa deveria ser o bastante". p.135

"Está tudo bem se entregar as suas emoções, mas é preciso lutar contra os sentimentos ruins também." p.143

"Essa pergunta é sufocante." p.148

"É reconfortante ver outras pessoas se libertando." p.149

"É verdade, nós vivemos, ou pelo menos temos a chance de tentar viver, mas às vezes o medo torna a vida difícil e complicada." p.162

"A vida deve ser mais do que apenas imaginar um futuro para si mesmo. Não posso sonhar com o futuro; preciso me arriscar a criá-lo." p.280

"Perdi tempo e deixei de me divertir porque me importei com as coisas erradas." p.319

"Aos sorrisos que ainda temos!" p.321

"Eu beijo o garoto que me trouxe à vida no dia em que vamos morrer." p.324

"...dois garotos se conhecem. Se apaixonam. Morrem." p.361

"Talvez tenha sido melhor acertar e ser feliz por um dia do que passar a vida inteira errando." p.362

Murphy 14/12/2022

"Em nome da equipe da Central da Morte, sentimos muito"
Foi impossível fugir do spoiler desse livro, infelizmente, os dois morrem no final (tentei fazer uma piada, mas como vocês podem ver, não deu certo, porque me encontro triste demais).
O livro é incrível, a escrita é super levinha e a mensagem "viva ao máximo, sem arrependimentos" é inspiradora.
Tenho um certo problema em me encontrar em personagens neuróticos em excesso, e que "sentem demais", então, claro, o Mateo é uma fonte de iluminação pra mim, principalmente o desenvolvimento que ele teve no decorrer do livro.
Enfim, não sei se existe almas gêmeas, mas se existir, com toda a certeza o Rufus e o Mateo são a metade da laranja um do outro (tanto romanticamente, como na friendzone), a sintonia dos dois é incrível. O Rufus acalmando o Mateo nos momentos de crise, e respeitando o tempo dele, é lindo de se ler.
É um livro com o desenvolvimento extraordinário, que eu recomendo muito.

P.s. em nome de toda a equipe da Central da Morte, sentimos muito pelo fim desse livro. (Foi adoravelmente trágico)

malu61 23/01/2022

5 estrelas + favoritado
Eu tô há uns vinte minutos olhando pro teto refletindo sobre a vida.
Esse livro é simplesmente perfeito. Você ri, você chora, você reflete, você se sente bem, você se sente ansioso, é uma mistura de emoções.
Quero começar falando sobre a escrita. Meu Deus que escrita gostosa e fluida, sabe quando você ta lendo de noite e fica no "só mais um capítulo" e quando vê já são quatro da madrugada? Foi assim q eu li mais da metade do livro em menos de três horas.
Agora sobre a história em si. Superou minhas expectativas na verdade. Adoro livros que me fazem questionar toda a minha existência e esse com certeza foi um desses. "Os dois morrem no final" com certeza foi um livro que mudou muito a minha perspectiva de vida.

anaalimap 20/02/2022

Meu primeiro contato com o autor foi por esse livro, a leitura foi muito fluída e a contribuição disso tudo foram pelos capítulos curtos e a escrita do autor.
Você para pra pensar que esse livro acontece em um dia, deixa tudo mais emocionante?você tenta pensar em formas de salvar os personagens e como gostaria que eles ficassem vivos no final.
As analogias e reflexões sobre a vida são lindas e em como temos que aproveitar os momentos. Realmente foi muito linda essa experiência.

geh 04/11/2021

esqueci de att !
que livro perfeito !!!
em alguns momentos achei a leitura meio arrastada por isso não dei 5 estrelas.

juro chorei do começo ao fim e no final parecia que minha vida tinha acabado de tão apegada que eu fiquei aos personagens !!

enfim, leiam.
euindy 04/11/2021minha estante
não quero terminaaar, não quero chorar majs

bia 17/05/2021

eu li esse livro por conta do hype, gostei da história e chorei também porém não gostei tanto da leitura

Ted 04/09/2021

Li em um dia porque não dá pra parar
Existe premissa mais intrigante do que uma história que se passa em 24 horas e você já é avisado sobre como vai acabar?
Isso foi mais que suficiente pra me prender, acompanhado da genialidade do autor em escrever o ponto de vista de dois persongens com realidades completamente diferentes, porém deixando tudo muito amarrado e fluido. No decorrer do livro também são contadas algumas histórias curtas sobre o que algumas pessoas estão passando naquelas 24 horas, e conforme o desenrolar todos vão se conectando.
A história é muito bem construída com os temas que aborda, e a forma como os personagens que são completos desconhecidos estão dispostos a dividirem seu último dia de vida juntos e se tornarem amigos é muito sensível e incrível!
Essa montanha russa de emoções durante apenas um dia te faz rir, chorar, desesperar e apaixonar. Foi uma super experiência, amei!!!

LeonardoGS89 27/07/2022

Tocante!
O autor expõe quase cruamente a nossa mortalidade, nos lembrando que todos morremos no final e, embora a história seja super triste, ela passa ótimas mensagens de incentivo a vida, do quanto a amizade é importante e de como o amor pode surgir de situações inesperadas e até tidas como tristes. É um livro lindo, que usa de dois personagens que estão para morrer para nos incentivar a viver e, nas palavras deles: ir com tudo.
O ponto alto do livro, com certeza, é a construção do relacionamento de Mateo e Rufus, e a evolução pessoal de cada um. Eles são personagens incríveis e que aprendem muito sobre si mesmos convivendo um com o outro.
O título entrega que o final é triste, mas, como diz o autor, esse livro não é sobre um final surpreendente, mas sobre a evolução da história.
Só não dei cinco estrelas pois achei o final meio meeeh, mas mesmo assim o livro está entre meus favoritos e recomendo a leitura.

ymne 18/09/2022

10/10
"Eu beijo o cara que me trouxe à vida no dia em que vamos morrer.?

Que livro lindo, me fez pensar em tantas coisas sobre a minha vida e a forma como estou vivendo ela. Adorei cada capítulo, amei o amor do Rufus e do Mateo e a amizade linda dos Plutoes e da Lídia. Vou sentir saudades:/

Thielizinha 14/08/2021

No final, morrem os dois...
O que você faria se recebesse um telefonema dizendo que você vai morrer hoje? A morte súbita ligou para Mateo e para Rufus, que acabaram se conhecendo em um aplicativo chamado "Last Friend". Ambos se tornaram muito próximos nesse último dia de vida, viveram aventuras surpreendentes, correram, fugiram, se divertiram e é claro, se apaixonaram um pelo outro.
O livro é claramente muito surpreendente, acontecem muitas coisas que você fica desesperada ou encantada enquanto lê. Com certeza eu recomendaria para outras pessoas lerem, mas uma coisa é certa: saiba que a dor vai ser forte ao final da leitura.

ju 29/03/2021

eu tô destruída. tipo, genuinamente destruída. eu não tô nem brincando quando eu digo que eu tive uma crise de ansiedade quando eu acabei o livro. a escrita é linda e o livro é incrível, mas ficar pensando em tudo que eu podia estar vivendo, em como a gente nunca sabe o que pode acontecer, realmente acabou comigo. mas o livro é lindo demais, com certeza teria entrado pros favoritos

Virginia 26/07/2021

4.5

Há já bastante tempo que queria ler um dos livros de Adam Silvera e, finalmente, consegui. "No final, morrem os dois" é o melhor título que já vi - chamou-me logo à atenção para o pegar da prateleira da livraria; nem sequer me dei ao trabalho de ver o que era a sinopse.

Já o fui ler com expectativa dum romance, mas mesmo assim fui surpreendida pela beleza da história. Contando a partir da perspetiva de dois jovens de 17/18 anos, o livro obriga-nos a refletir sobre a nossa vida e o que faríamos se tivéssemos apenas mais um dia para viver. Não é uma reflexão super filosófica que nos obrigue a examinar todas as nuances. Não, eu diria que é mais uma chamada de atenção por parte do próprio autor para aproveitarmos os pequenos momentos que a vida nos traz, arriscarmos de vez em quando e parar de constantemente adiar para outros dias projetos que queremos fazer.

Devo acrescentar que a ideia de recebermos um alerta a avisar-nos de que vamos morrer naquele dia é extremamente interessante, e acho que Silvera poderia explorar isso numa outra história (quem sabe).

Uma coisa que achei um bocado desnecessária é os capítulos contados a partir dos pontos de vista de personagens secundárias, que muitas delas nem sequer têm um grande impacto na história em si. Mas, compreendo que o autor queria mostrar-nos como diferentes pessoas encaram a vida e a morte. Contudo, ainda penso que são um tanto desnecessários.

Gostei do estilo de escrita. Não é muito floreado, sendo mais direto e cru. Apesar de saber que no final os dois morrem (não, isto não foi uma fraca tentativa da minha parte de fazer uma piada com o título), acabei por sentir grande empatia com as personagens e, tal como eles, também eu queria que os dois tivessem mais tempo. Não costumo chorar a ler livros, mas não pude evitar que os meus olhos ficassem marejados à medida que ia lendo as últimas páginas.

Realmente, "No final, morrem os dois" é um livro belíssimo que nos ensina a não desperdiçar as oportunidades que nos surgem à frente e agarrá-las, mesmo que ao início possa parecer assustador.