Ternura e vigor

Ternura e vigor Leonardo Boff

Resenhas - Ternura e vigor

Enock Araújo 29/03/2011

São Francisco de Assis
"Na primavera, no escuro das pipas, o vinho, mesmo o mais velho, se cobre de um levíssimo véu de flores. É a própria vida que perdura e floresce. Assim é com Francisco de Assis.Vinho precioso e fino que floresce e frutifica ininterruptamente na cultura, na igreja e neste belo ensaio de Leonardo Boff.
Aqui são apresentados 5 questões significativas para o tempo de hoje: 1)O sistema em que vivemos, cambaleante pela crise das formas de acumulação e pelo domínio predatório da razão. 2) A sociedade moderna, em cujo corpo social se abre uma escandalosa fissura entre ricos e miseráveis. 3) A libertação integral que o Poverello busca não pela acusação e violência, mas pela bondade que faz brilhar na treva o lado bom em cada homem.4) A eclesiogênese, vale dizer, a gênese permanente da Igreja que é sobretudo acontecimento de fé nascido como resposta à Palavra ouvida e vivida no grande espaço do mundo. 5)Finalmente, a interpretação do negativo na vida, pela qual Francisco fez da própria dimensão tenebrosa caminho para Deus.
Cada um dos 5 capítulos é precidido de uma historieta de sabor medieval emoldurando o portão de acesso ao texto que se desenvolve com leveza de conhecimentos.
Mas o que mais salta aos olhos por entre as linhas deste texto denso é a ternura e vigor do próprio autor. Esconde-se aqui um homem apaixonado, que na arena de si mesmo e de uma sociedade cruel luta para viver o que o Fratello viveu e não apenas contar e pregar o que ele fez.
Este ensaio não é apenas o resultado de vigílias de estudo e meditação, mas antes o resultado de longos anos de franciscanismo ardente buscado. Por isto pode o autor com razão afirmar: " Eu, frade de um país distante de Assis, teólogo menor, prerférico e pecador, vi e dou testemunho. Em louvor de S. Francisco. Amém". ( Quarta capa da 2ª edição)
Um belo e simples livro para ser lido com calma, amor e dedicação. Aos admiradores de Francisco de Assis, um presente de Leonado Boff, mais teólogo, um místico. Desde criança, por influência de meu pai, tornei-me admirador de Francisco de Assis. Este livro justifica em 100% por que durante toda minha vida não deixo de admirá-lo.