A Cura do Ciúme

A Cura do Ciúme Robert L. Leahy

Resenhas -

Gabriela 07/11/2019

Excelente!!!
Li o livro por indicação da minha psicóloga, depois de vários processos em terapia. A abordagem que o livro traz, ao mostrar que o ciúme é algo natural e inerente ao ser humano, ao invés de simplesmente "demonizar" e condenar o ciumento como desconfiado ou inseguro é, além de reconfortante, uma visão muito mais coerente do sentimento. Além de técnicas para aprender a lidar com o sentimento, o livro ajuda na aceitação e na eliminação de preconceitos! Além disso, abre portas para que o "objeto dos ciúmes" possa aprender a lidar com a situação, contribuir com a melhora do parceiro e, acima de tudo, perceber e mudar as ações nele que provocam o ciúme, porque, vejam bem, o ciúme não é responsabilidade só daquele que o sente. Linguagem acessível, extremamente instrutivo e a leitura dá aquela sensação de empatia e conforto. Espero que gostem assim como eu!
Sperandiocarol 25/07/2023minha estante
Penso que o livro de fato é uma pesquisa com conteúdo qualitativo e acessível. Porém, discordo de que o Objeto de ciúme tenha que aprender a lidar com as situações provocadas por quem o manifesta. Ao meu ver, isso é uma forma de controle e manipulação. Se temos que pisar em ovos, ocultar, omitir, para que não sejamos alvo de manifestações de ciúme, que causam e deixam marcas profundas, nao temos que estar na relação. O ciúme, infelizmente, é visto pela sociedade como algo bom. Romantizado. Como se fosse o tempero do amor. Ele deixa traumas, marcas. Amargura e perturba quem se dedica à relação e é constantemente desmerecido e questionado. Não que não devemos realizar adequações em relações. Mas quase sempre, o ciúme passa da conta e destrói tudo que era vivo na relação.

Gabriela 27/07/2023minha estante
Então, considerando que você não sabe o contexto em que eu estava inserida, eu até concordaria com você. Mas as vezes, não intencionalmente, a pessoa faz coisas que provocam o ciúme na outra, e que, dentro de um relacionamento, não deveriam ser feitas mesmo. Não vou tecer mais comentários para não gerar exposição, mas nem tudo é simples, e esse ?controle? do outro, pode ser de situações que efetivamente eram tóxicas / prejudiciais para os dois, para o relacionamento.
Enfim, conversando, tudo se ajeita e todos saem ganhando se for um relacionamento saudável :)

AlefRamos 23/08/2021

Excelente leitura
O livro é ótimo tanto para quem sente ciúmes, quanto para quem é a pessoa que recebe o ciúme, independente do nível do ciúme.

É escrito por um dos principais nomes da psicologia da atualidade, com uma linguagem totalmente acessível.

Ele traz inúmeras reflexões, dicas e técnicas para se lidar com o ciúme. O livro serviu para mim tanto para minhas relações pessoais quanto para minha profissão.

Recomendo demais a leitura.

Mandy_ 14/10/2023

Legal mas tem umas partes bem nada a ver...
Gostei muito da primeira parte desse livro, ele aborda o ciúmes como um sentimento complexo e tem uma visão profunda e sem culpas sobre o assunto.
Já a segunda parte do livro tem algumas coisas sobre perdoar algumas coisas que parecem abusivas e discordei totalmente. Bem ruim mesmo...

HeloCantu 11/11/2023

Ciúmes, ciúmes
Eu adoro tudo sobre a abordagem tcc que o autor utiliza, então eu gostei do fundamento teórico. O autor utiliza linguagem simples, o que favorece muito. Ciúmes, desconfiança é um assunto que me gera interesse porquê eu sofro com ele e muitas vezes me vi em negação, dizendo que eu não era ciumenta.. o autor aborda isso tbm, a importância de abraçarmos nossos sentimentos e não somente negá-los. Gostei muito e pretendo ler mais livros desse autor. Ótimo.

Filipe 27/07/2020

Leahy para ciumentos
Esse livro é muito mais que um guia sobre o ciúme, é um manual de manejos para o desamor. Seja raso ou vasto o sentimento, aqui haverá estratégias e soluções para lidar com (quase) qualquer situação! Além disso, o livro é muito bonito visualmente e tem um linguajar que foge dos jargões exclusivamente científicos, podendo ser lido sem problemas por pessoas que não estejam acostumadas com a terapia cognitiva.

Sophia.Ferraz 02/09/2021

não dei 5 pq sinto falta de representatividade nesses livros, mas com ctz irei atrás de outras obras do autor pq acho incrível

Thainara Ramalho 09/10/2021

Leitura excepcional
O livro é como um manual sobre o ciúme, que nos mostra formas de agir quando sentimos ciúmes ou quando somos os alvos, de modo a evitar brigas desnecessárias e criar um vinculo ainda maior com nosso (a) parceiro (a), entendendo como ele (a) se sente e acolhendo todos os sentimentos. Leitura fantástica.

maysleituras 14/10/2021

Interessante
Linguagem acessível. Legal por trazer atividades para praticar no cotidiano, então não fica apenas nos ensinamentos.

Traz um ar de compreensão, gerando maior tranquilidade e sensação de não estar só em relação ao enfrentamento desse ?problema?.

Vale muito a pena a leitura. Pelo fato de ser bastante fluído e trazer vários exemplos, várias situações e falas reais.

Enfim, trouxe paz e comentários muito pertinentes.

Leila TFB 01/09/2023

Pretensioso no título, mas muito bem embasado
Acredito que o Leahy foi bastante presunçoso no título ao sugerir ?a cura do ciúme?, uma vez que, curar é uma palavra muito forte. No entanto, o livro é bem fundamentado na Psicologia enquanto ciência, e oferece técnicas reais de enfrentamento do ciúme. Um livro tanto para psicólogos, como para o público que precisa de estratégias eficientes para lidar com essa emoção tão forte.

Ray 29/12/2022

"Aprendi que tentar ser um santo tem como resultado viver o inferno na terra. A verdade é que todos nós somos anjos caídos."

Renata 19/05/2023

Apenas sensacional
Se você acha que tem qualquer tipo de questão com ciúmes, mesmo que pequena, leia esse livro!
De fato mudou minha vida e meu jeito de enxergar as coisas, várias atitudes e pensamentos que eu achava que não eram problemáticas até ler esse livro!
Foi um indicação a qual sou muito grata!

viganoka 09/10/2023

+1 do Robert L. Leahy
Se eu tivesse lido esse livro - ou feito psicoterapia - aos 20 anos, muita coisa podia ter sido evitada ?? que livro bom!!!

Bárbara 24/07/2021

A cura do ciúme
Você não está sozinho! O ciúme é um sentimento universal. Simplesmente maravilhoso, e não só em relação ao ciúme, mas dá para aplicar as estratégias e a discussão em vários outros contextos

Will.Leite 17/12/2021

Bem objetivo
Leitura fácil, com muitas dicas práticas de como administrar o ciúme e toda a ansiedade que o sentimento traz. Gostei muito e recomendo.

Juli 02/08/2022

SÃO TANTAS EMOÇÕES
Um trabalho primoriso sobre as armadilhas do ciúme. O autor dá várias justificativas para as diversas situações que nos envolvemos com o ciúme e nos mostra o quão profundo ele é a ponto de mexer com diversas emoções e gerando os mais diversos sentimentos.
Trás também exemplos para que possamos refletir transportando estas suposições para nossas vidas a fim de enterdemos melhor o que se passa conosco e assim podermos nos orientar e evitar o sofrimento profundo que ele causa.
Ciúme é uma condição humana e tem haver até com perpetuação da espécie, porém, atendê-lo e controla-lo é o que se propõe nesta obra.

Leitura necessária!
??????