Skybourne

Skybourne Frank Cho...

Resenhas - Skybourne

Lucasfhb 04/10/2023

Suspreendente
Estava com expectativas muito baixas para essa HQ mas no final das contas me agradou bastante. O fato da história aparecer o Merlin e a Excalibur prenderam minha atenção ainda mais.

David 21/05/2021

Arte Bonita + Enredo Pobre = Skybourne
Frank Cho é um exímio desenhista conhecido por trabalhos aclamados nas principais franquias de quadrinhos do "mainstream" (Shanna, Vingadores, X-Men, Wolverine, Homem-Aranha, etc), famoso por desenhar mulheres e dinossauros como ninguém. Mas em Skybourne, projeto de sua autoria (roteiro e arte), publicado pela Boom Studios, e aqui no Brasil pela Mythos Editora, esse "know-how" do artista não ajuda muito.

A história já começa de forma frenética, sem explicar muito o que está acontecendo (até aí sem problemas). Mas ao continuar a leitura, percebemos que a trama apressada parece ter um objetivo: tentar esconder o roteiro raso. Dois irmãos superpoderosos (que na verdade são três, mas o terceiro não chega a dar as caras na história), cujos poderes não tem a origem revelada, precisam deter um feiticeiro de se apropriar de artefatos mágicos para destruir o mundo. A premissa é simples e nada inovadora, mas poderia ser bem executada se trabalhada da forma correta. Mas não é o caso aqui.

Apesar de se tratar de uma primeira parte de uma história mais longa (nota-se pela ausência de um final e pelas várias pontas soltas sem resolução), um volume que compila 144 páginas é mais que suficiente para dar alguma profundidade aos personagens. Mas aqui a impressão que fica é que nada substancial acontece.

Se por um lado as cenas de ação são muito bem trabalhadas (desenhadas, na verdade) e com cenas impactantes (como decapitação e laceração de pessoas), por outro, os personagens não são nada carismáticos e o texto soa bastante forçado, como num desenho animado voltado para o público infantil. O vilão é mal explorado e mal explicado, sem um objetivo/motivação coerente. O autor tenta fazer piadinhas em momentos de tensão do enredo, deixando tudo mais sem sentido. Visivelmente, Cho concentrou seus esforços nos desenhos, deixando a trama em segundo plano. Um exemplo disso são as várias páginas com poucos quadros ou quadros grandiosos para inserir poucos diálogos. O bom disso tudo é que com a pobreza da narrativa e do texto, a leitura acaba sendo rápida, apesar de chata.

Pesquisei na Internet e não vi previsão para publicação da continuação desse trabalho, que foi lançado originalmente em 2016 lá fora.

MiojoGeek 20/08/2019

Skybourne coloca as lendas arturianas no mundo atual com um ritmo incrível, e cenas recheadas com violência e muito sangue.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Thomas Skybourne é um ser imortal que cansou de viver após perder sua amada, e tenta a todo custo passar para o outro plano e rever seu amor.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Depois de muitas tentativas, ele é convocado por um antigo aliado a enfrentar um inimigo de tempos imemoriais que quer abrir a Caixa de Pandora e trazer o caos a terra. Se não bastasse isso, esse inimigo também foi o responsável pela morte de sua irmã. Em troca, lhe será concedido o tão sonhado descanso eterno ao lado de sua amada.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Eu já falei do ritmo dessa hq? Já né? Deixa eu falar então das cenas cinematográficas que só quem domina os paranauês, como o Frank Cho, sabe fazer. A arte ficou estupenda com as cores maravilhosas do Marcio Menyz, e com o acabamento gráfico do selo prime da @mythoseditora .
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Eu não sei se lá fora essa hq teve uma continuação, mas como todo filme de ação, ela merecia aí no mínimo uma trilogia. A história tem um fim, mas deixa um gancho, e um ar de que tem muita história pra ser contada ainda. Fico na vontade por enquanto, e minha nota é 9/10.

site: https://www.instagram.com/p/By1HtEGjKDh/