Todos a Bordo

Resenhas - Todos a Bordo

Brilhante Leitora 06/02/2021

Minha resenha
É simplesmente perfeito.
Mesmo sendo um livro de ficção aborda assuntos que nos faz refletir bastante, apresenta acontecimentos tão atuais que quando eu lia lembrava de algumas guerras que aconteceram a algum tempo... Simplesmente estou sem palavras para descrever esse livro.

E o final dele deixa muito a desejar um 2 volume ?? quero pra onteem

Duda 04/02/2021

Outra visão de mundo
Um livro que me deixou mais sensível e compreensiva e que me apresentou algumas lições...
Uma viagem fora da caixa, onde a crueldade do que aconteceu (e ainda acontece) na Síria, te mostra 3 vidas distintas absorvendo os impactos do caos...

Pense em quantas vezes você já julgou que a opinião do outro não era tão boa como a sua? Ou que as coisas em que ele acredita não fazem sentido pra você e, por isso, não servem?

Mas ás vezes a sua verdade não é a minha verdade e mesmo assim as duas podem ser verdadeiras.

Às vezes o peso das suas escolhas não recaem somente em você...

Três personagens diferentes, três narrativas dolorosas... e nem tudo é o que parece.

Esse livro mostra que nem todos são somente bons ou ruins. Que a vida é um compilado de momentos e situações em que as vezes você será o mocinho, as vezes o vilão... sempre vai depender de quem esta contando a história...

d3.bora 02/10/2020

EMOCIONANTE
o tanto que eu me emocionei com esse livro foi coisa de outro mundo, a história por trás de cada personagem e o modo como nenhum é apresentado como vilão foi muito bem construído!!!!!
a esther é uma das protagonistas mais fortes que já li, eu sempre enchia os olhos com as descrições dos lugares e das pessoas pelo ponto de vista dela!!
5 estrelas e favoritado :)

Thai.LittleFox 23/08/2020

Intrigante e emocionante
"A verdade é que nem sempre existe um vilão e um herói em cada história. As vezes existe apenas uma pessoa que faz coisas boas e coisas ruins."
Para mim esse trecho do livro define muito bem a história. É do tipo de que você começa a ler e não tem vontade de parar.
Os personagens são muito interessantes, cada um com sua história, com sua carga emocional, com suas motivações e com seus sonhos, causam no leitor uma mistura de sentimentos, realmente me envolvi com cada um deles.
A autora trata de temas sérios e de uma realidade dura e amarga de maneira sensível, com uma linguagem poética e muito agradável de ler.
Recomendo muito!

Natalia.Eiras 20/04/2020

Por dentro da mente de um terrorista
Como eu já disse inúmeras vezes neste blog, eu adoro livros que fogem do eixo Estados Unidos/Inglaterra, pois eles abrem a possibilidade de conhecermos uma cultura completamente diferente da nossa e viajar por países que nós nunca imaginaríamos visitar.
Em "Todos a Bordo" da autora G.R.Slivar, somos apresentados a dois personagens com vidas completamente distintas e perspectivas do mundo completamente opostas, apesar deles virem do mesmo local: Síria.

Pois é... só pela menção deste local, você já imagina o que vem por aí, né?
Esther é uma jovem síria que vive os horrores da guerra todos os dias. Sua família já perdeu o mercado onde trabalhavam; seu pai e constantemente ameaçado pelos soldados do grupo terrorista que domina a região e ela já viu muitos amigos de infância entrarem neste mundo e nunca mais voltarem.

Por outro lado, temos Emmanuel, cuja a família sempre fez parte da Organização. Seus pais são mártires e herois ao darem suas vidas em pró da causa que a Organização acredita. Desde de pequeno ele foi treinado para fabricar bombas e sabiam que um dia ele seria convocado a tomar a frente de um ataque.

MAS O QUE TEM DE ESPECIAL NESTE LIVRO?

Nós estamos acostumados a termos a visão dos refugiados em relação a essa guerra. Porém, poucas vezes tivemos a chance de tentar realmente entender como o terrorista vê a guerra.
Por que ele esta disposto a sacrificar a própria vida por essa causa?
Ele não se recente de tirar a vida de inocentes?
Ele acha que o que ele esta fazendo é relamente certo?

Por mais incrível que possa parecer, sim.
Neste livro nós temos a chance de entrar na mente de um terrorista e perceber que na cabeça dele, faz TODO O SENTIDO ele fazer o que ele faz. Na verdade, em alguns momentos, ele acredita fielmente que esta fazendo uma ação humanitária. Que esta fazendo uma coisa boa!
Ele esta errado?
Não sei.
Se você tivesse que sacrificar 10 pessoas boas ou que você não é capaz de julgar se seão boas ou ruins, para poder exterminar uma pessoa muito ruim que foi responsável pela morte de várias pessoas e que você sabe que se ele escapar, irá causar mais mortes. Você sacrificaria essas 10 pessoas em pró de um "bem maior"?
Cada um tem a sua resposta a esta pergunta. Não precisa me dizer a sua resposta.
Mas antes de dizer que ninguém sacrificaria as 10 pessoas, lembre-se que os Estados Unidos dizimaram várias pessoas "boas" bombardeando o Oriente Médio apenas para pegar Osama Bin Laden.
Se você vasculhar a história da humanidade, verá que mesmos os "vilões" sempre acham que são os "mocinhos". Hitler em sua biografia mostra isso. Ele jurava que estava fazendo um bem maior; o resultado foi o genocídio de judeus, mas na cabeça dele AQUILO ERA O CERTO.

O grande diferencial deste livro não é a história de Esther e Emmanuel se cruzando e a tensão do que irá acontecer ao final deste encontro, mas sim a reflexão que ela traz em torno de tudo isso.

site: https://www.perdidanabiblioteca.com.br/2019/12/todos-bordo.html

Alan 03/06/2019

Bem-vindo ao Ítalo 05
"Todos a bordo" é muito mais do que uma história sobre refugiados. Durante a leitura, contada do ponto de vista dos personagens, é impossível não se emocionar com a história de cada um deles e entender suas motivações, suas ambições e, principalmente, seus medos. É uma leitura imperdível.