A Família O

1 | 2 | 3 | 4 | 5

abelha6 23/04/2024

Emocionante ?
Classificação +12

Família O'brien, é um daqueles livros que todos deveriam ler.

Confesso que no início tive um pouco de dificuldade pra gostar e continuar a leitura, por ser um pouco monótono, masss, depois que o Joe descobre a doença tudo mudou pra mim (e pra ele tbm ne)

Eu chorei horrores no final, e me emocionei em muitas partes, porque apesar de não ser uma história com grandes reviravoltas é uma história profunda sobre família, o fim da vida e a ansiedade diante de cada coisa do futuro.

O final te deixa com uma grande incógnita, mas traz uma perspectiva muito boa a respeito da doença de Huntington e de quem a tem, além de te fazer se apegar a cada personagem e compreender a dor e as escolhas dele.

Nós temos que parar de tardar o que queremos fazer ou deixar de viver o agora por alguma coisa ruim, pq tudo o que temos é o momento presente e precisamos vive-lo.

Raquel.Cassia 28/03/2024

Tive altos e baixos com esse livro, em alguns momentos foi bom e em outros bem chato ? acho que a autora se estendeu muito ao falar sobre policiais, ioga, religião e outras coisas, que o livro em vários momentos ficava maçante. Apesar de tudo, a relação familiar foi muito bem retratada, só fiquei com dó do patrick kkkkkkk

Suse.Passos 02/03/2024

Sobre viver...
O livro fala sobre a vida da família O'Brien enquanto lidam com a doença de Huntington, principalmente sob a perspectiva de Joe, um policial e pai. A história é emocionante, abordando a descoberta e convívio com a doença.
Ao longo da leitura eu me intensifiquei muito com Kate, e gostei de acompanhar sua mente inquieta e todas as suas dúvidas. A final, parar ou não parar a vida? fazer ou não fazer tudo o que temos vontade de fazer? Deixar o medo nos paralisar ou enfrentar e sermos feliz enquanto podemos?
Ler esse livros me trouxe muitas reflexões.
A escrita da autora é fluida, tornando a leitura rápida, mas mantendo a profundidade emocional. A mensagem é que, mesmo na dor, há alegria, e vice-versa. O final não é previsível, indo contra as expectativas, mas isso combina com a proposta do livro, que explora a complexidade da vida sem simplificar os conflitos.

_JHobi 11/02/2024

A Família O?Brien
A escrita da Lisa Genova te transporta para dentro da família O?brien, cria uma intimidade com o leitor que intensifica o interesse pela história deles. Gosto da forma como a autora consegue conscientizar sobre a doença de Huntington nos fazendo sentir parte do processo de descoberta de Joe e de sua família. É interessante as diferentes perspectivas sobre saber ou não se é portador da doença, principalmente a Katie e sua reluta.

Joe, entre erros e acertos, nos ensina a aceitar e a lidar com a doença que, até então, era desconhecida para ele e acredito que para muitos leitores. Kate, apesar de fugir por muito tempo do resultado, nos ensina que o importante é viver o presente, independente de ser positiva ou negativa para a doença. Saber o resultado não significa que automaticamente adquirá algum sintoma. A morte virá para todos, seja por uma doença ou qualquer outro motivo, não é o fim do mundo. Até Patrick deixa sua mensagem ao preferir não saber o resultado, porque nem todos estão preparados para lidar com a certeza da morte, e está tudo bem!

Essa é uma linda história de amor, esperança, fraternidade e muitos questionamentos.

Livhehehe 26/01/2024

A família O'Brien
Uma história sobre a realidade de uma doença terrível, um misto de sensações que tomaram meu ser durante a leitura.
Nada mais resume a história do que a frase da Katie.
"Cada respiração é um risco. Respiramos por causa do amor"

Sah_sthefane 18/01/2024

Livro incrível
A familia O'Brien" é um livro escrito por Lisa Genova. A história gira em torno de Joe, um policial que descobre que tem a doença de Huntington e lida com a incerteza do futuro. O livro aborda os medos dos quatro filhos de Joe em relação à doença hereditária, além de apresentar um equilibrio emocional que leva o leitor às lágrimas e ao riso.

mattheoeo 08/01/2024

é um bom livro, e um dos primeiros que eu li quando virei leitor.

gostaria de reler, já que li quando era mais novo e tals

é uma boa leitura, apesar de eu ter demorado um pouco pra terminar

Nasch.is 19/12/2023

Uma narrativa sobre viver
Acho que, acima de tudo, é sobre isso que se trata o livro: sobre viver e existir no mundo.

A narrativa vai nos puxar para dentro da família O'Brien durante todo o processo de descobrimento e convívio com a doença de Huntington. O livro é narrado principalmente por Joe, um policial e pai dessa família que irá, em certo momento da trama, receber o diagnóstico da doença neurodegenerativa.

A escrita fluida da autora torna a leitura rápida e dinâmica, mas sem nunca perder o sentimentalismo e a densidade dos assuntos a serem tratados. Incontáveis vezes encontrei-me às lágrimas durante a leitura. Chorei de tristeza, de alegria e principalmente de encanto frente a beleza que pode ser a vida mesmo em meio à dor.

E esse é, para mim, o maior ensinamento do livro: existe alegria em meio ao sofrimento tanto quanto existe sofrimento em meio a alegria.

Agora, é importante estar atento que esse não será um final convencional, e nem seria justo se o fosse. Caso você entre na história esperando receber o começo, meio e fim da vida dos personagens e a solução de todos os problemas, talvez ele te deixe a desejar, além de um pouco incomodado. E confesso que o final me pegou desprevenida, mas depois de refletir um pouco, não acho que esse livro poderia acabar de qualquer outra forma. Estamos acompanhando uma parte da vida dessa família, não faria sentido finalizar o livro amarrando todos os conflitos e sem deixar nenhuma ponta solta, não seria justo nem com os O'Brien, nem com a proposta da narrativa.

Essa é uma história que vai muito além da díade de ter ou não Huntington, muito além de uma visão maniqueísta. A família O'Brien é, acima de tudo, uma história sobre amor, gratidão e esperança

NatSantosBooks 13/12/2023

Chorei tanto que não consegui respirar
Mano. Esse livro é simplesmente o melhor da minha vida, eu nunca vi ele EM NENHUM LUGAR, peguei ele na sorte, sem nem saber do que se tratava direito... mas vou carregar no meu coração onde eu estiver.

Se trata da Doença de Huntington (eu nem sabia que isso existia antes!!) e de uma família, a Familia O'Brien ! Descubra a história lendo, mas eu aprendi TANTO sobre a doença, a VIDA que nunca iria saber se não tivesse pegado por curiosidade naquele dia.

EU amei, EU chorei, EU me apeguei, EU me identifiquei. O final me pegou de surpresa que foi como um choque que só conseguia chorar, a poesia nas entrelinhas desse livro foi muito especial pra mim. Ele é sobre o que não tava escrito.

As vezes lembro desse livro e me pego emocionada com essa família e a mensagem.

"Todo mundo morre. Como diria seu pai: é o preço de se jogar pôquer"

Thais.Carvalho 10/11/2023

A família O'Brien é numerosa e cheia de amor. O patriarca da família descobre que tem a doença de Huntington, uma doença genética e hereditária. A partir de então começa uma jornada dura de conhecimento, aceitação e luta.

Kemily Gabriela 12/08/2023

Um ótimo livro, porém mal finalizado
No geral, um livro muito bom. Com ele acompanhamos a trajetória da família O'Brien ao descobrir que Joe, o pai da família, é portador de uma doença hereditária e neurodegenerativa chamada Huntington. Cada um de seus quatro filhos podem ter herdado o gene da doença em uma proporção de 50%, e isso só deixa a família mais abalada.

A escrita da autora é muito boa para esse tipo de narrativa (mais densa), pois é fluida, simples e muito fácil de ser lida.

Entretanto, o que falhou, em minha opinião, foi o desfecho do livro. O final ficou meio aberto, não teve um fim. Entendo que seja por causa da temática, que aborda uma doença, drama familiar, etc. Porém, no meu ponto de vista, faltou alguma coisa, algum complemento pelo menos... Sinto como se o livro tivesse acabado "pela metade".

Resumindo, é um livro ótimo, com uma história que te leva a refletir e obter lições, mas que falha ao chegar na parte final...

Geissy 11/07/2023

História muito verdadeira e crua em relação às interações familiares e a vida.
Gostei da história mais achei arrastada próximo do final principalmente nos diálogos então me forcei bastante para ler a parte final eu não sabia dessa doença e fez com eu me familiarizasse com a dor que uma doença causas nas pessoas, famílias e amigos e a sensação de gratidão a Deus de que apesar nos desafios diários sou uma pessoa saudável e que não tem uma debilitação que me impeça de viver uma vida sem dificuldades motoras e cerebrais.

Joyce313 06/07/2023

Emocionante
Achei esse livro em um quiosque no shopping e fui atraída por ser da mesma escritora de ?Para sempre Alice?, nunca li esse livro, mas o filme fala mt comigo por estar diariamente lidando com Alzheimer e ter um constante medo de desenvolver. Foi uma supresa extremamente agradável, digo pelo todo porque a história em si apesar de bonita e inspiradora, é cruel.
O cuidado da escritora com os personagens, sobretudo com o Joe que já tem Huntington e como isso afeta ele e a incerteza do futuro dos filhos é simplesmente genial. Cada capítulo te prende e é impossível de largar.
Creio que um livro bom é quando ele é baseado no que o autor quer passar, e a sensibilidade de Lisa Genova é perfeita para a história, ainda mais por ser uma neurocientista, o que deixa tudo muito realista.
Desde as primeiras páginas, o livro ganha vida, e você consegue aprender muito coisa. É uma daquelas obras que te muda e fica na sua cabeça por muito tempo.
Confesso que queria saber um pouco mais do lado de Patrick e do JJ, mas fora isso, não consigo pensar em mais nada que mudaria.
E o final, sem spoiler, termina no momento ideal cumprindo e respeitando todo o desenvolvimento dos personagens e do que a própria história quer passar.
Se tornou um favorito, recomendo muito!

1 | 2 | 3 | 4 | 5