A Família O

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

juliarfs 23/06/2022

pensando aqui
peguei esse livro pra ler em um momento muito sensível da minha vida, achei que isso iria atrapalhar minha leitura mas estava com tanta vontade de lê-lo que fui meio no impulso

a história em si é bastante triste, sempre que eu parava pra refletir me dava um nó na garganta. mas, a forma como os personagens lidam com a situação e a narrativa são muito boas e torna esse problema um pouco mais leve? não sei explicar direito o que eu sinto ainda

o final me deixou muito curiosa mas eu entendi. a família o'brien nunca foi sobre finais e sim sobre a jornada, o que fazemos com o tempo que nos é dado e como lidamos com nossos problemas (o que me deixou muito reflexiva também porque eu não sei lidar com meu problemas e muito menos vivo minha vida eu estou no automático 24/7 e refletir sobre isso me preocupou)

namastê.
Santos231 03/09/2022minha estante
Namastê, amei a referência?

TaynA.Luiza 19/09/2022minha estante
Namastê! ??

abelha6 23/04/2024

Emocionante ?
Classificação +12

Família O'brien, é um daqueles livros que todos deveriam ler.

Confesso que no início tive um pouco de dificuldade pra gostar e continuar a leitura, por ser um pouco monótono, masss, depois que o Joe descobre a doença tudo mudou pra mim (e pra ele tbm ne)

Eu chorei horrores no final, e me emocionei em muitas partes, porque apesar de não ser uma história com grandes reviravoltas é uma história profunda sobre família, o fim da vida e a ansiedade diante de cada coisa do futuro.

O final te deixa com uma grande incógnita, mas traz uma perspectiva muito boa a respeito da doença de Huntington e de quem a tem, além de te fazer se apegar a cada personagem e compreender a dor e as escolhas dele.

Nós temos que parar de tardar o que queremos fazer ou deixar de viver o agora por alguma coisa ruim, pq tudo o que temos é o momento presente e precisamos vive-lo.

Angela 19/08/2021

A doença de Huntington (DH) é uma disfunção neurodegenerativa caracterizada pela perda progressiva do controle motor voluntário e pelo aumento de movimentos involuntários, não existindo tratamento que interfira na progressão, nem cura.
No romance “A família O’Brien”, Lisa Genova nos coloca diante de Joe O’Brien, um policial respeitado de 44 anos, pai orgulhoso de quatro filho, casado e presente no relacionamento. Quando o policial começa a ter confusões mentais, alterações de equilíbrio e fala, ele culpa esses acontecimentos a uma ruptura antiga do ligamento do joelho, estresse no trabalho e ao envelhecimento, mas conforme os episódios vão piorando, sendo perceptíveis por seus colegas e por sua família, Joe é então convencido por sua esposa, Rosie, a procurar um médico.

Na visita a um especialista, que aparentava ser simples, Joe recebe o diagnóstico de uma doença neurodegenerativa incurável e de herança familiar, a Doença de Huntington. No consultório, ainda tentando entender o que é a doença, Joe descobre que cada um de seus filhos tem 50% de chances de herdar o gene mutante, e um simples exame de sangue pode revelar o destino de cada um deles, mas como Joe, se sentindo culpado por sentenciar ‘a pena de morte’ para os quatro filhos, vai criar coragem para contar a eles sobre a Doença de Huntington? E após as informações, quais deles vai querer saber se tem ou não a DH? E dependendo de suas escolhas, como viver com a ansiedade de não saber se herdou a disfunção neurodegenerativa? Através dessas questões a autora desenvolve a história de Joe e sua família.
Iniciando por “A família O’Brien”, a minha intenção era ler todos os livros de Lisa Genova, uma escritora e neurocientista, que emprega todo seu conhecimento na área ao abordar alguma doença nas suas histórias, mas o livro acabou me decepcionando em diversos aspectos na narrativa.

A autora se propõe a contar a história d’A família O’Brien, mas eu não achei essa questão muito construída. Joe é o foco do enredo, eu gostei da forma que ela criou esse personagem até ele descobrir que tem a DH, mas eu senti falta da família como um todo. Dos quatro filhos, só dois deles tem uma importância significativa para o enredo, enquanto os outros são inseridos na narrativa apenas para se criar aquele suspense de que, um deles vai querer saber se tem a doença, o outro vai fazer a escolha de não saber o resultado.

Desde o início, Lisa se preocupa em trazer dados sobre a Doença de Huntington que não é tão conhecida pelas pessoas, desenvolvendo a história dos O’Brien após as informações, mas quando o foco não é a DH, algumas falas das personagens são bem problemáticas, já que ela toca em assuntos importantíssimos para se debater e não desenvolve nada através daquilo, sendo desnecessário para o enredo alguns diálogos que podem passar despercebidos.

Genova estudou muito a Doença de Huntington para escrever "A família O'Brien", é da área dela, é evidente, porém, a impressão que causou em mim é que ela se preocupou tanto em abordar a doença no livro que esqueceu de desenvolver questões tão importantes quanto, que são mencionadas mas não discutidas, e que NÂO devem ser justificadas pelas personagens terem a DH; algumas falas são preconceituosas e isso me incomodou pelo tratamento dado pela autora.

Maria 15/12/2022

Realmente Perfeito
O livro trata de um tema muito importante e delicado, onde a família sofre com a doença de Huntigton (DH), e por mais que seja um tema muito delicado, a autora conseguiu transformar o drama em uma leitura fácil e divertida, onde você ri e chora com os personagens

MãeLiteratura 13/08/2022

Ótimo, como todos os livros dela!
Neste mês li o único livro da Lisa Genova que ainda estava na minha lista de futuras leituras.⁣ Eu adoro a forma como a autora escreve. Seus livros são ótimos.⁣
⁣⁣
Neste romance, vamos conhecer mais sobre a Doença de Huntington. Gostei muito da abordagem da Lisa, que é neurocientista. ⁣

Joe O´Brien é um policial de 44 anos, mora em Boston. De origem irlandesa, é casado com Rosie e tem quatro filhos adultos. O diagnóstico da doença abala esta família amorosa e unida.⁣

Vamos acompanhar as transformações, dolorosas e sofridas, não só de Joe, mas de todos que o acompanham.⁣

A trama é densa e por vezes angustiante. Não é uma leitura leve, nem gostosa, mas é muito boa. Gosto muito de livros assim e me trouxe ótimas reflexões.⁣

A mensagem do livro é muito importante, viva a sua vida! Viva o HOJE.⁣

Adorei e recomendo muito.

site: https://www.maeliteratura.com/2022/08/a-familia-obrien-12livrospara2022-agosto.html

Simone de Cássia 21/01/2020

Os livros dessa autora sempre trazem aprendizado, são sempre de cunho reflexivo, e isso, por si só, faz a gente gostar das histórias. Nesse caso, especificamente, me trouxe esclarecimento também, porque eu nunca havia ouvido falar da doença de Huntington. O trabalho de pesquisa foi muito bem feito e foi possível acompanhar de perto desde os sinais quase imperceptíveis até o estágio mais avançado. Portanto, a história é digna de louvor até mesmo para despertar as pessoas para essa dificuldade que não se limita a afetar o paciente, mas toda a família ; além de ter de acolher o doente, os familiares ainda têm de caminhar pelo precipício da transmissão genética. Muito bom o enfoque! Mas, a narrativa em si foi meio cansativa, detalhes desnecessários sobre jogos de beisebol, descrição desnecessária de movimentos de ioga, enfim, coisinhas assim que não levavam a lugar nenhum e cansavam. Gostei da história. Não gostei da narrativa.
Drica 25/01/2020minha estante
Quero muito ler esse, vou colocar na minha meta!

Lorena 03/12/2022

E?
Sabe o tipo de livro que você quer parar de ler, não consegue por curiosidade e no fim eles não matam sua curiosidade? Pois é!

Raquel.Furlaneto 09/09/2021

Razoável
Começo do livro bem paradinho, do meio pro fim bem emocionante, me tocou por envolver família, porém o final é de deixar a gente louca de raiva ?

Clara ð 06/09/2022

O homem é a sentença de morte
Joe tem que aprender a viver para morrer com a doença de Huntington.
Eu particularmente nem conhecia essa doença antes de ler o livro e achei super interessante. Lisa Genova mostrou como a doença afeta não apenas o doente, mas também a família, os amigos etc etc.

O lado humano dos personagens é o protagonista dessa obra. O desenvolvemento de Joe e Katie foi belo. Só o final que eu achei aberto demais.
(O que faz meu lado ansioso roer as unhas)

Santos231 07/09/2022

EU NÃO ESPERAVA NADA DESSE LIVRO
O livro trata sobre a doença de Huntington. E sobre a familia o'brien!

Recomendo que você leia esse livro quando não tiver mais esperança que sua vida possa melhorar ou não achar graça em nada.

Peguei TANTO carinho pela kate, umas das perosnagens, que senti que estava falando comigo!!

Ao mesmo tempo que temos consciência sobre a doença (Aliás aprendi muito sobre) também aprendemos a valorizar a vida nos momentos mais desconfortáveis. Ele foi um conforto tão grande pra mim. Nunca chorei tanto com um livro como esse. Ele me quebrou de um jeito que eu nao sei explicar.

"Namastê"

"Todo mundo morre. Como diria seu pai: é o preço de se jogar pôquer"

Leticiadias 08/07/2022

É isso aí
Não é um livro ruim, mas rsrs não tem nada? é literalmente a resenha, o pai descobre uma doença genética ? e a família terá que aprender a lidar com isso? ????? pra quem gosta é um prato cheio ?

Leonardo.Heffer 30/08/2021

Um toque de sensibilidade sobre a doença
Essa é minha primeira leitura de um livro de Lisa Gênova. E ao mesmo tempo que minhas expectativas foram supridas, elas também não foram. Explico:

Vim de uma vibe de mudança de gênero literário, e encontrei em Gênova a possibilidade de sair de histórias de terror e enfrentar de cara um drama bem pesado. A história foca nos efeitos que a doença de Huntington provoca nos portadores e nas pessoas que vivem em seu entorno.

Escrito com bastante sensibilidade ao ponto de te fazer chorar e repensar vários pontos da vida Lisa navega entre os altos e baixos da vida dos personagens que lidam diretamente com a doença.

Você irá conhecer uma família pela qual irá se apaixonar. Mas ao mesmo tempo sentirá a falta de um aprofundamento ainda maior em alguns pontos. Isso não chega a afetar a história, que ainda irá mexer com vc, porém prepare-se para talvez se decepcionar com o final.

Ao terminar de ler o livro passei dois dias
pensando antes de decidir que gostei do final. Não vou explicar aqui o motivo. Quem quiser que mande mensagem que terei maior prazer em debater o tema.

1 | 2 | 3 | 4 | 5