O império do ouro vermelho

O império do ouro vermelho Jean-Baptiste Malet

Resenhas - O império do ouro vermelho

Lulu 25/01/2024

Uau
Quanto mais a gente se aprofunda no universo das indústrias e do agronegócio, mais vemos como o trabalhador é precarizado e como estão nos entupindo de porcarias.

Guynaciria 25/08/2019

Confesso a vocês, que quando comecei a ler esse livro não imaginava que iria gostar tanto de saber sobre plantio e processamento de tomates. Mas logo de cara me vi envolvida no imenso universo das grandes corporações que lucram bilhões com esse produto, que para muito e algo comum.

Jean- Baptiste, narra a trajetória do tomate, desde seu plantio em fazendas de pequeno e médio porte, passando pela colheita feita por trabalhadores temporários, até chegar as fabricas onde o produto vai ser processado e transformado em molhos, concentrados, ketchup..., que será distribuído a todos os cantos do mundo.

Foi fascinante descobrir sobre o tomate industrial, que foi criado por geneticistas com o intuito de ter maior qualidade e aproveitamento final, e que esse tem uma resistência e consistência diferente dos tomates que compramos em supermercados (que são impróprios para a indústria por conta da grande concentração de líquidos que possuem).

Também vamos ler sobre grandes corporações, sendo a Heinz Company uma delas. Mas não pense que o autor se limitou a apenas uma companhia, ou mesmo a um país, ele nos fala sobre a maior empresa chinesa, com todo seu poder e mistério, envolvendo a queda de um dos seus diretores que ficou 20 anos em um dos cargos mais cobiçados da indústria alimentícia.

Também vemos o despreparo de alguns empresários que herdaram multinacionais, assim como a política falha de alguns governos que visam o lucro em detrimento da qualidade do produto de maior renome de seu país.

Como podem perceber nem tudo são flores, não é mesmo? Isso fica ainda mais claro quando lemos o capitulo que nos revela que as grandes indústrias escoam o produto com prazo de validade vencido para os países africanos, e que esse produto estragado e misturado com diversos insumos e vendido livremente a população local, sem a menor fiscalização ou preocupação com o bem-estar das pessoas que o consomem.

Esses são só alguns dos diversos motivos pelos quais desejo que vocês venham a ler esse livro maravilho.

Evel 30/10/2020

Insista
No começo, a obra peca pelo ritmo, mas logo a sucessão de informações bem embasadas nos conquista. Um retrato sem retoques do cruel sistema capitalista.