Holocausto - Judeu ou alemão?

Holocausto - Judeu ou alemão? S. E. castan

Resenhas - Holocausto - Judeu ou alemão?

Moratori 13/09/2023

Picaretagem, sem argumentos e mentiroso - "revisionista" do Holocausto (vulgo negacionista)
Este livro, "Holocausto - Judeu ou Alemão?" de S.E. Castan, é amplamente reconhecido como um exemplo do negacionismo do Holocausto em terras brasileiras. Por sinal, antes de começar a resenha, é bom avisar aos leitores que Castan fundou uma editora, chamada "Revisão", para publicar livros negacionistas e antissemitas. O mesmo foi condenado por racismo.
É importante ressaltar que a obra do autor é controversa e amplamente desacreditada pela comunidade acadêmica e por especialistas em história. Esse é típico livro de "revisionista" do Holocausto (vulgo negacionista), totalmente sem argumento, sem base sólida, sem fundamento algum.
Por sinal, os "argumentos" apresentados por Castan em seu livro são infundados e não resistem a uma análise crítica. O Holocausto é um evento histórico amplamente documentado, com um vasto conjunto de evidências, incluindo registros, testemunhos de sobreviventes, documentos oficiais, fotografias e vídeos que comprovam a ocorrência desse genocídio. A negação do Holocausto não é baseada em fatos ou evidências confiáveis, mas sim em teorias da conspiração sem fundamento.
Simplesmente é cômico (para não dizer trágico) quando Castan começa a analisar fotos do genocídio e falar que são montagens. O que se encontra nos "argumentos" do autor ao analisar fotografias é, de fato, perturbador. Suas alegações de que as fotografias são montagens e suas explicações insensatas não têm respaldo na realidade, beiram a insanidade.
É importante rejeitar veementemente qualquer forma de negação do Holocausto e não dar credibilidade a argumentos que visam distorcer a história e minimizar a gravidade dos crimes cometidos durante esse período sombrio. A história do Holocausto deve ser lembrada com respeito às vítimas e como um lembrete das consequências terríveis do ódio, do preconceito e do extremismo.

Marlene Koch 13/06/2023

. Se viermos para os dias atuais, na guerra Russo - Ucraniana, ambos culpam o outro. Enfim, o outro é sempre o culpado. Li esse livro a alguns anos mas... me imaginei lendo a história dos judeus. Os judeus sempre foram perseguidos. Se lerem a trilogia O SÉCULO de Ken Follett que entende melhor que ninguém da história das guerras, dá para entender. Em todas as guerras homossexuais, judeus etc são as vítimas. Durante a Santa Inquisição foi terror igual, se fulano discordasse da igreja ou se era inteligente demais era exterminado. A parte a seguir copiei da Wikipédia.
Ellwanger fundou a Editora Revisão, que publicava livros que distorciam a história do genocídio dos judeus, afirmando que ele não foi real. Seus livros são considerados antissemitas e neonazistas.

Ele foi denunciado por racismo pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul e condenado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Recorreu ao Supremo Tribunal Federal, que manteve a condenação em 2003

Clio0 25/05/2020

Revisionismo histórico à enésima potência.

Capítulo a capítulo, o industrial brasileiro metido a historiador tenta provar que o Holocausto foi uma grande mentira - tudo a base de achismo e métodos muito questionáveis.

Ainda assim, eu recomendo a leitura. Nesses tempos de teoria da conspiração, serve como um aviso.
Pedróviz 10/02/2022minha estante
Dizer que o Holocausto não ocorreu é algo de tamanha má-fé e desonestidade que seu autor deveria entrar para a História Universal da Infâmia, de Borges. O problema é fazer do Holocausto a única tragédia, como se não tivesse ocorrido o Holomodor, os gulags, os milhões de mortos pelo regime maoísta e por aí vai. Fazer de um único fato histórico uma bandeira ideológica é perigoso quando faz esquecer muitas outras tragédias. Pense. Por que motivo os intelectuais da esquerda não fazem questão de criticar os abusos e atrocidades do totalitarismo de seus ídolos? Por que nas escolas ensinam nossos jovens apenas sobre as atrocidades de governos totalitários de tendência fascista ou de direita? Por que não mostram a História na sua integralidade, sem esconder a verdade?

Pedróviz 10/02/2022minha estante
O fato é que deveria ser crime ser tanto nazista como comunista. Ambos foram ideologias perversas, sendo que a última continua pondo o mundo a pique.

Jessi 11/02/2022minha estante
Aiii sério esse tipo de livro não dá não desse, é debochar da morte de milhões de pessoas, suas famílias é cuspir na história na dor do outro, muito triste gente que pensa assim

Morfindel 15/04/2016

Teoria conspiratória boa, mas o livro...
Não dá pra levar esse livro muito a sério. O livro não dá fontes confiáveis sobre as informações. As fontes de primeira mão não são de fácil acesso, caso o público queira consultá-las, e o assunto é sério demais pra confiar num autor, que faz alegações desse porte, cegamente.
Antonio.Carlos 17/08/2022minha estante
Por volta de 1970 conheci um alemão, apelidado Fritz, em Carioba, praticamente um Br. de Americana, SP. Ele entregava correspondência para os trabalhadores de Canpos De Trabalho na época da guerra na Alemanha. Um homem bom, honesto e evangélico adventista. O que ele me contou contradiz totalmente toda a história do Holocausto. Para ele, o maior criminoso de guerra em toda a história da humanidade foi Wiston Churcil (o nome deve estar errado), e a história foi inventada para lançar uma cortina de fumaça no ataque dos aviões britânicos que despejaram toneladas de bombas de Nafitá (?) numa cidade hospital da Alemanha (não lembro o nome da cidade), etc... Explicou que dentro dos Campos De Trabalho no final da guerra era o melhor lugar para ficar pois havia farta alimentação, jogos, teatro, bibliotecas etc. E eu acredito nele.

Ryan.Erik 12/03/2016

Sem absolutamente nenhum crédito
Todas as pseudo-teorias que ele descreve nesse livro não sobrevivem à uma análise mais atenta dos fatos
Rodrigo 19/09/2019minha estante
Só um racista de merda com nada na cabeça

albertomondrongo1 12/01/2015

Para abrir os olhos sobre a dominação judia do mundo
Este livro incomoda e foi combatido por um motivo simples:
Dizer a verdade. S.E. Castan não teve medo de pesquisar e encontrar documentos que comprovassem a inconsistência no número de mortos de judeus (só de soldados em Stalingrado foi bem maior) e a incapacidade logística de se livrar de 6 milhões de corpos.
Hoje vemos o resultado na Palestina e o financiamento dos EUA para o exército de israel matar milhares de palestinos na faixa de Gaza e ter invadido uma terra que não os pertenciam.
Um livro ótimo pra quem quer abrir a mente e não acreditar no que a mídia ocidental fez você engolir ao longo dos anos. O holocausto foi fabricado, o número de mortos propositalmente exagerado para servir de pretexto para a criação do estado de israel, aumentar a influencia da hegemonia judia no mundo que controla todo o setor financeiro global. Se este livro só possui besteiras como os comentários daqui dizem, por que ele foi tão perseguido e tentaram impedir sua veiculação? Igualzinho o documentário Kane da Globo?
Krebs 29/03/2015minha estante
Parabéns e obrigado pelo único comentário sensato, livre de preconceito, digno de um leitor.

Diggiti Studio 05/02/2016minha estante
Parabéns, Alberto!

Sergio.Ricardo 16/07/2019minha estante
Perfeito sua linha de raciocínio. Já leio a bastante tempo sobre o assunto e,não apenas esse livro,pra saber que S.E.Castan e todos s bons revisionistas,querem apenas a verdade dos fatos. Esses que discordam do livro e das posições dos revisionistas nem imaginam que a mais de 70 anos, toda essa narrativa ideológica foi montada e estão sendo enganados. Os revisionistas(corrente cientifica) são alijados da grande midia,além de serem perseguidos,os tentam descredibilizar. Os que leram este livro,teriam que ter conhecimento prévio e profundo sobre o que é capitalismo,propaganda sionista, nazismo,imperialismo estadunidense ... ( muitos acham que sabem,e na verdade,não dominam o seu entendimento). Basta perguntar: Se os judeus sionistas são
"tão bonzinhos ", porque estão mais ligados a direita e a extrema direita pelo mundo capitalista?
O tema é extenso,e claro nao se resume apenas a isso,mas só pra se ter uma ideia_A mídia ou grande imprensa (inclui editoras de livros,revistas,TV,rádio,jornais etc) pertencem a donos judeus, e no topo da elite brasileira são os judeus que dominam_senão vejamos:
Os marinhos da globo- judeus
Silvio Santos do sbt- judeu
João Saad da band- judeu
revista veja- e
editora abril- Roberto civita- judeu
Dono da Ambev _Paulo Leman judeu
Dono das casas bahia- judeu
editores de jornais-judeus
Políticos_ judeus ou bancados por judeus etc.

Esses que discordam de S.E castan e dos revisionistas acreditam mais em Hollywood ( donos dos estudios sao judeus ) e em Spielberg ( judeu sionista).

Rodrigo 19/09/2019minha estante
Quanta besteira,Castan era só um filho da puta racista,seus livros são tão medíocres que nunca foram comercializados ou aceitos por editoras ou livrarias. Os três principais livros dele são de uma desinformação gigantesca,sem embasamento nenhum,teorias ridí­culas facilmente refutáveis,a única fonte pra ter escrito tanta merda só podem ter sido as vozes na cabeça dele e seu preconceito de bosta....

null 11/08/2020minha estante
Quero saber mais sobre esse Kane da Globo.

A geógrafa 29/04/2023minha estante
Notícias falsas como esse livro trás não devem ser divulgadas pq há gente como vc que acredita, simplesmente por isso. É tão óbvio

Paulo Antonio 30/04/2013

Lixo; apesar de acreditar muito em liberdade de expressão e que - sob hipótese alguma deve haver censura - o autor deste livro merecia ir para a cadeia.
dos Santos 04/02/2014minha estante
Devido a qual crime?

SG1 10/07/2014minha estante
Nossa que exagero, que crime? de escrever sobre o que pensa?

Diggiti Studio 05/02/2016minha estante
O Senhor Castan nunca foi para a cadeia, mas perdeu todos os seus bens para pagar os advogados. Morreu na miséria. Era isso o que o senhor queria?

André Gelain 09/05/2016minha estante
Este Zé se define como defensor da liberdade de expressão... comédia...

Denny Rodrigues Gomes 21/01/2017minha estante
Negar o maior crime recente da humanidade, só mostra a ignorância que vocês tem sobre o assunto.

SG1 23/01/2017minha estante
Questionar nunca foi sinal de ignorância, mas sim de inteligência. Não digo que sair por ai questionando somente por questionar seja motivo de inteligência, mas não vejo qual é o problema de questionar algo que é praticamente um tabu... Muitos assuntos "proibidos" foram quebrados com esse tipo de atitude. A mais famosa das perguntas foi: "Será que a terra realmente é plana?", e como tantas outras perguntas esta também tinha uma resposta diferente daquela que era mais aceita na época. Ou seja, por que não se pode pensar diferente, não sobre tudo em relação ao holocausto, mas sobre alguns detalhes? O autor deste livro pode estar totalmente errado, mas somente podemos dizer isso depois de ler o que ele escreveu... Julgar com radicalismo e fechar as portas dos pensamentos talvez seja a ignorância.

Denny Rodrigues Gomes 23/01/2017minha estante
O problema que isso não é um tabu. Isso aconteceu, muitas pessoas foram torturadas e perseguidas por ser judias.

Fausto.Barros 18/09/2018minha estante
Começarei a ler agora, indicação de um grande amigo, sensato e prudente. Meu posicionamento ideológico é antagônico à proposta do livro, mas farei a leitura assim mesmo. Todavia, muitos fatos a respeito do nazifascismo me intriga até hoje, um deles, é o seguinte: por quê os alemães fariam campos de concentração tão bem feitos se estes seriam provisórios ou somente para abrigarem uma raça inferior? Na boa, os alojamentos que a gente vê nos documentários dá de 10 a 0 nas habitações do "Minha casa minha vida", assim como os apartamentos funcionais na Coreia do Norte são mansões perto dos apartamentos que a "democracia" brasileira oferece a seus cidadãos. Além disso, eu tinha o documentário "O longo caminho de volta pra casa" sobre a questão judaica na Palestina. Eles não foram muito diferente da maioria dos povos do mundo no quesito terrorismo, sabotagem, perseguição política, entre outros. Uma pena ter emprestado, nunca mais vi de volta. Quando terminar a leitura faço nova postagem.

Rodrigo 19/09/2019minha estante
Escrever sobre o que se pensa é uma coisa,mas o holocausto foi um FATO,contra fatos não há argumentos,não é pq um jumento racista preconceituoso filho da puta desse foi em alguns lugares e tirou suas próprias conclusões retardadas que se pode refutar tudo que está documentado gravado e protocolado sobre essa atrocidade para com a humanidade,os livros dele só foram lançados pq ele tinha dinheiro pra abrir uma editora e lançar mais uns 3 ou 4 gatos pingados racistas e sem talento igual ele,e se foi julgado e perdeu todos os bens que tinha foi é muito pouco,merecia a cadeira elétrica isso sim

lizinbetween 11/02/2022minha estante
Ele foi preso, pra quem quiser saber, por apologia ao nazismo

A geógrafa 29/04/2023minha estante
Não se questiona o que é um fato. O holocausto é um fato e ainda é extremamente perigoso nega-lo pq abre brechas para mais preconceito contra os judeus

Egídio Pizarro 14/04/2010

É difícil de acreditar que esse cara tenha, realmente, tentado mostrar com os argumentos desse livro que o holocausto tenha sido uma mentira. Definitivamente, não dá para levar a sério alguém que insinua que, se não fizeram autópsias que comprovassem, então não há provas contundentes de que milhares de judeus morreram nas câmaras de gás.

Como livro de piadas, é excelente. Como livro de análise histórica, é deprimente. No mínimo. E é nesse balanço que eu atribuí a nota 3.

O maior aliado do autor para comprovar o que ele diz são as letras maiúsculas, presentes durante boa parte do livro. E, no grito, não dá pra mostrar o que ele quer.

É um livro que tem seu valor. Mostra a importância das odiadas e famigeradas normas técnicas da ABNT.

Mari 05/03/2010

Cuidado!!!
Esse livro é um grande absurdo, e inclusive já foi censurado (e com razão) em algumas épocas. Não ensina nada, é mal escrito, nada científico, enfim, uma prova da insanidade do autor. Evite, a não ser que vá ler justamente para ter conhecimento das "teorias" conspiratórias e insanas que rolam por aí sobre o holocausto não ter acontecido.
Karen Pereira 06/05/2010minha estante
Concordo muito com a Mari. Esse livro é o maior c* que eu já vi. O Autor só deve ter feito pacto com o presidente do Irã.

jkdornelles 12/11/2010minha estante
bah, resgatou um dos absurdos da editora Revisão. Li faz mto tempo "Acabou o Gás", também deles, e me impressinei com a virtuosidade da mentira. chegaria ao ridículo se não fosse absurdamente demente.

Pior que essa Bosta Cósmica era vendida a preço de banana na feira do livro.

breiner77 19/11/2009

A grande mentira do século é este livro...
O camarada aí do primeiro comentário disse tudo.
E não é só nas bibliotecas do sul, nas do sudeste tem volumes dele também... é uma pena a criançada pegar um livro desse para fazer um trabalho.

Jumpin J. Flash 19/08/2009

Passe ao largo
Um livro mais polêmico do que sério.