Nua e outros poemas

Nua e outros poemas Dayane Tosta

Resenhas - Nua e outros poemas.

Van 23/12/2020

O que é a vida? Se não um conjunto de vivências que nos levam até a descoberta da nossa própria alma. E como essa descoberta é possível, se não for através das emoções que nos permitimos sentir.

Nos caminhos da vida, nada desperta tanto nossas emoções quanto a poesia. Através dela podemos sentir a simplicidade e acalentar o nosso coração. E é com o objetivo de convidar as pessoas para refletirem sobre a importância de viverem suas emoções que a escritora Dayane Tosta nos presenteia com seu livro Nua e Outros Poemas.

Lançada pela editora Vecchio, a obra apresenta três fases da vida da autora: quando ela conheceu o amor romântico (vestígios do encantamento), o momento da desilusão (destroços da desilusão) e a descoberta do amor próprio (epifania da serenidade). Em cada fase, Tosta apresenta poesias profundas que ilustram cada momento por ela vívido e que, pela temática, farão com que muitos leitores se identifiquem e suspirem a cada verso lido.
A leitura dessa obra foi uma surpresa para mim, afinal não tenho o hábito de ler esse gênero. Ao longo do texto fui relembrando meus próprios processos e me identifiquei com muitas poesias, a exemplo da “Coisas que aprendi com calma“.
Coisas que aprendi com calma O sofrimento nasceu do excesso do apego O apego é fruto do desejo O desejo surgiu por conta de uma carência A carência vem daquilo que não tenho O que não tenho criou um mecanismo de projeções sobre o outro Naturalmente o outro não corresponde a todas as projeções Daí surge a frustração. O segredo, então, é fugir do apego Mas ninguém ainda descobriu como se faz isso.
Foi uma experiência diferente e gratificante, por possibilitar que os leitores interpretem a sua maneira os textos trazidos e ofereçam a todos, a chance de simplesmente sentir.

Nua e Outros Poemas é, antes de mais nada, revolucionário. Por apresentar, em um mundo cada vez mais anestesiado, os sentimentos como condição para o nosso crescimento. Além disso, fala sobre o papel da escrita em nossa jornada de descoberta. Por fim, o livro merece ser livro, para que a gente possa conhecer a escrita de uma jovem escritora, que nos ofereceu, de forma leve e profunda a beleza da própria alma.

site: http://aartedelervan.blogspot.com/2019/12/resenha-nua-e-outros-poemas-dayane-tosta.html

CT dos Livros 14/07/2020

Resenha do @ctdoslivros !
Obra: Nua e outros Poemas
Autora: @dayanetostacosta
Editora: @editoravecchio
Gênero: Poesia
⠀⠀
O primeiro livro publicado da Dayene Tosta, já chega nos mostrando todo o seu talento para a escrita. O livro é dividido em 3 partes e vou esmiuçar cada uma delas para vocês:
1 - Vestígios do encantamento✨
Aqui temos a exposição do amor, e sobre o amar, assim como toda a delicadeza desse ato. Nessa parte, temos poesias românticas e sensíveis.
→ Quote:
“ desde que te vi parei de rimar amor com dor
hoje a minha rima é toda sua.”
2 - Destroços da desilusão✨
Nessa segunda parte do livro, já encontramos poemas sobre as dores que o amor nos causam, e até as dores de se expor e ate mesmo do oficio da escrita.
→ Quote:
“ é tempo de ser só minha
embora tudo seja tão seu.”
3 - Epifania da serenidade.✨
Depois do amor nascer e se expor, e depois de todo desamor e destroços causados por ele, é chegada a hora de se reerguer e acalmar a alma. Nessa última parte do livro, nos encontramos com poemas de superação e amor próprio. Poemas que são quase ensinamentos de vida para nós.
→ Quote:
“ do que ficou nada digo
só vivo o instante agora
aqui é o melhor lugar
não serei metade
em nenhuma parte.”
⠀⠀
Se você já teve a oportunidade de ouvir Day declamar poemas, você é uma pessoa privilegiada e felizarda SIM! O talento dela é inegável! Adquira o livro diretamente com a autora ou entrando em contato com a @editoravecchio e se deixe desnudar por esses poemas que te lerão. ⠀⠀
Avaliação: ★★★★★

site: https://www.instagram.com/p/B8rKdnJBuAz/

Carol Vidal 23/06/2020

Uma ótima experiência
Por mais explorado que seja, o amor é um tema que sempre rende boas histórias. Apesar de não ter muito costume de ler poesia, gostei muito da experiência de leitura.

Ele me lembrou, inclusive, de duas músicas: Teresinha (Chico Buarque) e Três (Marina Lima / Antonio Cícero, interpretada por Adriana Calcanhotto). Assim como o livro, as músicas narram três momentos distintos: o encantamento, a desilusão e o equilíbrio.