A Eleição Disruptiva

A Eleição Disruptiva Maurício Moura

Resenhas - A eleição disruptiva

Myrianne 14/11/2022

Leitura necessária
Nesse livro, a eleição presidencial de 2018 é analisada de maneira crítica, argumentando sobre as questões que podem ter levado a vitória de Bolsonaro tais como o anti-petismo, anti-lulismo, Operação Lava Jato, a facada em Bolsonaro, a disseminação das fake News e a importância do WhatsApp.f
Recomendo a leitura.

Dude 18/06/2022

Eleição 2018
Interessante retrato da eleição 2018. A autora busca explicar o que ainda parece inexplicável para muita gente.

Matheus 20/12/2021

A eleição excepcional
Alguns poucos intelectuais hoje podem dizer com sinceridade que previram a eleição de Bolsonaro e não se surpreenderam com sua vitória em 2018. Aqui os autores não fazem apenas isso - como forma de colecionar méritos - mas tiveram também a coragem de apontar sobre o futuro. Afirmam sem medo e com todas as palavras que o fenômeno vencedor daquela eleição veio (também) de ondas passageiras muito específicas e momentâneas, nos deixando com esperanças quanto a 2022, sendo que o livro foi publicado ainda em 2019, antes de todos os baques e quedas que o bolsonarismo sofreu devido à péssima gestão da pandemia. A eleição de bolsonaro foi excepcional e excessões NÃO são a regra. Quero voltar aqui ano que vem para dizer que Maurício Moura e Juliano Corbellini acertaram.

EddeDeka 05/09/2021

Necessário é desesperador
Necessário para entender como a eleição foi manipulada e quais os rumos as campanhas políticas tomarão daqui para a frente.

gustavoqa 27/05/2021

Esclarecedor
O livro é bem objetivo, com leitura de fácil compreensão e deixa bem claro os seus argumentos. É fácil de entender, além de muito interessante, os pontos e acontecimentos para chegar no momento que foram as eleições de 2018 e a vitória de Bolsonaro.

Recomendo muito a leitura para quem quer entender melhor como esse candidato, que era até então desconhecido por grande parte do país, conseguiu ganhar tanto apoio e popularidade e vencer as eleições mesmo sem estar num partido forte.

Adilson22 05/05/2021

Muito bom. Muito explicativo e sincero, mesmo quando demonstrar certa parcialidade na exposição dos fatos

Lukita 10/10/2020

Uma das primeiras análises do cenário político brasileiro depois da eleição de 2018. Leitura gostosa, problemática coerente e bem estruturado, recomendo!

gabriel.bdine 23/08/2020

Bolsonaro
Para quem gostaria de compreender como Bolsonaro chegou ao poder através da campanha eleitoral, vale a leitura desse livro.

fredec 03/08/2020

A pior cegueira é a mental
"A pior cegueira é a mental, que faz com que não reconheçamos o que temos pela frente." Essa frase de José Saramago abre "Eleição Disruptiva", um livro que pretende esclarecer um pouco sobre como um candidato que ninguém acreditava conseguiu virar Presidente do Brasil. Depois de finalizar a leitura, essa frase ganhou sentido inverso de quando comecei... tapa na cara que fala!

Comprei pelo conhecimento de marketing agregado, foi o primeiro diretamente relacionado ao assunto e lançado logo após as eleições, no início de 2019, porém me acrescentou bastante no sentido político. Foi onde eu entendi melhor as forças que envolveram a política brasileira nos últimos anos e a contribuição de cada uma para o cenário atual.

Os autores Maurício Moura e @jcorbellini são cirúrgicos na análise do que levou Bolsonaro a ganhar as eleições, o que não pode ser resumido ou simplificado em um ou dois fatores, mas na junção de todos. Mais importante ainda foi entender o sentimento do país de uma forma geral. Depois de ler esse livro foi que passei a aceitar mais a loucura do fato de termos um presidente e uma equipe inteira tão despreparada (pelo menos no meu ponto de vista). Foi difícil, mas aceitei!

Se você acha que a facada foi importante, o livro apresenta argumentos (dados, gráficos, ótimos para quem ainda acredito nisso) que talvez te convençam que... ajudou, mas não foi crucial. Uma sequencia de erros do PT nos últimos anos, por exemplo, foram bem mais relevantes para o resultado das últimas eleições. De certa forma a gente sabe disso, mas desenhado fica mais fácil de entender! rsrs

Como foi lançado no início de 2019 alguns temas já estão desatualizados mas acabam ficando ainda mais escancarados pelo fato de Moro já ter saído do governo (e da forma que saiu), com a perda de força do lavajatismo e com todos os encândalos da "família real".

Essencial para quem está envolvido no marketing digital e quer entender melhor o mecanismo dessa ferramenta na política. Aborda muito também sobre fakenews e o olavismo. Livro SEN-SA-CIO-NAL.

site: https://www.instagram.com/p/CDcjjFfDvsP/

Fernando Coutinho 10/07/2020

Vale a leitura
Visão interessante dos autores sobre o contexto da eleição presidencial de 2018, onde foi abordados as possíveis circunstâncias que culminaram com a vitória de Jair Bolsonaro.

Tatiane.Souza 01/12/2019

Ainda assim fiquei com dúvidas....
Como um cara q estava há 28 anos na política com desempenho abaixo do medíocre representava o novo? Essa é uma das explicações q o livro dá sobre a imagem que Bolsonaro construiu para seu eleitorado. O livro traz uma retrospectiva dos últimos anos e discorre sobre os elementos que fizeram ascender essa figura bizarra. Fiquei pensando... o fato dele falar q represetava "o novo" já bastava? Ñ era evidente de q ele ñ tinha nada de novo? Acho q rolou uma identificação de ideias ... coisas q as pessoas sempre pensaram, mas q ñ tinham coragem de falar, de repente estavam sendo ditas por um candidato à presidência da República, o cargo de maior representação do Brasil e dos brasileiros.
Alexandre.Tiziano 29/01/2020minha estante
Outra fã dos ptralhas e daquela quadrilha de ladroes....fã da dilma , do lula e dessa corja toda do pt , cadeia neles!!!!!

kiverdego 30/08/2021minha estante
Como dizia Eduardo Marinho... Pela primeira vez foi eleito um presidente que é sincero.