Brava gente

Brava gente João Pedro Stedile...

Resenhas - Brava gente

Alessa 09/01/2024

Ocupar, resistir e produzir
Desde que comecei a pesquisar mais sobre o MST, queria encontrar um conteúdo que me trouxesse uma síntese das bases desse movimento. Esse livro é isso e muito mais, é uma aula de história do brasil, ele é uma aula de conscientização política e social. A importância da reforma agrária é indiscutível, a resistência do MST nesses últimos 40 anos é inspiradora e eu só posso me sentir privilegiada de agora também fazer parte dessa luta.

REFORMA AGRÁRIA JÁ!!! ??

Enaia 27/03/2023

Informativo
Achei o livro bastante palatável e informativo. Aprendi um pouco sobre a origem, a cultura do movimento...

Ainda que breve, o livro nos conta alguns acontecimentos que são ocultados propositalmente pelas elites, prática corrente no capitalismo, pois um capitalismo que não se mistifique a si mesmo é um capitalismo que não se perpetua. Por exemplo, o fato de que 12 mil famílias ficaram desabrigadas com a construção de Itaipu.

Traz também bibliografia para aprender mais, ainda que pouca.

Uma coisa que fiquei insatisfeito foi o trato com o socialismo. Stédile fala algumas vezes em como o MST não se reduz ao sindicalismo/corporativismo, pois busca também transformação social, mas deixou de ser incisivo em alguns momentos no que tange à posição que o movimento ocupa na questão de um sistema econômico. Até fala em socialismo aqui e ali, cita autores socialistas que contribuíram com o pensamento do movimento e pelo nosso imaginário deduzimos que são socialistas, mas não há um posicionamento claro, do tipo: "nós defendemos um projeto socialista. É socialismo ou barbárie". Mas na hora do "vamo ve", Stédile dispensou rótulos, saiu pela tangente. Estratégia? Erro? Falta de politização? Não sei, terei de descobrir mais.

Valeria242 03/03/2023

Recomendo
Livro ótimo pra quem quer entender mais sobre a Reforma Agrária no Brasil. Tudo bem explicadinho. Amei

Pedro 25/12/2022

Uma ótima introdução ao MST
O livro consiste em uma grande entrevista cedida pelo João Pedro Stedile (um dos criadores do mst) em que são abordados vários tópicos. Ele é bom para dar uma visão geral do movimento, surgimento, atuação, dinâmica interna, etc. Achei uma leitura bem legal, no entendo ainda queria algo que tratasse a atuação e conquistas do mst de forma mais sistematizada, o formato entrevista tem as limitações de não recorrer a bibliografia para falar de determinado tema.
Dito isso recomendo pra quem quer ter um 1 contato com o movimento.

Alina Maria 16/04/2022

Fiz o histórico do livro no Skoob para impulsionar a leitura dele que é para uma disciplina da faculdade. Gostei bastante, explana de forma acessível e detalhada a respeito do MST.

Juan 23/07/2021

Um livro curto em forma de entrevista que traz de forma simple entendimentos sobre o MST, sua origem, sua organização, seus objetivos, etc. Além disso dá um pequeno apanhado sobre os conflitos de terras no Brasil e o porque a reforma agrária é necessária (reforma agrária completa, e não somente a política de assentamentos).

Gomex 03/12/2013

Ótimo para conhecer o básico do movimento
Esse livro é muito bom e didático para conhecer o que foi, e o que é o movimento, que por sinal admiro ainda mais agora.

Ele trata de vários assuntos do MST, desde a sua criação, que é muito controversa, até como lidam com a mítica, educação e afins.

Me pareceu bem colocado no tempo, com citações bem pontuais de sua relação com o governo, mas não cita a sua aproximação com o PT de forma mais profunda, nem como foi a interação com Lula após ele ter sido eleito, talvez o livro tenha sido fechado antes.

Em todo caso, o livro foi feito por um dos criadores e talvez isso influencie minha analise do movimento. Procurarei outras fontes, mas acho difícil desfazer minha admiração por esse movimento, que demonstrou que além de sonhar, precisa ter pé no chão e seguir.