A Bússola e O Leme

A Bússola e O Leme Haroldo Dutra Dias

Resenhas -

Vivi.Montarde 13/06/2023

Um livro que nos ajuda no processo de auto conhecimento e nos faz refletir sobre o nosso comportamento, nossos objetivos na vida, nossas emoções e qual o nosso propósito. Entretanto, senti falta de mais objetividade e de exemplos mais concretos e próximos da realidade em vez de paralelos com aviação, por exemplo. Muito bom, porém esperava mais por ser um livro do Haroldo.

Regina 11/06/2023

Recomendo
Um livro bom, escrito por Haroldo Dutra e nos orienta em diversas decisões de nossas vidas. Faz- nós observar com por diversas vezes estamos fora do rrumo

ascarvalho 27/02/2021

Muito bom!!
Um livro enriquecedor que nos ajuda a entender melhor as nossas ?superfícies de comando? e entender melhor a nós mesmo.

Ana 26/09/2020

É um livro muito bom, me ajudou bastante a me entender e a passar por momentos mais difíceis. É um ótimo livro para começar o processo de autoconhecimento, a entender as nossas emoções e sentimentos, de onde eles vêm, para que assim a possamos lidar com eles da melhor forma

Ana 04/09/2020

Ruim
O livro é muito repetitivo e cansativo. Esperava muito mais. Não aconselho a leitura.

linibarross 22/08/2020

Sobre esta viagem chamada vida
É um livro que traz várias reflexões interessantes e que ajuda o desenvolvimento pessoal. Não é, a meu ver, um livro fluido... às vezes, um pouco cansativo por conter algumas redundâncias, mas que vale muito a leitura numa perspectiva reflexiva e marcando pontos para consultar posteriormente.

LeandroCastro88 23/06/2020

Acho que criei muitas expectativas
Vale a pena ler. Haroldo é um cara que admiro demais. Mas confesso que o livro toma uns caminhos que me desagradaram um pouco, qual seja, o foco em criar metáforas com temas por demais complicados como a aviação. Achei que o livro fosse ser mais direto. Mas é claro que pode se tirar lições maravilhosas para a nossa vida. Haroldo incluiu muita pesquisa no livro, o que traz embasamento. Mas só achei ok no fim das contas. Mas admiro muito o Haroldo rsrs
Edison.Freitas 06/07/2020minha estante
Gosto muito do Haroldo como palestrante. Quanto ao livro, por enquanto, está deixando a desejar.

Shirley.Moral 18/03/2020

O livro é muito repetitivo em seu conteúdo, o que torna cansativa a leitura.
Porém, consegue alcançar o objetivo final, ao meu ver.

jumorgensten 16/07/2019

A obra é dividido em duas grandes partes, sendo a primeira com 6 capítulos e a segunda com 12. E a parte três são dois exercícios pessoais.

Ao longo de toda a narrativa, o autor vai discorrendo sobre a vida humana através de metáforas e nos comparando com aves migratórias e os aviões como um todo e seu planejamento aéreo.

No primeiro capítulo é sobre o começo da nossa jornada na Terra. Aqui Haroldo fala o planejamento da jornada, os quatro ciclos de vida, os medos e bloqueios existenciais, as respectivas famílias e suas heranças, os corpos e mentes.

Ainda no primeiro capítulo, o autor mostra em formato de gráfico as várias etapas da vida e seus significados, além de um checklist dos setores humanos, suas construções internas e externas. Sabe toda a preparação para um avião alçar voo? Exatamente isso que devemos fazer conosco.

Exemplo: O setor é a academia do ser. Suas construções internas são o conhecimento, reavaliação e reorientação, aprimoramento da intuição, busca de significado da existência. Suas construções externas são o ambiente onde desenvolvemos e aprimoramos a intuição, sistemas educacionais, filosóficos e religiosos onde buscamos o significado da existência e da verdade. E por aí vai.

Por fim nessa parte o livro traz a informação de que pessoas extrovertidas, são o oposto em algumas áreas internas da vida. E vice-versa.

Depois vem o segundo capítulo onde o ser humano já está navegando na vida. Aqui somos o comandante da aeronave e o avião é a vida. O autor mostra que nós somos responsáveis pela operação e segurança do voo.

Traz o paralelo que no céu existem aerovias e os aviões devem circular por elas. Se fugirem disso podem causar sérios problemas como acidentes. Ou seja: Caso mudemos a rota, podemos nos perder e causar graves problemas tanto conosco quanto com o próximo.

Haroldo também comenta sobre a importância da comunicação, da linguagem e mostra que o uso impecável da palavra envolve três elementos: expressão, modo e voz.

A leitura leve e fluída e o texto é de fácil entendimento a todos.

Sabe aquele livro necessário de se ter nas mãos e ir sublinhando e escrevendo em todas as partes? Pois é esse. Mesmo tendo esses recursos no Kindle, me dava uma vontade de imprimir e poder colorir o papel. :P Tanto que os exercícios estimulam a isso.

Confesso que Haroldo me surpreendeu horrores. Fugiu total do seu tradicional e eu adooooreeei. Agora além de ótimo juiz e palestrante, se tornou um excelente escritor.

Daí vem a pergunta: "Ju! o livro é espírita?" Metaforicamente falando é, porém, sem linguagem espírita. Deu pra entender? :P É tipo auto-ajuda com elementos do espiritismo bem sutis para entrar na cabeça daquela pessoa leiga.

site: http://hidratarvicia.com.br/2019/07/16/a-bussola-e-o-leme-haroldo-dutra-dias/
Gabriela 23/09/2021minha estante
Ótima resenha.