Hamlet

Leonardo1083 14/01/2024

Vingança
Revenge or not Revenge

Ó Vingança!
Como és bela e sedutora!
Atrai a teu colo a todos!
E esmaga justos e injustos.

Vicente 14/01/2024

No fim, todos morrem.
Esta tragédia icônica de William Shakespeare, mergulha nas complexidades da natureza humana, explorando temas como vingança, traição e loucura. A narrativa é impulsionada pela busca de Hamlet por justiça após a morte de seu pai, revelando nuances psicológicas e dilemas morais. A linguagem magistral de Shakespeare e a profundidade dos personagens demknstra o quanto é merecida a relevância atemporal que tem esta obra, que peoporciona uma reflexão profunda sobre a condição humana e a inevitabilidade da morte.

Juliana.Broc 14/01/2024

Casos de família
Shakespeare é o puro suco do barraco familiar, super rápido e fluído de ler. A história é sobre Hamlet, o ?herdeiro?, acontece uma tragédia no início, Hamlet fica inconformado e procura justiça (faz algumas caquinhas, mas consigo compreender o lado dele).

Siqmari 14/01/2024

Eu imaginei que uma obra de Shakespeare seria muito mais entediante do que realmente foi, a trama envolvendo assassinato, incesto, traição e loucura te deixa preso e te faz esquecer a granditude do que você está lendo

O príncipe Hamlet é um personagem muito fácil de se gostar, ele é muito transparente e mostra todos os seus sentimentos por mais feios que sejam. Foi uma surpresa para mim ele ser um jovem tão jovem, ele tem todos os comportamentos irracionais e irresponsáveis de alguém da idade dele, é até engraçado ler ele xingando todo mundo na cara dura.

Livro muito bom, espero que as pessoas percam o medo de ler coisas do grande Shakespeare e aproveitem mais das suas obras. As pessoas limitam demais os clássicos dizendo que são todos complexos demais, esse tipo de pensamento tem que ser quebrado porque ler Hamlet é mais fácil do que se pensa.

Captain1 13/01/2024

Solilóquios De Hamlet
Talvez a parte mais marcante dessa peça seja os solilóquios de Hamlet, um príncipe, que teve uma visão do pai assassinado pelo tio, e, em seguida a mãe se casou com o assassino. E, para entender o que se passava ao redor Hamlet iniciar estes diálogos consigo mesmo. ?Ser ou não ser - Eis a questão?, ele se faz de ?louco? e contrata um companhia de teatro para ter certeza do que faria em seguida. Pegar todos desprevenidos. O uso da metalinguagem de Shakespeare é realmente a coisa mais legal da peça inteira. E por mais de todas as espertices do personagem, ele não calcula as consequências de suas escolhas - morte dos personagens.

Uma das partes que fiquei mais chateada foi o enterro de Ophelia, isso diz muito pois até então a consideração de um suicidio é posta mas foi julgada como se o rio a tivesse matado para poder ser enterrada as graças da religião. Isso fala muito sobre a religiosidade da época, me remeteu que Vincent Van Gogh não pode ser enterrado em um local descente também ou abençoado pela igreja por razão do suicidio.

Por se tratar de personalidades políticas, é interessante a crítica social posta em Hamlet de que o Povo é refém da articulações de uma monarquia e as escolhas mesquinhas de poder de um seleto grupo de pessoas.

No geral, acho que Shakespeare não é lá muito meu estilo, assistiria a uma peça, mas ler me pareceu cansativo demais, tanto que dormi umas 3 vezes lendo. Vou me dar um desconto pois essa é a maior peça do autor com 5 atos.

Matheus.Ordonio 13/01/2024

Previsível
Eu não conhecia a história, então resolvi ler, inclusive meu primeiro de Shakespeare. Mas não gostei, atos desnecessários para história e final previsível.

Pablo Marcelo 13/01/2024

Ler ou não ler?
Leiam. Livro curtinho, mas com uma narrativa que atravessa séculos. História escrita lá por 1600 por um autor que estava muito além do seu tempo, e que tinha uma leitura do ser humano que faz jus a sua fama e obras.

Ci 13/01/2024

Ser ou não ser, heis a questão...
Primeira vez que leio essa famosa tragédia de Shakespeare, e que tragédia.
Hamlet recebe a visita do fantasma de sei falecido pai, ao qual lhe revela que sua morte foi homicídio e que seu assassino é o atual rei, que por sinal é seu tio (irmão de seu falecido pai), que já se encontra casado com a rainha (mãe de Hamlet); após essa revelação, implora por justiça, e Hamlet jura vingar-se de seu tio.
Por agir de forma estranha, após a visita do fantasma, Hamlet fica tido como louco na corte, e sua saúde mental cada vez mais sendo colocada em dúvida.
O rei, já suspeitando que algo pudesse ser descoberto sobre seu crime, começa a alienar a rainha contra seu próprio filho, além de dois amigos de longa data. Nessa parte fiquei com muita pena de Hamlet, todos a sua volta se tornam impostores e torcem pela sua desgraça.

Ana Menezes 12/01/2024

?Ser ou não ser? -eis a questão.
Com certeza o meu livro favorito de Shakespeare até agora. Um drama familiar, seguido de tragédia (que no fundo eu já esperava).
Hamlet, rei da Dinamarca foi assasinado e seu filho Hamlet descobre essa fatalidade, e então é envolvido pelo sentimento de vingança, o levando a devaneios e causando várias consequências que afetaram várias pessoas ao seu redor.
Livro com várias passagens com ensinamentos muito filosóficos e reflexivos.

zamparo 12/01/2024

"Minha alma é tao imortal quanto ele"
Este livro superou as minhas expectativas! eu fui ler este livro com o pensamento de ser um livro chato e muito difícil, mas ele acabou me surpreendendo.
O livro conta com muita melancolia e ironia. a história toda é uma completa fofoca de familia que deixa qualquer um curioso pra saber o final. nao imaginava gostar tanto e me conectar tanto com a leitura. Este clássico com certeza esta entre os meus livros favoritos! leiam sem medo.

Juliana 12/01/2024

A leitura mais densa que já tive contato de Shakespeare! Tive dificuldade de entender em alguns momentos.

MaatSantos 11/01/2024

O que um luto pode causar
O príncipe Hamlet se encontra de luto pela morte de seu pai, que ocorreu de forma inexplicável, o que causa no jovem uma dúvida aguda de que teria sido planejado, pelo até então regente seu tio, irmão do falecido Hamlet.
É neste ato inicial que encontramos o nosso herói em seu impasse, pois ao mesmo tempo que quer se vingar de seu pai, seu senso de justiça não o permite cumprir a não ser que tenha a certeza que foi realmente um assassinato.
É a partir deste impasse que Shakespeare demonstra seu brilhantismo, ao criar situações e conflitos que são ao mesmo tempo dramáticos e épicos, principalmente pelas tramóias que Hamlet cria.
E que loucura é apresentada pelo príncipe herdeiro. Insanidade essa vinculada a armadilhas, planejamentos e ainda mais sua eloquência utilizada contra os outros da corte, de modo que todos julgam que Hamlet está ficando louco, além sua posição na corte, o fazendo ser inocente de muitas formas.

Malu 11/01/2024

Simplesmente shakespeare.
Uma obra cheia de drama que retrata a dor de Hamlet junior, o príncipe que descobre que a morte de seu pai não foi acidente. Atormentado pelo assassinato de seu pai e toda a traição em sua volta, Hamlet fica insano, sedento por justiça e capaz de fazer o que for para alcança-la.

Eliane406 10/01/2024

O monólogo
??Hamlet é a peça mais extensa que Shakespeare escreveu. Ela possui 4.042 linhas com 29.551 palavras. Mais de 70% da obra é composta por versos e mais de 20% está sob a forma de prosa.
A frase ?Ser ou não ser, eis a questão? tem sua origem na peça A tragédia de Hamlet. Ela está no Ato III, Cena I e é muito usada como um fundo filosófico intenso.

Hamlet é um topo da criação artística mundial. É uma leitura obrigatória para os vestibulandos. A obra é altamenterequisitada nos ambientes educacionais pelo seu valor cultural e seu conteúdo.

Hamlet até poderia ser mais um livro com uma história de vingança e esse contexto vingativo está na obra do início ao fim. Porém, a genialidade de Shakespeare supera as expectativas e a condição humana fica em destaque com suas peculiaridades indo em contrapartida do ?viver? ou obter as respostas dos questionamentos que julgamos ter direito.
Shakespeare mexe com nosso eu-interior a ponto de nos colocar de frente com as reflexões do herói. Com isso, o monólogo é conceituado como o drama da consciência. Fazer vingança ou não ao pai é o dilema que o príncipe vive.

Shakespeare faz dele o dilema do homem, da cultura de uma sociedade em transformação por conta do período do Renascimento, da descoberta da América e do heliocentrismo de Copérnico (modelo que coloca o sol como centro do mundo).

O paradoxo é uma das chaves para ler a peça e se faz visto em toda a sua composição. Pai e filho, a loucura fingida e a loucura verdadeira, o assassinato e toda a sua demonstração e encenação. É como se fosse uma peça dentro da peça de Shakespeare.

O monólogo clássico da literatura mundial é a obra mais aclamada, interpretada e estudada de toda história da literatura. A obra é atual pela forma incisiva que lida com os paradigmas da condição humana. Isto a torna contemporânea.