Hamlet

Resenhas - Hamlet

2079 encontrados | exibindo 1 a 16

Alane.Sthefany 05/09/2023

Hamlet - William Shakespeare
Uau, que leitura incrível! Eu gostei mais de Hamlet em comparação com a peça de Romeu e Julieta.

Essa obra é simplesmente maravilhosa, um tanto melancólica e cheia de drama e reflexões profundas sobre a brevidade da vida, mostrando-nos que no final de tudo, o que nos espera é apenas o esquecimento.

"A vida é uma guerra e uma viagem ao estrangeiro, e depois da fama está o esquecimento."

"Porque todas as coisas logo passam e se tornam um mero conto, e o esquecimento completo logo as enterra. E digo isto daqueles que brilharam de uma maneira maravilhosa. Pois o resto, assim que eles sopram seu último fôlego, eles se vão, e nenhum homem fala deles."

"Tudo é efêmero, tanto quem se lembra como o que é lembrado."

? Marco Aurélio

Quotes ?????

Polônio: Pode deixar, senhor, serão tratados como merecem.

Hamlet: Que é isso? Trate-os melhor. Se tratarmos as pessoas como merecem, nenhuma escapa ao chicote. Trata-os da forma que consideras tua própria medida. Quanto menos merecerem, mais meritória será tua generosidade.

[...]

Hamlet: Ser ou não ser ? eis a questão. Será mais nobre sofrer na alma Pedradas e flechadas do destino feroz Ou pegar em armas contra o mar de angústias ? E, combatendo-o, dar-lhe fim? Morrer; dormir; Só isso. E com o sono ? dizem ? extinguir Dores do coração e as mil mazelas naturais A que a carne é sujeita; eis uma consumação Ardentemente desejável. Morrer ? dormir ? Dormir! Talvez sonhar. Aí está o obstáculo!
Os sonhos que hão de vir no sono da morte Quando tivermos escapado ao tumulto vital Nos obrigam a hesitar: e é essa reflexão Que dá à desventura uma vida tão longa. Pois quem suportaria o açoite e os insultos do mundo, A afronta do opressor, o desdém do orgulhoso, As pontadas do amor humilhado, as delongas da lei, A prepotência do mando, e o achincalhe Que o mérito paciente recebe dos inúteis, Podendo, ele próprio, encontrar seu repouso Com um simples punhal? Quem aguentaria fardos, Gemendo e suando numa vida servil, Senão porque o terror de alguma coisa após a morte ? O país não descoberto, de cujos confins Jamais voltou nenhum viajante ? nos confunde a vontade, Nos faz preferir e suportar os males que já temos, A fugirmos pra outros que desconhecemos? E assim a reflexão faz todos nós covardes.

[...]

Hamlet: Vai prum convento. Ou preferes ser geratriz de pecadores? Eu também sou razoavelmente virtuoso. Ainda assim, posso acusar a mim mesmo de tais coisas que talvez fosse melhor minha mãe não me ter dado à luz. Sou arrogante, vingativo, ambicioso; com mais crimes na consciência do que pensamentos para concebê-los, imaginação para desenvolvê-los, tempo para executá-los. Que fazem indivíduos como eu rastejando entre o céu e a terra? Somos todos rematados canalhas, todos! Não acredite em nenhum de nós. Vai, segue pro convento.

[...]

Hamlet: Não creia que eu o lisonjeio; Que vantagens posso tirar de ti Que não tens pra te vestir e comer Outra renda que não a de teus dotes de espírito? Por que lisonjear o pobre?
Não; a língua açucarada deve lamber somente a pompa extrema, E os gonzos ambiciosos dos joelhos dobrar apenas Onde haja lucro na bajulação. (...)
Desde quando minha alma preciosa se tornou senhora de vontade própria, E aprendeu a distinguir entre os homens, Ela te elegeu pra ela. Porque você foi sempre uno, Sofrendo tudo e não sofrendo nada; Um homem que agradece igual Bofetadas e carícias da fortuna... Felizes esses Nos quais paixão e razão vivem em tal harmonia Que não se transformam em flauta onde o dedo da sorte Toca a nota que escolhe.
Me mostra o homem que não é escravo da paixão E eu o conservarei no mais fundo do peito, É, no coração do coração ? o que faço contigo.

[...]

O que a nós na paixão foi por nós prometido Terminada a paixão perde todo o sentido.

O mundo não é eterno e tudo tem um prazo
Nossas vontades mudam nas viradas do acaso.

A vida faz o amor, ou este faz a vida?

O ser de cujo bem-estar dependem ? e no qual repousam ? Tantas vidas. Quando se extingue um soberano Ele não morre só. Como o vórtice de um redemoinho Atrai pro abismo tudo que o rodeia. É uma roda maciça, Fixada no pico da montanha mais alta, Em cujos raios enormes dez mil coisas menores Vivem incrustadas ou grudadas; e aí, quando ela cai, Cada pequeno anexo, diminuta dependência, Acompanha a queda tonitruante. Quando um rei suspira, o reino inteiro geme.

Pra que serve a piedade, senão para apagar a face do delito?

É possível ser perdoado retendo os bens do crime? Nas correntes corruptas deste mundo
As mãos douradas do delito podem afastar a justiça ? Como tanto se vê ? o próprio lucro do malfeito Comprando a lei. Mas não é assim lá em cima; Ali não há trapaças. Lá a ação se mostra tal qual foi, E nós, nós mesmos, somos compelidos a prestar testemunho, Olhando nossas culpas no dente e no olho.

[...]

Rainha: Oh, Hamlet, você partiu meu coração em dois.
Hamlet: Pois joga fora a pior parte dele, E vive mais pura com a outra metade.

[...]

Simula uma virtude, já que não a possui.

Nós engordamos todos os outros seres pra que nos engordem; e engordamos pra engordar as larvas. O rei obeso e o mendigo esquálido são apenas variações de um menu ? dois pratos, mas na mesma mesa; isso é tudo.

Um homem pode pescar com o verme que comeu o rei e comer o peixe que comeu o verme.

O que é um homem cujo principal uso e melhor aproveitamento Do seu tempo é comer e dormir? Apenas um animal. É evidente que esse que nos criou com tanto entendimento, Capazes de olhar o passado e conceber o futuro, não nos deu Essa capacidade e essa razão divina Para mofar em nós, sem uso.

(...) nós sabemos o que somos, mas não o que seremos.

A natureza é sutil no amor e, nessa sutileza, Sacrifica um pedaço precioso de si própria Àquele a quem ama.

A mãe de Hamlet Vive praticamente por seus olhos. E quanto a mim ? Virtude ou maldição, seja o que for ? Ela está em tal conjunção com minha alma e minha vida, Que, como uma estrela presa à sua órbita, Eu só sei me mover em torno dela.

(...) o amor se constrói com o tempo.

[...]

Primeiro Coveiro: Quem é que constrói mais forte do que o pedreiro, o engenheiro e o carpinteiro?

Não maltrata mais teu cérebro, pois um burro burro não fica esperto com pancada. Quando te fizerem essa pergunta uma outra vez, responde logo: ?O coveiro?. As casas que ele constrói duram até o Juízo Final.

[...]

Na mocidade eu amava e amava; Como era doce passar assim o dia Encurtando (ô!) o tempo (ah!) que voava E eu não via a vida que fugia.

E a velhice chega bem furtiva
Na lentidão que tarda, mas não erra E nos atira aqui dentro da cova Como se o homem também não fosse terra.

(Descobre um crânio.)
Hamlet: Esse crânio já teve língua um dia, e podia cantar. E o crápula o atira aí pelo chão, como se fosse a queixada de Caim, o que cometeu o primeiro assassinato. Pode ser a cachola de um politiqueiro, isso que esse cretino chuta agora; ou até o crânio de alguém que acreditou ser mais que Deus.

(Desenterra outro crânio.)
Hamlet: Mais um! Talvez o crânio de um advogado! Onde foram parar os seus sofismas, suas cavilações, seus mandatos e chicanas? Por que permite agora que um patife estúpido lhe arrebente a caveira com essa pá imunda e não o denuncia por lesões corporais? Hum! No seu tempo esse sujeito talvez tenha sido um grande comprador de terras, com suas escrituras, fianças, termos, hipotecas, retomadas de posse. Será isso a retomada final de nossas posses?

Vê só: Alexandre morreu; Alexandre foi enterrado; Alexandre voltou ao pó; o pó é terra; da terra nós fazemos massa. Por que essa massa em que ele se converteu não pode calafetar uma barrica?

Cesar Augusto é morto, virou terra; Pôr o vento pra fora é sua guerra ? O mundo tremeu tanto ante esse pó Que serve agora pra tapar buraco ? só.

Fui impulsivo, Mas louvada seja a impulsividade, Pois a imprudência às vezes nos ajuda Onde fracassam as nossas tramas muito planejadas. Isso nos deveria ensinar que há uma divindade Dando a forma final aos nossos mais toscos projetos...

A vida de um homem é só o tempo de se contar ?um?.

Existe uma previdência especial até na queda de um pássaro. Se é agora, não vai ser depois; se não for depois, será agora; se não for agora, será a qualquer hora. Estar preparado é tudo. Se ninguém é dono de nada do que deixa, que importa a hora de deixá-lo? Seja lá o que for!
Fabio 06/09/2023minha estante
Adorei a resenha Alane!
Parabéns!!

Alane.Sthefany 06/09/2023minha estante
Ahh, Obrigado ??

Michela Wakami 07/09/2023minha estante
Eu gosto muito mais desse do que de Romeu e Julieta, Alana.
Achei Romeu e Julieta bem mediano, prefiro o filme.

Alane*

Alane.Sthefany 07/09/2023minha estante
Michela,

Eu gostei de Romeu e Julieta, mesmo sabendo que era um romance, eu não foquei tanto nisso, pois os personagens desenvolvem muito rápido os sentimentos um pelo outro e os acontecimentos em geral acontecem rapidamente, levei mais em consideração que a história era centrada na briga e rivalidade entre as duas famílias, e que a morte (e amor) dos dois, meio que serviu para a reconciliação delas, mesmo que para isso, foi nescessário uma tragédia naquela proporção.

Mas dei apenas 4 estrelas.

Agora Hamlet, tem tantas coisas nessa história...??????

Favoritei, gosto demais de drama e coisas mórbidas ?

Michela Wakami 07/09/2023minha estante
Alane, eu assisti primeiro o filme, que ficou na minha memória como um lindo romance, quando li a peça, fiquei frustrada.?????

Também favoritei esse, somos duas, mesmo que eu sofra eu leio.?

Alane.Sthefany 07/09/2023minha estante
Vou procurar o filme então, nunca assisti.

Hamlet é diferenciado ????

Lala 08/09/2023minha estante
Essa peça é perfeita

Lala 08/09/2023minha estante
Sobre adaptações de Romeu e Julieta, eu recomendo Romeu + Julieta com o Leonardo DiCaprio q adapta pros dias atuais só q mantendo o texto de Shakespeare. E a montagem de teatro mesmo do Grupo Galpão, em q eles fazem com uma pegada de comédia e com músicas tradicionais brasileiras, tem no YouTube a apresentação deles no Globe, é super diferentão

Jhaze 08/09/2023minha estante
Caramba Alane, vc consegue ler coisas que já desisti à décadas rsrs... tentei ler A Megera Domada, do Shakespeare, não cheguei na terceira página...Romeu e Julieta tbm não foi pra frente... preciso dessa energia sua pra tentar um dia novamente... apenas vi os filmes adaptados, Romeu e Julieta,o clássico de 1969 e o moderno Romeu+Julieta... recentemente vi o O Homem do Norte.

Jhaze 08/09/2023minha estante
Com a sua resenha vc quase me convence a tentar uma nova leitura kkkkkk

Marcelo 10/09/2023minha estante
Muito bom ler sua resenha novamente e ainda mais de um clássico desses. Não importa se leio ou assisto filme, mas as obras de Shakespeare me levam para o teatro. Um dos que mais me marcou, além de Hamlet, foi Henri

Marcelo 10/09/2023minha estante
Foi Henrique V

Lala,

Pode deixar que vou separar um dia para assistir, obrigada pela recomendação ??

Jhaze,

Às vezes pode ser o estilo de escrita que não te agrada, que é em forma de teatro, mas eu não me incomodo muito com isso, já favoritei 2 livros teatrais ?

Ou o que te falta é uma boa edição e tradução. Porque eu sempre leio várias ao mesmo tempo, e pego a que achei mais fácil de compreender (com a linguagem mais atual possível), e se tiver, ainda vou atrás de um HQ (história em quadrinhos), que resume muito bem a história e coloca de forma mais acessível.

Para ler livros antigos, sempre vou recomendar a edição certa.

Marcelo,

Muito obrigado, fico felizarda por você gostar das minhas resenhas.

Até que eu estou gostando de livros teatrais, depois vou dar uma pesquisada sobre esse de Henrique V, que você mencionou. ?

Felipe Rabelo 15/09/2023minha estante
The best

Gabriel1994 18/09/2023minha estante
Eu li esse ano e adorei essa leitura!! O personagem Hamlet é emblemático e memorável.

LeandroBurla 22/10/2023minha estante
Hamlet é sensacional! Li o livro, assisti mais de uma versão de filme e li uma HQ. Todas sensacionais!

LeandroBurla 22/10/2023minha estante
Hamlet é sensacional! Li o livro, assisti mais de uma versão de filme e li uma HQ. Todas excelentes.

Alane.Sthefany 23/10/2023minha estante
Eu também li o livro em duas versões e dois HQs, muito bom os quadrinhos de Hamlet !!! ??

Leticia 06/07/2021

característica mais gente como a gente do hamlet: procrastinação ? o homem passa o livro (peça?) todo enrolando pra vingar o pai, soltando frases de efeito dramáticas e fazendo discursos e reflexões existenciais, tipo ser ou não eis a questão, frase famosíssima em que ele contempla o suicidio pois porque não!

característica mais irritante: a misoginia!! meu caro, não é porque você tem mommy issues que você tem que dar uma de incel!! se acalme e vá filosofar com o horácio, deixe a pobi da ofélia em paz

melhores momentos incluem: 1) o exposed realizado com a peça orquestrada pelo hamlet pra fazer o rei surtar (10/10), 2) polônio maria fifi escutando a conversa dos outros e ******** por causa disso, 3) a cena final = um caos total, muito tiro e gritaria, 4) hamlet unhinged sem dar um segundo de paz a mãe e ao tio com suas piadas sobre incesto, 5) a conversa do hamlet com o coveiro, entre outs!!

também:
- o fantasma do hamlet não é como os outros fantasmas, he a is a cool ghost!!
- ofélia, tadinha, ficou 100% louca e o povo nem aí, a doida cantando loucamente, interrompendo as conversas e o povo só fazia olhar pra ela e dizer ?anyways??
- hamlet pros amigos: fake friends!! you can?t even play the flute, you think you can play ME? dumbass bitch (perdão por escrever em inglês, em pt não é tão engraçado)
Giovanna1242 06/07/2021minha estante
me senti atacada com a procrastinação e frases de efeito dramático ok

MEU DEUS SIM!! 100% mommy Isaura, sacooo

Giovanna1242 06/07/2021minha estante
Ri mt dessa cena do polônio KKKKKK o que rolou ali caras ????

kkkkkkkkkkk nós ? hamlet

Leticia 06/07/2021minha estante
pois é, ngm mandou o polônio ficar fuxicando m!!

EU TO RINDO TANTO

Polônio ??

Amanda 06/07/2021minha estante
Coitada da Ofélia e pqp o último - HAHAHAHAHA PASSEI MAL YOU CANT EVEN PLAY THE FLUTE AHHAHA

Larissa 06/07/2021minha estante
amei a resenha

Giovanna1242 06/07/2021minha estante
E eu que to vendo agr q foi mommy isaura KAKKAAKAK era pra ser issues!!

Leticia 06/07/2021minha estante
obg, amanda!!! amei a parte da flauta no livro

Flávia Menezes 20/08/2021

No divã com Hamlet.
É a primeira vez que me aventuro a ler Shakespeare, e confesso que a estranheza pela não-familiaridade com o gênero, foi a válvula propulsora que me fez avançar na leitura. Não é uma linguagem fácil, devo dizer, mas certamente, é uma história muito rica de elementos que, inclusive, foram analisados e incorporados pela psicanálise tanto de Freud, quanto de Lacan.

Antes de escrever a minha resenha, tenho que dizer que primeiro eu recorri a alguns estudos sobre a análise freudiana de Hamlet, até mesmo para verificar se o meu pensamento estava realmente no caminho certo. Por sorte, ele estava, e uma coisa que ficou bastante clara, desde o início da história, foi a ligação bastante infantilizada de Hamlet com a mãe. Chocante dizer, mas Hamlet é um personagem mimado, imaturo, ciumento, arrogante, inconsequente e, infelizmente devo dizer, misógino.

Aliás, essa última característica (bem negativa, devo reforçar) atribuída ao personagem, foi o que me levou a ler essa peça, em primeiro lugar. Afinal, meu maior interesse era pela história de Ofélia, que é a personagem com a qual Hamlet possui um envolvimento bastante conturbado.

A jovem Ofélia passa a trama toda vivendo em função do que os homens decidem para ela. Ou seja, nesse ?Ser ou Não Ser? tão característico da peça, para ela, não houve nenhuma escolha de Ser, mas apenas de se Submeter. Primeiramente ao que o irmão e o pai decidiam para a sua vida, e posteriormente, pelo próprio Hamlet, que ora se diz perdidamente apaixonado, ora a despreza de uma maneira absurdamente misógina.

Chega a ser revoltante a forma como Hamlet a trata. Ele é tão confuso, tão misógino, e tão imaturo, que chega a dar raiva. Ele é a própria imagem do homem que não cresceu. Do verdadeiro moleque, que não consegue se responsabilizar pelos seus atos, e que não tem o mínimo respeito pelas mulheres, embora sua vida gire em torno da mãe, do que ela quer, e de colocar a felicidade dela acima da sua.

Hamlet, muito embora tenha tantas características aversivas, é um personagem que foi bastante estudado por Freud, por trazer à tona questões importantes (e bastante significativas) sobre as complexas relações de pais e filhos. Especialmente de mães e filhos. Hamlet se revolta com a infidelidade da mãe de aceitar o tio logo após a morte do pai, de tal forma que acaba por enlouquecer. E adentrar nessa questão, certamente iria muito além de uma simples resenha.

Pensar em Hamlet e em Ofélia, daria um livro, se fôssemos analisar com mais profundidade suas histórias e personalidades. Então, no momento, o principal é dizer que vivenciar essa experiência foi única. A dificuldade na leitura de uma estrutura diferente, por se tratar de uma peça, pela postura misógina do personagem principal, na submissão de Ofélia, que traz à tona todas as lutas pelas quais nós mulheres passamos para vivermos uma vida com mais liberdade para sermos quem somos, e quem escolhermos ser, fez desse momento, algo muito rico!

Ser ou não ser, eis a questão! É o que desejo tanto para os Hamlets, quanto para as Ofélias.
Joao 20/08/2021minha estante
Maravilhosa resenha!!! ????

Flávia Menezes 20/08/2021minha estante
Obrigada, João!!!! :)

Francisco 21/08/2021minha estante
Excelente resenha, parabéns!. Adorei sua análise das personalidades de Hamlet e Ofélia. É interessante a forma como muitas peças teatrais da literatura mundial como Édipo, Otelo, Electra, Medéia e muitas outras nos trazem o que refletir das personalidades de seus personagens.

Francisco 21/08/2021minha estante
Excelente resenha, parabéns!. Adorei sua análise das personalidades de Hamlet e Ofélia. É interessante a forma como muitas peças teatrais da literatura mundial como Édipo, Otelo, Electra, Medéia e tantas outras nos trazem o que refletir das personalidades de seus personagens.

Flávia Menezes 21/08/2021minha estante
Muito obrigada! Eu fico encantada em como essas épocas trouxeram grandes contribuições não apenas para a dramaturgia, mas para a psicologia e psicanálise. As tragédias mergulham muito fortemente na essência humana, e apesar da indignação com as suas atitudes, a contribuição das fragilidades humanas de Hamlet são para uma vida toda. Confesso que só me surpreeendi mesmo por ele ser um misógino, e achei bem ousado da parte do Shakespeare algo tão forte assim. Mas esse foi ele, não é? Uma alma ousada, que expunha as fragilidades da monarquia, sem acabar como uma Ana Bolena da vida ou uma Joana D?arc. rsrsrs Ansiosa agora para ler Romeu e Julieta. ;)

Francisco 21/08/2021minha estante
Com certeza essa é uma leitura que ainda pretendo fazer.

Flávia Menezes 21/08/2021minha estante
E eu vou ficar aguardando pra ver as suas impressões! :)

Pode deixar! ;)

Kelly Oliveira Barbosa 14/07/2017

Hamlet, Um Alívio em tempos do politicamente correto
Eu li Hamlet, uma peça de teatro de William Shakespeare (1564-1616). Foi o meu primeiro contato com uma obra completa desse tão aclamado escritor, poeta, dramaturgo e ator inglês.

Creio ser quase impossível, no mundo ocidental, alguém nunca ter ouvido falar sobre ele ou suas peças. Todavia, mesmo com tantas frases e alusões já conhecidas, a leitura ainda me surpreendeu muito.

A PEÇA
A tragédia escrita por volta de 1599 e 1601, conta a história do Príncipe Hamlet, filho do recém-falecido rei da Dinamarca, que se encontra indignado pelo evento ocorrido após a morte de seu pai - o casamento apressado de sua mãe viúva, Gertrudes, com Claúdio, irmão do falecido.

A peça abre no cenário de uma noite fria no castelo dinamarquês, em que os sentinelas tentam convencer Horácio (amigo do príncipe), de que viram o fantasma do rei.

E o fantasma estava zanzando por ali mesmo. No desenrolar da peça, em um diálogo para lá de estranho entre ele e o enlutado filho, descobrimos a causa. O rei da Dinamarca não morreu de morte natural como se imaginava, mas foi assassinado.

Para quem não conhece a peça, creio que essa sinopse seja o suficiente para instigar a leitura, acrescentando a isso somente que Hamlet não é só uma boa ficção, mas um super clássico que vem marcando séculos de história.

UM ALÍVIO
Inclusive essa peça já foi muito analisada, estudada, virada de ponta cabeça (rs); por muitos críticos, sem que os mesmos cheguem a uma conclusão quanto a sua interpretação. Coincidência ou não, essa é a característica (a difícil interpretação) da maioria dos clássicos.

Por isso, nem tenho um palpite quanto ao seu significado maior ou menor. Há muitos temas presentes ali – religião, política, filosofia... – o que gera no leitor atento, amplas reflexões e desejo pela releitura também.

O que posso dizer, motivo pelo qual escrevo esse texto, é que Shakespeare, em Hamlet, demonstra ter uma lucidez incrível quanto a natureza humana. Isso fica claro, na personalidade dos seus personagens - a "ingênua" Ofélia, o bajulador Polônio, os fingidos atores, o vingativo Laertes, o traiçoeiro rei Claúdio, a passiva Gertrudes; e outros - nas falas ressentidas e francas do próprio Hamlet; e principalmente nos sentimentos que permeiam todo o enredo - amargura, ira, ódio, inveja, falsidade etc. Ele consegue demonstrar como as dádivas da amizade e do amor das relações, são constantemente contaminadas pelos movimentos do enganoso coração humano.
Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer? - Jeremias 17:9
Em tempos do politicamente correto, do ser humano sempre ser tido como “bonzinho”, em face de uma sociedade a cada dia mais violenta, egoísta, indecente, profana etc., etc. Ler Hamlet foi um alívio. Sim! Foi um alívio ler esse texto do final do século 16, de alguém do qual nem temos certeza quanto às suas crenças, que descreve o ser humano tal como ele é, sem floreios.

Recomendo a leitura para todos. Inclusive para aqueles que não suportam mais o politicamente correto - pois do jeito que a carruagem anda, vai ser muito difícil encontrar escritores de literatura contemporânea com tal lucidez. Voltemos aos clássicos!

site: https://cafeebonslivros.blogspot.com.br/2017/07/eu-li-41-hamlet-de-william-shakespeare.html
EXPLOD 14/07/2017minha estante
Muito legal a sua resenha! Gostei da forma como você a dividiu, deixando o texto bem organizado. :)
Andei lendo algumas peças de Shakespeare... Mas não me atrevi ainda a passar pelas tragédias, por enquando estou nas comédias (agora estou lendo "Trabalhos de Amor Perdidos"). rsrss
Fiquei ainda mais curiosa por causa da associação que você fez com o "politicamente correto"!!

Kelly Oliveira Barbosa 14/07/2017minha estante
Obrigada! Quero ler mais algumas tragédias (rss), mas com certeza também vou me aventurar nas comédias.

EXPLOD 14/07/2017minha estante
Ótimo! :D
Vou aguardar suas próximas opiniões a respeito de Shakespeare! ;)

Kelly Oliveira Barbosa 17/07/2017minha estante

Barbara.Tomaz 15/05/2021minha estante
Já queria ler esse livro, agora descubro que vc fez uma resenha dele...agora sim vou ler. Rsrs

Kelly Oliveira Barbosa 15/05/2021minha estante

Fabianne 19/07/2023

Heróis com traços de vilania
William Shakespeare escreveu essa peça entre 1599 e 1601. A história acontece na Dinamarca, e fala sobre a vida de Hamlet, um príncipe que tenta vingar a morte de seu pai.
Hamelt é politico, é uma guerra psicológica, é atemporal e humano, num mundo onde ninguém é o que parece ser a história se desenvolve no ritmo de uma tragédia grega, e se você achava que George R. R. Martin é um escritos inovador que mata todos seu personagens em ?Game of thrones? é porque você não conhece a fúria de Shakespeare.

E não tenho dúvidas que a inspiração do grande filosofo da minha infância, ?seu Madruga? foi inspirada nesse livro. Uma frase que resume a obra.

"A vingança nunca é plena, mata a alma e envenena."
RaquelSales17 19/07/2023minha estante
Nossa Vc está muito filósofa Fabi ?

Fabianne 20/07/2023minha estante
Kkkkk...nada é mais filosófico do que seu Madruga.

Fabianne 20/07/2023minha estante
Mas Raquel, Shakespeare era filosofia na veia. As vezes acho que ele era alienígena ?.

RaquelSales17 21/07/2023minha estante
Nunca li Fabi Quem sabe ?

Fabianne 21/07/2023minha estante
Ele é maravilhosooooo

Fabianne 21/07/2023minha estante
Leia esse junto com a análise de Karnal. E me conta o que achou.

Bielzin 06/07/2022

"Ser ou não ser"
E era óbvio que eu iria começar com a tão famosa frase dessa peça.
Mas nem preciso falar sobre ela, Shakespeare por si só diz muita coisa.
Pois bem, a peça não é tão ambientada, o foco mesmo são os diálogos. E é neles que brilha tudo, toda a elegância e genialidade que fez Shakespeare ser o que é. Um gigante da literatura inglesa.

E a caveira e a frase são curiosamente interligadas. Separados por atos diferentes, contendo o mesmo significado.
ajsjad 06/07/2022minha estante
Hmm, ainda estou no primeiro ano do EM. Acha que essa leitura é recomendável para o meu perfil? Creio que Shakespeare seja um autor essencial para entender a cultura e a literatura ocidental, mas tenho medo de que a linguagem seja muito vetusta e arrastada ao ponto de eu não ter um bom proveito de suas peças...

Bielzin 06/07/2022minha estante
Recomendo sim! Recomendo muito, pelos livros que vi no seu perfil você se sairá bem em entender perfeitamente todas a ideias das obras shakesperianas.

Bielzin 06/07/2022minha estante
O que eu não acho bom você se aventurar no presente momento são as obras Joycianas, como Ulysses.

ajsjad 06/07/2022minha estante
Siiim, o pessoal fala muito de Ulysses; mas acho que se comprasse, eu realmente só quebraria a cabeça...

Bielzin 06/07/2022minha estante
Deixe para ler Ulysses quando você acabar o EM.

Geórgea 16/11/2018

Hamlet
O jovem príncipe Hamlet sempre foi visto como uma pessoa séria e mais retraída. Após a morte de seu pai e o rápido casamento da mãe Gertrudes com seu tio Cláudio, ele parece estar ainda mais arredio. Por isso, não é de estranhar que o jovem tenha um comportamento diferente e passe a agir como louco.

“Senhor, eu estava costurando em meu quarto, quando o nobre Hamlet, o casaco desatado, cabeça descoberta e meias desligadas, caídas como argolas junto aos tornozelos, branco como sua blusa, os joelhos se batendo, e com um olhar de aparência miserável de alguém que foi expulso do fundo infernal pra falar de horrores, surgiu à minha frente.”

Não demora para que muitos passem a tomá-lo como alguém que perdeu o rumo, inclusive sua paixão, a jovem Ofélia. O que poucos sabem é que o suposto fantasma de seu pai apareceu para ele. Nessa aparição ele alega que foi assassinado pelo próprio irmão, que após isso desposou sua esposa. Hamlet não sabe se acredita nas palavras da aparição, por isso, decide passar a imagem de uma pessoa que enlouqueceu após ser dilacerada pela dor.

Conforme ele coloca seu ardiloso plano em ação para descobrir a verdade, veremos o quão sujas e mentirosas são as pessoas à sua volta. Quanto mais Hamlet entra nesse mundo de segredos, mais ele vai descobrir o quanto existe maldade entre os seus.

Minha Opinião

Certamente você já ouviu falar sobre essa história que foi escrita entre 1599 – 1600 pelo tão conhecido William Shakespeare. Recheado de monólogos filosóficos, temos aqui uma história que gira em torno da vingança. A tradução é das mais elogiadas dentre os leitores. Além de contar com uma introdução, também temos um capítulo intitulado “Hamlet e seus problemas”, escrito por T. S. Eliot. Além de ser cheio de notas sobre o texto e sobre a tradução. Tudo isso serve para ajudar aquele leitor, que não é tão acostumado com algumas palavras, a decifrar esses diálogos tão complexos.

Hamlet é extremamente perspicaz. É até interessante observar o quanto o autor conseguiu criar uma trama tão atual, se formos pensar nos tempos modernos. A vingança é tema de vários filmes e novelas, e sempre estamos prontos para torcer pela vitória do mocinho. No entanto, ao contrário do que estamos acostumados a ver por aí, Hamlet não consegue passar tanto essa imagem de bom moço – pelo menos para mim. A visão que eu tive dele, foi de uma pessoa dilacerada pela dor e o ódio. Tudo isso unido a várias dúvidas despertou nele um desejo gigante por vingança. E isso acaba fazendo com que ele seja tão real. Ele não tenta manter uma história de amor com sua amada ou faz atos de caridade, ele apenas age para alcançar o seu intento.

“O bom e o mal não existem, é o pensamento que os faz assim.”

A narrativa é dividida em cinco atos e apenas no terceiro teremos aquela famosa frase. “Ser ou não ser, eis a questão”. Em um encontro com sua amada Ofélia, não com uma caveira, como muitos pensam erroneamente. A cena com o crânio de Yorick, o bobo do rei, acontecerá apenas no último ato e tem uma essência diferente. O relacionamento entre Hamlet e Ofélia também foi algo que me intrigou bastante. Sabemos que naquela época as mulheres eram vistas como propriedade dos pais (talvez não só naquela época), por isso, é humilhante e exasperante ver a forma como ela é tratada tanto pelos homens da família, quanto por Hamlet. Seu desfecho foi dos que mais me deixou triste.

Poucas pessoas sabem, mas naquela época era considerado incesto um casamento entre cunhado e cunhada. Por isso, a união entre o irmão do rei falecido, com a atual rainha, não é muito bem vista pelas pessoas. Sem contar que foi um ato realizado às pressas. Isso despertou minha curiosidade e não demorou para que eu começasse a considerar a rainha uma cúmplice desse assassinato. Esses costumes da época são tão estranhos, se observados agora, mas, se pensarmos com calma, esse tipo de casamento também não é bem visto na nossa sociedade, a mulher ainda é vista como propriedade, ainda é humilhada por familiares machistas e ainda precisa provar seu valor a todo o momento. Por isso, acho que Shakespeare não estava tão atrasado assim.

“Hamlet querido, larga estas cores sombrias, e te permite olhar o rei como um amigo. Não fiques para sempre, com olhos velados, mudos, procurando o teu nobre pai no pó. Tu sabes que é normal – tudo que vive, morre. Atravessando a vida para a eternidade.”

Não é de espantar que ele seja considerado um dos maiores escritores de todos os tempos. Para a época que ele escreveu, a riqueza de detalhes e toda a elaboração de uma trama cheia de reviravoltas, são muito modernos para a época. E prepare-se para um final cheio de tragédias e revelações nessa trama cheia de intrigas, mentiras e segredos. Onde esse príncipe não mede esforços em busca da verdade. Vários diálogos vão te levar a refletir sobre a vida, o mundo e as pessoas. Não deixe de ler essa obra incrível.

site: http://resenhandosonhos.com/hamlet-william-shakespeare/
Bruna Araujo 01/05/2019minha estante
A linguagem é difícil?

Geórgea 01/05/2019minha estante
Olá, Bruna! Nas partes mais difíceis de entender tem notinhas de rodapé explicando. Facilitou muuuito a leitura! Recomendo essa edição. :)

Bruna Araujo 01/05/2019minha estante
Ah, muito obrigada pelo esclarecimento. Essa é a edição que estou pensando em adquirir mesmo! Sua resenha está espetacular! :)

Geórgea 02/05/2019minha estante
Obrigada!! Fico muito feliz em saber que você gostou. S2

Bruna Araujo 27/05/2019minha estante

:: Sofia 03/07/2020

Nhé
Minha experiência lendo "Hamlet" foi mediana.
O personagem principal é um pé no saco. Não gosto de pessoas donas da moral, vou gostar de personagens assim? Também, nenhuma das personagens secundárias é cativante. Outro elemento que me incomodou foi a falta de história de fundo delas, Hamlet, o juiz da moral, julga todos com base apenas no assassinato de seu pai, ex-rei. Não se pergunta se ele era um péssimo marido, um péssimo nobre, etc. Inclusive, a premissa das ações de Hamlet é o fato de que os pecados de seu pai não foram perdoados pela Igreja, antes de ele morrer. Então ele ignora tais pecados, que devem ser graves o suficiente para perturbar um fantasma "nas chamas mais quentes do inferno". Além disso, a peça teve em seu enredo muitos "Deus ex machina", um péssimo argumento textual.
Mas, então, como avaliei a experiência como mediana, se tudo que resenhei acima foi digno de uma nota ruim? É o seguinte, posso não gostar muito do enredo, porém, preciso admitir, o texto é LINDO.
O autor escreve de forma muito poética e rebuscada, entretanto, não parece forçado. Esta peça é fonte de várias citações famosas, e não é à toa, são muito legais: "O discurso patife dorme no ouvido do idiota"; "Há mais cousas no céu e na terra, Horácio, do que sonha tua filosofia"... Para suportar um texto tão denso de filosofia, devo ressaltar: a tradução de Millôr Fernandes é excepcional.
Na parte final do e-book, há um trecho em nota sobre o dramaturgo William Shakespeare que concordo parcialmente, sobre Hamlet : "Suas peças destacam-se pela grandeza poética da linguagem (ok), pela profundidade filosófica (ok) e pela complexa caracterização dos personagens (nhé, nem tanto)".
A peça é um baixo astral contínuo, por isso, não recomendo a leitura. Se quiser conhecer Shakespeare, leia “Sonho de uma noite de verão”!
Mths Baia 03/07/2020minha estante
Realmente hamlet é uma peça, comparada com outras do autor, longa e um pouco monótona nas ações. Acho que esse comportamento 'moralista' que você diz não é apenas um julgamento alheio, mas também um auto-julgamento do príncipe. Tem-se que levar em conta o estado emocional do personagem principal, afinal o pai dele foi assassinado pelo irmão, este depois de um mês casou com sua mãe kkk. Na minha visão, o diferencial da obra é a profundidade das reflexões, como no monólogo do príncipe por exemplo, explorando ideias acerca da vida e morte, desejos e paixões corruptíveis, amor e loucura.
Eu sempre me pego pensando no porquê das pessoas serem tão apegadas a vida, mesmo aquelas que desde o nascimento sofrem. Por que viver uma vida assim, infeliz ? E a resposta parece óbvia depois que Shakeaspeare nos falou - morrer é como dormir, a questão é a incerteza dos sonhos que possam vir depois da morte. E se o país desconhecido de onde nenhum viajante jamais retornou for tanto pior do que onde estamos ?
Enfim....
Eu ainda não tive oportunidade de ler muitas obras de Shakespeare, mas recomendo Otelo por ser mais dinâmica e acho que até mais trágica kkkk, sem contar que tem o vilão mais ardiloso que já conheci - Iago.

:: Sofia 03/07/2020minha estante
Concordo que o estado mental de Hamlet não era dos melhores no momento, mas ele é o tipo de personagem que quer arrastar todos para o buraco junto. Assim, perde toda a razão de agir. Deixar os outros com peso na consciência (sendo que o pai pediu pra não fazer isso), ser ator do destino de quase todos e impor sua percepção do que são erros passíveis de vingança e os que não são (ele quis ser amigo do Laertes, tipo, ???) foram ações do príncipe que me irritaram profundamente.
Sobre a filosofia e as reflexões acerca da política, religião e paixão: gostei muiiito, me impressionou que um autor pudesse colocar textos tão densos em uma peça. Porém, não foram suficientes para suprir o rancor que tive de Hamlet, nem a falta de expressividade da personagens secundárias.
Não sou at all uma hater de Shakespeare, só me deu um mal-estar ler Hamlet (e não pelas razões que o autor pretendia, imagino). Vou seguir sua recomendação! Lerei Otelo.

Mths Baia 04/07/2020minha estante
Simm, acho que o que irrita nele é justamente a falta de ação. Me explico. O fantasma do pai pede pra que ele se vingue pelo seu assassinato, e hamlet se sente nessa obrigação por achar que a vingança seria justa, porém, se pode perceber que ao longo da história ele vai adiando a consumação da vingança. Isso porque ele quer ter a certeza da traição do tio e da mãe, e pra isso ele finge a loucura, passando a fazer um jogo psicológico principalmente com o então novo rei. Essa inércia, ao meu ver, gera essa crise moral em Hamlet que passa a história toda especulando sobre a natureza de suas ações.
Pra tentar, ao fim, ser claro. Esse moralismo, que vai de encontro ao ímpeto da vingança, é o objeto do sofrimento do personagem.
ps: Vais ficar chocada, e até angustiada, com Otelo. kkK

:: Sofia 07/07/2020minha estante
"Esse moralismo, que vai de encontro ao ímpeto da vingança, é o objeto do sofrimento do personagem": sim, sim e sim!
E sobre Otelo, mal posso esperar!

Thiago 15/02/2022

Rapaz, trágico...
História muito divertida, cheio de traições, reviravoltas, personagens insanos, decisões duvidosas, e o bom e velho pecado humano causando as maiores barbaridades. Um clássico, sem dúvidas.
Babi159 17/02/2022minha estante
Preciso tomar vergonha na cara e ler esse livro em 2022, embora perdi o "dom" de ler as peças do Shakespeare.

Thiago 18/02/2022minha estante
"Dom de ler Shakespeare" nunca ouvi esse termo kk

Babi159 18/02/2022minha estante
Quando eu era adolescente conseguia ler obras dele de forma fácil. Ano passado peguei Sonho de Uma Noite de Verão e pareceu difícil. Tentei A Megera Domada e tive que deixar para depois.

Thiago 18/02/2022minha estante
Entendi... Shakespeare é bem denso, acho que precisa estar na vibe pra ler.

Kamii Nascimento 04/01/2023minha estante
Não sei se você sabe, mas o filme do Rei Leão também faz referência ao livro. (Acho que é esse o nome do filme, aquele infantil).

Beatriz 05/01/2023minha estante
Sim eu sei, coloquei o título da resenha por causa disso.

Kamii Nascimento 05/01/2023minha estante
Valha, não tinha visto. Desculpa, kkk.

Beatriz 05/01/2023minha estante
Kkaka tudo bem.

Fernando Lafaiete 26/06/2017

Hamlet: O Paraíso dos psiquiatras

Hamlet foi uma leitura interessante, decepcionante, mas ainda assim envolvente e muito agradável. O problema do livro é que toda a situação apresentada se arrasta durante toda a narrativa.

William Shakespeare nos apresenta um cenário dominado por personagens estranhos, que assim como em O morro dos ventos Uivantes da Emily Brönte, possuem situações psicológicas bem evidenciadas.

Vale ressaltar que no clássico de Brönte, esse aspecto narrativo é muito mais pesado e palpável. Mas Hamlet não fica muito atrás... pois acompanhamos uma história que gira em torno do sentimento de vingança do personagem principal, que se encontra com o espírito de seu pai (o rei) que o informa que ele foi assassinado pelo seu irmão, que agora ocupa o trono, além de ter se casado com a rainha, mãe de Hamlet.

Em busca de vingança, Hamlet se finge de louco e começa a bolar uma maneira de assassinar o seu tio. Todo o desenvolvimento dessa vingança apesar de extremamente lenta, é muito interessante. Nos deparamos com diversos personagens que vão sendo envolvidos nessa trama e vão aos poucos mostrando que não são nada inocentes.

Shakespeare construiu uma história cheia de intrigas e reviravoltas, com um final previsível, mas muito satisfatório. Todo a suposta loucura do protagonista contamina outros personagens que aos poucos vão enlouquecendo junto.

Os diálogos possuem uma carga intelectual gigantesca e as situações são bem construídas e bem verossímeis. Acompanhar a insanidade dominando a história é interessante, instigante e muito curioso. Exatamente por este motivo que Hamlet, assim como os clássico O moro dos ventos Uivantes e Lolita, é considerado o paraíso dos psiquiatras.

O livro é uma peça de teatro que foi escrita por William Shakespeare entre 1599 e 1601, e é considerada por muitos a obra prima do dramaturgo/poeta. Por ser uma peça, é uma história dominada por diálogos e portanto, algo extremamente rápido de ser lido.

Eu esperava um livro com uma situação desenvolvida de maneira mais rápida, mas o que eu encontrei ainda assim me agradou e muito. Hamlet é uma história muito atual que não se tornou um clássico à toa.

Gostando ou não de ler peças de teatro, eu acredito que pelo menos uma chance esta obra merece. Leiam e se encantem como eu... Vocês perceberão que toda a fama que William Shakespeare possui, não á nada imerecida. Pois através de suas palavras, o poeta prova que sua escrita é poderosa e encantadora!
Eric Silva - Blog Conhecer Tudo 27/06/2017minha estante
Muito boa a sua resenha!!!! Deu vontade de ler.

Eric Silva - Blog Conhecer Tudo 27/06/2017minha estante
Muito bom!

Fernando Lafaiete 27/06/2017minha estante
Obrigado Eric... Leia mesmo! É um livro bem rapidinho de ler e acho que você vai gostar.

Moon ð 16/06/2020

Que livro, meus caros...
Poético
Lunático
Intenso
Trágico, comum a tragédia que de fato é.
Irrefutavelmente surpreendente.

Me encontro inerte, fitanto o vazio, refletindo como a mente humana e seus propósitos/objetivos/fins podem tanto trazer glória quanto uma total desgraça.
Com isso, questiono: Você estaria disposto a perder tudo por uma vingança? Quanto realmente custa a sua busca pela paz de espírito ou pela tão dita justiça?
Gaabi.Evely 16/06/2020minha estante
Que resenha bem escrita... ??

Moon ð 16/06/2020minha estante
Mal posso esperar pela sua ?

Gaabi.Evely 16/06/2020minha estante
Num da pra curtir comentário, então (~ tome meu like ~) :3

annnnnnnnnnnnna 30/07/2020

nossa que final feliz amo viver
ghost cookies 30/07/2020minha estante
berreiKKKKKKKKKKKKK se acostume com esses finais alegres amg ?? parece q eh sempre assim

annnnnnnnnnnnna 30/07/2020minha estante
ansiosa para mais

Flavio Franco 31/07/2020minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk morta

Fco EC Arruda 04/02/2018minha estante
Sem falar das clássicas cenas do "pobre yorick" e do "ser ou não ser". Trechos que saíram da literatura pra habitar o imaginário popular mundial.

Lili 05/02/2018minha estante
É isso, FEC! Um clássico é um clássico =)

Fco EC Arruda 06/02/2018minha estante
e ponto final!

Lu Leandro 09/01/2023

Ser ou não ser??????
"Duvido que as estrelas sejam fogo;
Duvido que o sol se mova;
Duvide da verdade para ser um mentiroso;
Mas nunca duvide que eu ame."

Primeira vez lendo Shakespeare e confesso que esperava ter mais dificuldade com a leitura, porém achei super fluida. Me identifiquei muito com o Horácio hahahaha.
Brenda 09/01/2023minha estante
quero ler ?

saraulima 09/01/2023minha estante
Sua safadaaaaaa!!!!

saraulima 09/01/2023minha estante
Você terminoooouuuuu e não me avisou!!!! ??

2079 encontrados | exibindo 1 a 16